10 de nov. de 2011

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: Habilidades auditivas


O nosso assunto hoje são as habilidades auditivas. São quatro: 1ª Detecção, 2ª Discriminação, 3ª Reconhecimento e 4ª Compreensão. Sendo que necessitamos destas habilidades auditivas para que consigamos ter uma audição eficiente e normal.
A Detecção Auditiva é a primeira habilidade a se desenvolver, é a presença e ausência do som; sons ambientais e de fala, introdução no mundo sonoro; preparação para a discriminação; necessidade da atenção auditiva.
Na Discriminação Auditiva aprende as diferenças acústicas, diferenciação entre dois ou mais sons,percepção de pequenas diferenças sonoras; priorizar a fala.
Reconhecimento Auditivo é a habilidade de identificação (som e fonte), Início da compreensão; Fundamental a memória auditiva; Reconhecimento das vogais; traços distintos das consoantes; palavras; frases.
Compreensão Auditiva: habilidade de entender os estímulos sonoros, sem precisar repeti-los; capacidade de contar histórias e seguir instruções; manter diálogo; depende de todas as fases anteriores; vocabulário depende das experiências vivenciadas.
Sendo que se a pessoa apresentar alguma alteração em alguma destas habilidades a mesma apresentará dificuldade para ouvir sons, entender palavras, conversas, etc.
Aguardo vocês na semana que vem, com outros assuntos sobre a Fonoaudiologia.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário