27 de out. de 2011

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA em UTI Neonatal - Parte II


Hoje contínuo a escrever sobre a atuação Fonoaudiológica na Uti Neonatal. Um dos objetivos da atuação fonoaudiológica é a promoção de um processo de alimentação seguro e eficiente. Muitos recém-nascidos tem dificuldade para se alimentar eficientemente por via oral, principalmente aqueles nascidos pré-termo. Esses bebês necessitam de assistência, no sentido de promover uma situação de alimentação adequada, quanto à nutrição, ganho de peso, vínculo mãe/recém nascido, sem riscos de aspiração ou stress excessivo.
As características mais encontradas nos neonatos atendidos são: incoordenação de sucção, deglutição e respiração, sucção ineficiente e movimentos incoordenados de língua e mandíbula, curva descendente de peso, fadiga excessiva durante as mamadas e história de regurgitações e/ou aspirações freqüentes.
A atuação fonoaudiológica pode utilizar a técnica do copo que é indicada para evitar o contato com outros bicos artificiais, proporcionar alimentação segura na ausência materna e realizar complementação após a mamada. Durante a alimentação por copo o bebê mantém os níveis de oxigênio e a estabilidade quando comparado com bebês alimentados por mamadeira.
A alimentação por copo é uma oportunidade para que o bebê, especialmente o prematuro, desenvolva a musculatura necessária a estes movimentos, oferece menores condições para as bactérias se multiplicarem e possibilitam que a mãe ou outra pessoa tenha mais contato com o bebe, pode evitar também a chamada confusão de bicos, o uso da mamadeira e conseqüentemente o desmame. Esta técnica é realizada através do uso de copos plásticos para café, nos quais será colocado o líquido a ser oferecido ao neonato.
Na semana que vem continuaremos a falar sobre a Fonoaudiologia na UTI Neonatal.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário