29 de set. de 2011

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: A aquisição e o desenvolvimento da linguagem das crianças - Parte 02


Até os 3 anos: o vocabulário e a construção de sentenças aumentam; fase do não, sendo significativa; Fase da possessividade; Prefere companhias para brincar; Gosta de música, dançar acompanhando o ritmo com batidas de palmas; Começam a definir dominância lateral; Abandona o uso de fraldas.

Até os 4 anos:
compreende os conceitos das funções básicas; lembra e conta histórias; fase do porquê; pedala um triciclo; realiza AVD (atividade da vida diária) sozinho. Funções básicas: esquema corporal, orientação espacial, orientação temporal, cor, forma, quantidade, entre outros.

Até os 5 anos: inventa (mentiras? – exercícios de liberação da sua imaginação/saírem de situações desconfortáveis) e conta as próprias histórias; começa a dominar o uso dos talheres e tesoura; quer tomar as próprias decisões; já é narrador.

Até 8 anos: fase da alfabetização; corre riscos, esquecendo-se das noções de segurança; brinca muito em grupo.

Até 12 anos: crescimento físico (meninas: 8 aos 13 anos e meninos: dos 10 aos 15 anos) e desenvolvimento sexual; identificação com o grupo.
Aguardo vocês na semana que vem, com outros assuntos sobre a Fonoaudiologia.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

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