27 de mai. de 2011

ESTER LANÇA O LIVRO "Avelino Piacentini - Uma história" nesta sexta em CM



Nesta sexta-feira (27/5), acontece em Campo Mourão o lançamento do livro “Avelino Piacentini – Uma História”, de autoria da escritora e membro da Academia Mourãoense de Letras Ester de Abreu Piacentini (foto), que foi empossa na AML em junho de 2010.

Ester comenta sobre o livro e a história de Avelino Piacentini, sua vinda para Campo Mourão e sua atuação em diversas áreas de atividades no Município.
"A idéia de registrar a história foi do filho Nilmar Piacentini e o objetivo foi o de deixar gravado em páginas algo que perpetue a memória do saudoso pai.
Avelino Piacentini é filho de imigrantes italianos, vindos da região de Toscana, que em 1891 radicaram-se em Mussum/RS, região que lembrava a Itália, pelas paisagens e o clima, com o sonho de se tornarem prósperos em terras brasileiras. Em 1951, ele chegou em Campo Mourão, incentivado pelos amigos Fioravante João Ferri e Ivo Mário Trombini, e iniciou seu trabalho no ramo da gastronomia, com a Churrascaria Marabá.
Ele foi um homem sonhador, estrategista e empreendedor para a época que chegou a cidade. Atuou no ramo de madeiras sendo sócio com a Família Ferrari, na Madeireira Cima, no ramo de entretenimento na sociedade no Cine Plaza, na gastronomia com o restaurante Plaza).

Também foi delegado, na década de 60.

Amante dos bastidores da política, incentivou os amigos e com eles trabalhou em pleitos eleitorais.

Amante do esporte, foi fundador e presidente do União Futebol Clube. Também foi o idealizador do Hotel Piacentini e proprietário da Churrascaria Piacentini, seu último empreendimento.
Gostaria de destacar em Avelino Piacentini a sua benevolência, capacidade de sonhar e a determinação na educação dos filhos, deixando como legado a honestidade e a ética. Ele faleceu em 4 de julho de 1988.
Escrever esta história foi gratificante. Descobri um homem sonhador, guerreiro, empreendedor, austero e firme, mas cuidadoso com a família. Seu principal sonho foi o de educar os seis filhos, com caráter firme, espírito empreendedor, para que todos tivessem formação universitária e não só sonhassem, mas conquistassem uma vida melhor. A atualidade mostra que conseguiu, um ícone para aqueles que tiveram a oportunidade ter o seu convívio".

Um comentário:

  1. Lembro que o Avelino não sabia nadar, e certa feita, quase afogou-se na Usina Mourão. Meu pai, esticou o remo do barco para o Avelino segurar.
    Morou em Espumoso - RS, onde nasceu o filho mais velho. Namir Alcides Piacentini.

    ResponderExcluir