25 de mai. de 2011

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA Camila Zazula: "Teste da orelhinha", você já ouviu falar?



O “teste da orelhinha” ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição.
Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia e outras entidades brasileiras recomendam que o exame seja realizado na maternidade, antes da alta hospitalar. O teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem contra indicação.
Qual é o próximo passo após o exame...
Quando detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico, onde serão realizados a avaliação otorrinolaringológica e exames complementares.
Nessa fase muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada. Uma vez confirmados o tipo e grau da perda auditiva o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce que poderá compreender de orientação familiar, uso de aparelhos de amplificação (AASI ou implante coclear) e terapia fonoaudiológica.
A Lei Federal nº 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame e espera-se que todos os hospitais e maternidades do Brasil ofereçam o teste.
A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, linguagem e aprendizagem.
O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico audiológico e intervenção precoce das alterações auditivas.
Agora que você já sabe, exija seu direito e espalhe a notícia.
Aguardo vocês na semana que vem com novos temas e curiosidades sobre a Fonoaudiologia...
Dúvidas,opiniões,observações:envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Um comentário:

  1. Camila,

    Ótima matéria. O " teste da orelhinha" é muito importante, pois detecta os possíveis problemas de audição da criança logo no início da sua vida.

    É muito importante ter uma lei que torne o teste uma obrigação, pois faz com que o bebê possa ser tratado de um eventual problema mais rápido possível como mencionado neste matéria.

    Parabéns Amor,

    Bjos

    Te Amo

    ResponderExcluir