22 de abr. de 2011

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Páscoa, esperança de um mundo novo!



“Irmão sol com irmã luz trazendo o dia pela mão, irmão céu de intenso azul a iluminar meu coração aleluia. Irmãos, minhas irmãs vamos cantar aleluia, pois renasceu mais uma vez a criação das mãos de Deus.”

Apesar de que “A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22) ela renasce a cada dia por obra de Deus, mostrando que nosso destino e de toda criação não é a morte, mas a vida, a esperança, a ressureição!
Temos que celebrar a Páscoa VIDA NOVA com ações concretas de cuidado com a vida, com o planeta Terra, vendo todos como irmãos,irmãs, unidos pelo mesmo fio da vida.
Em 2011 profeticamente unem-se as reflexões da semana santa, do dia do índio (19), do dia do planeta Terra (22). Como verdadeira família temos que sentar juntos, refletir e elaborar ações para salvar a nossa casa.
Urge entender a gravidade do aquecimento global, das mudanças climáticas, geológicas, suas causas e consequências. Neste tempo de conversão, temos que fazer um “mea culpa” e aceitar o fato de que as catástropes climáticas e humanas que estão ocorrendo, não são castigos de Deus, mas reações as ações humanas... Sempre que entram em crise, as civilizações começam a olhar para o seu passado, buscando inspiração para o futuro. Hoje estamos no coração de uma fenomenal crise planetária que afeta todas as civilizações. Ela pode significar um salto rumo a um estado superior do ser humano, bem como uma tragédia ameaçadora para toda a nossa espécie.Depende de nós!
Que o espírito de Páscoa nos ajuda a entender essaa profunda crise, sem perder o sentido da ESPERANÇA. Apesar de estarmos com os pés fincados na dura realidade humana de conquista ganaciosa e destruidora dos bens da terra, podemos e devemos erguer os olhos para o alto e atrelar nossas esperanças nAquele que Ressuscitou dando sentido para nossas dores, medos, angústias, incertezas.
Jesus Cristo veio pregar o Reino de Deus que se traduz por vida eterna não mais ameaçada pela morte. Assim a morte não é a última palavra, mas é a porta-PASSAGEM-PÁSCOA para se chegar a esta extraordinária realidade- a RESSURREIÇÃO.Com isso realizou-se a grande utopia-sonho-desejo do nosso coração: vencer a morte, ressuscitar para a VIDA ETERNA. Jesus proclama a grande novidade: o amor é mais forte que a morte, o bem é mais forte que o mal, a criação vence a destruição.
É tempo de oração e tomada de posição diante de uma cultura de exploração ilimitada do planeta atendendo ao consumismo desenfreado, a gastança, a ganância do lucro de poucos. O mundo vai ter que ser solidário “na marra” para vencer o inimigo comum, que é o aquecimento global, a falta d’água, de alimentos. É essencial CONSCIENTIZAÇÃO e MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA de homens e mulheres do Planeta Terra.
Que o Deus Libertador nos ilumine. Que Ele nos acolha e abrigue a todos no espaço de sua tenda: homens e mulheres, crianças, jovens, anciões, pessoas de todas as raças, credos, partidos, culturas e toda a natureza, e possamos celebrar juntos a Páscoa-passagem para um mundo novo!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário