20 de abr. de 2011

COLUNA DA CAMILA ZAZULA: A importância da respiração


A respiração é uma função vital que ocorrerá sempre, quer que seja nasal, quer oral. A postura corporal interfere diretamente na relação craniocervical, domus do complexo orofacial. A postura anteriorizada da cabeça, característica dos respiradores orais, é a postura que mais interfere no sistema estomatognático.
A obstrução das vias aéreas também podem desencadear
um padrão de respiração bucal ou mista. Devido ao padrão de respiração anormal, respostas neuromusculares tais como: mudança postural do pescoço e cabeça na tentativa de facilitar a passagem do ar, abaixamento da mandíbula e língua, e os lábios deixam de exercer sua função de selamento da cavidade oral.
Pode ocorrer também:
Alterações nos lábios: hipofunção do lábio superior, hipotonia do lábio inferior, hipertensão do músculo mentual.
Alteração de língua: hipotonicidade é causa de recidivas ortodônticas.
Alterações da coluna: lordose (aumento da curva em região cervical ou lombar), cifose (aumento da curvatura em região dorsal) e escoliose(desvio assimétrico lateral da coluna).
Alterações de joelhos: genovaro (pernas curvas ou de cowboy), genoflexo (flexão) e pés planos ou chatos (diminuição do arco plantar).
Alterações dos pés: pés supinados ou varos (queda lateral do arco transversal) e pés convergentes (rotação medial do tornozelo).
Os tipos de respiração oral :
• Puramente funcionais: geralmente pacientes submetidos à tonsilectomia ou amigdalectomia; respiradores orais habituais (postura viciosa).
• Orgânico ou genuíno: apresenta obstáculos mecânicos que impedem ou dificultam a respiração nasal. Obstáculos: nasais (estenose), retronasais (hipertrofia de tonsilas) ou orais (alterações de tonicidade, postura ou tamanho de língua, retrognatismo, atresia maxilar).
• Impotentes funcionais: por disfunção neurológica, podendo estar acompanhado de alterações psiquiátricas, apresentam aspectos morfológicos e funcionais normais.
Respirar é imprescindível, por isso poucas pessoas percebem que respirar mal possui inúmeras conseqüências negativas. O respirador bucal é uma pessoa que precisa de ajuda para respirar bem, mas nem sempre ele e sua família, compreendem a importância de uma ação conjunta de vários profissionais, que inclui o fonoaudiólogo atuando em motricidade oral.
Aguardo vocês na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia. Dúvidas,opiniões,observações: envie seu email para

camilazazula@hotmail.com ou me procure na

Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário