6 de mar. de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: Leila Maria Tonello da Luz, empreendedora do ano em CM

A empreendedora Leila Maria Tonello da Luz, gaúcha de nascimento e mourãoense de coração, é a homenageada desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Uma homenagem por extensão a todas as mulheres de Campo Mourão, do Brasil e do mundo. Leila, na foto com a mãe Lídia, receberá dia 18 de março o Prêmio Mulher Empreendedora Destaque/2010 de Campo Mourão e região, outorgado pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, e apoiado pelo Sindicato Empresarial do Comércio Varejista.
É casada com Adalberto Machado e conta que foi convidada pelo sogro e sogra para ajudar o marido no armazém São Sebastião, de propriedade da família, que ficava na Serraria Cadeado, em Campina do Amoral, hoje distrito de Luiziana. Depois, adquiriram a Mercearia Casa Tristão, na entrada do Lar Paraná, onde hoje é o Paraná Supermercados.
“Morei em Campina do Amoral até os 29 anos, depois, vim morar em Campo Mourão, em 1980 para dar estudo aos filhos. Sou uma mulher que amo Campo Mourão. Fui professora, depois casei e tornei-me comerciante, ramo em que estou até hoje. Moro há 30 anos e valorizo muito Campo Mourão, investimos aqui porque achamos que a cidade merece um empreendimento com essa qualidade”, conta.
Neste sábado, 5 de março, Leila participou do programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM e recebeu o troféu Tocando de Primeira, na edição 914. Ela é a mais nova Celebridade no rádio e no BLOG.
Como disse no programa Elza Paulina de Morais:"Não dá para escrever aaauma história sem esquecer o passado"; Beth Neco lembrou que "A Leila é uma pessoa humana e humilde e está sempre sorrin do para todos os seus amigos e clientes"; e seu filho Alvaro, emocioanado e orgulhoso disse ao vivo na Rádio Colméia AM: "Minha mãe é uma mulher de valor, de fibra e de qualidade"
Conheça uma parte da história desta gaúcha de sucesso na ENTREVISTA DE DOMINGO. QUEM É LEILA MARIA TONELO DA LUZ? Sou uma gaúcha de Selbacha, nasci lá em 18 de abril de 1952. Sou uma das filhas de Augusto Angelo e Lídia Tonello. Sou mãe de Alvaro, Lilian e Rodrigo Machado da luz. Sou casada com Adalberto Machado da Luz e morei em Campina do Amoral até os 29 anos. Depois, vim morar em Campo Mourao em 1980 para dar estudo aos meus filhos. Sou uma mulher que amo Campo Mourão e o seu povo e com orgulho administramos o 7º maior grupo de supermercados do Paraná e a nossa meta é estar entre os cinco maiores nos próximos anos. Sou uma cidadã que trabalho muito e quero uma cidade melhor para se viver, para os nossos filhos e netos. Sou uma pessoa simples, direta e objetiva, humilde e decidida, abençoada por Deus.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? minha infância foi na fazenda dos meus pais, estudava e trabalhava, varria o terreiro, andava a cavalo, tirava leite e tratava dos porcos.
Nas imagens abaixo: leila e seus pais, sua mãe e seu sobrinho na homenagem dos 40 anos da Coamo aos pioneiros da cooperativa, e ao lado da sua mãe Lídia e irmãs Eva, Elaine e Sirlei.
ONDE A SENHORA ESTUDOU? Na escola Campina do Amoral da 1ª a 3ª série, a 4ª série e admissão no Colégio Santa Cruz em Campo Mourão e 2 anos e meio no Colégio Marechal Rondon, também em Campo Mourão.
Na imagem abaixo, Leila e o marido Adalberto, o sogro Almir e a filaha Lilian.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Fui professora, depois me casei e tornei comerciante onde estou no ramo ate hoje.
POR QUE CAMPO MOURÃO? E A CARREIRA DE EMPREENDEDORA?
Pensei em vir para cidade para dar o melhor estudo para os meus filhos, comprei a Casa Tristão na entrada do Lar Paraná para seguir no ramo de varejo. Com o tempo e muito trabalho a cidade de Campo Mourão foi superando as minhas espectativas.
QUAL O MELHOR TIME QUE A SENHORA JÁ VIU JOGAR? Santos, Seleção Brasileira.
DESDE QUANDO É APAIXONADA POR CAMPO MOURÃO? Desde 1966
QUAL O SEU PASSATEMPO E O QUE FAZ COMO HOBBY? Jogar tranca e caminhada.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.... Muito trabalho.
QUAL PROJETO AINDA NÃO ACONTECEU QUE GOSTARIA AINDA DE REALIZAR? Concluir as obras que estão em andamento.
QUAL A DECISÃO QUE MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? A conclusão do novo Paraná Família, uma obra muito ousada para Campo Mourão que é um empreendimento com um custo altíssimo. QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE JAMAIS FARIA SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Não tenho.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO?
Que eu me recordo, seria o Alcântara, então goleador do Sport Club Campo Mourão, o
Ilivaldo Duarte e o Itamar Tagliari - foto abaixo.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Dr. Milton Luiz Pereira, professor Ephigênio José Carneiro e meu tio fundador da Coamo Fioravante João Ferri. Na imagem, Fioravante Ferri e José Aroldo Aroldo Gallassini. Fonte Jornal Coamo.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É...Está deixando a desejar.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Com certeza, muito bom.
DE QUAIS ENTIDADES A SENHORA PARTICIPA ATUALMENTE? Várias paróquias, Irmãs Carmelitas, Comunidade Fraternidade O Caminho, entre outras.
SAUDADES: DO QUÊ OU DE QUEM?Do meu pai, e de poder viajar com toda a família.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? Satisfeita e muito feliz, pois sei do grande prestígio que seu BLOG e você tem como pessoa, profissional e comunicador tem. E pela pessoa querida e simpática que é. A ENTREVISTA DE DOMINGO é uma excelente oportunidade para melhor conhecer os entrevistados.
Fico feliz por ter sido escolhida e ter esta oportunidade.
POR QUÊ OS INVESTIMENTOS EM CAMPO MOURÃO? Porque tenho minha familia aqui filhos e netos, moroa já há 30 anos e valorizo muito Campo Mourão e acho que a nossa cidade merece um empreendimento com essa qualidade e as expectativas são as esperadas.
A SENHORA JÁ PENSOU EM SER CANDIDATA A ALGUM CARGO POLÍTICO? Não. Não gosto de mexer com política, não indicaria nem o meu filho Álvaro para prefeito.
COMO A SENHORA RECEBEU A NOTÍCIA DO PRÊMIO MULHER EMPREENDEDORA 2010? Com satisfação e gratidão com as pessoas que estão reconhecendo o meu trabalho.
De surpresa, as mulheres da Câmara de Empreendedoras de Campo Mourão e Nelson Bizotto visitam dona Leila no Paraná Família e comunicam da escolha do seu nome para receber o prêmio de Mulher Empreendedora 2010.
A SENHORA ESTÁ REALIZADA PROFISSIONALMENTE?
Sim, estou muito realizada e tenho muitos projetos a por em prática.
No programa-surpresa deste 5 de março de 2011 - Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM - Sonia Singer, Elza Morais, Nelita Piacentini, Leila Tonello da Luz, Regiana Dubay, Adelaide dos Santos e Ilivaldo Duarte. Leila recebeu o troféu Tocando de Primeira edição 914. É a mais nova Celebridade no rádio e no BLOG. Viva!
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Que em todos o momento de sua vida tenha muita paciência, respeito e humildade. Quem confia no que faz, faz com muito amor, faz com os "pés no chão", aí não tem erro, dá tudo certo.

2 comentários:

  1. Minha amiga Leila é, sem dúvida, uma mulher com grande "espírito empreendedor". Desejo-lhe muita paz no coração. Que Deus lhe abençoe, juntamente com seus familiares!

    ResponderExcluir
  2. Leila, Parabéns, que Deus continue te iluminando sempre, você merece!!!!

    ResponderExcluir