27 de mar. de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: ÍRIS LORENZONI TAGLIARI




Perto de completar seus 82 anos e uma vida muito bem vivida e exemplar, Dona Iris Lorenzoni Tagliari, é uma pessoa muito especial que tem muito a ver com a educação e o sucesso de uma das famílias mais tradicionais e importantes da nossa cidade. Dona Íris, esposa do seo Itacyr Tagliari - falecido há sete anos-, mãe dos conhecidos Carlão, Itamar, Vanderlei, Luisinho e Sônia Tagliari, é a homenageada desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.

Pessoa determinada, de pulso firme mas com uma coração enorme. Simpática, de boas histórias e conversas, católica praticante e cativante, Dona Íris é uma dessas pessoas que a gente fica conversando horas e horas, entre um chimarrão e outro. Mãe de cinco filhos, avó de 11 netos e bisavó de três bisnetos, ela não cansa de levantar as mãos e dar graças a Deus pela vida que tem, e por sua família. “Tudo vale a pena, tenho uma rica família, com jóias raras."

Esta ENTREVISTA DE DOMINGO é especial.Conheça um pouco, parte da história de vida da Dona Íris. E que as imagens possam falar por si, mostrando momentos marcantes da vida de uma grande família. Viva!








Ao lado dos filhos Carlão e Itamar, e do neto Itamar, que sempre será Itamarzinho, dona Íris, catarinense de Oimerê conta sobre o dia em que conheceu seu esposo em Pinheiro Preto. "Conheci o Itacyr numa festa em Pinheiro Preto, perto de Oimerê, ele era muito festeiro, animado. Eu fazia teatro e naquela noite interpretava um personagem num papel de negrinho. Eu o vi no clube e naquela mesma noite começamos a namorar, eu tinha uns 15 anos. Ele morava em Tangará e trabalhava comprando gado para os açougue. E foi lá que nos casamos” Origem - Oimerê, é um nome que originou-se da língua tupi-guarani, cujo significado é Clareira Branca ou Campo Branco. O primeiro nome da comunidade foi Fachinal Branco, dado pela Companhia Colonizadora Selbach & Kröef. Mais tarde, mudou para São Luiz (homenagem ao primeiro colonizador), depois passou a se chamar Iomerê, que emancipou-se do então distrito de Videira em 20 de julho com a Lei Estadual nº 9.898. Iomerê sempre foi um lugar privilegiado pela configuração da natureza. Lugar alto e cercado por elevações que emprestam um colorido verde maravilhoso. É uma concha verde aberta para um dos lados, onde se avistam as ondulações das montanhas a perder de vista. A região tinha a paina de cor esbranquiçada, vista por entre o verde da vegetação, que fez imaginar grandes clareiras e que deu origem ao município localizado no Meio-Oeste, na microrregião de Videira, a 418km de Florianópolis, com altitude de 720 metros acima do nível do mar. Tem como cidades próximas Videira, Pinheiro Preto, Ibicaré, Arroio Trinta. Vinda para Campo Mourão - De Oimerê e Tangará a família foi para Arapongas no Paraná onde nasceram os filhos Itamar e Carlão, para trabalhar com gado e açougue. Do Paraná foram para Anápolis, em Goiás – lá nasceram a Sônia e o Luisinho-. Eles moravam perto da Catedral Bom Jesus (foto abaixo). Eles vinham nas férias para Campo Mourão, pois aqui morava Giocondo, sogro de Dona Íris. Em uma dessas viagens em 1954 a família veio passear e acabaram ficando, pois o sogro tinha açougue na Rua Mato Grosso, bem pertinho de onde fica a Oficina Cometa. E aqui permaneceram para tocar os negócios em frente.” Paixão pelo esporte - O seu Itacyr e os filhos gostavam muito de futebol e um dia dona Íris sugeriu para que eles jogassem juntos num mesmo time da família. Primeiro com o são-paulinho, nas cores vermelho, preto e branco, que seguiram na Associação Tagliari.

E assim surgiu ao time dos Tagliari, com muitos e muitos jogos aos domingos. Mas com uma condição, que o filho Itamar conata. “Desde pequeno a gente jogava bola de manhã, mas tinha que ir na missa antes do jogo. Depois, podia jogar à vontade.” “Procurem sempre a religião e ter Deus que é o principal em nossas vidas”, recomenda a matriarca da família Tagliari. O casal em momentos inesquecíveis

A família reunida

Nas imagens acima, alguns momentos dos times com a família Tagliari

Alguns momentos dos avós Itacyr e Íris com os netos A neta Carla, orgulhosa da vó Ìris. O neto Itamarzinho e a vó: admiração e amor. O filho Itamar, o neto Itamarzinho e o filho Carlos, em momento marcante esta semana ao lado da mãe Íris Tagliari nas imagens para a ENTREVISTA DE DOMINGO.

Dona Íris no Teatro Municipal, em dezembro de 2000, ao lado dos seus “filhos” - jogadores que conquistaram em 1975 o primeiro título do futsal para Campo Mourão, em Paranavaí - por ocasião da entrega do troféu “Tocando de Primeira 2000- comemorando junto com os campeões, os 25 anos da emocionante conquista.
Na imagem, Beline Fuzeto discursa em nome dos homenageados da noite do Oscar Mourãoense.

6 comentários:

  1. Fico contente que o Ilivaldo retratou tão bem, uma das famílias mais exemplares de Campo Mourão.
    Tive, juntamente com minha familia, a felicidade de conhecer todos, e admirar a todos os Tagliari.
    Parabés familia Tagliari!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ilivaldo, parabéns pela entrevista contando um pouco da trajetória da nossa querida mãezinha.
    Parabéns Mãezinha Querida, quanta bondade, delicadeza, gentileza que a senhora tem dentro de seu coraçao, se preocupa com todas as pessoas. Quero deixar aqui, o meu agradecimento por toda essa vida maravilhosa, cheia de saúde paz e felicidade e principalmente a fé em DEUS e em N.SENHORA A MÃE de JESUS que a senhora e o papai me proporcionaram.
    Beijos de seu filho, nora e neta que te amam muito.
    Carlos,Lori e Carla Tagliari

    ResponderExcluir
  3. Certa vez, se dirigindo à pessoa de Madre Teresa, João Paulo II disse: "Essa é um exemplo emblemático de como deve ser a Igreja". À luz da expressão do saudoso Papa, quero dizer que Dona Íris, com tranquilidade, tem este perfil de modelo a ser seguido. É uma pessoa humana extraordinária, de uma educação ímpar.

    Dona Íris, receba meu abraço fraterno! Deus lhe abençoe, abundantemente!

    Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  4. Eu tive o prazer de conhecer esta maravilhosa familia. Nos anos de 65/70 passei momentos bem alegres e divertidos com meus grandes amigos Wanderlei (in memorium) e Carlao, e ainda com meu inseparavel companheiro de festas Clovis Tagliari (in memorium).
    Parabens Dna Iris.

    ResponderExcluir
  5. Ilivaldo. Fiquei muito feliz ao descobrir o seu blog e ler a Reportagem com minha comadre Iris. Quantas saudades de todos da Familia Tagliari. e dizer que joguei salão com estes queridos amigos e o time formava assim: eu=Cicero,Carlão,Preto,Itamar e Wanderley isso em 1968/69.Tenho muitas saudades de todos incluindo o Luisinho e a Sonia. vi tambem que o Tininho postou mensagem e tb tenho saudades (trabalhamos juntos na Volkswagen). Pretendo visitar a todos em breve. Hj moro em Curitiba. Meu e-mail> cisepereira@yahoo.com.br. Abraço a todos com muitas saudades dos bons tempos...Cicero

    ResponderExcluir
  6. Israel Tagliari é muito bom relembrar as fotos dos familiares depois mais de meio século que mudei de Campo Mourão, onde meu pai Astério Tagliari, irmão de Itacir Tagliari, mudamos para Curitiba em 1960.Meu pai Astério Tagliari foi um das 17 famílias de moradores de Campo Mourão.em 1948 onde foi delegado depois trabalho no comércio açougue,churrascaria Los Pampa, casa de móveis cimo casa de jogo de cartas, negócio compra e venda de suínos frigorífico e transporte para outros estado.

    ResponderExcluir