31 de mar. de 2011

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: A doença de parkinson e a Fonoaudiologia


A doença de Parkinson é um distúrbio degenerativo do sistema nervoso central, crônico e progressivo, caracterizada por prejuízo da função dos gânglios da base e circuitaria fronto-estriatal.

É freqüente observarmos a fala mais “baixa e fraca” (intensidade vocal reduzida), com certa monotonia no discurso (prosódia comprometida), além de dificuldades em efetuar os movimentos faciais necessários à fala (distúrbios articulatórios e face em máscara) em pessoas que têm o diagnóstico de doença de Parkinson.

O ato de engolir (distúrbios de deglutição) também pode ficar comprometido, manifestando-se através de lentificação para comer, engasgos, tosses, pigarros durante a alimentação ou ingestão de líquidos, podendo haver comprometimento no estado nutricional, saúde geral (ocorrência de broncopneumonias aspirativas) e na qualidade de vida dessas pessoas.

Cerca de 75% dos indivíduos com doença de Parkinson possuem distúrbios de fala que tornam a comunicação difícil e aproximadamente 50% deles apresentam alterações na deglutição.

A Fonoaudiologia muito pode contribuir. Na prática clínica, a maior procura em relação a esta doença tem sido quanto aos distúrbios de fala e deglutição. Cabe citar que, recentemente, as pesquisas têm apontado comprometimento cognitivo na doença de Parkinson, inclusive distúrbios de atenção, memória e linguagem. Um método de tratamento bem estabelecido e estudado no mundo todo por diversos estudos científicos chama-se “Lee Silverman Voice Treatment (LSVT)”. Consiste em um tratamento vocal elaborado especificamente para indivíduos parkinsonianos, embora atualmente também seja utilizado em outros casos (paralisia de prega vocal, presbiafonia e outras doenças neurológicas). O objetivo principal é melhorar a qualidade de comunicação com um enfoque terapêutico exclusivo em aumento de intensidade vocal, apresentando resultados eficazes.

Aguardo vocês na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia... Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail paracamilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, Campo Mourão - PR .

4 comentários:

  1. Amiga está cada dia melhor suas materias...vou ficar esperando ansiosa pra quinta que vem..o que vc está preparando heim..
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. A planta Mucuna Preta, tem L-Dopa natural, que auxilia o tratamento dessa moléstia.
    Algumas indústrias farmacêuticas fabricam medicamentos a partir da Mucuna.

    ResponderExcluir
  3. Camila,

    Muito boa matéria sobre a doença de Parkinson. Graças a esta matéria, fiquei sabendo muitas coisas sobre a doença.

    É uma doença que não é muito comum no nosso convívio. E essa explicação na coluna, ficou bem clara e objetiva para quem como eu, nunca tinha lido detalhes sobre este distúrbio.


    Bjosss

    Te amo Amor

    ResponderExcluir
  4. A cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre Normand do Mal de Parkinson foi o milagre reconhecido para a Beatificação de João Paulo II, que ocorrerá no próximo dia 1º de maio, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no II Domingo da Páscoa - conhecido como da Divina Misericórdia, Festa litúrgica instituída pelo próprio João Paulo II. Nesta ocasião, estaremos lançando o livro Pensamento Vivo de João Paulo II, que por suas ações, merece ser lembrado.

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido pela Fonoaudiologia Camila Zazula na busca do tratamento desta enfermidade. Que João Paulo II, que foi vítima desta doença, interceda junto a Deus por você Camila, no sentido de que a sua mente seja bem iluminada para proporcionar uma boa recuperação aos seus pacientes. Desejo-lhe sucesso!

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir