19 de fev. de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: Nelson Teodoro de Oliveira


O homenageado desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO é mourãoense há 71 anos. Filho de pioneiros que chegaram em Campo Mourão há 101 anos. É agricultor, cooperativista, rotariano, líder rural e cidadão benemérito de Campo Mourão. Torce pelo Corinthians e é apaixonado por sua família, sua cidade e seu povo.
Nelson Teodoro de Oliveira, o "Nelsinho", o filho de Joaquim Teodoro de Oliveira e Izabel Luiza de Oliveira.
Pessoa importante e influente, ao longo das últimas décadas teve papel fundamental na fundação da Coamo, do Sindicato Rural, do Rotary e da Fecilcam, entre outros, além de integrar a Faep e a CNA.
Nelsinho é o cooperado número 48, fundador da Coamo. De família tradicional que chegou à região à procura de terras para o plantio de café, é um entusiasta que conhece e propaga o cooperativismo como saída para resolver os problemas.
Nelsinho não cansa de lembrar em suas manifestações que o cooperativismo mudou a realidade agrícola e econômica da região de Campo Mourão, e de várias regiões do Brasil e do mundo. “Antes, as nossas terras eram improdutivas e conhecidas pelos famosos três ésses - saúva, samambaia e sapé. Hoje, a gente vê e comemora com satisfação as excelentes colheitas em uma das terras mais férteis do país”.
Boa leitura com um pouco, apenas um pequena parte da história de NelsonTeodoro de Oliveira, na ENTREVISTA DE DOMINGO.
QUEM É NELSON TEODORO DE OLIVEIRA?
Sou mourãoense, nasci em 9 de janeiro de 1940. Sou filho de Joaquim Teodoro de Oliveira e Izabel Luisa de Oliveira, de uma família de 12 irmãos.
Sou casado há 34 anos com Sonia Pessa de Oliveira, pai de Luiz Cláudio e Luiz Sérgio.
Fiz o curso primário de 1951 a 53 no Instituto Santa Cruz. Fui aluno do Colégio Internato em Curitiba (1954 a 56), e depois no ginásio Campo Mourão (1956 a 58). Em Curitiba, estudei também no Colégio Estadual do Paraná entre 1959 e 60, e na Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná de 1960 a 63.
Com muito orgulho sou agricultor, fundador da Coamo, do Sindicato Rural, do Rotary, da Cercam, e participei do surgimento da Fundescam, que se transformou na atual Fecilcam.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA? De 1958 a 1964 trabalhei no Banco Mercantil e Industrial do Paraná, posterior Bamerindus e HSBC como tesoureiro e fui responsável pela implantação do Crédito Rural na Agência de Campo Mourão. Em 1965 ingressei no Banco do Brasil como “Avaliador” na agência de Campo Mourão e posteriormente em Cascavel até 1969.
Em 1968 fui presidente da Associação Rural, que foi transformado no Sindicato Rural de Campo Mourão, onde estou há 42 anos.
Fui eleito vereador para a 6ª legislatura com 803 votos pela Arena, entre 1969 e 72, sendo secretário da Mesa Executiva. Sou fundador da Coamo, tendo sido eleito primeiro secretário da primeira diretoria, e membro do Conselho de Administração durante esses 40 anos. Sou vice-presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Faep em Curitiba, e membro efetivo da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em Brasília. Nas fotos: inauguração do Recanto do Criador em CM, e ao lado da sua esposa Sonia, do presidente da Faep Ágide Meneguetti e da presidente CNA Kátia Abreu, atual Senadora da República. Com orgulho recebi o título de Cidadão Benemérito do Município de Campo Mourão em 17 de dezembro de 2002. Em 26 de novembro de 2010, por ocasião dos 40 anos da Coamo, fui homenageado representando todos os cooperados em homenagem-surpresa.
Na foto, Conselho de Administração da Fundescam.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa simples, tranqüila, humilde, procurando honrar o home da minha família, ajudando a quem precisa. Sou uma pessoa persistente e que defendo aquilo que acredito. Tudo o que faço na agricultura, no sindicato rural, no Rotary e na cooperativa, faço com amor e orgulho, pois vendemos trabalho, honestidade e acima de tudo confiança. QUAL SEU ESPORTE, TIME E IDOLO? Futebol, meu time é o Corinthians e o craque é Pelé. Já joguei inclusive tênis de mesa no Colégio Internato em Curitiba - na foto, o primeiro à direita- e na Copa Coamo de Cooperados pelo Independentes da Bola - na foto, ao lado do goleiro. QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR?Foi o Santos do Pelé, que assisti várias vezes. Jogava limpo, o fino do futebol. Só não gostava quando jogava contra o meu Corinthians, a gente perdia bastante.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É....de felicidade, pela família e amigos que tenho, e poder ter ajudado a servir e fazer alguma coisa em prol da nossa cidade. A COAMO é.... O trabalho que a Coamo realiza é sério, respeitado e honesto, nós temos que ter orgulho em ser cooperado de uma cooperativa como a Coamo. A cada dia e a cada ano estamos provando para o Brasil que basta o trabalho ser sério para ir em frente e alcançar o sucesso. A Coamo tem a confiança e a participação dos seus cooperados, que valorizam o trabalho que ela desenvolve e a administração da sua diretoria. COOPERATIVISMO É... a saída para resolver os problemas, comemoramos o sucesso deste movimento que mudou a realidade agrícola e econômica, inicialmente da região de Campo Mourão, e ao longo de várias décadas, de várias regiões do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Com o cooperativismo, de terras improdutivas e conhecidas pelos famosos três “esses” com saúva, samambaia e sapé, passamos com assistência técnica, tecnologia, crédito e trabalho às excelentes colheitas com as terras mais férteis do país. A POLÍTICA É.... Em relação a praticada no passado hoje é péssima. Atualmente não tem fidelidade partidária, há muito interesse pessoal, muita vaidade e falta o interesse coletivo. Quando fui vereador de 1969 a 72 teve 13 candidatos e 11 vereadores na Câmara Municipal. O mandato era gratuito, e hoje para dez vagas no Legislativo quantos candidatos aparecem? Muitos, e muitos pensando em seu próprio interesse.
(Nas fotos, Nelsinho enquanto vereador e secretaário ada Câmara Municipal)
O GOVERNO BETO RICHA .... espero que seja um governo de esperança, de reconstrução do Paraná que ficou muito prejudicado nos últimos oito anos pelo Requião, que foi um desastre para o nosso estado.
O GOVERNO DILMA ROUSSEF ... é de expectativa, ela é técnica e neste início de governo está sendo mais técnica do que populista.
QUAL PROJETO QUE AINDA NÃO ACONTECEU QUE GOSTARIA DE REALIZAR?Sou uma pessoa feliz, mas um projeto que sempre pensei e ainda não aconteceu é o de ser avô. Com o Bispo Dom Virgílio, o presidente da Faaep Ágide Meneguetti e o Ministro Milton Luiz Pereira na inauguração do Sindicato Ruaral em Campo Mourão, e com parte de sua família.
CITE PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO?
Delordes Dalefe, Família Tagliari e Didi, um jogador de futebol na década de 50.
CITE PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Milton Luiz Pereira (foto), Pedro Parigot de Souza e meu pai Joaquim Teodoro de Oliveira; José Aroldo Gallassini (foto) e Horácio Amaral. Milton Luiz Pereira e José Aroldo Gallassini, nas fotos acima: importantes na vida de Nelsinho Teodoro de Oliveira.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É...
uma cidade e região que após o surgimento da Coamo passou a ser uma nova cidade e região. É uma cidade tranquila, em desenvolvimento, graças ao setor rural. E cresce no setor de Serviço. É a cidade que nasci, vivi, vivo e escolhi para viver, é um grande orgulho para mim.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? A Campo Mourão do futuro, dos nossos filhos e netos, eu espero que seja com segurança e desenvolvimento na agricultura e no ensino, na educação que é a razão do progresso de uma cidade, de um povo e de um país. Nelsinho recebe o troféu Tocando de Primeira, na edição de número 810 em fevereiro de 2009 na Rádio Colméia.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? Muito gostoso poder contar um pouco da minha história, relembrar as conquistas e o pouco do que fiz é muito importante, passou um filme na minha cabeça. Nelsinho, Adelaide e Eraldo Teodoro de Oliveira: homenagem com o troféu Tocando de Primeira à Família Teodoro em 2010 pelos 100 anos de Campo Mourão.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?
Acreditem e lutem para realizar seus ideais, façam tudo como se dependem apenas de você. Ame a sua cidade, seja voluntário e dê um pouco de si em prol do próximo e do bem comum, e será muito mais feliz.

4 comentários:

  1. Um abraço ao amigo Nelsinho! Peço a Deus que o abençoe, juntamente com seus familiares!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Nelson.
    Tenho satisfação em ser amigos dos "Teodoro" desde a infância. Conheço todos! Quando menino, jogava futebol, no pátio da casa de vocês, no final da Rua Brasil.
    Convivi mais com o Jose, e Carlinhos, em função de nossa idade. E meu colega agrônomo Alcione, que nos chamamos de "Brigadeiro" um ao outro, há décadas!!!
    Meu cardiologista é o Diógenes. Há 40 anos, me emprestou um disco da Banda Moody Blues...lembra disso Diógenes?
    Abraços à toda a família Teodoro!!!
    João Marcos Durski

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se podem me ajudar estou procurando meu tio euripedes teodoro.filho de erundina sou filha de seu irm~~ao desaparecido a mais de 50 anos.joel teodoro de oliveira filho de erundina e sebastião de paula ,por favor,me ajudem meu fone é 17-91970148 ou 17-96077601 desde já obrigada tania.

    ResponderExcluir
  4. OLA NELSON COMO VCS ESTÃO? SOU EU ELEDIR QUE MOREI AI NA CASA DA SUA MÃE LEMBRA? SE VC PUDER PEDIR PRA ELENIR ME LIGAR EU TO MORANDO AQUI EM CURITIBA EU TINHA O TELEFONE DELA MAIS MEU CELULAR QUEBROU O CRISTAL E EU PERDI, GOSTARIA DE SABER NOTICIAS DE TODOS. GRANDE BEIJO NO CORAÇÃO E FIQUEM COM DEUS. SEGUE MEU CONTATO 41-3266-2035 / 8514-6007. BEIJOS E FIQUE COM DEUS E MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir