10 de fev. de 2011

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: Gagueira não tem graça, tem tratamento!


Hoje vou falar para vocês sobre o tema gagueira, um tema que muitas pessoas possuem dúvidas sobre as suas causas e tratamento.
A gagueira
é uma desordem da fala e não faz parte do desenvolvimento normal da linguagem, é um distúrbio na fluência e na temporização da fala, sem que haja uma anormalidade nos órgãos fonoarticulatórios. É o resultado da reação da luta interior do indivíduo que fala, reflete o momento de dúvida sobre sua habilidade em dizer a palavra ou qualquer outro elemento da fala. Tem suas origens nas primeiras experiências com a fala ou em situações de estresse ligadas ao ato de falar.
Os bloqueios e repetições chamadas de gagueira ocorrem em indivíduos normais, mas quando isso ocorre é indicativo de que o indivíduo naquele momento sente ansiedade, medo e atravessa um período de autodefesa e a gagueira reflete aquilo que a pessoa é, indica o que a pessoa pensa e sente sobre si mesma, e o que ela acha que os outros pensam a respeito dela.
A competência comunicativa é um atributo exclusivo da espécie humana, qualquer distúrbio na eficiência desse processo é visto, pela sociedade e pelo próprio indivíduo, como um fator de preconceito, exclusão e limitação do potencial. A gagueira vista como um distúrbio da comunicação provoca, principalmente, estereotipias negativas de personalidade. Os indivíduos gagos são freqüentemente considerados tímidos, reservados, tensos e ansiosos, tanto por eles mesmos quanto por seus familiares e amigos.
TRATAMENTO
O tratamento direciona-se à pessoa como unidade biopsicossocial
para vir a diminuir a tensão, e assim os aspectos fenomênicos, e não tentar diminuir a tensão, sem mexer na latência. Busca-se a cada sessão de terapia com o indivíduo gago, promover a aceitação da fala com disfluência, construir uma imagem positiva como falante e acreditar na capacidade articulatória. Portanto seguimos na clinica fonoaudiológica a abordagem sócio-cultural, onde lidamos com a gagueira de uma forma que considera o sujeito como um todo, considerando toda a sua história.
Encontro vocês na próxima semana com o tema "Gagueira Infantil". Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail para
ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577)
na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão-PR.

2 comentários:

  1. Camila Parabéns pela coluna!
    os assuntos estão ótimos, é muito bom informar a sociedade sobre os tratamentos fonoaudiológicos!!

    ResponderExcluir
  2. camila, adorei a sua explicação sobre a gagueira. parabens pelo post. adorei!

    ResponderExcluir