3 de fev. de 2011

COLUNA DA FONAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: O que são dificuldades de aprendizagem?


O termo dificuldades de aprendizagem refere-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico.
Muitos aspectos diferentes podem prejudicar o funcionamento cerebral, e os problemas psicológicos dessas crianças freqüentemente são complicados, até certo ponto, por seus ambientes doméstico e escolar.

O que as crianças com dificuldades de aprendizagem têm em comum é o baixo desempenho inesperado. Emparelhadas ou mesmo à frente de suas classes em algumas áreas, mas atrás em outras. As deficiências que mais tendem a causar problemas acadêmicos são aquelas que afetam a percepção visual, o processamento da linguagem, as habilidades motoras finas e a capacidade para focalizar a atenção.

A hiperatividade uma inquietação extrema afeta 15 a 20% das crianças com dificuldades de aprendizagem. Alguns outros comportamentos problemáticos em geral observados em pessoas jovens com dificuldades de aprendizagem são os seguintes:

. Fraco alcance da atenção: a criança distrai-se com facilidade, perde rapidamente o interesse por novas atividades, pode saltar de uma atividade para outra e, freqüentemente, deixa projetos ou trabalhos inacabados.

. Dificuldade para seguir instruções: a criança pode pedir ajuda repetidamente, mesmo durante tarefas simples. Os enganos são cometidos, porque as instruções não são completamente entendidas.

. Imaturidade social: a criança age como se fosse mais jovem que sua idade cronológica e pode preferir brincar com crianças menores.

. Dificuldade com a conversação: dificuldade em encontrar as palavras certas.


. Inflexibilidade: a criança teima em continuar fazendo as coisas à sua própria maneira, mesmo quando esta não funciona; ela resiste a sugestões e ofertas de ajuda.

. Fraco planejamento e habilidades organizacionais: chega atrasada ou despreparada. Se várias tarefas são dadas ela não tem qualquer idéia por onde começar, ou como dividir o trabalho em segmentos manejáveis.

. Distração: a criança freqüentemente perde a lição, as roupas e outros objetos seus; esquece de fazer tarefas e trabalhos e/ou tem dificuldades em lembrar de compromissos ou ocasiões sociais.

. Falta de destreza: parece desajeitada e sem coordenação, em geral deixa cair as coisas ou as derrama, ou apalpa e derruba os objetos; pode ter uma caligrafia péssima; é vista como completamente inepta em esportes e jogos.

. Falta de controle dos impulsos: a criança toca tudo (ou todos) que prende seu interesse, verbaliza suas observações sem pensar, interrompe ou muda abruptamente de assunto em conversas e/ou tem dificuldade para esperar. Essas crianças têm boas intenções, no que se refere a deveres e tarefas de casa, mas no meio do trabalho esquecem as instruções – ou o objetivo.

O primeiro ponto importante é que os pais não são impotentes. Está comprovado que os estudantes mais propensos a ter sucesso são aqueles que têm pais informados e incentivadores ao seu lado.

A Fonoaudiologia tem o objetivo de realizar: Tratamento e orientações nos Distúrbios de Leitura e Escrita, Dislexia, Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, Disgrafia (incoordenação para a escrita), Discalculia (dificuldades para cálculos, organização do pensamento lógico), Assessoria e Consultoria Escolar (orientação a pais e professores, triagem escolar, assessoria no planejamento escolar, prevenção através de atividades fonoaudiológicas na escola, etc).

Aguardo vocês na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia ...Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail
ou procure-me na Clínica Betel (44 3017-5577)
na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão-PR

6 comentários:

  1. Camila Adoreiiiii.....
    Quero mais...ahahahah

    A coluna sobre voz tbm ficou muito boa! Parabéns!!!
    Beijão amiga.

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  2. Ótima matéria Camila!

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  3. Obrigada Camila !!!
    É sempre bom estarmos atentos e suas dicas são importantes para nos alertar sobre o assunto...
    bjs...
    Lu...

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  4. Parabéns! Tenho esclarecido muitas duvidas com a sua coluna.

    Claudia

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  5. Essa matéria comprova que em muitas vezes os pais se confundem com as dificuldades dos filhos em aprendizagem, por acharem que são preguiçosos. Isso acontece muito quando a criança começa sua vida escolar e tem muitos deveres para casa.

    O que os pais devem saber e perceber, é que em muitas vezes a pessoa que está errada não é o filho que não quer fazer o dever de casa e sim o pai ou a mãe que não consegue perceber a dificuldade do seu filho em aprender aquilo que é passado para ele na escola. E como está escrito na matéria, existem tratamentos para essas dificuldades, basta os pais procurarem os tratamentos para poder ajudar seu filho.

    Ótima Matéria Camila.


    Bjos

    Te amo

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