23 de jan. de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: Assabido Rhoden


"Na vida, a gente precisa ter coragem de leão para decidir", ensina o professor Assabido Rhoden. Ele é o homenageado na 90ª ENTREVISTA DE DOMINGO deste BLOG que valoriza em vida cidadãos da nossa abençoada terra.
Conhecido professor e dotado de muita experiência e sabedoria, Assabido Rhoden lecionou durante mais de duas décadas em Campo Mourão diversas disciplinas como Filosofia e Sociologaia - Metep na Fecilcam, CIES e no Seminário.
Gaúcho de Selbach, um dos nove filhos do seo José e da dona Alvina, Assabido passou sua vida pelos três estados do Sul. Chegou em nossa região em 1971, mas precisamente em Goioerê, onde após pedir afastamento do seu ministério sacerdotal iniciou carreira de professor. "Lecionei inicialmente Educação Moral e Cívica, História, Geografia e OSPB", conta o professor Assabido, membro fundador das Academias Mourãoenses de Letras e Filosofia.
Conheça um pouco da história do professor Assabido Rhoden na ENTREVISTA DE DOMINGO.
QUEM É ASSABIDO RHODEN?Sou um brasileiro filho de descendentes de alemães nascido no Rio Grande do Sul em Selbach no dia 11 de dezembro de 1926. Sou filho de pais cristãos e quando tinha oito anos de idade fomos morar em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, então distrito de Chapecó.
Sou um dos nove filhos do casal José e Alvina e morávamos na zona rural. Morei em Saudades até os 12 anos. Naquela época tinha muito mato e quando chegamos só tinha sete famílias naquele lugar. Brincava de caçar passarinho e tomar banho no rio. Lá não tinha escola.
Sou casado desde 22 de julho de 1972 com Clotilde que veio com 15 anos do Líbano. Sou pai de Fernanda, Ricardo, Carlos Alberto e Ana Cláudia, e avô de Anna Beatriz, Júlia e Getúlio.
COMO FOI A SUA DECISÃO DE SER PADRE? Com 13 anos entrei no seminário para estudar e ser padre, fiz o primeiro e segundo grau no Seminaário Sagrada Família em Santo Ãngelo, estudei filosofia e teologia no Seminário dos Missionários da Sagrada Família em Passo Fundo, cidade onde fui ordenado padre em 5 de dezembro de 1954 por Dom Cláudio Coling. Tinha em mente a idéia de servir a Deus como os outros padres. Trabalhei em diversas paróquias e fui professor de Teologia no Seminário em Passo Fundo. PORQUE O SENHOR DEIXOU O SEU MINISTÉRIO? Muitos não sabem, mas não existe ex-padre, continuo sendo padre mas não exerço as funções ministeriais. Em caso de necessidade de alguém por exemplo que esteja muito doente e precise receber algum sacramento eu posso e devo fazer. A minha saída da prática sacerdotal foi por motivo de consciência, uma coisa de consciência. Então, quando assim decidi ao meu superior para ir a um lugar que ninguém conhecia para eu refletir e tomar a decisão. Então, pedi ao Papa Paulo VI a dispensa das minhas funções o que aconteceu em 1971.
COMO FOI A VIDA DO SENHOR APÓS A DISPENSA DO SACERDÓCIO? Tinha um amigo que morava em Goioerê, ele sabia da minha decisão e me disse que eu poderia dar aulas na cidade em 1971. Lecionei durante cinco anos as disciplinas de Educação Moral e Cívica, História, Geografia e OSPB em escola da rede estadual. Em 1975 iniciei minha história na Fecilcam dando aulas de Fundamentos de Ciências Sociais no curso de Estudos Sociais. Na Fecilcam fiquei durante 21 anos lecionando para milhares de alunos em diversos cursos. Durante 13 anos lecionei latim e filosofia para seminaristas e também para irmãs carmelitas. Na vida, a gente precisa ter coragem de leão para decidir.
O QUE O SENHOR PENSA DO CELIBATO NA IGREJA? Penso que deveria ser livre e então, o sacerdócio seria mais puro.
O QUE O SENHOR PENSA DE POLÍTICA NA IGREJA? Penso que na Igreja não pode entrar política, pois se entrar política estraga tudo.
PROFESSOR, MUITO SE FALA EM ÉTICA E MORAL, O SENHOR PODERIA ESTABELECER A DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL? A filosofia está alicerçada sobre idéias, princípios, valores e fins. Assim, sabendo isso, fica mais fácil diferenciar ética de moral, ou vice-versa. Ética são idéias, princípios, valores e fins que uma pessoa deve ter para o seu agir, enquanto que a moral são os atos que a pessoa tem que fazer baseados nas idéias, princípios, valores e fins para alcançar a ética. Um exemplo, na medicina: Na ética o médico tem que procurar salvar a vida do seu paciente; na moral, o médico tem que cumprir a sua missão de atender bem e fazer os exames que o seu paciente precisa para uma determinada necessidade. No âmbito religioso, tenho moral cristã quando pratico e sigo os ensinamentos que aprendi na minha vida cristã para alcançar a vida eterna.
QUALÉ SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E O MAIOR ÍDOLO DESSE TIME? Meu esporte preferido é o futebol, o meu time é o Inter de Porto Alegre e o craque Paulo Roberto Falcão, hoje comentarista. No Seminário eu jogava como beque, zagueiro, mas quem conhecia e sabia mesmo de futebol era o meu pai, colorado doente que sabia toda a escalação e os jogadores.
E A FECILCAM NA VIDA DO SENHOR? Foi muito importante, pelo trabalho universitário procurei aperfeiçoar mais na filosofia e na educação. Não fui ensinador, mas educador-ensinador. É importante ser consciente do que se está fazendo, se você não vive o que fala as pessoas não te reconhecem.
A ATIVIDADE ESPORTIVA É ...muito importante para os cidadãos e para a cidade, pois um lugar só se desenvolve quando o esporte é bom, quando ele não estiver bom a cidade não anda.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ.... e terá um grande desenvolvimento quando terminarem a estrada boiadeira que liga até o Mato Grosso do Sul. O que hoje passa por Maringá e por Cascavel irá passar por aqui, pela Boiadeira.
QUANTOS LIVROS O SENHOR JÁ ESCREVEU? São três, sendo “Mito e Logos no Pensamento dos Índios Brasileiros”, “Os Caminhos do Investigar” em companhia dos professores Agenor Krul e Carlos Poyer e “Uma só coisa é necessária”´. Também participei em diversas coletâneas da Academia Mourãoense de Letras e da Academia Mourãoense de Filosofia, além de escrever para diversos jornais e revistas. E O QUARTO LIVRO? Ele deve sair ainda este ano e deve ser sobre os Mistérios de Cristo. Muitos católicos não sabem o que é missa, ele deve abordar a formação da consciência humana e da Igreja. Quanto ao título, ainda não pensei nele, mas espero publicar ainda este ano.
CITE ALGUMAS PERSONALIDADES MOURÃOENSES? No âmbito religioso os bispos Dom Eliseu Simões Mendes e Dom Mauro Aparecido dos Santos; no Empresarial, José Aroldo Gallassini e no político os ex-prefeitos Milton Luiz Pereira, Renato Fernandes Silva e José Pochapski..
QUAL O SEU RECADO AOS LEITORES DO BLOG DO ILIVALDO DUARTE? As pessoas devem raciocinar mais e discernir mais sobre as coisas e sobre a sua vida própria. Quando a ciência muda a técnica tem que mudar. A filosofia não muda, a teologia não muda, mas a ciência muda.
Abaixo, o livro "Uma só coisa é necessária", o terceiro livro do professor Assabido entregue ao seu ex-aluno Ilivaldo Duarte, nos tempos de Fecilcam.
Navio "EC"em que Assabido Rhoden foi para a Europa.

9 comentários:

  1. Meu professor (Colégio Agrícola), meu confrade de Academia, meu amigo, Assabido Rhoden. Que alegria poder acompanhar esta entrevista, que o também confrade Ilivaldo Duarte nos proporciona. Receba o meu abraço fraterno!

    Com estima,
    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  2. Grande professor Assabido. As vezes encontro com ele perto da Fecilcam e conversamos. Parece um jovem de 18 anos cheio de idéias, fala bastante e sempre sorrindo. O professor Assabido é um exemplo de pessoa e de profissional. Vou publicar a entrevista no meu blog.
    Um grande abraço.
    Sérgio Luiz Maybuk.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Assabido,um ser humano especial, uma dedicaçao, garra, carinho, persistencia e humildade em dividir seu alto grau de conhecimento.
    Tio Assabido é uma honra e orgulho ter conhecido e conviver com uma pessoa admirável!
    Ilivaldo parabéns por esta homenagem!
    Cleusa Dresch

    ResponderExcluir
  4. Quero de ante mão agradecer o amado Ilivaldo pela iniciativa desta materia. Falar do Prof. Assabido não é facil, ainda mais sendo filho desse grande sabio, mestre, resumindo, se for possivel. Um dos poucos privilegidos por Deus a ter uma mente Sabia, Sadia, Produtiva e que por toda a minha vida vai ser para mim um motivo de Orgulho ser filho e ser chamado de filho do Prof. Assabido. (Dn 12.3 - Os que ensinam o caminho da justiça resplandecerão como as estrelas.

    ResponderExcluir
  5. Professor Assabido é um grande mestre! Pessoa de muito conhecimento e sabedoria contribuiu e continua contribuindo com a formação de jovens de Campo Mourão e região. É o meu caso. Sou-lhe muito grata pelos ensinamentos, convivência e amizade.
    Parabéns pela homenagem Ilivaldo.
    Um abraço.
    Dirce Bortotti Salvadori.

    ResponderExcluir
  6. Conviver com o Professor Assabido é uma experiência de conhecimento e aprendizado. Ele é um exemplo de vida, dedicação, persistência, religiosidade. Um homem de cultura, sabedoria e fé.
    Parabéns, Confrade Ilivaldo pela entrevista e homenagem.
    Saudações Literárias.
    Amani Spachinski de Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Esse é meu pai... meu orgulho, minha inspiração para vida toda. É um privilégio ser filha deste grande homem, um pai amoroso, dedicado, amigo, enfim, não existem palavras que possam resumir o que meu pai é pra mim, só sei que é meu grande herói. Te amo pai! Essa homenagem está de parabéns,querido Ilivaldo.
    Ana Claudia Rhoden Salerno

    ResponderExcluir
  8. Professor, amigo querido de uma vida inteira...
    Que bom ler estas palavras de coerência, retidão e ética no momento em que o nosso país carece de todas essas coisas essenciais para a formação e consolidação de nosso futuro.
    Que honra conviver com o Professor e sua queridíssima família de modo tão especial.
    Parabéns, e concordo também que é preciso coragem de leão para decidir, vida afora.
    Abraços a toda a família Rhoden.
    Elsa Quandt

    ResponderExcluir
  9. Talvez, minha Mensagem se perca pela antiguidade... Tenho em meu arquivo uma carta do Prof. Assabido Rhoden, de Campo Mourão, datado de 27 de dezembro de 1980, quando ele morava na Rua 2 Nº 49, Jardim Copacabana.
    Respondi, mas então acabou nosso contato. O seu Blogue me fez lembrá-lo, mas me fica na dúvida pelos anos que se passaram e eu não sei se teve a Graça de sobreviver até o dia de hoje. Fui colega dele, também padre casado, residente em Lajeado, uma pouco mais novo do que ele. Meu nome é José Alfredo Schierholt.
    Eu queria contato com algum dos seus 4 filhos, pelo meu e-Mail:
    schierholt@gmail.com

    ResponderExcluir