20 de jan. de 2011

DIA 20 de janeiro é Dia do Farmacêutico: Osvaldo Wronski, primeiro farmacêutico de CM


Hoje, 20 de janeiro, comemora-se o Dia do Farmacêutico.
Este BLOG homenageia todos os profissionais e de maneira especial, o pioneiro Oswaldo Wronski que foi o primeiro farmacêutico a se instalar em Campo Mourão.
A revista Acicam prestou na sua edição de janeiro homenagem ao seu Osvaldo e com autorização dos editores republico a matéria com o pioneiro do ramo farmacêutico em Campo Mourão.
Aos 79 anos, ele continua no comando da tradicional Farmácia América, fundada em 1954, quando o Município tinha apenas sete anos.
O entrevistado ressalta que a cidade já contava com quatro farmácias quando aqui chegou, mas que foi o primeiro farmacêutico “formado” a se estabelecer em Campo Mourão. Recém diplomado pela Universidade Federal do Paraná, Oswaldo Wronski veio para cá a convite de Roberto Brezezinski, que era secretário da Prefeitura. Veio conhecer, gostou e permanece aqui até hoje, decorridos 56 anos. “Senti que a então incipiente cidade tinha futuro. Confiei e aqui fixei raízes”, explica.
Quando radicou-se em Campo Mourão, Oswaldo Wronski tinha apenas 23 anos e era solteiro. Posteriormente casou-se com Irene (in memorian), com quem teve dois filhos: Thais (que é farmacêutica, mantendo a tradição familiar) e Oswaldo (advogado em Curitiba).
Por cerca de 18 anos, a Farmácia América funcionou na avenida Capitão Índio Bandeira, 1221 (onde atualmente está instalada uma loja de R$1,99). Em 1974, passou a funcionar nas atuais instalações, na esquina da rua Brasil com a avenida Capitão Índio Bandeira (em frente a praça Getúlio Vargas).
Lembranças
Oswaldo Wronski
gosta de descrever a cidade que encontrou quando aqui chegou: “Campo Mourão era uma cidade pequenas e não tinha um palmo de asfalto sequer. As dificuldades eram muitas e a região vivia o ciclo da extração da madeira, que movimentava a economia”. Relata também que a cidade já contava com os médicos José Carlos Ferreira e Manoel Andrade.
Os medicamentos para vender na Farmácia América eram trazidos de Maringá pelo farmacêutico pioneiro de Campo Mourão. Pela manhã, Oswaldo Wronski pegava um ônibus e viajava até Maringá, de onde retorna somente à noite. Para os mais jovens é importante lembrar que a estrada não era asfaltada e a viagem demorava horas. Quando chovia, a viagem se transformava em uma verdadeira odisséia. Quando não era o barro, era o pó.
Ao longo de 56 anos atendendo não apenas a população de Campo Mourão, mas também pessoas de toda a região, o entrevistado colecionou muitos casos hilariantes vividos no cotidiano do balcão da Farmácia América. Mas, por questão de ética, prefere não relatar.
Atuação
A Farmácia América faz parte, efetivamente, da história de Campo Mourão. Porém, a atuação de Oswaldo Wronski em Campo Mourão não se resumiu a participação como empresário no ramo farmacêutico. Durante muitos anos presidiu a Liga de Futebol Amador e o Campeonato de Futebol “Osvaldo Wronski” tornou-se uma tradição na cidade, sempre movimentando grande número de equipes.
Também na vida social da cidade o homenageado teve atuação marcante, participando ativamente do dia-a-dia dos clubes locais. Fonte: Revista Acicam.

Um comentário:

  1. Sou testemunha ocular da história da Farmácia América.
    O Osvaldo tem foto do primeiro local onde se localizava a mesma.

    ResponderExcluir