28 de out. de 2010

REDUZIR acidentes com motos é objetivo de Campanha de Trânsito em Campo Mourão


Campo Mourão terá nas próximas semanas uma importante campanha visando reduzir o número de acidentes de trânsito, sobretudo envolvendo motocicletas.
Dos 788 acidentes atendidos pelo Pelotão de Trânsito em 2010 no Município, 460 envolveram motos.
Outra estatística revela a gravidade da situação: As motos representam 20 por cento da frota de Campo Mourão, mas estão envolvidas em 58% dos acidentes registrados a partir de janeiro deste ano.
A campanha é liderada pela Associação Comercial e Industrial (Acicam), que ontem (27/10) promoveu reunião com representantes do 11º Batalhão de Polícia Militar/Pelotão de Trânsito, Corpo de Bombeiros, clubes de serviços, instituição de ensino, Conselho de Segurança, Prefeitura e de empresas revendedoras de motos, além de outras entidades.
O 11º BPM apresentou dados referentes a acidentes nas vias públicas de Campo Mourão, locais com maior ocorrência, tipos de colisão e outras informações estatísticas. Também apresentou fotos de acidentes e enumerou as principais infrações cometidas pelos motociclistas: excesso de velocidade e desrespeito a sinalização.
Medidas
Ao final da reunião ficou decidido que serão mantidas gestões junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reivindicando o repasse de radares de velocidade não mais utilizados pelo órgão para equipar o Pelotão de Trânsito de Campo Mourão. Também será reivindicada a Prefeitura a melhoria urgente da sinalização de trânsito na área urbana.
Entre as diversas ações de caráter educativo que deverão ser realizadas pela campanha está a organização de palestras nas escolas, inclusive buscando-se também a presença dos pais dos alunos. O trabalho também deverá ser realizado em empresas com grande número de funcionários e em firmas que se utilizam de motos para entrega de mercadorias, como auto peças, pizzarias, firmas de suprimentos de informática, farmácias, etc. Atenção especial deverá ser dada as empresas de moto táxi que operam em Campo Mourão.
A população será estimulada ainda a comunicar abusos. Ao verificar funcionários com motos identificadas de empresa fazendo manobras irresponsáveis ou em excesso de velocidade, a pessoa será incentivada a entrar em contato para comunicar a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário