2 de out. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Nelita Piacentini


A mourãoense Nelita Cecília Piacentini, filha dos pioneiros Avelino e Lurdes Piacentini, professora de Educação Física com atuação destacada em prol da terceira idade, vereadora e uma das lideranças da Capital do Centro-Oeste, é a homenageada desta semana na nosso ENTREVISTA DE DOMINGO.
"Sou uma pessoa feliz, bem resolvida, realizada profissionalmente e preocupada com o bem estar das pessoas. E quero ver meus filhos formados e contribuindo para a melhoria do nosso planeta, e muitas pequenas coisas, como viver todos os dias com paixão. O meu pai era um sonhador e batalhador que deixou incutido seus sonhos em seus filhos."
Nascida e criada na antiga Churrascaria Marabá, a primeira churrascaria de Campo Mourão, Nelita estudou nos Colégios Santa Cruz e Estadual. É graduada em Educação Fisica pela Universidade Estadual de Maringá; em Yoga e pós-graduada em Parapsicologia em Curitiba e pós-graduada em Pedagogia Social em Campo Mourão, na Facinter.
Conheça um pouco da história de vida e ações comunitárias desta mourãoense que tem orgulho da sua família, dos seus amigos e da sua terra.
Ao lado do esposo, filhos e mãe: alegria contagiante e doação em prol de um mundo melhor.
QUEM É NELITA PIACENTINI? Nelita Cecilia Piacentini, filha de Avelino Piacentini e Lurdes Maria Piana Piacentini, Imagem histórica: Nelita e o pai.
Casada com Bem- Hur de Souza há 21 anos. Mãe de Mahanii Acir e Tajin – Mahal Avelino Piacentini de Souza. Nascida em Campo Mourão em 12 de maio de 1958.
Kart, uma das paixões da família.

União Operário, na década de 50: em pé à direita, Avelino Piacentini e Alcir da Costa Schen.
Pioneiros defronte a Churrascaria Marabá, entre eles, seo Avelino e esposa.

ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Nasci e me criei em Campo Mourão na antiga Churrascaria Marabá (primeira churrascaria de CM), onde hoje funciona uma Igreja. Quando tinha seis anos meu pai construiu a casa onde moro ate hoje com minha mãe e meu marido.
Tive uma infância maravilhosa com muitos amigos e amigas, brincando na rua, jogando bets, brincando de “pé na lata”, subindo em árvores e tentando voar em vassouras. Também tive animais de estimação, com a “ bita” que era uma cabrita muita esperta, patos, coelhos etc.


COMO A SENHORA SE DEFINE? Uma pessoa feliz, bem resolvida, realizada profissionalmente e preocupada com o bem estar das pessoas.


ONDE A SENHORA ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? No Colégio Santa Cruz e no Colégio Estadual, no segundo grau fiz Escola Normal (magistério). Fiz graduação em Educação Fisica na UEM- Universidade Estadual de Maringá; Yoga (graduação) e Parapsicologia (pós) na Faculdade Espírita em Curitiba; pós-graduação em Pedagogia Social em Campo Mourão na Facinter. E em diversos cursos sempre ligados a promoção de saúde e qualidade de vida.

QUAL FOI A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Iniciei minha trajetória profissional na faculdade, montando com uma amiga uma academia de ginástica em Maringá. De volta a Campo Mourão, montei a primeira academia de ginástica da cidade. Como sempre, fui atleta, depois da formação trabalhei como técnica de voleibol na Secretaria de Esportes, na AABB e como professora de educação física no Instituto Santa Cruz.

Na secretaria de esportes tive como ‘chefes” o Itamar Tagliari e o Gilmar Fuzeto, criamos as Olimpíadas Comerciárias, entre outros eventos. Fui a São Paulo, Rio de janeiro e Santa Catarina para aperfeiçoamento e parei em Curitiba, onde fiz a graduação e a pós na Faculdade Espirita. Fiz balé no Teatro Guaira, e participei de espetáculos com o Grupo Rita Pavão, dançando inclusive em espetáculos internacionais.
Voltando a Campo Mourão, trabalhei no Clube 10, fui para o SESEC quando abriu em Campo Mourão. Recebi uma excelente proposta do Country Club onde trabalhei como professora de natação, hidroginástica e ginástica de academia organizava colonias de ferias, montei grupos de fitness, fazíamos as aberturas dos grandes bailes do clube como dos Anos Dourados e do Hawai. Trabalhei por sete anos no clube e voltei para a Secretaria de Esportes para organizar o ProjetoTerceira Idade em Ação.
Com o sucesso do projeto fui trabalhar na Unimed Regional de Campo Mourão para montar trabalho com idosos e permaneço.

O QUE A LEVOU A OPTAR PELA SUA PROFISSÃO? QUEM FOI O “CULPADO”?. Sempre gostei de esportes. Comecei a jogar voleibol com doze anos. Tínhamos um grupo - a "Lorão" (Lorenilda), a "Coca", Gaúcha, Kaioko e outras, que jogava todas as modalidades, e eu ainda nadava e fazia arremesso de peso, disco e dardo. Montamos a primeira equipe feminina de handebol em Campo Mourão - nós sabíamos que se jogava em sete, uma no gol e o resto na linha, e que se jogava com as mãos. E partimos para a jogada.
Creio que eu mesma fui culpada pois desde cedo já falava em fazer Educação Fisica. Entrei na faculdade com 17 anos e imediatamente fui chamada para jogar na equipe universitária de vôlei e handebol.


COMO É O SEU DIA-A-DIA? Levanto às 6h30 e às 7h30 estou na academia dando aulas de laboral, alongamento , ginástica e musculação. Quando não estou na academia estou nos bairros cuidando dos nossos projetos como a terceira idade em ação, as academias da terceira idade dando aulas, desenvolvendo atividades e fazendo visitas.
Desenvolvo trabalhos com famílias com problemas de comportamento e dependencia química, Vou na Câmara para atender as pessoas, encaminhar projetos. Tenho meus momentos de espiritualidade e também as conversas com amigos e amigas o que é muito importante.

COMO SURGIU A OPÇÃO PELA VEREANÇA? QUAL A ORIGEM DOS SEUS VOTOS? A vereança veio naturalmente, como conseqüência do nosso trabalho . Houve um momento muito importante, quando eu coordenava a Pastoral da Pessoa Idosa. Nós atendíamos aproximadamente 3.000 idosos em Campo Mourão. Numa conversa com a doutora Zilda Arns (com quem trabalhei durante seis anos) eu comentei:temos tanta coisa para fazer e precisamos de ajuda. Precisamos nos envolver mais politicamente, buscar recursos para nossos projetos, investir em trabalhos de prevenção a violência, na promoção de saúde e ela me incentivou muito..
Conversei com minha família (que sempre gostou de política) com meu marido e estamos aí, Em dois anos de mandato conquistamos mais academias ao ar livre, estamos municipalizando o Projeto 3ª Idade em Ação para que não seja interrompido, o projeto + mulher que temos há três anos, a Noite nos Bairros, a Escola de Pais para prevenção à violência e ao uso e abuso de drogas. São projetos que sempre funcionaram e necessitam de recursos para poderemos aumentar a abragência.

Temos vários outros projetos em andamento com Bombeiro Mirim, Saude do Servidor, Pessoas Centenárias. O importante é que todos funcionam bem, tenho pessoas que estão comigo há anos e trabalham, com ou sem remuneração.
Creio que meus votos vieram como apoio para que trabalhássemos cada vez mais. Vieram das famílias com as quais trabalhamos, dos idosos que estão usufruindo e tambem dos jovens que buscam referências.

COMO NASCE A VOCAÇÃO PARA SER UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA? Nasce da vontade de ensinar a ter uma vida melhor. Já trabalhei com todas as faixas etárias de bebês a idosos. Em escolas infantis preocupada com a formação de bons hábitos, como tecnica passando fundamentos que proporcionassem rendimentos aliado à preservação da saúde. Como professora de ginástica em academias , preocupada com a saúde e bem estar.


QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS NA SUA ÁREA DESTAQUES EM CM? Pessoas que não estão mais na nossa cidade como os professores Vicente Piazza Filho e Madalena kloster foram muito importantes na minha trajetória de vida; Itamar Tagliari - na imagem abaixo ao lado de Sérgio Ueda e Ilivaldo Duarte, na homenagem ao professor Edson"China" Hirata, o mais novo Cidadão Honorário de Campo Mourão- Gilmar Fuzeto, Idevalci Maia e Yukico Tanaka - é uma geração que está chegando na terceira idade. Atualmente temos excelentes profissionais, alguns que estão na midia e outros anônimos fazendo ótimos trabalhos,


QUAL A SUA ATUACAO COMUNITÁRIA NA CIDADE? Sou fundadora e voluntária na Comunidade Terapeutica Redenção (CTR), desenvolvendo trabalhos de prevenção com crianças, tratamento e recuperação de famílias.
Montei a Pastoral da Pessoa Idosa sob a coordenação nacional da doutora Zilda Arns. Faço trabalhos voluntários com especiais, com idosos, participo de pastorais, de conselhos como do Idoso, sobre drogas. Invisto muito em trabalhos de prevenção e em meu aperfeiçoamento.


QUAIS OS DESAFIOS EM APOIAR E CONVIVER COM A TERCEIRA IDADE? Com a terceira idade quebramos muitos paradigmas. O maior desafios foi fazê-los entender que eles merecem momentos de lazer. Muitos ainda são muito ligados ao trabalho pois vem de uma geração onde o mais importante era o trabalho. Principalmente os homens que não se permitiam lazer. Mas eles são maravilhosos e tem muita paciência conosco. È um aprendizado diário. As vezes eu represento a mãe, às vezes a filha, e sempre a professora.


A SENHORA TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Desde criança jogava queima(caçador). A partir dos doze anos começamos com o voleibol, montamos a primeira equipe feminina de handebol em Campo Mourão. Participávamos dos Jogos Regionais em Goioere, depois passamos a ir para Jogos abertos. Fiz parte da equipe que inaugurou o ginásio de esportes de Londrina, jogando basquete contra o time local.
Era atleta em Campo Mourão quando da inauguração do ginasião Belin Carolo. Entrei na faculdade com 17 anos e, imediatamente fui chamada para jogar na equipe universitária de vôlei e handebol. Fui atleta da seleção universitária paranaense de handebol e após a faculdade, iniciei minha carreira de técnica e arbitra de voleibol.


QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO?Gosto de todos os esportes, sou palmeirense e admiro o Vanderlei Cordeiro de Lima pelo seu esforço e conquistas. Na imagem, Vanderlei e Edson "China" Hirata com as suas honrarias ao lado dos ex-vereadores José Turozzi e Idevalci Ferreira Maia, autores da Lei Municipal de incentivo ao esporte em Campo Mourão.

O QUE A SENHORA NÂO FEZ QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER? Quero ver meus filhos formados e contribuindo para a melhoria do nosso planeta. E muitas pequenas coisas, como viver todos os dias com paixão.

QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? O passado me trouxe onde estou agora. Erros servem como aprendizado, penso muito no presente, creio que faria tudo outra vez.

QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Casar e trabalhar com pessoas idosas.


ÉTICA EM UMA FRASE É...viver de acordo com o que se acredita e respeitar as diferenças.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... momento de realizações pessoais profissionais e familiares como a entrada dos meus filhos na universidadade.

QUAL O MELHOR TIME DE FUTSAL QUE VIU JOGAR? A equipe de futsal do Tagliari.


CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO?Itamar Tagliari, Gilmar Fuzeto, Silvana Casali (na foto, nos bons tempos do atletismo mourãoense em décadas anteriores com um grande número de medalhas).


CITE PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO?Lurdes Piacentini (minha mãe) e Ben-Hur de Souza (meu esposo).

A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É..... uma cidade que está em franco desenvolvimento e consequentemente enfrentando todos os problemas que isso acarreta.

A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ.... a Capital do Centro-Oeste.

O POVO BRASILEIRO SABE VOTAR? Está aprendendo a cada eleição, creio em mudanças num futuro próximo.

QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA HISTÓRIA? Poder partilhar nossas lutas e conquistas incentivando outros é muito importante e ser homenageado por fazer coisas pelas quais se tem amor não tem preço.

QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Ater Cristofoli, Maria Conceição Bayer.

QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Batalhar pelo que se quer da certo, desde que se saiba o que realmente se quer.
.
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA? Quase um segundo- Paralamas do Sucesso.
UM LIVRO? Terra dos homens, de Saint Exupery.
QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? A Bíblia sagrada (Sempre); Caminhadas vermelhas, de Nelci Veiga; a Menina que roubava livros; Traficando almas (da missão pelicano)
UM AUTOR? Jorge Amado, li todas suas obras.
COMIDA? todas.
SONHO? Conhecer o Brasil e lugares exóticos como Egito, Veneza, Índia.
SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Do meu pai, dos amigos e amigas que partiram.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Nascimento dos meus filhos de parto normal.
HOBBY? leitura.
MANIA? perfeição.
PROGRAMA? Passear e viajar com a família.
JOGO? Seleção brasileira de futebol.
FRUSTRAÇÃO? Perder famílias para as drogas.
FAMÍLIA É... tuuudooo.
VOLUNTARIADO E...acreditar em mudanças.
SOMHOS NA POLITICA...deixar assegurada a continuidade de bons projetos e contribuir para mudanças positivas.
AVELINO PIACENTINI...um sonhador e batalhador que deixou incutido seus sonhos em seus filhos.

7 comentários:

  1. Nelita,é de pessoas assim como vc que o nosso municipio precisa, pessoas que fazem a diferênça, e vc é uma délas, parabéns pelo seu trabalho em pról de toda comunidade Mourãoense.
    Ilivaldo, vc acertou mais uma vez, a Nelita merece está homenagem.

    Sebastião Galdino. (Tião Karatê)

    ResponderExcluir
  2. A Nelita Piacentini é sangue bom! Mulher guerreira, de lutas por grandes causas, uma entusiasmada pela vida e com fé nas pessoas. É gratificante poder compartilhar suas experiências e histórias de vida, bem vivida. Ao lado do amigo Benhur forma um par extraordinário e exemplo de dedicação voluntária sem esperar recompensa. Continue firme nessa empreitada, com sorriso largo, esperança sempre crescente e confiança em Deus e nas pessoas. Sucesso hoje e sempre, parabéns.
    Nós te amamos.
    DINA CARDOSO, prefeita de Farol

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Tia Nelita!
    Apesar de não morar em Campo Mourão acompanho o desenvolvimento do seu trabalho de longe e fico muito orgulhosa!
    São de pessoas assim que o Brasil precisa, com ideais e objetivos de busca de melhores condições a todos!
    Que Deus continue a iluminar sempre os seus passos!

    ResponderExcluir
  4. Nelita admiro voce como pessoa e como profissional, sempre buscando o melhor, uma pessoa ativa, envolvida com trabalhos em prol da comunidade que Deus te conserve com essa força e dinamismo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela homenagem Nelita, faz jus ao seu esforço de trabalhar em prol do bem estar do ser humano.Um abraço

    ResponderExcluir
  6. É isso ai Vereadora, ta com tudo! Acompanho o seu trabalho e você realamente merece esta homenagem...Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Nelita, por ser essa pessoa guerreira e representar tão bem as mulheres de campo Mourão! Maria...

    ResponderExcluir