17 de out. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Joaquim Mariano Costa


A Agronomia é a ciência que dá vida à terra. Dia 12 de outubro é o dia do Engenheiro Agrônomo. Para homenagear esta classe que que colabora diretamente para a produção de alimentos, o engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, está na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Atual chefe da Fazenda Experimental da Coamo, Joaquim que veio para Campo Mourão em 1978 e iniciou na cooperativa na área de Assistência Técnica e Conservação de solos. É uma pessoa determinada, ética e com objetivos definidos. É um profissional respeitado no cenário paranaense e brasileiro, sendo muito exigente no cotidiano da sua profissão.
“Ser agrônomo hoje é ter aptidão, estar muito bem treinado, reciclado, e ter a preocupação de atualizar-se continuamente, ser motivado e entusiasta desta ciência”, afirma este santista de coração e fã de Pelé, que tem a pesca como hobby.
Nas primeiras imagens abaixo, Joaquim na década de 80 em um dos experimentos na fazenda experimental da Coamo; com os colegas de Associação dos Agrônomos em Campo Mourão e recebendo o título de Funcionário Modelo da Coamo.


QUEM É JOAQUIM MARIANO COSTA? Sou filho de Antonio Mariano Costa e Leosina Pereira Costa; pai de Carla Veruska, Alexandre Antonio, Felipe Amaro e André Luiz. Casado há sete anos com Flávia Thais, nasceu em 1953 na paranaense Jaguapitã. Estou em Campo Mourão desde 1978, motivado pelo ingresso profissional na Coamo.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Sou de família pobre, nascido na zona rural de Jaguapitã-PR (foto).
Minha infância foi simples e pura (até os dez anos na roça), onde os brinquedos eram artesanais, construidos por mim mesmo. Não conhecia as maldades e confortos da cidade.

COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou determinado, objetivo, honesto e ético, que me cobro na qualidade profissional e faz os projetos acontecerem.

ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Primeiros anos do primário, em escola publica rural.
No restante, até o término do segundo grau, em escola pública urbana onde também fiz a Escola Técnica Comercial (Contabilidade).
Curso superior - Agronomia na UNIVERSIDADE ESTADUAL NORTE PARANÁ-UENP, antiga FFALM) em Bandeirantes.

Especialização em Fertilidade de solos e Meio Ambiente-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ-UEM
QUAL FOI E QUAL É A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? De 1970 a 1973 - Secretário no Hospital Municipal de Jaguapitã-PR. De 1974 a 1977 - Cursando Agronomia da FFALM - Bandeirantes - PR. De 1978 até hoje (2010) - Coamo Agroindustria Cooperativa, onde iniciei como Engº Agrônomo na Assistência Técnica e Conservação de solos. Em 1980, assumí o setor de Pesquisa e Reflorestamento onde atualmente ocupo o cargo de Chefe da Fazenda Experimental Coamo.

O QUE O LEVOU A OPTAR PELA AGRONOMIA? COMO É O SEU DIA-A-DIA? Minha vocação pela Agronomia é exatamente pela minha origem e infância na zona rural, pela afinidade e gosto natural por lavouras e natureza em geral. Atuo coordenando trabalhos com ensaios e experimentação de pesquisas a campo, promovendo difusão e validação das novas tecnologias agronômicas aos cooperados e equipe técnica da cooperativa.
Também promovo e executo treinamentos técnicos aos Agrônomos da Coamo.
Minha principal rotina profissional é elaborar projetos de pesquisas, analisar e divulgar seus resultados, receber dúvidas e solicitações de ajuda técnica oriundas dos colegas agrônomos da Coamo lotados e distribuidos nos 54 entrepostos, nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Montar e apresentar palestras internas e externas e manter contato permamente com pesquisadores de Universidades e Entidades oficiais de pesquisas (Emprapas, Iapar, Coodetec, etc.).

Ao lado de autoridades municipais recebendo a visita do ministro da Saúde Adib Jatene na Fazenda Experimental da Coamo.

QUAIS SÃO AS BOAS COISAS DA AGRONOMIA? Desenvolver e acumular conhecimentos numa velocidade muito grande e sentirmos inseridos como personagem da história. Ver o trabalho e orientações serem adotadas pelos técnicos e produtores, mensurar resultados visíveis na transformação e desenvolvimento da agricultura, dos agricultores, da Coamo, da região e ainda por cima contribuindo para produzir cada vêz mais alimentos.

CONSIDERANDO O SEU EXEMPLO DE OUTRAS, COMO NASCE A VOCAÇÃO PARA SER AGRÔNOMO? Principalmente com a aptidão natural de cada pessoa e lapidada pelo meio de convívio e estudos específicos na área da Agronomia.

SER AGRÔNOMO HOJE EM DIA É "JEITO" OU "FORÇA"? É ter aptidão, estar muito bem treinado, reciclado, atualizar-se contínuamente, ser motivado e entusiasta desta ciência.

O AGRÔNOMO DE HOJE É BEM DIFERENTE DE QUANDO O SENHOR COMEÇOU NA ÁREA? É POSSÍVEL MENSURAR ISTO? Sim. Quando comecei, o profissional para ter sucesso tinha que ter uma formação acadêmica esmerada para ir a campo com o máximo de conhecimento das diferentes áreas da Agronomia, porque trabalhava de maneira isolada, com poucas informações, parcos resultados de pesquisas e meios de comunicação rudimentares e ineficientes.
Tinha que ser um "especialista em tudo" e os sistemas de produção eram mais simples. Atualmente, o profissional tem muito mais suportes para executar suas atividades profissionais, as tecnologias são mais complexas, mudam numa velocidade incrível, a informação está intensa e muito barata. O agrônomo tem que ter mais liderança e dominar a tecnologia de informática. As produtividades elevadíssimas das lavouras atualmente, é o exemplo mais clássico e suficiente para comprovar estas diferenças cronológicas.


Ao lado do companheiro de Agronomia e de trabalho diário Nei Leocádio Cesconetto.

QUAL O CONSELHO DARIA PARA QUEM PENSA EM SER AGRÔNOMO? O curso acadêmico é longo e muito difícil. Não desistir no primeiro ano de faculdade pois as disciplinas são básicas e pouco se correlacionam com a atividade real do Agrônomo.
Estar preparado para atuações e ambientes muito distintos que vão deste atividades laboratoriais, pesquisas, escritórios de planejamentos, consultorias agronômicas, gerenciamentos, assistência técnica que envolve rotinas de visitas a campo expostas ao sol, chuva, calor, frio, poeira, entre outros. O profissional de forma geral, deve se comunicar bem, elaborar e apresentar palestras com desenvoltura e "vender-se"contínuamente.
QUAIS AS ÁREAS EM MAIOR EVIDÊNCIA NA AGRONOMIA? É difícil relacionar. Todavia, a pesquisas na área de genética de plantas, biotecnologia e gestão do agronegócio, podem estar entre atualmente entre as mais promissoras.
QUEM SÃO OS AGRÔNOMOS MAIS EXPERIENTES EM CM? É preciso separar, alguns passaram das atividades de campo e escritórios para prosseguirem na carreira como gestores no agronegócio, utilizando contudo os conhecimentos da Agronomia. O exemplo mais notório é o Engº Agrônomo José Aroldo Gallassini que começou suas atividades na década de 60, Nei Cesconetto em (1969), Ricardo Calderari (70), Pedro Paulo Peron (72), Cláudio Rizzatto (73), Luiz Sebastião Bronzatti (74), também compuseram esta modalidade.
Joaquim com os agrônomos Riacardo Calderari e Cláudio Rizzatto.

No início dos anos 70 e até os dias atuais, como produtores rurais: Seiji Kimoto em (64),Joaquim Peres Montans (71), Alcione Teodoro Oliveira (74) e como Planejamento Agrícola e assistência técnica: Antonio Álvaro Massaretto (69), Jair Hungaro(73), Érikson Chandoha (74) e Vítor Krzyzaniak (74).
QUEM EM CM É AGRÔNOMO EXEMPLO? POR QUÊ? José Aroldo Gallassini. Porque Gallassini exerceu muitas atividades na área e de maneira contínua, foi contabilizando evoluções.
Já praticou em pesquisas e experimentações de trigo lá no começo, foi extencionista e prestou assistência técnica.
Trabalhou no Estado, foi proprietário e trabalhou com escritório de planejamento agrícola.
Produtor rural, galgou com maestria vários cargos gerenciais na cooperativa e chega no tôpo da carreira, como presidente e com reconhecimento nacional e internacional.

O SENHOR TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? QUEM FOI O "CULPADO"?. Como "passa-tempo" joguei futebol por muitos anos. O principal culpado pela inspiração e paixão desde a infância foi meu ídolo Rei Pelé, do meu time de coração, o Santos Futebol Clube.
Todavia, quis o destino em 1987, ceifado minha possibilidade de continuar com as "peladas", em função de uma entrada violenta de um adversário, o que me causou danos físicos que me impediram definitivamente de praticar este esporte.


Joaquim, com os irmãos no início da década de 80.

QUAL OUTRO LAZER ALÉM DO FUTEBOL? Tenho paixão pela pesca amadora, pelas belezas cênicas da natureza e esportes náuticos.


O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER? Residir em um lugar de inverno menos rigoroso e passear em alguns lugares como Egito, Peru e
Itália (foto).


QUAL JOGADA OU DECISÃO JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Todas jogadas e decisões que tomei na vida foram muito boas, me propiciaram satisfações de várias naturezas ou nortearam minha vida. Comportamentalmente é que gostaria de voltar ao tempo para poder agir em várias situações, de maneira mais branda.

QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? A mudança corajosa de minha vida pessoal para prosseguir os dias, com felicidade.

ÉTICA EM UMA FRASE É... Um comportamento em extinção, indispensável do ser humano, que me policio e procuro praticar constantemente.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Espetacular! Boa saúde, filhos, esposa, trabalho, amizades, moradia, etc. Sinto-me privilegiado por Deus.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL OU FUTSAL QUE VIU OU ASSISTIU JOGAR? Flamengo 3 x Corinhians 1, no Maracanã: 2 gols do Zico.



CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO?
Itamar Tagliari, Sérgio Ueda e Paulo Gilmar Fuzeto (foto).


CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CM? José Aroldo Galassini (foto) Rubens Bueno e Dona Jacira (Lar dos menores).


QUAIS ATRIBUTOS FAZEM DE UMA PESSOA UM PROFISSIONAL DE EXCELÊNCIA? Conhecimento, dedicação e ética profissional

CAMPO MOURAO DO PRESENTE É... Desenvolvimento, boa qualidade de vida, insegurança pública e deficiências nas áreas da saúde.

A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ? Consolidação da polarização regional.

QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA/HISTÓRIA? Um privilégio, que muitos outros colegas também são merecedores.

QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG?
Dona Jacira, que tem um lar cuidando de menores.
NOTA DO BLOG: Para ler ou reler a homenagem prestada em maio deste ano a dona Jacira, clique no link abaixo.


QUE MOMENTOS E PARTICIPAÇÕES O SENHOR DESTACARIA NA SUA VIDA PROFISSIONAL? Minha vida é marcada por importantes episódios, desafios e conquistas pessoais e profissionais. Considero-me um bom pai, agraciado com quatro filhos perfeitos e uma esposa maravilhosa. Escrevi um livro técnico de repercussão e reconhecimento nacional. Proferí inúmeras palestras em diferentes eventos, instituições e regiões do Brasil.
Sempre participei e por vezes, liderando instituições de classe e de serviços como Rotary Club e Associação de Agrônomos.
Fui homenageado como Funcionário Modelo da Coamo e agraciado com o título de Paraninfo de Turma de Agronomia na Faculdade de Bandeirantes. Coordenei a fundação do Rotary Araucária. Periódicamente, sou submetido a procedimentos médicos de riscos, e por fim, estou aqui para contar esta história, e dizer publicamente ser muito feliz!
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Vocês também são merecedores desta distinção.


JOGO RÁPIDO:
MÚSICA?
Sou apaixonado. Ouço e assisto muitos vídeos musicais, práticamente de todos os gêneros e épocas, inclusive da atualidade, exceto os sertanejos universitários.


UM LIVRO? Os Sertões

AUTOR? Jorge Amado

COMIDA? Arroz, feijão e bife.

SONHO? Viver muito e com saúde.

SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Da infãncia, de Meus pais e sogros.

MOMENTO INESQUECÍVEL? Meu primeiro emprego.

HOBBY? Pescaria

MANIA? Organização domiciliar

PROGRAMA? Documentários sobre a natureza

JOGO? Tranca

TÍTULO? Paraninfo de formatura de Agronomia.

FRUSTRAÇÃO? Não ter feito mais pelas pessoas menos privilegiadas que eu.

FAMÍLIA É...O núcleo da sociedade e razão maior da existência humana.
Joaquim, ao lado dos irmãos em casamento de um sobrinho: momento inesquecível!

3 comentários:

  1. Parabéns Ilivaldo pela entrevista de domingo, com o nosso amigo Joaquim Mariano Costa. Exemplo de profissional da Agronomia, foi muito oportuna a lembrança dele para homenagear o dia do Agrônomo em 12 de outubro.Parabéns a todos os Engenheiros Agrônomos.
    Eng. Agrº. Silvestre Tino Staniszewski.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Juma disse...

    Parabens ao Joaquim e à todos os agrônomos do mundo!
    Nossa atividade é diretamente ligada à subsistência do homem no planeta.
    "Se desaparecerem as cidades, os campos permanecerão, mas....se desaparecerem os campos, nada sobreviverá" (Roosevelt).
    João Marcos Durski
    Eng. Agrônomo

    ResponderExcluir