31 de out. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Altair Casarim


O servidor público, professor e contador Altair Casarim é o homenageado desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO. Ele é um profissional respeitado pelo seu nível profissional.
Uma pessoa tranqüila, companheira e astante ponderada nas suas decisões. Com mais de 45 anos de atuação profissional e inúmeras participações na sociedade mourãoense.
Altair iniciou sua carreira como Auxiliar de Contador em 1967 e assinou em 1969 o primeiro balanço do Município. Contador de 1971 a 1994, secretário da Fazenda e Planejamento nos Municípios de Campo Mourão e Luiziana.
“Há mais de 45 anos estou trabalhando nas áreas Contábil e financeira. Trabalhei com vários Prefeitos como Dr. Milton, Rosalino Salvadori por poucos meses, Augustinho, Dr. Horácio, Dr. Renato, Professor José, Rubens Bueno e Nelson Tureck. Amo minha cidade que é e será maravilhosa para se viver e trabalhar, com a concretização do maior entroncamento rodoviário do sul do Pais, uma rede ferroviária ligando o sul com o norte, a maior cooperativa do Mundo, um pólo na área da avicultura, pólo brasileiro de alimento, consolidação das Universidades e Faculdades para ser uma cidade universitária”, conta.
Acima, Altair no início da sua carreira e abaixo, feliz da vida, supreso e emocionado com a homenagem recebida no sábado -30 de outubro de 2010- no programa Tocando de Primeira, edição 898, na Rádio Colméia de Campo Mourão. Na imagem, ao lado de Itamar Tagliari, Cláudio Telles Lima, Roberto Soares, Samuel Rodrigues e Ilivaldo Duarte.
QUEM É ALTAIR CASARIM? Sou brasileiro, casado com Sebastiana Madalena Silva há 41 anos. Nasci em 13 de dezembro de 1945, em Campo Mourão, distrito de Pitanga, tendo uma Filha Rosangela Casarim Romagnoli, casada com José Antonio Romagnoli e tendo dois Netos: Amanda Romagnoli e Fellipe Romagnoli,
Sou filho de Zoraido Casarim e Sofia Florcezak Casarim, casados em Campo Mourão- Paraná em maio de 1944, somos uma família de 8 irmãos.
Obs. Quando do meu nascimento não existia Araruna nem como distrito, pois o sitio que morei pertencia a Campo Mourão distrito de Pitanga (residi nos Municípios de Araruna (17 anos), Maringá (2 anos) e Campo Mourão, (44 a 10m) em dezembro vou fazer 65 anos. ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? A minha infância foi num sítio a 2,5 km de Araruna, aonde vivi os melhores momentos de minha infância, trabalhando com meus irmãos e meus pais na lavoura de café, nas horas de folga jogando bola no terreiro de café, quase todo sábado fazendo pelotas para no domingo cassar passarinhos, pois não tínhamos a consciência de hoje, fazendo açudes para nadar quase todo final de semana no rio que passava nos fundos de nossa propriedade, não deixando de ir a missa todos os domingos, morei e trabalhei na agricultura com meus pais até os 17 anos quando conclui a Escola Normal Regional. COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa, bem calma, tranqüila, sempre ponderando e analisando de todos os ângulos aquilo que me foi confiado para desempenhar com eficiência e eficácia a missão que fui incumbido de realizar nesta vida que Deus me deu com as graças de meu pai e minha mãe.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Fiz o Primário no Grupo Escolar 29 de Novembro em Araruna. Fiz o Ginasial: Escola Normal de Grau Ginasial em Araruna. Fiz o Curso Colegial – Curso Técnico em Contabilidade iniciando no Colégio Marista de Maringá e concluindo no Colégio Comercial Estadual de Campo Mourão, cujo diretor era o Professor Ephigênio José Carneiro. Fiz o Curso Superior na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – Título de Bacharel em Ciências Contábeis, concluindo em 1.982.
Fiz o Curso de Pós-Graduação na Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão Convênio INBRAPE, com título de Graduação em “Gerência Contábil e Auditoria”, concluído em 1991.
Fiz o Curso de Especialização na Universidade Federal do Paraná – Título em Administração “Estratégia em Organização”, concluído em 2003.
QUAL FOI / E QUAL É A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Iniciei o meu trabalho no Colégio Marista de Maringá no período de 15-02-1963 a 22-12-1964 na função de serviços gerais. Iniciei na Prefeitura Municipal de Campo Mourão no dia 4 de fevereiro de 1965 quando Prefeito o Dr. Milton Luiz Pereira, aonde executei as funções:
Escriturário Datilógrafo de 1965 a 1966; Auxiliar de Contador de 1967 a 1970, assinando meu primeiro balanço do Município do exercício de 1.969; Contador de 1971 a 1994. Secretário da Fazenda em substituições por diversos períodos em aproximadamente 3 anos;
Secretário da Fazenda de 1983 a 1988; Diretor Extraordinário de Orçamento do mês 08/1994 a 1995; Assessor I na Ouvidoria de 01-10-95 a 31-12-1996
Assessoria contábil e financeira no Município de Luiziana por um período de 02-01-89 até 31-12-2004, assessorando ainda as Câmara de Luiziana no período de 02-01-1989 até 30-06-2004, e Câmara de Farol no período de 02-01-1993 até 31-12-2004.
Superintendente da PREVISCAM em Campo Mourão, no período de 01-01-2005 até 08-11-2006. Secretário da Fazenda e Administração do Município de Campo Mourao no período de 08-11-2006 até 31-12-2008 e continuando de 01-01-2009 até esta data.
No período Noturno iniciei como Assessor Contábil – Contador na Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão, mantenedora da Fecilcam, em ambas no período de 01-02-1979 a 01-08-1987, após fazendo o concurso de Professor para o Curso de Ciências Contábeis e iniciando em 01-08-1987.
O QUE A LEVOU A OPTAR PELO FUNCIONALISMO PÚBLICO? QUEM FOI O “CULPADO”?. No início de 1965 ainda quando estava de férias do Colégio Marista de Maringá, vim a Campo Mourão procurar um trabalho na área de contabilidade, fiz um texte no Antigo Banco Bamerindus e no mesmo dia por indicação de uma Funcionária da Prefeitura, Dirceia Terezinha Stalmam que convidou me para fazer um teste, que após terminá-lo, no mesmo momento me convocaram para iniciar no dia seguinte o trabalho na Prefeitura Municipal de Campo Mourão e justamente a vaga era para trabalhar na Contabilidade do Município do qual estou militando a mais de 45 anos de serviços na área Contábil e financeira. COMO É O SEU DIA-A-DIA? O meu dia a dia, sempre acordo aproximadamente as 7 horas e após um café reforçado vou para o serviço cumprir os dois períodos de manhã e a tarde, sendo que após encerrar este vou para casa e logo em seguida vou cumprir um terceiro período na Fecilcam até às 23 horas. Na Fecilcam iniciei em 1.979 e no momento estou de licença.
E COMO SURGIU A OPÇÃO PELO MAGISTÉRIO? Tive o convite pelo então diretor da Fecilcam o Promotor e Professor Dr. Malaquini Merlim Ribas fiz o concurso de Professor e iniciei como Professor no “Curso de Ciências Contábeis” da Fecilcam desde 01-08-1987, lecionando até esta data as disciplinas Contabilidade Pública e Orçamento, Contabilidade Geral, Contabilidade Comercial, Contabilidade Gerencial, Teoria da Contabilidade e Estágios Supervisionados. Professor no “Curso de Técnico em Contabilidade” no Colégio Comercial Estadual de Campo Mourão no exercício de 1974 como substituto e 1975 com celetista na disciplina de Contabilidade Geral.
Na sua formatura na Fecilcam com o professor Agenor Krul
QUANTO TEMPO EM SALA DE AULA? Como Professor tenho 2 anos no Curso Técnico e 23 anos em Curso Superior.
COMO NASCE UMA VOCAÇÃO PARA SER PROFESSOR? A Vocação de Professor nasceu como foi a de Contador uma pessoa que morava no sítio e só conhecia a agricultura e vem a vocação de estudar o Curso de Técnico em Contabilidade, assim nasceram as duas Vocações por destino da sorte que somos convocado para cumprir uma missão que o Deus todo poderoso nos convoca e nos coloca a prova para que esta missão aos poucos venha se aprimorando com o aprender, conhecer, fazer, viver e ser ético e digno de confiança tornando-se um profissional de Sucesso do qual eu me orgulho em ser um Contador e um Professor bem sucedido. Em evento ao lado dos professores João Carlos Leonello e Antonio César Marini.
QUEM SÃO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DESTAQUES HOJE EM CM?
Todos os Servidores Municipais de Campo Mourão, são os verdadeiros baluartes e merecem Destaque pois desempenham sua função proporcionando aos gerenciados da coisa pública participarem em conjunto do crescimento e do desenvolvimento que Campo Mourão esta tendo neste momento como Pólo Brasileiro de Alimento. Com o casal Gilmar e Elza Fuzetto, amigos de longa data.
QUAL A SUA ATUACAO COMUNITARIA NA CIDADE? Tive diversas participações, como em 1976 - membro da Comissão Central Organizadora "CCO" dos XX Jogos Abertos do Paraná em Campo Mourão – Pr - Função: Tesoureiro Geral.
1977 - -Participou da Comissão Municipal do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL - Campo Mourão – Pr - Função: Encarregado Financeiro. 1978 - -Participou como Membro da Comissão de Coordenação e Programação dos 31º Aniversário de Campo Mourão. 1979
-Participou da Comissão Municipal do Movimento brasileiro de Alfabetização – MOBRAL – Campo Mourão –PR - Função: Encarregado Financeiro. 1980
-Participou da Comissão Municipal do Movimento brasileiro de Alfabetização – MOBRAL - Campo Mourão – PR - Função: Encarregado Financeiro. 1981 -Participou da Constituição da Cooperativa Mista de Consumo 1º de Maio Ltda - Campo Mourão – PR - Função: Membro lª Diretoria - Conselho Administrativo. -Participou da eleição dos membros da Diretoria da Associação Servidores De Campo Mourão - PR - Função: Presidente Gestão 1981/1983.
-Participou como Membro do Conselho de Administração da CODUSA, indicado na Assembléia Geral Ordinária-30-04-1981. -Participou como Membro do Conselho Fiscal do Clube Recreativo Mourãoense Período: 1981 a 1997. 1984 - -Participou como Conselheiro Representante do Executivo Municipal, no Conselho de Administração da FUNDESCAM - Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão. 1986 -Participou da Eleição da COPRIMAIO - Cooperativa de Consumo 1º Maio Ltda. - quatriênio 1986/1990 - Função: Presidente da Cooperativa. 1987 - -Participou da Comissão Central Regional Organizadora dos XXX Jogos Abertos do PR em Campo Mourão – PR - Função: Assessor Financeiro. 1990
-Participou na ADESCAM - Associação dos Docentes do Ensino Superior de Campo Mourão, Gestão 1990/1992 na Função de Tesoureiro. -Participou como Presidente da ADESCAM – Associação dos Docentes do Ensino Superior de Campo Mourão, Gestão 1994/1996. -Participou como Atleta II JOCOPAR - Jogos Aberto dos Contabilistas - 1994 em Londrina - Pr. 1998
-Participou como Atleta no VI JOCOPAR - Jogos Abertos dos Contabilistas em Guarapuava – Pr. mês 11/1998, Título de CAMPEÃO GERAL NO VI JOCAPAR/98 - Delegação de Campo Mourão. 1999 -Participou Como Vice Presidente do Clube Recreativo Mourãoense de Campo Mourão Pr. - Gestão 1999/2000. -Participou como Atleta no VII JOCOPAR - Jogos Abertos dos Contabilistas em Campo Mourão - PR - mês 11/1999, Título de CAMPEÃOGERAL NO VII JOCAPAR/99 - Delegação de Campo Mourão. 2000 -Participou como Chefe do Departamento de Contabilidade da Fecilcam - Eleito em 13-10-1999 para o Período de 2000/2001. 2001
2004 -Participou como Coordenador de Ensino do Curso de Ciências Contábeis Gestão 2004/2005 - na Fecilcam. -Participou como Vice Presidente da ASSERCAM – Gestão 2008/2010. 2008 -Participou como Presidente da 18ª Festa do Carneiro no Buraco de Campo Mourao - Julho.
QUAIS HOMENAGENS JÁ RECEBEU EM SUA VIDA ANTES DESSA AQUI NA ENTREVISTA DE DOMINGO?´ Certificados de Participação Comunitária
MEC-Mobral 1973/74/75; Moção 1º Maio em 1997 no Dia do Trabalho em Campo Mourão;
Funcionário Padrão em 1988 como Servidor Público do Município de Campo Mourão.
Homenagem como ex-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão em 2002.
Título de Sócio Benemérito da Associação dos Servidores Municipais de Campo Mourão, por relevantes serviços prestados à Agremiação, em 26 de julho de 2002.
Recebeu homenagem do Rotary Clube Gralha Azul de Campo Mourão em 14 de Setembro de 2010 por relevantes serviços prestados a Comunidade e destaque Profissional “Troféu Gralha Azul 2010”. E neste 30 de outubro de 2010, o troféu Tocando de Primeira no programa do Ilivaldo Duarte na Rádio Colméia.
QUAIS OS DESAFIOS ATUAIS DE UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO?
Dedicação a causa pública com o intuito de sempre progredir e prestar o melhor serviços aos munícipes, procurar sempre diminuir a burocracia, agilizar procedimentos antigos e arcaicos que muito decepciona e desmotiva tanto quem esta dentro como do outro lado.
O SENHOR TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Sempre gostei de jogar futebol de campo, salão e suíço, participei apenas de equipes amadoras a que mais tempo joguei foi a do Clube Atlético Municipal e posteriormente a Associação dos Servidores Municipais.
Na foto histórica do time do Municipal em pleno estádio Roberto Brzezinski em Campo Mourão: em pé, os conhecidos Berbet, João Maria, os dois primeiros da esquerda para à direita; e agachados: Daniel - pai deste bloguista-, Altair - o quarto da esquerda para à direita- e este bloguista, então com 10 anos.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO?
O esporte preferido e o futebol de Campo - Sempre torci para o SANTOS, mas tenho em cada estado um time de minha preferência. O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER? Não posso reclamar da sorte, sou uma pessoa privilegiada, já fiz de tudo, sempre com respeito, dignidade, consideração, humildade e seriedade em tudo que fiz pensando sempre em nunca magoar qualquer pessoa que seja.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Na minha vida sempre tomei as decisões analisando, pensando e executando com seriedade tudo dentro das normas da lei, procurando fazer aquilo que jamais poderá ofender a quem quer que seja, sempre aberto a discussões e diálogo procurando ouvir primeiramente as pessoas.
QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Quase tudo que decido são coisas marcantes na minha vida, decisões marcantes, casamento, nascimento filha, Professor e a minha própria profissão de Contador.
ÉTICA EM UMA FRASE É... Ética e a arte de praticar a integridade, a lisura ou conduta, preservando a imagem e a reputação com honestidade, confiança e comprometimentos para com os princípios de justiça e igualdade.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.... Ler, informa-se, conhecer e respeitar administrando e enfrentando as situações cotidianas da vida, buscando meus próprios limites para se tornar uma pessoa melhor.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL OU FUTSAL QUE VIU OU ASSISTIU JOGAR? Um jogo de futebol que nunca me esqueço foi em 1965 em Maringá o jogo entre o Grêmio Esportivo Maringá que havia sido Campeão Paranaense, jogando contra o Santos Futebol Clube na entrega da faixas de campeões cujo placar foi de 11 x 1 para o Santos.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CM? Itamar Tagliari (foto), Gilmar Fuzeto e Edson "China" Hirata. CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO? Dr. Milton Luiz Pereira, José Aroldo Galassini e Munir Karam.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É ...O progresso e a confiança de toda a população e empresários investindo aqui em Campo Mourão tornando uma cidade que esta se desenvolvendo num rítimo acelerado, sendo a mais presente e importante as Universidades e Faculdades: UTFPR (vista aérea dos Campus de Campo Mourão), CIES, UEPR (Atual Fecilcam), CIES e UNICAMPO.
ALTAIR, CADA GESTÃO TEM SUAS PARTICULARIDADES. QUAIS MARCARAM MAIS E DERAM MAIS MOTIVAÇÃO NO SEU TRABALHO, E POR QUÊ? Trabalhei com vários Prefeitos dentre Eles: Dr. Milton Luiz Pereira, Rosalino Salvadori por poucos meses, Augustinho Vecci, Dr. Horácio Amaral, Dr. Renato Fernandes Silva, José Pochapski, Rubens Bueno e Nelson José Turech, todos tiveram em seu tempo de gestão momentos importantes no desenvolvimento de Campo Mourão, mas atualmente percebo que em Campo Mourão há uma maior motivação e otimismo por parte dos empresários que estão investindo e sendo mais motivado para participarem da mudança política e econômica de Campo Mourão. Altair e o prefeito Dr. Renato, na década de 70, por ocasião dos JAP´s
CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ? Será uma cidade maravilhosa para se viver e trabalhar, com a concretização do maior entroncamento rodoviário do sul do Pais, uma rede ferroviária ligando o sul com o norte, a maior cooperativa do Mundo, um pólo na área da avicultura, pólo brasileiro de alimento, consolidação das Universidades e Faculdades para ser uma cidade universitária.
O SENHOR ACREDITA QUE DEVERIA SER IMPLANTADO NO FUNCIONALISMO O REGIME CLT OU CONTINUAR COM O DE ESTATUTÁRIO? Sou a favor do Regime previdenciário próprio de Previdência com servidores Estatutários, com raríssimas exceções de mais comprometimentos.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA/HISTÓRIA? Tenho a convicção de que uma homenagem, uma moção não é o reconhecimento de apenas um individuo e sim o reconhecimento de um grupo de pessoas que começa com a ajuda mutua dos familiares que são a Esposa, filha, genro e netos, pai, mãe e todos os demais familiares e colaboradores que temos no nosso trabalho, na nossa vivencia do dia a dia, é uma semente que vem sendo plantada desde o berço familiar, no lar, na escola, na religião e tantas outras convivências e participações que só nos trazem aprendizado.
A homenagem é o reconhecimento que enaltece o trabalho que sempre é feito por um grupo de pessoas, (que poucos são os privilegiados que recebem) é uma forma mais justa de motivar as pessoas para participarem cada vez mais da vida de uma sociedade, é o reconhecimento de nosso trabalho que nos da energia para realizarmos novas ações voltadas para a coletividade que carece muito de um conjunto de união e esforços mútuos.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Este Blog sempre tem publicado homenagens de pessoas ilustres que sempre são destaque em sua profissão ou naquilo que executam no dia a dia, pois as caminhadas de cada um que tem recebido a homenagem têm a certeza que sempre deixam testemunhos de vida e de experiências que só podem tornar as pessoas melhores porque a nossa caminhada e feita de escolhas que devem sempre estar voltadas para um convívio mais humano porque nascemos para ser feliz.
Itamar, Altair, Claudinho, Roberto Soares e Samuel Rodrigues, com o troféu Tocando de Primeira recebido na Rádio Colméia em 30 de outubro 2010 no programa Tocando de Primeira, edição 898.
JOGO RÁPIDO
MÚSICA?
Como e Grande o Meu Amor por Você – Roberto Carlos
UM LIVRO? A Bíblia
QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? O livro “Relação Homem/Natureza – Sob a Ótica da Interdisciplinaridade
UM AUTOR? Autores: Dalva Helena de Medeiros, José Antonio da Rocha, Mário de Lima,
Ricardo de Jesus Carvalho dos Santos, Adriane Cilião Guimarães dos Santos e Zilda Ferreira Leandro.
COMIDA? Caseira
SONHO? Que haja paz em todo o Mundo
SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Dos tempos de criança com os amigos de infância
MOMENTO INESQUECÍVEL? Formatura de Contador
HOBBY? Dançar
MANIA? Cantarolar
PROGRAMA? Que traga qualidade de vida
JOGO? De Futebol
TÍTULO? De honra ao Mérito
FRUSTRAÇÃO? Não tenho nenhuma frustração
RELIGIÃO: Sou católico apostólico romano, fiz encontro de Jovens, encontro de casais e Cursilhista, participando aproximadamente 7 anos na comunidade do Jardim Santa Cruz com participações em cultos, reuniões e promoções da Igreja e Comunidade.
FAMÍLIA É... É tudo na vida
VOLUNTARIADO E... É o serviço prestado por uma pessoa que por interesse pessoal e com espírito cívico dedica seu tempo as diversas formas de atividades sem remuneração ou interesse pessoal.

Um comentário:

  1. gostei do seu blog fala de coisas interessantes de fernanda mocci

    ResponderExcluir