18 de set. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Ismar Kath


O mourãoense Ismar Kath, o filho único do "seo" Hugo Siegfried e da dona Herta Hahner Kath, professor de Educação Física é o homenageado desta semana no Nosso BLOG na tradicional ENTREVISTA DE DOMINGO.
Nascido e crescido na Capital do Centro-Oeste do Paraná, Ismar na sua infância, onde como qualquer garoto gostava de jogar bola no campo e na época, ao lado da sua casa, próximo ao Banco do Brasil).
"Sou um cidadão e profissional preocupado em fazer o que acha correto e não em agradar a todos. Sou uma pessoa sensível que não tem o costume de esconder sentimentos", diz Ismar. Segundo ele, o gosto pela prática esportiva o levou a escolher o curso de Educação Física.
Sobre o dia-a-dia do profissional de Educação Física, Ismar afirma que ele é cheio de alternativas e de tomadas de decisão constantes".
Confira a história e a entrevista deste entusiasta do basquete e do esporte mourãoense, que inclusive, foi medalha de bronze nos Jogos Abertos do Paraná, no ano de 1987, em Campo Mourão com vitória sobre Londrina.
QUEM É ISMAR KATH? Sou filho de Hugo Siegfried Kath (in memorian) e Herta Hahner Kath, nascido em 16 de outubro de 1967. Nasci em Campo Mourão e permaneço até os dias de hoje.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Nasci e cresci em Campo Mourão. Sou filho único e convivi muito com primos e amigos próximos. Como qualquer garoto, gostava de jogar bola no campo ao lado de casa (onde hoje é o Edifício Diplomata, próximo ao Banco do Brasil). Com o tempo, surgiu o gosto pelas demais modalidades esportivas.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Um profissional preocupado em fazer o que acha correto e não em agradar a todos. Uma pessoa sensível que não tem o costume de esconder sentimentos. ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Primário – Escola Municipal Parigot de Souza, De 5ª série até o fim do 2º grau – Colégio Afirmativo . Faculdade de Educação Física – Universidade Estadual de Maringá, Pós em Educação Física na Educação Básica - FECILCAM. QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Além de ser funcionário do Estado do Paraná desde 1992, também trabalhei no Insituto Santa Cruz (atual Vicentino), ARCAM, Clube 10 de Outubro e SESC.
O QUE O LEVOU A OPTAR PELA EDUCAÇÃO FÍSICA? COMO É O DIA-A-DIA DE UM PROFISSIONAL? O gosto pela prática esportiva foi o que me levou a optar pela Educação Física. Atualmente trabalho no Colégio Estadual Unidade Polo como professor, e também com trabalho de iniciação esportiva no futsal feminino. O dia-a-dia do profissional de Educação Física é cheio de alternativas e de tomadas de decisão constantes. Normalmente, o professor de Educação Física é aquele mais próximo do aluno, e que, muitas vezes, faz papel de amigo, psicólogo, etc... QUAIS SÃO AS BOAS COISAS DA PROFISSÃO E QUAL A SUA MISSÃO?
Entre as coisas boas da profissão, podemos citar a possibilidade de transmitir o que aprendemos com o passar dos anos, principalmente que o esporte e a prática da atividade física são acessíveis a qualquer pessoa. Temos a missão de mostrar que Educação Física não é simplesmente “jogar bola”, mas sim um campo que visa criar hábitos e adquirir conhecimentos que proporcionem uma melhor qualidade de vida.
COMO NASCE A VOCAÇÃO PARA SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA? Não basta apenas gostar de esportes ou atividade física, mas sim ter o gosto de se relacionar com o ser humano e se preocupar cm ele. A vocação pode nascer de várias formas (no mundo esportivo, em um clube, academia ou outros), mas, se não existir a vontade de se relacionar com o ser humano e entender suas ansiedades e necessidades é melhor procurar outra área profissional.
SER PROFESSOR É "JEITO" OU "FORÇA"? Ambos. É preciso ter o jeito, a capacidade de expressar suas opiniões e transmitir conhecimentos. E é preciso ter a força, a firmeza pra colocar suas posições e não permitir que qualquer barreira seja motivo pra desistir de seus projetos. O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUALMENTE É BEM DIFERENTE DE QUANDO O SENHOR COMEÇOU? Hoje em dia, o profissional de Educação Física se difere por ter uma possibilidade maior de se aperfeiçoar do que em tempos passados. O campo de atuação é muito maior e diversificado, podendo optar por atuar na escola, nos clubes, nas academias e outras possibilidades. A divulgação da importância da atividade física através da mídia tem feito que a população valorize mais a atuação do profissional da área. QUAL O CONSELHO QUE O SENHOR DARIA PARA QUEM PENSA EM SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA? Recomendo que não entre nesse barco apenas porque gosta de esportes. Como em qualquer faculdade, as dificuldades são grandes e a dedicação tem que ser extrema. É fundamental que se tenha a capacidade de se relacionar bem com as pessoas, não no sentido de agradar a todos, mas sim de ter o desejo de compreender as necessidades e de transmitir aquilo que o ser humano precisa para ter uma melhor qualidade de vida.
QUAIS AS ÁREAS EM MAIOR EVIDÊNCIA NESTA ÁREA? Apesar de trabalhar na área da Educação, a área de maior evidência nos dias de hoje tem sido a relacionada com a atividade física, seja em academia, clubes ou até mesmo atendimento personalizado (personal).
QUEM SÃO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA MAIS EXPERIENTES EM CM? Vou citar alguns nomes: Sidemar Roberto Villa, Silvana Casali, Celso Alves e Idevalci Ferreira Maia. Este último, mesmo já afastado do trabalho em sala de aula, continua atuante como amigo, conselheiro, etc.Na imagem, os professores Villa, Idê e Silvana, com Ilivaldo Duarte, Antonio Sérgio Gabriel e Carlos Matsura, no lançamento do projeto "Xeque Mate" de Xadrez no Colégio Marechal Rondon, beneficiado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte em Campo Mourão.
QUEM EM CM É PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXEMPLO?
Acho que a grande maioria dos professores de Educação Física de Campo Mourão tem sido exemplos uns para os outros. O importante é que cada um de nós possa reconhecer no outro as suas virtudes e saber aproveitar os bons exemplos para desenvolver um trabalho melhor a cada dia. Seria injusto citar nomes, pois, particularmente, já aprendi muito com vários colegas de profissão. NOTA DO BLOG: Posto imagem exclusiva com profissionais que fazem o nosso esporte e nossa cidadania muito melhor a cada dia: os professores Paulinho, Marcelo Lima, Jair Grasso, Ferruginha, Silvana, Tião Galdino, Sérgio Ueda, Edson "China" Hirata e Itamar Tagliari.
QUAL A SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? QUEM FOI O “CULPADO”?.
Fui atleta de Campo Mourão por vários anos na modalidade de basquetebol. Comecei a treinar com o professor Villa em 1980, e, dentro do Colégio Afirmativo, praticava várias outras modalidades com o professor José Luiz Moreira.
Fui campeão de competições como Jogos Estudantis, Olimpíada Comerciária, Jogos Abertos de Campo Mourão e fase regional de Jogos Abertos do Paraná.
Em 1987, participei do time de basquete masculino que conquistou a medallha de bronze na fase final dos Jogos Abertos, comandado pelo folclórico Rosa (Carlos Gomes de Oliveira). Também atuei como atleta em Maringá. Como profissional de Educação Física, comecei a trabalhar com o futsal feminino no Colégio Jaelson Biácio, onde conquistamos os títulos das fases municipal e regional dos Jogos Colegiais. No Colégio Unidade Polo, continuamos a trabalhar na modalidade de futsal feminino, mas devido a quantidade de alunas que tinham o gosto pela modalidade, de 2005 a 2008 participamos dos Jogos Colegiais do Paraná no futebol de campo feminino, onde conquistamos 3 títulos paranaenses na categoria B (de 12 a 14 anos) e outros 2 títulos na categoria A (de 15 a 17 anos). No futebol tivemos a honra de representar o Brasil nos Jogos Sulamericanos Escolares em 2007. Em 2009/2010, em trabalho conjunto com o amigo Ferruge, conquistamos bi-campeonato do futsal feminino na Categoria A, o que nos credenciou a representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares no ano passado, em Maringá, e neste ano em Goiânia, no mês de dezembro.
Em conjunto com o Professor Paulinho, também tivemos conquistas importantes para o Colégio Unidade Polo na modalidade de Atletismo, principalmente nos anos de 2003 e 2004.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO E ÍDOLO?
Meus esportes preferidos são o basquetebol, o futebol e o futsal. Sou palmeirense. Cito como exemplo de garra e dedicação no esporte o saudoso Ayrton Senna.
Para Ismar e todos os palmeirenses, na imagem abaixo, um dos gols marcado por Jorge Mendonça, na goleada histórica por 4 a 1 sobre o Flamengo, em pleno Maracanãm em 1979.
E abaixo, o time palmeirense de 1979 no Campeonato Brasileiro dirigiro por Telê Santana. Rosemiro, Gilmar, Beto Fuscão, Polozzi, Pedrinho, Jorge Mendonça e Cia.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER?
Gostaria de proporcionar melhores condições de vida para algumas atletas carentes que já passaram pelas minhas mãos.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Não me recordo de nada que gostaria de ter feito diferente.
QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Decisão da medalha de bronze do basquete masculino nos Jogos Abertos do Paraná, em 87, em Campo Mourão. Vencemos Londrina por 90x87, com os pontos decisivos nos segundos finais. ÉTICA EM UMA FRASE É: tomar a atitude correta em todos os momentos, considerando a conseqüência dela na vida dos demais.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... de dedicação profissional e à família.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL OU FUTSAL QUE VIU OU ASSISTIU JOGAR? O melhor time de futebol que já vi jogar foi a seleção brasileira de 1982, que, mesmo não conquistando a Copa, encheu os olhos.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO? Como vejo constantemente vários nomes consagrados sendo citados neste espaço, gostaria de fazer algo diferente, e citar revelações de Campo Mourão que já se destacam no cenário nacional: Délcio Fraga (atletismo), Ellen Castro (futebol/futsal) e Lara Teodoro (tênis).
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Vilma Terezinha Souza Pinto; Edina Simionatto e Jair Elias dos Santos Júnior (foto). A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: apesar dos problemas, um bom lugar pra se viver. A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ: uma cidade com maiores possibilidades e mais segurança.
O POVO BRASILEIRO SABE VOTAR? Creio que esteja aprendendo, mas ainda comete erros que podem levar anos pra se corrigir.
COMO O SENHOR VÊ O MOVIMENTO ACORDA COMCAM PARA ELEGER CANDIDATOS DA REGIÃO? Creio que seja importante eleger candidatos da região, como também escolher aqueles que, no nosso Estado, representem categorias profissionais importantes dentro da nossa sociedade, como, por exemplo, os profissionais da Educação.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA HISTÓRIA? Um sentimento de alegria pela valorização do trabalho que tenho realizado com o passar dos anos e também da pessoa que tenho procurado ser na cidade onde vivo. QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Joãozinho Batista.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Nunca faça dos seus problemas e obstáculos uma desculpa para o seu fracasso. Encare todos eles como barreiras que você deve vencer para se tornar cada vez mais forte.
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA?
Toada (Boca Livre)
UM LIVRO? A Bíblia
QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? Marley e eu
UM AUTOR? José de Alencar
COMIDA? Pizza
SONHO? Continuar revelando atletas de nível e formando cidadãos ao mesmo tempo.
SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Saudade dos tempos de colégio e faculdade, e do meu pai que se foi no ano passado
MOMENTO INESQUECÍVEL? Viagem ao Chile com o futebol feminino do CE Unidade Polo, em 2007.
HOBBY? Cinema
MANIA? Acreditar nas pessoas.
PROGRAMA? Linha de Passe (ESPN Brasil)
JOGO? Flamengo 1x4 Palmeiras (Maracanã, 1979)
TÍTULO? Bi-campeão dos Jogos Colegiais do Paraná 2009/2010 (futsal feminino – Unidade Polo)
FRUSTRAÇÃO? Não me recordo.
FAMÍLIA É... a base de qualquer ser humano, onde o amor deve ser o fundamento principal.

5 comentários:

  1. Ser professor é transmitir alegria e esperança, coisa que o sempre amimado prof. Ismar sabe muito bem fazer. Peço a Deus que lhe conserve com bastante animação! Um abraço fraterno!

    Obs.: Porque você não aprendeu com o Villa a torcer para o Santos?

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  2. Ao Ismar, meus cumplimentos pela ótima entrevista
    de domingo, ele que fez parte da geração dos anos 80 do basquete mourãonse, tri-campeão do basquetebol mourãoense com a Arcam, sendo nosso companheiro em quadra, e que faz, com Ferruginha um excelente trabalho pelo Futsal feminino. E que demonstra o seu amor a profissão nesta coluna.

    Nelson Pedro Martins

    ResponderExcluir
  3. Parabens a a esse grande professional, que com grande competência e amor traço seu sucesso profissional.

    ResponderExcluir
  4. Ilivaldo,
    Parabenizo voce pela feliz escolha.
    Ismar alem de um exelente profissional, é um otimo amigo.
    Parabens Ismar, homenagem mais que merecida.
    Amamos voce, pela sua forma simples e pura de ser.
    Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Ismar pela homenagem e reconhecimento. É o estímulo para continuar fazendo sempre o melhor para a difusão e preservação da história do Paraná.

    ResponderExcluir