13 de set. de 2010

PROFESSOR CHINA E MEDALHISTA VANDERLEI são homenageados pela Câmara de Vereadores em CM


Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (13/9), no auditório do Sebrae, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fez a entrega de títulos honoríficos do Município a dois esportistas: o professor Edson Hirata e o ex-maratonista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. Um bom público prestigiou a cerimônia e a outorga dos títulos foi proposta através de projetos apresentados pelo vereador José Pochapski (PPS), subscritos pelos demais edis mourãoenses. A sessão solene foi presidida por Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB) e secretariada por Helton Borges. Empresários, lideranças comunitárias, autoridades, populares e muitos esportistas compareceram ao evento.
Edson Hirata recebeu o Título de Cidadão Honorário de Campo Mourão. É a primeira vez que o Legislativo Mourãoense concede a honraria – a principal do Município - a um esportista. Criado em 1947, o Município concedeu o primeiro Título de Cidadania Honorária em 1955. Ao longo dos últimos 55 anos, a honraria do concedida a presidentes da república, senadores, ex-governadores e ex-prefeitos, médicos, pioneiros, religiosos, empresários, desembargadores, servidores municipais aposentados, juízes, etc.
Edson Hirata é um dos principais responsáveis pela difusão da prática do basquete em Campo Mourão nos últimos anos, com a formação e revelação de inúmeros atletas. O trabalho tem projetado o Município e as equipes locais têm alcançado posição de destaque em importantes competições.
Mérito
Vanderlei
Cordeiro de Lima recebeu do Município de Campo Mourão o Título de Mérito Desportivo. Nascido em Cruzeiro do Oeste, o homenageado trabalhou como bóia-fria, quando aproveitava o pouco tempo de folga para correr. Ao longo de sua carreira, venceu inúmeras competições nacionais e internacionais. Porém, tornou-se uma das celebridades dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 quando, após liderar a maratona até cerca do 36º quilômetro, foi atacado e derrubado por um fanático religioso irlandês, o ex-sacerdote Cornelius Horan. Ajudado por alguns espectadores da corrida, retornou a prova e ainda conseguiu garantir a medalha de bronze, sendo aplaudido de pé quando entrou no estádio Panathinaikos.
Por seu feito, seu espírito esportivo e humildade após a prova, Vanderlei foi ainda agraciado com a Medalha Pierre de Coubertin concedida para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória e que é considerada uma honra elevadíssima atribuída pelo Comité Olímpico Internacional. Antes de Vanderlei, o último atleta a receber a homenagem tinha sido o velejador canadense Lawrence Lemieux, que nos Jogos de Seul, em 1988, abandonou a disputa de sua prova para salvar uma pessoa que havia caído no mar. Dois outros atletas a receberam postumamente, o tcheco Emil Zatopek e o alemão Lutz Long. O ex-maratonista encerrou sua carreira em 31 de Dezembro de 2008, fazendo seu tradicional aviãozinho.
Solenidade - A entrega das comendas aos homenageados foi feita pelo autor dos projetos, vereador José Pochapski, juntamente com o prefeito Nelson Tureck.
Texto e fotos: Antonio Luiz de Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário