20 de set. de 2010

AGNALDO FEITOSA e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


Nesta terça-feira (21) é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi escolhida em um encontro realizado em 1982, com todas as entidades nacionais ligadas à causa. A proximidade com a primavera e o Dia da Árvore foram as principais razões para a escolha da data, numa representação do nascimento de reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

No Brasil, o contingente de pessoas com deficiência soma 15,5% da população. Desde os 5 meses de idade, vitimado pela paralisia infantil, faço parte desta parcela da população que, comumente não participa em plena igualdade de condições. Particularmente não posso me queixar, pois recebi apoio para me reabilitar, estudar e, consequentemente, ocupar meu espaço. No entanto, fico triste em ver muitos que não contaram e não contam com o devido apoio.

No dia de hoje, meu protesto: o poder público é o principal responsável pela falta de condições para que as pessoas com deficiência possam participar da sociedade em igualdade de condições. É ele que, por dever, pode oportunizar, através de políticas públicas eficazes, uma condição favorável para atender as necessidades destas pessoas.
Agnaldo Feitoza, escritor e membro da Academia Mourãoense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário