28 de ago. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO:Sônia Okido Rodrigues


A missão da psicologia é promover o bem estar humano e a humildade, o conhecimento e o amor à profissão, são atributos que podem fazer um profissional de sucesso. Essa é a afirmação da professora e psicóloga Sonia Okido Rodrigues, homenageada desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Araponguense de nascimento, assim como o global Tony Ramos, Sônia é uma pioneiras na área de Psicologia com atuação na Capital do Centro-Oeste do Paraná desde 1979. Ela chegou na cidade como psicóloga da Universidade Estadual de Maringá, do Núcleo de Psicologia Aplicada, para realizar Exames Psicológicos visando a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
“Campo Mourão é uma cidade acolhedora que aprendi a gostar, e valorizar”, diz Sônia Okido Rodrigues que nos conta entre outras coisas um pouco da sua história e da profissão que escolheu para sua realização pessoal e profissional.
Uma ótima leitura e excelente semana. A ENTREVISTA DE DOMINGO valoriza, eleva e homenageia personalidades de vários segmentos da nossa cidade. De forma merecida e em vida. Viva!
QUEM É SONIA YASSUE OKIDO RODRIGUES?
Nasci em 06 de março de 1955, em Arapongas, no Norte do Paraná.
Sou filha de pais comerciante Setoco Okido e Yone Tamayose Okido. Sou terceira filha entre 6 irmãos, de uma família numerosa, porém, comum para a época.
Meus pais educaram os filhos com muita sabedoria e consistentes valores morais e espirituais. Sou casada com Cézar Augusto Rodrigues, há quase trinta anos.
Tenho 3 filhos. Cezar Augusto Rodrigues Filho, de 25 anos, está cursando o 4º ano de medicina na Universidade Federal do Paraná; a filha mais nova, Sarah Sayuri Tiemi Rodrigues, 20 anos, está no primeiro ano de medicina, também na UFPR. A filha do meio, Samara Megume Rodrigues, 23 anos, está terminando o curso psicologia na UEM. Samara é casada com Antonio Gonçalves Ferreira, também psicólogo, que cursa o mestrado em Psicologia, na UEM. Meu marido Cezar Augusto Rodrigues, é filho e neto de pioneiros de Campo Mourão, da família de Licinio Rodrigues..
COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Minha infância foi em Arapongas. Desde muito cedo aprendi a trabalhar, estudar e brincar. Éramos em quase vinte crianças da vizinhança que se reuniam à noite (após o fechamento do comércio) principalmente no verão para brincar de bola queimada, balança caixão, esconde-esconde, “Mandrake”, pula corda, salva, e amarelinha, enquanto os pais sentavam nas calçadas cada um trazendo suas cadeiras para contar as mais diversas historias, inclusive as histórias de assombrações, que todos nós ouvíamos atentamente. Foi uma época muito divertida.
DESDE QUANDO ESTÁ EM CAMPO MOURÃO? Vim para Campo Mourão em 1979, como funcionaria da Universidade Estadual de Maringá, psicóloga do Núcleo de Psicologia Aplicada, realizando Exames Psicológicos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
COMO A SENHORA SE DEFINE? Acredito que sou uma boa mãe, companheira, profissional, educadora, que procura ajudar o próximo, acreditando sempre na capacidade de evolução e emancipação das pessoas.
ONDE ESTUDOU? Na Universidade Estadual de Londrina, fui da terceira turma de psicologia.
E A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Após concluir em 1979 o curso de psicologia na UEL, fui aprovada em uma seleção na Universidade Estadual de Maringá-UEM, designada a assumir o cargo de psicólogo do Núcleo de Psicologia Aplicada, uma extensão da UEM em Campo Mourão.
Em 1980, a convite do Sérgio Kfuri, passei a trabalhar também como Psicóloga da APAE na Escola Josephina W. Nunes onde aprendi muito como profissional e ser humano, porém, fiquei até 1991.
No período noturno em 1980 comecei a lecionar as disciplinas de Psicologias nos mais diversos cursos (Administração, Contábeis, Economia e Pedagogia) da faculdade, na época era uma instituição municipal denominada de Facilcam. Por questões de políticas administrativas em 1985 a UEM resolveu fechar todos os Núcleos de Extensão fora do município de Maringá com proposta de incorporação dos funcionários naquela instituição como os de Umuarama e Campo Mourão, obrigando a todos os munícipes destas regiões a se deslocarem até Maringá para obter ou renovar a Carteira de Habilitação.
Num esforço conjunto do Sr. Jintaro Ikeda, na época presidente da CDL, o professor Agenor Krull, presidente da Fundescam (instituição mantenedora da faculdade) e o Cézar Augusto Rodrigues, reabriram o Núcleo de Psicologia, incorporando à Facilcam.
Fiz pós-graduação pela UEL, Doutorado na Wisconsin International University. Atualmente estou cursando o Mestrado Profissional em Políticas Públicas pela Escola de Governo em convenio com a Universidade Estadual de Maringá.
E A OPÇÃO PELO CURSO? Creio que a escolha do curso fui influenciada pela minha mãe que apesar de ter pouco estudo era auto-didata, comprava livros e mais livros, procurando as causas e o alívio para o sofrimento humano.
Pelo Conselho Regional de Psicologia recebi o titulo de Psicólogo Especialista em Psicologia do Trânsito e em Psicologia Escolar e Educacional.
A Psicologia designada pelo Conselho Federal de Psicologia como Ciência e Profissão, é uma área de ampla, profunda e apaixonante do saber humano. Gosto de clinicar e lecionar. Atualmente, o Núcleo de Psicologia Aplicada através do Pró-Diretor de Gestão e Administração, professor Eder Rogério Stela, estamos implantando um serviço de atendimento psicológico a professores, funcionários e alunos da Fecilcam, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento as intrépidas e bruscas mudanças do mundo contemporâneo aos quais estamos expostos.
QUAIS SÃO AS BOAS COISAS DA PSICOLOGIA? A boa coisa da psicologia é porque busca entender e auxiliar o ser humano que se encontra destoado no mundo de hoje. Acredito que a psicologia com auxilio de outros saberes como da medicina, sociologia, antropologia, filosofia e política, explicam o ser e o estar no mundo em todas as dimensões. Porém, a psicologia é a única ciência a explicar e a amparar o ser em sofrimento.
Vivemos num mundo cada vez mais complexo. Antes, o trabalho tomava toda parte da vida da pessoa. Antes da explosão da globalização (dec.80) os valores eram diferentes, a sociedade não era de consumo, era uma sociedade de produtores, em que o mais importante era ser um bom trabalhador, um bom pai de família...tinha uma moral bem estabelecida...os sofrimentos dos homens eram outros ...
Hoje o mundo é de consumo, os valores estão mudando, o homem passa a ser tratado como objeto, valendo até menos que um tênis, menos que um animal de estimação.
Neste mundo “coisificado”, ai está a Psicologia a se preocupar com o ser humano em primeiro lugar. Penso que a psicologia ainda é elitista, são poucos que tem acesso ou condições financeiras de ter um atendimento psicológico E a missão da psicologia é promover o bem estar humano.
COMO NASCE A VOCAÇÃO NA PSICOLOGIA?Acredito que a pessoa vai se fazendo nas relações familiares e sociais, e nessas relações vai despertando o interesse pela compreensão do homem. No meu ponto de vista a Vocação está ligada a predestinação. Se há destino certo, marcado para a pessoa... qual a importância da educação? estudo? trabalho? dedicação? da liberdade e das escolhas?
SER PSICÓLOGA É “JEITO” OU “FORÇA”? Acredito que seja uma mistura dos dois, onde o psicólogo com sua habilidade e através de sua técnica de investigação capta a subjetividade do fenômeno psíquico e o faz desvelar-se de forma organizada.
A PSICOLOGIA DE HOJE É BEM DIFERENTE. É POSSÍVEL MENSURAR ISSO? A psicologia como ciência e profissão ela também é dinâmica, como a evolução dos conhecimentos, do pensar humano, que inserido no mundo de hoje e com as grandes e visíveis transformações, da tecnologia, da cultura, da vida pós-moderna, e devido as crescentes exigências que outrora não havia, na esfera intelectual (tem que saber mais), profissional (tem que fazer melhor), emocional(tem que ser mais controlado) social (tem que relacionar melhor), exigi do homem contemporâneo a excelência em tudo que faz, com desafios cada vez mais complexos e intensos, muitas vezes maior que a capacidade de elaboração e execução.
Assim, a pessoa frente a tantas tensões emocionais acumuladas, se vê fragilizado e vulnerável ao adoecimento mental. Entendo que a saúde mental é a condição primeira para uma melhor qualidade de vida e que todos almejam.
Houve sim mudanças, e é difícil mensurá-las, porém, ela é visível a todos, pelo aumento de casos como: depressão; pânico: hiperatividade; bulling; drogadiçã o, violência etc.
QUAL O CONSELHO PARA QUEM QUER SER PSICÓLOGO? A psicologia como área que estuda a psiqué tem um campo vasto de investigação e como profissão tem um campo vastíssimo de aplicação, a escolha pela profissão não deve ser baseada pelo possível retorno financeiro, mas a escolha deve ser por uma opção altruísta, na preocupação do bem estar do outro.
QUAL A ÁREA DE MAIOR EVIDENCIA NA PSICOLOGIA? Como outras ciências, vê-se a ampliação das áreas de atuação da psicologia, como por exemplo a Psicologia do Esporte, a Psicologia Jurídica, Comunitária, da Saúde, talvez motivado pelo momento político, acredito que a necessidade atual da sociedade é a do Psicólogo Social.
Em uma sociedade que se diz democrática o povo deve exercer plenamente a sua cidadania, deve aprender a exercer conscientemente seus direitos civis, políticos e sociais. Pesquisas apontam que a violência social é inversamente proporcional as garantias dos direitos atendidos. Quanto mais injusta é uma sociedade, maior é o numero de violências.
Na foto abaixo, algumas psicólogas de Campo Mourão.
QUEM SÃO AS PSICÓLOGAS MAIS EXPERIENTES EM CM? Existem boas psicólogas em Campo Mourão... Destacar as experientes e exemplos posso estar cometendo injustiça. Porém, é certo que muitos profissionais exercem sua profissão com responsabilidade, pois hoje em dia, aqui em Campo Mourão, são vários setores da atividade humana que sentem a necessidade de um psicólogo. E essa necessidade reconhecida não vem só pelos meios de comunicação ou de uns poucos profissionais, mas de todo uma classe de profissionais que dedicam com afinco a sua profissão.
O QUE A SENHORA AINDA NÃO FEZ QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER. Gostaria de viajar, conhecer novos lugares.
E A SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA?. Meu pai foi atleta, especialista em corrida de 200 e 400 metros. Ele dizia que essa categoria exigia força, propulsão e rapidez. Durante a infância até a universidade, praticava vôlei, basquete e handebol, e algumas modalidades no atletismo como corridas salto de extensão. Porém, com o trabalho e filhos, infelizmente a pratica desportiva tem ficado de lado. Meu esporte preferido é o vôlei. Sonia, na foto com parentes e amigos.
QUAL É A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Como associada da Sonibram, quando possível, participo das campanhas que também tem suas atividades filantrópicas. Frequentemente sou chamada pelas escolas do município e da região para palestrar com os pais sobre a educação dos filhos. Ideia advinda em 1995 com a Escola de Pais. Atendo também os egressos do Programa Pró-Egresso de Campo Mourão e convivo diariamente com a complexidade das questões que envolvem a violência e a drogadição no município e na região de Campo Mourão.
COMO PROFESSORA, TEM IDÉIA DE QUANTOS ALUNOS JÁ TEVE? Nesses 30 anos como professora da Fecilcam, vejo que é difícil quantificar o números de alunos que já tive, porém, sinto muito orgulhosa ao ver muitos e muitos alunos bem sucedidos e ocuparem posições de destaque espalhadas por todo o Brasil.
ÉTICA EM UMA FRASE É.... o respeito à pessoa humana.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É...De sublime sentimento de gratidão à vida pela gravidez da cunhada Grazi e imensa alegria na espera do neto Raul que está para nascer.
A FECILCAM É.... Uma instituição pública que está crescendo tanto em termos quantitativos como qualitativos que tem ampliado seus compromissos sociais com o município e região. A Fecilcam completou recentemente 38 anos de fundação. Na foto, Joani Teixeira, um dos professores da Instituição e o sonso" Futura Universidade da Comcam".
O POVO BRASILEIRO SABE VOTAR? O povo está aprendendo a votar. Acredito que se o voto não fosse obrigatório, já teria aprendido. Foto do lançamento do movimento Acorda Comcam na Acicam.
COMO A SENHORA VÊ O MOVIMENTO ACORDA COMCAM PARA ELEGER CANDIDATOS DA REGIÃO? Acredito que é um movimento necessário para despertar a consciência de cidadania, da importância da representatividade a nível estadual e federal. Porém, acho que esse movimento teria que partir da junção (difícil, porem não impossível) dos partidos políticos do município e da região acordarem entre si, lançando números de candidatos passiveis de serem eleitos. Pois só assim nós eleitores sentiremos o interesse pela melhoria regional e passaremos a acreditar em nossos políticos, uma classe desacreditada em todo o pais.
A SENHORA ACREDITA QUE CM ELEGERÁ DEPUTADOS EM 2010?É o que todos esperamos e necessitamos... de se ver representar nossos anseios e desejos a nível estadual e federal.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CM: Sérgio Ueda, Itamar Tagliari e Jair Grasso. Na foto, Jair Grasso, o segundo da esquerda para à direita e Itamar Tagliari, o primeiro da direita para à esquerda: comemorações da conquista do handebol de ouro masculino mourãonse.
CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO? Dr. Edgar Rieki, Aroldo Galassini e Dirce Bortotti Salvadori (foto, com quem tive o privilégio de estudar na Fecilcam, no curso de Pedagogia, na década de 80, tendo a psicológa como um de nossas professoras). SER PSICÓLOGA É... Acreditar na capacidade humana e que o mundo pode se tornar melhor.
QUAIS ATRIBUTOS FAZEM UM GRANDE PSICÓLOGO? A humildade, conhecimento e amor a profissão.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... uma cidade acolhedora que aprendi a gostar, e valorizar. Sou Campo Mourão de Coração, e me interesso por tudo que ocorre nela. É
Uma cidade boa para se viver, em constante crescimento, com problemas iguais as outras, que necessita de união política para maior crescimento e desenvolvimento. Imagem aérea de Mariana Cavali
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ..... Uma cidade cada vez melhor e com uma boa qualidade de vida.
QUAL O SENTIMENTO EM RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA? É com muito orgulho e sinto extremamente lisonjeada em receber tamanha homenagem, ainda mais vindo do Ilivaldo, uma pessoa que sempre respeitei e admirei pela atenção e dedicação por tudo aquilo que faz ao longo dos anos de sua vida no meio público.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NA ENTREVISTA DE DOMINGO? Gostaria de ver homenageado os professores Assabido Rhoden e Agenor Krull, por tudo que fizeram pelo ensino superior em Campo Mourão.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? O BLOG é um meio de informação e formação diferenciado, que ressalta principalmente as boas coisas de Campo Mourão, propiciando um sentimento de identidade de pertencimento a uma localidade, como um prenúncio de ação conjunta para a melhoria da qualidade de vida do município e da região.
JOGO RÁPIDO
MUSICA?
Aquarela - Toquinho e Vinicius
UM LIVRO: Perdas Necessárias e A Verdade da Vida
QUE LIVRO ESTÁ LENDO AGORA: História do Pensamento Econômico
UM AUTOR: Jurgen Habermas
UM PROFESSOR: Assabido Rhoden
COMIDA?; Italiana
SONHO? Um mundo melhor
SAUDADES DO QUE? E DE QUEM? Saudades dos que se foram: minha mãe; minha irmã e minha sogra. Saudades do tempo que passei com a minha sogra, de tudo que compartilhamos.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Nascimento dos filhos
HOBBY? filmes
MANIA? Dizem que sou detalhista
PROGRAMA? Noticias ...
JOGO? Vôlei
FRUSTRAÇÃO? nenhuma
FAMÍLIA É... a base de tudo, da educação, do amparo, compreensão e aceitação, do respeito e união.
Nota do BLOG: Obrigado professora Sônia. Pela confiança e amizade. Com simpatia, inteligência, dedicação e sabedoria, abençoada por Deus você com certeza representa com excelência não só a Classe dos Psicólogos, mas também as dos professores, mães e cidadãos, que educam e formam cidadãos para o mundo melhor.

6 comentários:

  1. Que legal, passei a conhecer um pouco mais da personalidade da professora e psicóloga Sônia, esposa do amigo Cézar, com quem mantemos laços de amizades - conheci a Sônia quando veio pra Campo Mourão, fui seu aluno na Faculdade, no curso de Administração - hoje ela integra a família Rodrigues, conheci o seu Licínio, avô do Cézar, pois quando vim para Campo Mourão, passei a residir ao lado de seu armazém, esquina do Supermercado Carreira...
    Parabéns Sônia, continue com esse seu altruismo, contribuindo pela valorização do ser humano...
    Abraços: PVeiga

    ResponderExcluir
  2. A professora Sônia tem um histórico de vida com retidão. Isto é maravilhoso. Peço a Deus que lhe abençoe, juntamente com seus queridos familiares.

    Com estima,
    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  3. Caro Ilivaldo,

    Maravilhosa entrevista da querida amiga Professora Sonia Maria Yassue Okido Rodrigues. Pessoa da maior qualidade que fez e faz a diferença na vida de muitas outras pessoas em Campo Mourão. Profissional dedicada e da maior competência. Fiquei emocionada por ter sido citada por ela, que também foi minha professora, companheira de trabalho e parceria de reflexões ao longo da minha trajetória profissional na Fecilcam. Obrigada Sonia. Parabéns Ilivaldo!.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. OI sou uma das alunas que hoje tem o privilégio de ter aula com essa pessoa exemplar.
    Venho aqui professora lhe parabenizar, pela história de vida, pela família, por sua vida fazer parte da nossa tbm, abraços fique com Deus.
    Muita luz, sucesso nessa sua caminhada que ainda vai longe
    Abraços,
    Daiane

    ResponderExcluir
  5. Ser humano único, é uma honra ter tido-a como minha professora e mestra... A senhora minha eterna gratidão, por tudo que aprendi contigo, por tudo o que não cabe nos livros, mas na cabeça sábia de uma mulher e profissional ímpar...

    ResponderExcluir
  6. Belíssima entrevista de uma profissional ímpar, para mim, foi uma honra poder ter tido-a como minha professora e mestra... Ser humano incrível...

    ResponderExcluir