21 de ago. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: FUTRIKA (Edivaldo Goudinho Lopes)


Quem tem mais de 30 anos e gosta de esportes, conhece o londrinense Edvaldo Goudinho Lopes, o "Futrika". Uma pessoa de bom papo, inteligente apaixonado pelo futsal e tradicional no salonismo ao longo das últimas décadas. Futrika é o homenageado desta semana aqui no Nosso BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Futrika, na infância, morou até os 12 anos em Araruna. Depois, já em Campo Mourão, inciiou sua vida profissional com artes gráficas na área de vendas.
No futsal, foi presença constante nos ginásios JK e Belin Carolo, assistindo ou dirigindo diversas equipes mourãoenses como Teuto Brasil, Fertimourão, Joper, Gráfica Ivaí, Paraná Diesel, e até a Seleção Mourãoense, na companhia do massagista Santo Antonio, o Antonio Ferreira, entre outros.
Pessoa simples, de fácil relacionamento, com muitos amigos,
ele nos brinda com um pouco da sua história e da sua atuação no futsal mourãoense.
Passam os anos, mas Futrika continua como vinho: sempre o mesmo, pessoa pacata, feliz, tranquilaa e fortalecendo as amizades, com a crença em dias melhores para sua família e para todos..
QUEM É FUTRIKA? Sou Edivaldo Goudinho Lopes, filho de Benevenuto Goudinho Lopes e Maria Lopes de Carvalho. Pai de Rodrigo e Rafael, e esposo de Nelci de Oliveira Lopes desde dezembro de 1977. Nasci em Londrina no dia 25 de abril de 1954. Resido em Campo Mourão desde 1966, quando vim de Araruna, morar junto com a minha irmã para estudar e trabalhar.
PORQUE FUTRIKA, QUEM LHE DEU ESSE APELIDO? Por causa de futebol, nas peladas no campo de terra da Copel onde é hoje o "Santander" e o Posto San Marino. O apelido foi dado pelo amigo Sidnei Arana.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Tive uma boa infância em Araruna, até os 12 anos, depois vim para Campo Mourão onde estudei no Colegio Cristo Rei e comecei a trabalhar em uma bar, com meu cunhado Tito.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Um bom brasileiro, pai de família, religioso e trabalhador, que gosta de vários esportes e de música. Na foto, à direita de Futrika está sua esposa e o cantor Raul Seixas, que se apresentou numa noite chuvosa no Cine Plaza. Raul, em 21 de agosto de 1989, aos 44 anos de idade, faleceu, motivado pelo uso de drogas.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Completei o Segundo Grau no Afirmativo, fiz cursos de Relações Humanas, Introdução de Administração, Psicultura, Cafeicultura, Arbitragem e Técnico de Futsal, Técnicas de Vendas.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Comecei a trabalhar aos 8 anos ajudando meu pai no açougue em Araruna e ajudando na Roça com meus irmãos. Aos 12 anos vim para Campo Mourão estudar e trabalhar. Nesse tempo ajudava no bar do meu cunhado e depois comecei a trabalhar na Grafica Mourãoense. Em seguida, trabalhei na Casa Rosa como vendedor de ferragens, na Cristo Rei Calçados, Banco Bamerindus, Teuto Brasil e em 78 montei a Futrika Filtros e Freios. Em 1979, mudei para Xinguara e montei a Auto Elétrica Paraná, que em 1982 perdi por causa de incêndio. Retornei a Campo Mourão onde trabalhei na Valmar Tratores, Grafica Ivai, Nerigraf e Kromoset. Em Outubro de 1987 entrei para a Rádio Rural FM, na área de vendas, onde estou atualmente. Na foto, o bom time de Fertimourão.O QUE MAIS GOSTA DE FAZER? Aproveitar os momentos de Lazer, assistir um bom jogo na TV, ir para o Sitio e reunir com a familia e amigos. No timaço da Joper, outra presença de Futrika no JK.COMO ESTÁ O APOIO E PRESTÍGIO DA CIDADE AOS EVENTOS? Graças ao No Hall que minha família adquiriu durante os 9 anos de realização de eventos em Campo Mourão, o público tem presitigiado sempre nossos eventos, com uma grande diversificação de público.
QUAIS SÃO OS ENTRAVES PARA SER UM BOM EMPRESÁRIO ATUALMENTE? Burocracia e desconhecimento real de onde esta investindo. QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Treinei a equipe da Teuto Brasil de 1970 a 1979, de 1980 a 1992 treinei Grafica Ivai, Parana Diesel, Joper, Seleção de Boa Esperança, Seleção de Iretama, Fertimourão e Seleção de Campo Mourão nos jogos Abertos. No ínicio da década de 90 fundei a escolinha da Joper onde dezenas de crianças tiveram oportunidade de aprender a jogar futebol com respeito e determinação.
DESDE QUANDO É APAIXONADO POR ESPORTE? Desde que me entendo por gente. Na foto o repórter Roberto Soares, hoje na TV Cidade Sul, nos tempos da Rádio Humaitá.
QUEM FOI O "CULPADO"? O seu "Zé 14", que foi o meu primeiro treinador de futebol de campo. Nota do BLOG: José Fernandes é pai dos conhecidos Cícero e Pedro Fernandes. Era de Garça, no estado de São Paulo e tinha uma carroça com o número 14 e Aí ficou o "Zé 14". Em Araruna ensinou muita gente a jogar futebol, mas não gostava de futebol de salão. Ele recebeu homenagem tendo o seu nome como referência do ginásio municipal em Araruna, que antes era conhecido como "Osvaldão, em homenagem ao prefeito Osvaldo Valarini, que o construiu em sua gestão.
NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADES JOGOU? Futebol de Campo, Pebolim e bolinha de gude.
QUAL O SEU ESPORTE, TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO? Futebol, meu time é o Santástico e meu ídolo é o Ayrton Senna.
QUAL PROJETO AINDA GOSTARIA DE REALIZAR? Voltar a cordenar escolinhas de base de futsal em Campo Mourão!
QUAL É SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Procuro ajudar meus próximos no que esta a meu alcance, participo também de eventos na Igreja Católica.
QUEM EM CM É UM ESPORTISTA EXEMPLO? POR QUÊ? Carlão Tagliari, foi um atleta dedicado e sempre foi um homem íntegro, honesto e religioso. QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Ir morar no Pará com minha familia por 3anos.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Disputar uma eleição para vereador em Campo Mourão e não ser eleito por 63 votos.
ÉTICA EM UMA FRASE É: Respeito ao proximo.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Dever de pai cumprido
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDICÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Conhecer todo o Brasil.
Futrika, na foto, com o time da Paraná Diesel.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL OU FUTSAL QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? O extinto time da Perdigão.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO?
Joaquim da Joper, Luiz Carlos khel e Itamar Tagliari.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Prof. Ephigênio José Carneiro (Foto, autor da lei que instituiu a Bandeira do Município de Campo Mourão); José Aroldo Galassini e Tauilo Tezelli.
O SENHOR ESTÁ AFASTADO DO ESPORTE. POR QUÊ? Desilusão com os dirigentes. Na foto, Futrika na equipe da Teuto Brasil. O FUTSAL, ALÉM DAS REGRAS, MUDOU MUITO EM RELAÇÃO AO TEMPO EM QUE O SENHOR ATUAVA? Mudou bastante, facilitou para os craques jogarem. Na foto abaixo, o time de Joper com Joaquim Ovídio, Futrika, Ademir Lima,Ademir Ruzon, Carlão, Ticão, Vininho - um dos grandes esquadrões da história do nosso salonismo. A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ?: Um barco à deriva. - No futuro espero Segurança.
GOVERNO NELSON TURECK É: Populista.
GOVERNO LULA É: Populista.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? É gratificante ser homenageado e estar entre as personsalidades de nossa cidade.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Pedro Cordeiro. Futrika, e leitores, revejam a ENTREVISTA COM O PEDRO CORDEIRO no linkhttp://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/08/entrevista-de-domingo-pedro-cordeiro.html
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?
Aconteça o que acontecer acredite em Deus e em em você mesmo.
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA?
Sertaneja.
UM LIVRO? Grandes Sertão Veredas.
UM AUTOR? Jorge Amado.
UM PROFESSOR? Jader Liborio D`Avila. (Na foto com a homenagem Troféu Tocando de Primeira).
COMIDA? Peixe recheado.
SONHO? Paz mundial.
SAUDADE? Campeonatos citadinos.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Nascimento dos filhos.
HOBBY? Viajar.
MANIA? Falar muito.
PROGRAMA? Pescaria.
JOGO? Truco.
TÍTULO? Copa 70 Mexico.
FRUSTRAÇÃO? Não ser eleito vereador.
FAMÍLIA É...União.

3 comentários:

  1. Ilivaldo...muito boa a entrevista com o grande Futrika.
    Mas me diga, esse reporter da foto sou eu mesmo?..rsrs

    ResponderExcluir
  2. Ilivaldo, Parabéns pela entrevista... é um prazer recordar e saber um pouco mais da vida do Futrika...

    Futrika, fiquei muito feliz em receber este elogio que você fez a minha pessoa...
    Parabenizo também você por sua luta, garra e dedicação a sua família, ao esporte e ao trabalho...

    Que Deus continue lhe abençoando e Nossa Senhora ilumine sempre você e sua família...

    Um grande abraço de seu amigo Carlão Tagliari

    ResponderExcluir
  3. Um abraço fraterno ao amigo Futrika e seus familiares. Parabéns pela retidão de vida. Deus o abençoe!

    Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir