3 de jul. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: TIO MIGUEL (Miguel Antunes de Oliveira)


Exemplo de vida. Sinônimo de alegria e de alto astral. E de bem com a vida fazendo o ambiente e os amigos muito melhor. Esses são alguns dos atributos do catarinense nascido e batizado Miguel Antunes de Oliveira, e conhecidíssimo como "TIO MIGUEL".
Ele é o personagem desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no Nosso BLOG.
Tio Miguel é uma lenda viva, um exemplo para todos. Sua presença contagia sempre. Ele é muito estimado e querido pela comunidade e pelos amigos do Lions Clube de Campo Mourão, onde ainda, quase aos 90 anos, faz questão de participar.
Prestigiado pela comunidade mourãoense que o recebeu em 1958, quando tinha 38 anos de idade.
Catarinense de Tangará (foto abaixo), que antes se chamava Rio Bonito, Tio Miguel tem muitas histórias para contar, muitas músicas para cantar e muitos amigos para celebrar.
Confira a ENTREVISTA DE DOMINGO que mostra, apenas um pouco da trajetória deste simpático e inteligente "TIO MIGUEL": gente que merece esta homenagem, e é motivo de orgulho para Campo Mourão. Viva o Tio Miguel! Com o filho Adoniran, o sobrinho Mário e a amiga Edorly Massaretto
QUEM É TIO MIGUEL? Sou Miguel Antunes de Oliveira, nasci no dia 29 de setembro de 1920, em Tangará, Santa Catarina, que era chamado de Rio Bonito e depois se emancipou. Fui casado com Iria Antunes, sou pai de Adoniram, tenho dois 2 netos e bisnetos.
Sou uma pessoa alegre e feliz, acho que esse meu jeito de ser é hereditário, herdei da minha mãe Alcíria, que era assim, bem diferente do meu pai Praxedes, muito sério e rígido. Sou o único filho homem de uma família com cinco irmãs.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Até os 8 anos morei em Lages, e depois voltei para Tangará. Estudava de manhã e trabalhava a tarde, comecei a trabalhar com 12 anos, queria estudar, mas naquela época era muito difícil. Lembro bem que nós fazíamos os nossos próprios brinquedos, de madeira, usando parafusos e outras coisas. Era bem diferente de hoje.
ONDE E COMO CONHECEU A SUA ESPOSA? A Íria era de Campo Bom, um dia ela foi a Tangará acompanhada de seus pais visitar seu irmão, Oscar, que era sapateiro. Então foi ao baile e eu também fui. Quando a vi já fiquei de olho e a chamei para dançar. Tudo aconteceu num baile do dia 7 de setembro de 1942, foi ali que tudo começou e em em 1944 nos casamos.
QUAL É O SEU ESPORTE, TIO MIGUEL? O meu esporte sempre foi dança, sempre gostei de dançar, desde os 12 anos, e a família ia junto. Na foto abaixo, recepção em Tangará, da equipe de futebol e bolão com chegada triunfal na cidade. Itacyr Tagliari, pai de Itamar, Carlão , Luisinho e Vanderlei - o terceiro, da esquerda para à direita, na segunda fila, segundo Tio Miguel, foi destaque e goleador no futebol e muito bom também no bolão.
O primeiro, sentado, à esquerda, Tio Miguel, na Banda de Tangará
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Aos 12 anos, comecei a trabalhar numa firma de secos e molhados que vendia de tudo - roupa, calçados, tecidos-, e a gente tinha que fazer as contas tudo na caneta, no lápis, era manual. A gente tinha que aprender mesmo.
COMO FOI A SUA VINDA PARA CAMPO MOURÃO? Cheguei aqui com 38 anos de idades. O meu concunhado Aldo - Aldo Casali- veio para cá e montou uma firma de mecânica industrial, pois aqui tinha muita madeira e serraria. Ele montou uma oficina e me chamou para tocar a loja de peças que tinha equipamentos para serraria e marcenaria. Cheguei aqui num dia de Folia de Reis. E quando acabaram praticamente as serrarias, a loja passou a vender ferramentas agrícolas, pois tinha acaba do o ciclo da madeira e entrava o da agricultura com o início da s lavouras. Fiquei trabalhando por 23 anos com a loja e depois, me aposentei em 1983.
E NA ÁREA SOCIAL, QUAL FOI SUA ATUAÇÃO NA CIDADE? Fui provedor da Santa Casa, juiz de paz sem remuneração, fiz mais de 300 casamentos. Participei de todas as eleições, com satisfação cumprindo com o meu dever de cidadão. Participei da vida social dos clubes Clube Mourãoense e 10 de Outubro, eram casas de madeiras na época, e uma grande festa. Professor Ephigênio, Tio Miguel, Mário Ramos e Massaia Kono
COMO FOI A SUA HISTÓRIA NO LIONS? Comecei quando o Lions em Campo Mourão tinha 5 anos, daquela época, de fundador, hoje só o professor Ephigênio. São 38 anos de boa convivência, amizade e trabalhando em prol dos mais necessitados. Fui presidente no ano 85/86 e padrinho do meu sobrinho Mário Ramos. Dizem que tenho um cargo vitalício, o de diretor animador. Nota do BLOG – Tio Miguel faz questão de continuar freqüentando o Lions, e é um exemplo a ser seguido.
POR QUÊ “TIO MIGUEL”?
Os meus sobrinhos Orlei, Tuta e Horiete me chamavam de Tio Miguel, seus amigos iam ouvindo e foram se acostumando. E o pessoal ia me chamando de Tio Miguel, inclusive, um dos meu amigos, o Anísio (Anísio Moraes) no rádio quando do seu programa me chamava de Tio Miguel. E então o apelido foi pegando, assim nasceu o Tio Miguel. Na foto, Tio Miguel conversando com Nelson Gonçalves, no Clube Mourãoense.
O SENHOR TEM ALGUM TIME DO CORAÇÃO? Não, sou um dos poucos que não torço para time nenhum. Pergunto: é mais brasileiro quem vai a Copa do Mundo ou aquele que acompanha a Guerra Mundial pelo rádio?
De futebol nunca gostei, mas o que gostei mesmo sempre
foi de dançar. Tenho saudades das domingueiras nos finais
de semana quando a gente ia para os salões dançar e conversar com os amigos..
CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO? O Dr. Aroldo Gallassini, que desenvolveu muito a agricultura da nossa região; o Dr. Milton Luiz Pereira e o professor Ephigênio José Carneiro (foto).
CAMPO MOURÃO É... uma cidade que cresce bastante e cada governo fez e faz a sua parte. O povo é bom, trabalhador. O que eu não gosto na nossa cidade são os crimes e a violência que acontece.
A POLÍTICA..... Não é pra mim, nunca fui candidato, não me sinto bem na política, sei que é necessário, mas não é pra mim .
HOMENAGEM... Fui presidente da Associação dos Pioneiros de Campo Mourão, a APIN, participei do Coral Canto e Cultura; em 6 de agosto de 1999 recebi a homenagem como “Vulto Emérito Cultural” (foto) , mas não sou muito dado a homenagens . Mais um evento de sucesso do Lions com criatividade e beleza
QUAL O RECADO QUE O SENHOR DEIXA PARA OS NOSSOS LEITORES? Estudar. Estudar e trabalhar, ter uma profissão. Eu queria estudar , mas não pude, por isso estudar e trabalhar, sendo honesto é tudo. Sinto-me realizado com tudo o que fiz. Muitas coisas mudaram, as coisas mudam, mas mesmo assim, não concordando a gente tem que entender.
Tio Miguel e companheiros do Lions em evento tradicional

3 comentários:

  1. Eita "gurizão" danado, Tio Miguel é um verdadeiro amigo, compartilho com ele a cada 3 meses do Jantar do Grupo de pioneiros dos anos 50, é uma satisfação gostosa bater aquele papo com essa impressionante figura da nossa comunidade... Parabéns Tio Miguel, continue sempre com essa disposição animada que nos conforta e dá muito prazer, alegria e satisfação...
    Abraços: PVeiga.

    ResponderExcluir
  2. Adoniran Antunes de Oliveira4 de julho de 2010 às 21:10

    Ilivaldo:- Disseste-me com muita razao,"homenagem tem que ser prestada enquanto vivo está o homenageado".Estou de pleno acordo,e te agradeço sobremaneira esta singela homenagem a um homem pobro,integro,honesto,trabalhador e que sempre valorizou a vida,ou seja meu Pai,e "tio Miguel"para voces.Busquei,em meus 65 anos de idade espelhar-me na vida e ensinamentos de meu pai,de quem tenho orgulho de ter sido gerado.Estamos muito felizes, seu filho,nora,netos e bisnetos,por esta homenagem,que creemos justa,e que esperamos sirva de exemplo para todos os homens de bem do Paraná, e Campo Mourao.Adoniran Antunes de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ilivaldo e parabéns por ter escolhido o Tio Miguel para ser o homenageado deste dia, só assim todos saberão que em Campo Mourão tem esta pessoa tal especial e maravilhosa que é o nosso Tio Miguel. Nós do Líons de Campo Mourão temos o privilégio de te-lo como nosso companheiro Leão, ele é exemplo para todos nós.
    Tio Miguel. Nós amamos o Senhor.
    Laís Bortolato Machado

    ResponderExcluir