17 de jul. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: CARLÃO, da Kromoset


José Carlos Corrêa dos Santos, o Carlão da Kromoset, mourãoense desde 1973 e londrinense de nascimento, é o homenageado desta semana no Nosso BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO. Apaixonado por futebol desde criança, Carlão torce pelo Atlético Paranaense e Corinthians. Após concluir curso de formação no Senai, Carlão iniciou sua vida profissional no ramo gráfico. Primeiro, em Curitiba, depois em Campo Mourão. Trabalhou nas gráficas Mourãoense, Mourão e Bueno, antes de fundar em 1985 a Gráfica Kromoset, juntamente com José Luis Zanella e Jerônimo João da Silva.
Carlão tem participação ativa nos clubes sociais e no trabalho voluntário na comunidade. Foi diretor do Country Club e da Associação da Panela, na década de 90. Em 1992, ingressou no Rotary Verdes Campos e atualmente é diretor da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam).
Excelente final de semana com ótimas colheitas, bençãos e graças. "Para quem viaja contra o sol é sempre madrugada", escrever Helena Kolody.
Uma ótima leitura a todos.
QUEM É JOSÉ CARLOS CORREIA DOS SANTOS?
José Carlos Corrêa dos Santos, nascido em Londrina em 10 de julho de 1953, filho de Cirilo Corrêa dos Santos e Maria Rodrigues dos Santos, casado com Marina há 31 anos e tem 2 filhas Luciana 29 anos e Bruna 23 anos. Moro em Campo Mourão desde 1973.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi nas cidades de: Assaí – Londrina – Curitiba, junto com os meus 5 irmãos, sendo 4 homens e 1 mulher.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa ssimples e humilde.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Dos 15 aos 18 anos fiz o curso profissionalizante na área de artes gráficas no Senai em Curitiba. Em Campo Mourão realizei o 2º grau no antigo Afirmativo (atual Integrado) e iniciei na Fecilcam o curso de Economia, porém não conclui.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Após a formação no Senai (foto do certificado de habilitação como tipógrafo impressor) trabalhei na Impressora Paranaense, Gráfica Sperandio e Cia Ltda em Curitiba. Em Campo Mourão na Gráfica Mourãoense (proprietário Biju), Gráfica Mourão (proprietário Ivo Chirolli) e Gráfica Bueno (proprietário Walquírio Bueno).
Em 1985 juntamente com José Luis Zanella e Jerônimo João da Silva fundamos a Gráfica Kromoset, que está há 25 anos no mercado, e hoje é uma empresa familiar, conduzida por mim, minha esposa e minhas filhas.
COMO É O DIA A DIA DE UM PROFISSIONAL GRÁFICA? Além do bom atendimento aos clientes e fornecedores, cuido da produção da empresa, desde a confecção do material gráfico até a entrega.
A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA AJUDOU A PROFISSIONALIZAÇÃO DESSA ÁREA? Com a chegada das novas tecnologias como em qualquer tipo de atividade, a empresa teve que se enquadrar e treinar sua equipe. Os softwares da área gráfica e as máquinas off-set contribuíram para a melhoria na qualidade dos serviços, além da agilidade no tempo.
COMO, QUANDO NASCEU A KROMOSET? A Kromoset surgiu em 1º de abril de 1985, através de 3 funcionários qualificados (José Carlos – José Luis Zanella e Jerônimo da Silva) que tinham o perfil empreendedor. Na foto abaixo, equipe de 1985.
O SENHOR TEM PARTICIPAÇÃO GRANDE EM VÁRIAS ENTIDADES: CONTE-NOS UM POUCO SOBRE ISSO E SOBRE ESSE TRABALHO VOLUNTÁRIO. Minha participação começou na diretoria do Country Club e na Associação da Panela na década de 90. Em 1992 ingressei no Rotary Verdes Campos, passando por vários cargos da diretoria até que cheguei à presidência em 1998. Após a presidência, fui assistente do governador do distrito 4630. Durante esse tempo já participava da diretoria da Associação Comercial – Acicam, e atualmente sou o 1º tesoureiro da gestão atual.
Em 2000 iniciei minha participação na Loja Maçônica Rui Barbosa em Peabiru, o qual fui presidente em 2006-2008.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Joguei futebol infantil e juvenil no Juventus – Curitiba. Quando cheguei em Campo Mourão joguei futebol de salão e suíço, mas como lazer. DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO ESPORTE? QUEM FOI O “CULPADO”?. Desde criança, Meu pai e meus irmãos mais velhos.
NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADES JOGOU? Futebol e bocha.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO?Futebol, meus times Atlético Paranaense e Corinthians. Ídolos: Pelé e Zé Roberto - que jogou no Atlético e no Coritiba.
http://papoatleticano.blogspot.com/2010/03/os-titulos-do-clube-atletico-paranaense.html
QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI?
Assistir a Copa do Mundo... minha grande oportunidade em 2014 aqui no Brasil.
COMO É NA SUA OPINIÃO A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE EM CM? No esporte amador é bom. Já no esporte profissional a cidade não comporta esse tipo de investimento, devido a sua manutenção junto aos profissionais.
COMO SE SENTE SENDO UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO? É você que tá falando!!! Em minha opinião ser um empresário de sucesso é cumprir suas obrigações empresariais (estar em dia com seus funcionários, fornecedores e clientes), além disso ser ético e ser participativo nas decisões da comunidades/sociedade que envolve o lugar em que vivemos.
QUAIS AS VIRTUDES PARA UM EMPRESÁRIO SER BEM-SUCEDIDO ATUALMENTE? Honestidade, ética e profissionalismo.
QUEM EM CM É UM ESPORTISTA EXEMPLO? POR QUÊ? Dr. Arthur Kunioshi - na foto, ao lado de Valdemor Vigilato Jr. e João Teodoro de Oliveira Sobrinho, na homenagem com o troféu Tocando de Primeira, na Rádio Rural AM. Ele contribuiu no esporte profissional e amador com sua participação. Além disso, criou o futebol suíço. QUEM EM CM É UM EMPRESÁRIO EXEMPLO? José Nelson Botega (Campoplastic), porque ele pratica os princípios do sucesso: honestidade, ética e profissionalismo. QUAL DECISÃO E TÍTULO FICARAM NA HISTÓRIA EM SUA VIDA? A decisão em 1970 do Campeonato Paranaense na cidade de Paranaguá, com a vitória por 3 a 1 sobre o Seleto, fazendo com que o Atlético (foto) fosse campeão, após 20 anos.
"A volta de Paranaguá foi inesquecível. O breu da noite de chuva na serra do mar foi rasgado por um buzinaço que começou na porta do estádio e varou a noite curitibana. A viagem foi emocionante, eufórica. Era o grito reprimido, preso na garganta por 12 anos de sofrimento, era o sangue, a paixão rubro-negra fazendo renascer a alegria de uma nação inteira. Na estrada, até onde a vista alcançava só se via a imensa procissão rubro-negra voltando pra casa. Em Curitiba, as ruas estavam tomadas desde a baixada até a Boca Maldita, desde o cruzamento da BR 116 e 277 até a Praça Santos Andrade, tudo era uma festa só. Mais uma vez, enterramos o caixâo alvi-verde, mas agora a cerimônia foi cheia de pompa e circunstância. Na hora do adeus, a torcida toda calou para ouvir o toque de silêncio entoado por um clarim que não se sabe de onde veio. Curitiba nunca viu uma festa como aquela....". Está escrito no site do Atlético no http://www.atleticoparanaense.com/historia/titulos.php?strIdFatos=12
ÉTICA EM UMA FRASE É.... a nossa conduta pessoal e profissional na sociedade.
MOMENTO ATUAL EM SUA VIDA: Estável: com saúde, trabalhando muito e em família, participando e contribuindo com a comunidade e tendo momentos de lazer com os amigos.
CAMPO MOURÃO PODERÁ ELEGER MAIS DE UM DEPUTADO NAS ELEIÇÕES? Sim, podemos eleger os 2 candidatos a deputados estaduais, bem como o candidato a deputado federal. Só depende dos eleitores de Campo Mourão e região.
MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? Santos Futebol Clube, em 1968, na Vila Capanema (foto atual), o estádio Durival de Brito, na região do Jardim Botãnico, em Curitiba.
CITE 3 PERSONALIDADES ESPORTIVAS: James Klank, Beline Fuzeto e Carlão Tagliari. - Na foto abaixo, em pé, James é o primeiro da esquerda para à direita, Beline é o quinto e Carlão é o sexto, ao lado do seu pai Itacyr Tagliari, em foto histórica da Associação Tagliari. CITE 3 PERSONALIDADES: José Aroldo Galassini, Nestor Ocimar Bisi e Rui Cruz (foto) AMIGOS... são poucos, mas de confiança: Nestor Ocimar Bisi, Juscelino Fernandes da Costa e Silvio Rogério de Lima.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE? em crescimento: novas empresas, novos profissionais na área da saúde, novos empreendedores e novas lideranças.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO? como a cidade está em crescimento é necessário um acompanhamento / um planejamento na infra-estrutura da cidade (por exemplo: hoje existem muito mais carros do que 10 anos atrás), melhorias na educação, saúde, meio ambiente... GOVERNO NELSON TURECK... como todos os governantes, com erros e acertos.
O GOVERNO LULA.... uma grande preocupação com os menos favorecidos, fornecendo vários tipos de “bolsas” e esquecendo-se do principal: a educação. Existem ainda muitos brasileiros analfabetos, que precisam ir à escola, que precisam entender que é necessário trabalhar. Infelizmente ele acabou prejudicando os empresários das micro, pequenas e médias empresas, que geram empregos, mas que pagam muitos impostos em nosso país.
POR QUE O BRASIL NÃO AVANÇOU NA A COPA DO MUNDO 2010? Em minha opinião o nosso técnico convocou a “velha guarda”, levou jogadores machucados, jogadores despreparados... Deixando em nosso país novos nomes a serem convocados. A minha vontade é que a próxima seleção fosse somente jogadores que atuam em nosso país e não as estrelas de times internacionais.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? Fiquei muito feliz em receber este convite e poder compartilhar um pouco da minha singela vida com os leitores do seu blog.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Minha filha Luciana Mila, da Revista BIS.
QUAL PERGUNTA NÃO FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Fiquei muito satisfeito com todas as perguntas, mas acho que você poderia ter perguntado: QUEM SÃO EMPREENDEDORES DE SUCESSO EM CAMPO MOURÃO? Eu citaria Ater Cristófoli, Alvaro Machado da Luz e Marco Aurélio Weiller.
RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG: é um blog dinâmico, com informações relevantes e que deve ser acessado todos os dias.
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA...
todas do Roberto Carlos.
COMIDA... Feijoada.
SONHO... participar “ao vivo” da próxima Copa em 2014 .
SAUDADE... pai e infância.
MOMENTO INESQUECÍVEL... nascimento das filhas.
HOBBY... Futebol e caminhar com nossa cachorra “Molly”.
MANIA... dormir 15 minutos após o almoço.
PROGRAMA... futebol ao vivo na tv, o programa do Ely na Rádio Rural FM e acessar os noticiários na internet.
JOGO... Brasil x Argentina decidindo a copa de 2014.
TÍTULO... Brasil Hexacampeão.
FRUSTRAÇÃO... algumas que passaram...
FAMÍLIA... a minha família!!!

3 comentários:

  1. Parabéns a você Carlão
    e a sua famlia que é muito linda.
    Um grande empresário com participação nas entidades que é muito importante.
    Agradeço a citação do meu nome.
    Abraços.
    Carlão Tagliari

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ilivaldo, por mais esta homenagem a esta pessoa simples, batalhadora que é o nosso amigo Carlão. E fico bastante lisongeado ao ser lembrado pelo mesmo como personalidade Esportiva de Campo Mourão, ao lado do James e do Carlão Tagliari.Bons tempos e saudades.Na foto postada da A.Tagliari, tirada na cancha do Tagliari, palco de grandes atrações, partidas memoráveis, campeonatos inesqueciveis. Organizavamos campeonatos diversos, dentre os quais tinha o dos gráficos e se não me engano o homenageado também participava, pois sempre gostou de praticar esporte. Sem mais, abraços do Beline.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço em ser seu amigo de confiança Karlão Kromoset, mas desejo a vc a Bruna. Luciana e Marina, muita saude e paz no coração e q vc continue sendo essa pessoa maravilhosa e q essa simplicidade sua sempre replandeça em seu coração para q vc possa compartilhar com todos nós. Digo ainda q te admiro muito e esta confiança sera sempre reciproca e verdadeira,te digo tambem que se aprendi alguma experiencia nessa minha vida pq muitas vezes te ouvi.

    Um grande abraço


    SILVIO LIMA

    ResponderExcluir