24 de jun. de 2010

SÉRGIO UEDA homenageado na Assembleia no Dia do Imigrante Japonês


O mourãoense de coração, Sérgio Ueda, foi um dos homenageados na terça-feira (22), em Curitiba, ao lado de imigrantes japoneses de diversas regiões do Paraná. Ficou lotado o plenarinho da Assembleia Legislativa para acompanhar a entrega do prêmio Kasato Maru e as menções honrosas a homens e mulheres que se destacaram nas áreas da agricultura, educação, esporte, medicina e da cultura.
Proposta pelo deputado Luiz Nishimori (PSDB), essa premiação foi criada visando enaltecer a grande importância assumida, particularmente, pelos imigrantes japoneses na formação da sociedade brasileira e, em especial, a paranaense a partir do início do século XX.
O intuito do deputado Nishimori em todas suas iniciativas relativas à colônia japonesa, é reconhecer a influência de uma cultura milenar que - somando-se aos povos residentes no Brasil quando aqui chegaram - miscigenou-se e enriqueceu hábitos e maneiras de viver de todo um povo.
Discursando em português e japonês, o deputado Nishimori, fez questão de enaltecer as realizações de japoneses no Paraná. Afirmou o parlamentar, durante a homenagem: “Mas, ao retornar ao passado encontramos muitos pioneiros imigrantes japoneses que lutaram por um novo país, sem perder a sua tradição, sem abandonar a sua cultura milenar; pelo contrário mostrando sempre a todos que a cultura nipônica ajudava a harmonizar os usos e costumes do País que os acolheu. Ao adotar a Terra Brasileira como sua pátria, semearam a boa semente do amor fraterno, do trabalho, da perseverança, da honestidade e da prosperidade preparando seus filhos como verdadeiros cidadãos brasileiros. Sim, somos parte da História do Brasil...e a Comunidade Nipo-brasileira se orgulha muito disso!”
Escolhido como representante dos onze homenageados que receberam o Prêmio Kasato Maru, Kenji Oda - do alto de seus 86 anos - em seu discurso, traçou a trajetória dos imigrantes. Relatou que a super população do Japão no século XIX, somado ao fato de que o país estivera 265 anos isolado do restante do mundo - quando o período denominado Xogunato Tokugawa transcorrera sem guerras, sem epidemias e sem emigração – havia ocasionado dificuldades e fome a todo povo japonês. Explicou também que dívidas de pequenos agricultores da época, fizeram com que os mesmos perdessem suas terras e parte da produção não era mais suficiente para o pagamento de impostos muito altos.
Kenji Oda explicou que esses foram os motivos principais que levaram o governo japonês a viabilizar a emigração em massa de imigrantes aos países com que o Japão mantinha contrato de aceitação. Agradecendo em nome de todos, arguiu: “Confessamos que de princípio ficamos relutantes em aceitar essa homenagem, pois sabemos ser uma honra muito grande saber que o Poder Legislativo do Estado que moramos, na pessoa do nosso mais legítimo representante – Luiz Nishimori – propõe o reconhecimento pelos esforços de cada um dentro da sua área de atuação preferida”.
Ao final, Kenji Oda enfatizou que receberem este prêmio orgulha e envaidece a todos e às suas famílias com tamanho reconhecimento.
TROFÉUS
Num Plenarinho que ficou pequeno
para receber tantas pessoas, praticamente todos os homenageados estiveram presentes ao evento. Um a um foram chamados para receber das mãos do deputado Nishimori e do Cônsul do Japão (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Motohiro Hoshino os troféus e as placas comemorativas, sendo que muitos emocionaram-se ao ser agraciado com tal honraria.
Receberam o Prêmio Kasato Maru Kenji Oda, Kenji Uyeno, Kenji Ueta, Masato Fukushima (In memorian), Munetaka Matsubara, Sadatoshi Imazu, Shinichi Numata, Takumi Shimada, Seiichi Kamiguchi, Yoshio Miyazaki e Yoshio Okamura.
E foram homenageados com a Menção Honrosa Carlos Shoiti Horie, Kioji Furukita, Issami Morita, Jiro Masuda, Masayuki Inomata, Takeshi Maeda, Eduardo Otani, Hisako Tashiro (Fujima-Yoshiito), Koiti Sasaya, Mario Hirakuri, Masahiro Sakai, Norio Hiratani (In memorian), Ossami Fukuda, Ricardo Orikassa, Sérgio Ueda, Sumiko Murakami, TachiyoKinoshita (Hanayagui Ryuchita), Takako Kawasaki, Teruko Ogawa, Tokio Bansho, Walter Oguido, Yoshihiro Okano e Tereza Hatue de Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário