10 de jun. de 2010

NA TRIBUNA: Em Barbosa Ferraz, arte românica nos prédios públicos

O jornal Tribuna do Interior, de Campo Mourão, publicou domingo (06/06) matéria do repórter Antonio Márcio, com o título "Barbosa Ferraz: Arte românica nos prédios públicos". Pela qualidade e curiosidade, posto hoje para o deleite dos leitores do BLOG.

Construídos há pouco mais de dez anos, três prédios de Barbosa Ferraz chamam a atenção de quem passa pela cidade. Um deles é a igreja Santa Rita de Cássia. Outros dois são prédios públicos: o Centro dos Idosos e local que até pouco tempo abrigou a feira do produtor rural. As construções foram com arquitetura romana, erguidas com colunas e painéis que dão um toque romano às construções.

A primeira obra construída foi o barracão para abrigar os feirantes. Atualmente no local, funciona uma facção. Na época da construção o município era administrado pela ex-prefeita Elza Marques Gonçalves. Ela recorda que a ideia era deixar a cidade mais bonita. “Pensava em algo diferente. Durante viagens para outras cidades veio a ideia de obras no estilo romano”, pondera. Afastada da vida pública, Elza foi prefeita da cidade por duas gestões: 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Agora, ela se dedica em cuidar da vida pessoal e da sua mãe que sofre de problemas de saúde.

Ele recorda que no local tinha construído um galpão com estrutura metálica. “Era um prédio muito feio para o centro da cidade que precisava ser remodelado. Diante desse fato, fomos atrás de recursos e o dinheiro veio do Ministério da Agricultura”, recorda. No prédio tem também um painel de gessos com desenhos de animais, agricultores e árvores em alusão a história da cidade.

Como a construção foi bem aceita pela população, assim que saiu dinheiro para o Centro do Idoso, a então prefeita procurou a mesma empresa responsável pela primeira obra para que erguesse o segundo prédio. Um fica de frente com o outro. “Realmente são obras muito bonitas. As colunas em estilo romano e os detalhes diferentes do que estamos habituados a ver dá um toque todo especial.” “Fico feliz em ter contribuído para que a cidade se tornasse mais bonita e aconchegante. É gostoso saber que as pessoas que visitam a cidade tiram foto em frente os prédios para levar uma recordação”, pondera.

A igreja Santa Rita de Cássia fica em uma parte alta da cidade. De longe já é possível ver os detalhes das torres. O padre da igreja, João Donizete Pitondo, comenta que o estilo romano foi pensado em função da beleza. O altar que fica no lado de fora da igreja e onde ele celebra as missas para os romeiros de Santa Rita, foi a primeira construção. “Quem participa da igreja aprovou. Já quem visita pela primeira vez fica encantado. As pessoas gostam de ver obras bonitas. Uma construção diferente chama a atenção de quem passa pela cidade”, pondera.
Texto e foto Antonio Márcio, jornal Tribuna do Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário