12 de jun. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO:Bóris Kopko


Quem joga, torce ou vive o esporte em Campo Mourão nas últimas décadas já ouviu falar ou conhece Bóris Kopko, um mourãoense corintiano e esportista que jogou e joga pelos campos e quadras.
Titular da ala direita nos selecionados da Arcam (Associação dos Funcionários da Coamo), não importa a categoria, Bóris é o homenageado deste final de semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Um dos filhos dos professores Nicon Kopco e Ana Michalkiewicz Kopco, Bóris é um apaixonado pelo futebol.
“Comecei a participar pra valer de campeonatos em 1986, depois que conclui a Faculdade. Iniciei jogando futebol de salão como goleiro pela equipe do Hotel São Paulo. Mas foi por pouco tempo, depois comecei a jogar na linha e defendi também as equipes da Mãe Terra, AABB, Coremol, Nipomaq, Arcam, Gráfica Bueno. No futebol, as equipes do América de Campo Mourão, Santa Lúcia de Peabiru, e o E.C. Estrela de Campo Mourão”, enumera Bóris, que tem no seu currículo, participações em diversos campeonatos municipais, extra-amadores, Amadorzão, e citadinos de futebol suíço.
Um bom final de semana com muitas colheitas e realizações. Viva!
QUEM É BÓRIS KOPKO?
Boris Elísio Kopko nasceu em 29 de setembro de 1964, na cidade de Campo Mourão, filho de Nicon Kopko e Ana Michalkiewicz Kopko, solteiro, sempre morei em Campo Mourão.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi em Campo Mourão. Foi uma época maravilhosa. Campo Mourão no final dos anos 60 e nos anos 70 era uma cidade muito tranqüila, e na vizinhança do Country Clube, onde morava e ainda moro, tinha muito espaço para correr, brincar e havia um campinho de futebol em cada esquina. Sempre digo que eu e meus amigos fomos privilegiados em viver a infância naquela época.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Eu me defino como uma pessoa participativa, tanto no trabalho, com meus familiares, amigos e até no futebol. No futebol tem um termo “carregador de piano”. É assim que eu penso que sou, não tenho muitas características de liderança, mas gosto e procuro participar ou ajudar sempre que possível.
Na foto abaixo, Bóris e o fusca 1976 que foi adquirido zero quilômetro por seu pai Niko Kopko. A mais nova Celebridade do BLOG posicionado à frente da Escola Municipal Nikon Kopco, próximo ao jardim Santa Cruz, na saída para Maringá, em Campo Mourão. O fusca foi conduzido por seu pai até 2001 quando do seu falecimento, e após passou a ser dirigido e cuidado pelo filho Bórius. Há 34 anos, o fusca faz parte da família Kopko.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Sempre estudei em Campo Mourão.Da primeira até a quinta série, estudei no Marechal Rondon.A sexta série fiz na Unidade Pólo.A sétima e oitava série, mais o primeiro, segundo e terceiro ano do segundo grau, que na época era chamada de científico, fiz no Colégio Estadual. E o curso superior fiz na Fecilcam, curso de Ciências Contábeis. Emocionante, Bóris recebe diploma de formatura do professor Nikon, seu pai. Imagem de muito valor.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Entrei na Coamo em 1982 como aprendiz datilógrafo. Passei para Auxiliar Adminis trativo trabalhando na Contabilidade da Coamo. Depois passei para a área de processamento de dados, onde fui Digitador, Operador de Computador, Encarregado de Turno. Aprendi na Coamo mesmo linguagens de programação, e hoje trabalho como analista de sistemas da área Fiscal e Contábil. Bóris, na foto, quando recebeu a homenagem pelos 20 anos de serviço na Coamo, ao lado dos diretores da cooperativa Ricardo Accioly Calderari e Sérgio Luiz Panceri.
QUAL SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? QUAIS EQUIPES E CAMPEONATOS?Comecei a participar pra valer de campeonatos da cidade em 1986, depois que conclui a Faculdade. Antes participava, mas perdia muitos jogos, pois não matava aula para jogar bola. O meu pai pegava no pé e exigia que estudasse. E eu respeitava, e hoje eu vejo o quanto ele estava certo. Aliás, mesmo depois que me formei, devia ter jogado um pouco menos e estudado mais. Mas tudo bem, nunca é tarde para estudar.
Comecei jogando futebol de salão como goleiro da equipe do Hotel São Paulo. Mas foi pouco tempo, depois comecei a jogar na linha e defendi também as equipes da Mãe Terra, AABB, Coremol, Nipomaq, Arcam, Gráfica Bueno. Mas foi na Coremol/Nipomaq onde mais joguei, com os amigos Marcélio, Sítio, Márcio, Teruo, Dário, Gilson, Paulinho e muitos outros.
Participamos da época de ouro dos citadinos de Campo Mourão, onde havia uma rivalidade muito grande das equipes da Arcam, Fertimourão e Mecânica Marcos.
Na foto ao lado, Antonio Satoshi Shima, diretor de Esportes da Arcam e gerente de Organização e Sistemas (Geros) da Coamo.
Nos anos 90 é que comecei a jogar futebol suíço e de campo. Joguei vários campeonatos municipais, extra-amadores, amadorzão, e citadinos de suíço. Defendi as equipes do América de Campo Mourão, Santa Lúcia de Peabiru, e o E.C. Estrela de Campo Mourão.
No futebol suíço quase sempre pela Arcam, tendo disputado alguns campeonatos com a Coremol e Posto Cheski, quando a Arcam ainda não participava. Equipe da Arcam, vice-campeã no Interclubes 2010 na categoria Sênior: Wagner, Daniel, Marcélio, Santana, Vanderlei, Gilson, Bóris, Birão, Grendel e Ilivaldo; Erasmo, Vanderlei Gonçalves, Valtair, Baú, Jáder, Aurélio e Marciel.
Destaco nessa participação vitoriosa da Arcam no esporte ao longo dos últimos anos o trabalho, lIderança e dinamismo do nosso diretor de Esportes, Antonio Satoshi Shima, um voluntarioso e apaixonado pelo esporte, que também faz bom trabalho como nosso gerente de Organização e Sistemas (Geros) da Coamo.
Na foto acima, Shima, com o troféu e a homenagem recebida no programa Tocando de Primeira, edição 717, na Rádio Colméia.
NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADES JÁ JOGOU? Joguei vôlei, basquete e handebol somente nas aulas de Educação Física. Gosto destes esportes, mas participação ativa mesmo só no futebol.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E IDOLO? Esporte preferido é o futebol. Teve épocas que gostava mais do futsal, outra época, gostava mais de futebol de campo, hoje gosto mais do futebol suíço, que é um campo mais curtinho e mais fácil de jogar. Futsal e campo exige muita velocidade, e aí hoje fica meio difícil. O time do coração é o Corinthians e ídolo, Roberto Rivelino.
QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Vou falar do esporte profissional. O time do Corinthians campeão mundial, com meio campo formado por Rincón, Vampeta, Marcelinho e Ricardinho. No ataque Edílson e Luisão, goleiro Dida. Tão bom quanto o Palmeiras de 1996, com Djalminha, Rivaldo, César Sampaio, Muller, Edílson e Luisão. Ambos os times comandados por Wanderlei Luxemburgo, hoje em baixa. E o Corinthians, mesmo com aquele timão, não conseguiu ganhar a Libertadores. Coisas do futebol, assim como a Holanda de 1974 e o Brasil de 1982.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO ESPORTE? APAIXONADO OU FANÁTICO? Desde sempre. Quando tem Copa ou Olimpíada, assisto tudo o que posso desses eventos. Sou apaixonado. Mas quando o assunto é o Corinthians, acho que sou mais fanático. E os culpados por isso foram os familiares. Todos eram corinthianos. Até o meu irmão que era mais novo que eu, passou a ser corinthiano. Por quê eu seria diferente ?
O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM “CRAQUE”? Aquele ditado, “nem sempre querer é poder”, se aplica nesse assunto de craque. Para ser craque, tem que ser como um artista, nascer com o dom. Quantos jogadores que se esfoçam, se matam nos treinos e conseguem ser apenas bons jogadores. Craques, são poucos.
QUAL O SEU PASSATEMPO E HOBBY? Tenho muitos hobbys. Gosto de jogos no computador, um baralhinho com os amigos, um bom filme. Gosto principalmente de um churrasquinho e uma cervejinha com os amigos.
QUAL O CAMPEONATO QUE MAIS GOSTOU DE JOGAR? POR QUÊ?
Gosto muito de jogar todos os campeonatos. Os que mais gosto, hoje, são os jogos dos contabilistas e os jogos paranaenses da AABB. Talvez por causa da viagem para uma cidade sede, onde você fica literalmente o dia inteiro jogando bola.
Um campeonato marcante foi o Municipal de Futebol de Campo de Peabiru, onde joguei pela equipe da Comunidade Santa Lúcia, convidado a jogar pelo amigo Edemilson (Sítio), onde nos sagramos campeões. O que marcou foi a maneira como fui acolhido na comunidade, pois era um estreante no time, mas tinha a impressão que estava em casa, tamanha a simpatia das pessoas. E a torcida comparecia em grande número nos jogos e apoiava os atletas. Vibrei muito com aquela conquista.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.... Maravilhoso. As vezes o dia é curto para fazer tudo o que precisa, o que torna a vida dinâmica e alegre.
QUAL PROJETO QUE AINDA NÃO ACONTECEU GOSTARIA DE REALIZAR? Difícil destacar um projeto em especial. No presente, o maior desafio é no trabalho. Temos um objetivo a cumprir ainda para este ano, e no momento estou focado nisto. Sou do tipo “deixa a vida me levar”, e gosto de viver o momento intensamente. Para o futuro, sei que ainda há muito a construir ou conquistar.
QUAL DECISÃO MARCOU SUA VIDA? A vida tem decisões a serem tomadas todos os dias. Uma decisão que não era óbvia e que foi importante para mim, foi no âmbito profissional. Trabalhava na área de Contabilidade, cursava Ciências Contábeis e optei ir para a área de Processamento de Dados (PD). Não parecia lógico, mas acabou dando certo. Hoje continuo na área de PD, trabalhando em sistemas da contabilidade.
QUAL DECISÃO JAMAS TERIA TOMADO CASO PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Foram muitas decisões em que fiquei apenas com o vice-campeonato, que gostaria de voltar no tempo e fazê-las de novo. Mas aí não teria graça, não é mesmo. Mas um vice-campeonato que gostaria de esquecer, não lembro precisamente em que ano, jogava pelo time da Arcam e perdemos de 6 X 2 para a Aertcam, dentro da Arcam. Simplesmente "não fomos" para o jogo.
QUAL O TÍTULO MAIS IMPORTANTE? POR QUÊ? O título mais importante talvez tenha sido o dos Jogos Abertos do Paraná, em 2000, disputado em Campo Mourão, que teve pela primeira vez a modalidade de futebol suíço. Destaco pela repercussão que teve depois da conquista, as pessoas cumprimentando os atletas, satisfeitos com mais um título para Campo Mourão.
Outro título de destaque, foi o de Campeão Citadino de futebol suíço pela Arcam, em 1998, de forma invicta, sendo o primeiro título da Arcam em um Citadino da modalidade. O destaque foi pela união do grupo comandado por Ilivaldo Duarte. Em pé: Pasquini, Biro, Paulinho, Clésio, Nika, Leandro, Fernando, Ilivaldo e Edevilson; Nagaia, Ronaldinho, Hugo, Vandinho, Niltinho, gelsinho, Bóris, Edinaudo e Lucas (filho do Edevilson). Um time muito forte, unido e competitivo, que ficou na história dos títulos da Arcam.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CM? João da Silva Alves, o seu "João Emílio", presidente e fundador do Esporte Clube Estrela, que toca esse time desde os anos 60, um verdadeiro guerreiro do esporte (na foto com o Bóris na tarde de quinta-feira, 10 de junho de 2010);
Carlão Tagliari, um verdadeiro mito do futebol de salão mourãoense e Edson Hirata, o "China", um batalhador pelo basquete de Campo Mourão.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CM? Professor Egydio Martello, um dos ícones da educação de Campo Mourão; Dr. Aroldo Galassini, que tem mais de vinte títulos de cidadão honorário em várias cidades do Paraná e Santa Catarina; Ater Cristófoli (foto), um jovem empresário com muita visão, não apenas empresarial, mas também social.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... Uma cidade acolhedora com vários problemas para serem resolvidos.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? A melhor cidade do Brasil para se morar.
JOGAR PELAS EQUIPES DA ARCAM É.... Muito gratificante. Ser escolhido entre tantos para defender as cores da associação que você gosta muito, que é quase o seu segundo lar, não tem preço.
Outro bom time da Arcam no futebol suíço na década de 90: Djalma, Vandinho, Zé Polaco, Gersão, Ilivaldo, Marcão, Nerildo e Edevilson; Marquinhos, Sagui, Era smo, Moacir, Teté e Bóris.
O GOVERNO NELSON TURECK É... Regular. Confesso que esperava mais do governo Nelson Tureck. Principalmente neste seu segundo mandato, que está bem aquém do primeiro.
O GOVERNO LULA É... Regular. Apesar dos escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro, não há como negar que o país cresceu neste últimos anos, principalmente na política internacional.
O BRASIL NA COPA DO MUNDO? Meu palpite é de que seleção do Dunga vai longe. Se não for campeão, acho que pelo menos entre os quatro primeiros fica.
SAUDADES, DO QUÊ OU DE QUEM?: Saudades da tranqüilidade de Campo Mourão. Tranqüilidade não em termos de progresso, e sim de marginalidade. Antes era possível estacionar o carro no centro e deixar o carro aberto, que nada acontecia. Era muito difícil ouvir falar de homicídio, o que hoje em dia virou banalidade.
Saudades também da família que se foi. Que falta fazem os pais e os avós que moravam comigo.
FUTSAL DE ONTEM EM CM FOI....... Vencedor. Quantos títulos Campo Mourão conquistou. Os ginásios JK e Belin Carollo lotavam quando os times de Campo Mourão jogavam.
Durante muitos anos Bóris jogou ao lado de amigos como Marcélio, Teruo, Márcio e Cia, na equipe da Coremol, entre outras, no ginasinho JK: época áurea do futsal na década de 80.
E O DE AMANHÃ SERÁ.... Vencedor também. Tenho certeza que Campo Mourão achará novamente o caminho dos títulos, porque o povo mourãoense é apaixonado pelo futsal.
QUEM SUGERE PARA SER CELEBRIDADE NA ENTREVISTA DE DOMINGO? Segundo Garibotti, técnico de vários times no Amadorzão, um apaixonado pelo esporte.
QUAL PERGUNTA QUE NÃO LHE FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? ESCREVA A PERGUNTA E A RESPONDA.
VOCÊ JÁ PENSOU EM PARAR DE JOGAR O SEU FUTEBOL ? POR QUÊ VOCÊ GOSTA TANTO DO FUTEBOL ?
Nunca pensei. Inclusive o meu maior medo é machucar e ter que ficar parado. Jogo porque gosto, nunca ganhei nada para jogar futebol. Gosto porque é um desafio, aonde você precisa ter perseverança e superação. E quanto mais o tempo passa, mais aumenta o desafio, e vai ficando mais gostoso ainda.
Nota do BLOG: Está explicado o apelido deste blogueiro a Bóris: o "Interminável!"
O último agachado à direita, Bóris fez parte deste grande time da Arcam, vice-campeão no Citadino de futebol suíço em 1986: Ilivaldo, Mário "Vaca", Vandinho, Biro, Vanderlei, Grendel e Pasquini; Rodrigo (filho do Pasquini), Ronaldinho, Niltinho, Sagui, Carlinhos, Jáder e Bóris.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA?
O primeiro sentimento foi de surpresa. Eu jamais imaginei que um dia pudesse ser o personagem do Entrevista de Domingo, afinal não tenho tanta história assim. Outro sentimento é de uma alegria muito grande, porque é uma honra fazer parte deste rol junto com tantas personalidades que já foram entrevistadas anteriormente.
QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A ENTREVISTA DE DOMINGO? É muito legal. É uma maneira do leitor do blog conhecer um pouco mais da personalidade do entrevistado. E para o entrevistado, a impressão que fica, pelo menos por alguns instantes, é que você realmente é uma personalidade. Ao lado dos companheiros da equipe de Sênior da Arcam, vice-campeão nos Jogos Interclubes de Campo Mourão em 2010 - o quarto da direita para à esquerda, em pé. Celebração da união e do talento do grupo. O sonho do tri ficou para 2011.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?
Deixo um pensamento, recebido por e-mail em um texto anônimo: “A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas uma vez que estamos aqui, temos que comemorar!”.

8 comentários:

  1. Gostei dessa entrevista, fiquei conhecendo mais uma pessoa batalhadora, fui muito amigo de seu pai, professor Nicon Kopko, com quem participamos na lide no serviço público do município, quardo boas recordações desse velho amigo...
    Parabéns Ilivaldo por trazer a lume palavras e feitos de personagens que dignificam Campo Mourão...
    Abraços: PVeiga

    ResponderExcluir
  2. É uma grande Entrevista de Domingo, Boris expressou muito bem o seu pensamento. A sua trajetória é muito interessante, já que faz do esporte uma filosofia de vida, acrescentada de todo um companherismo e respeito aos bons valores.
    Tive a oportunidade de jogar ao seu lado, e campeão, nos campeonatos de futebol Suiço da Arcam, para um jogador de basquete, isto é muita coisa, é um batalhador e grande jogador. Como você disse é preciso curtir este momento de Celebridade, você merece...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Bóris. A entrevista ficou ótima. Sua trajetória como esportista enriquece a história do esporte mourãense. É um orgulho para nós mourãenses e principalmente para a ARCAM, onde somos privelegiados por podermos compartilhar da sua sinceridade, do seu carater e da sua amizade.
    O Ilivaldo acertou mais uma vêz na escolha do personagem para esta ENTREVISTA DE DOMINGO.

    ResponderExcluir
  4. Boris ,um grande amigo .

    ResponderExcluir
  5. Valeu Boris, parabéns!
    Pessoa com simplicidade de fazer orgulhoso qualquer compaheiro...
    Ótima escolha para a entrevista de domingo.

    ResponderExcluir
  6. Bóris, realmente é um orgulho muito grande poder partilhar de sua amizade. Um verdadeiro exemplo de atleta e ser humano. Com o seu jeito quieto e sincero de ser, sabe levar a vida de uma maneira muito simples e saudável. Como nem tudo é perfeito, tinha que ser corinthiano.
    Um GRANDE abraço do amigo Sidney Ribeiro(Pit).

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Bóris,um atleta com grande história.
    Joga porque gosta,por amor a camisa.
    Um grande profissional.
    Tenho ótimas lembranças
    do meu querido professor Nicon.
    Abraços do seu amigo Carlão Tagliari.

    ResponderExcluir
  8. Como posso esquecer o Bóris e seu irmão Igor. Afinal, além de vizinhos que fomos vcs foram exemplos para os meus filhos: Guilherme, Fernando e Ricardo. E ficavam à tarde jogando bola na Rua São Paulo! Que saudade!
    Grande abraço, Bóris.

    ResponderExcluir