19 de jun. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Carlos Tagliari, o "Carlão", o filho do seo Itacyr e da dona Ires


Exemplo de garra, vitalidade, força e disciplina, seja nas quadras do futsal mourãoense e paranaense, nas décadas de 70 e 80, ou fora delas, na sua vida pessoal e profissional.
Um ser humano respeitado e acima de tudo abençoado por tudo o que tem, mas principalmente pelo que é, e da família que é. Esse é um breve resumo do araponguense de nascimento, mas felizmente, mourãoense de coração, um dos ícones do nosso esporte em todos os tempos:
Carlos Álvaro Tagliari, o “Carlão Tagliari”, o “filho da Dona Íris e do seu Itacyr”.
Carlão é o homenageado desta semana aqui no Nosso BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Uma homenagem ao terceiro filho do casal Itacir Tagliari (in memoriam) e Ires Lorenzoni Tagliari, e Irmão de Wanderley (in memoriam), Itamar, Sonia e Luiz Carlos. O esposo de Lori Pasinato Tagliari e o pai de Carla Cristina Tagliari (E não poderia ter uma outra foto melhor para abrir esta homenagem!)..
“Sou um abençoado por ter nascido numa família maravilhosa. Prezo muito os valores familiares e sou também muito religioso, acredito e confio muito em Deus e Nossa Senhora. Sou um batalhador e amante do futsal. Desde que eu nasci sou apaixonado pelo esporte. Acredito que os culpados foram “Seu” Itacir e a Dona Ires que sempre nos incentivaram muito a pratica esportiva.”
Carlão, na letra do Hino de Arapongas: " Cidade dos Passarinhos. És o orgulho do sertão. Alegres e bem juntinhos. Cantamos tua fundação. Avante bela Arapongas. Forte esteio da Nação. Guardo tua bandeira. Dentro do meu coração. Arapongas... Arapongas... Muito forte varonil. Arapongas, arapongas. Um Celeiro do Brasil.
Parodiando o hino da sua cidade Natal, Carlão, tento homenagear você e sua família. Apenas tento, pois a emoção não é pequena, sendo esta uma grande missão.
Família Tagliari.
És o orgulho de Campo Mourão.
Alegres e unidos em todos os momentos.
Canto, louvo a Deus e vibro por ter formado verdadeiro cidadão.
Viva Família Tagliari.
Forte e exemplo de primeira,
Guardo tuas imagens de cada momento, cada lance,
dentro do meu coração.
Tagliari, Tagliari, é emoção de montão!
Viva!
QUEM É CARLOS TAGLIARI? Carlos Álvaro Tagliari é o terceiro filho de Itacir Tagliari (in memoriam) e Ires Lorenzoni Tagliari. Irmão de Wanderley (in memoriam), Itamar, Sonia e Luiz Carlos. Casado com Lori Pasinato Tagliari e pai de Carla Cristina Tagliari.
Nasci em Arapongas-PR (foto) em 02 de setembro de 1949. Com um ano de idade nos mudamos para Anápolis (GO) porque meu pai foi trabalhar num frigorífico - ele era comprador de boi. Em 1954 vim para Campo Mourão, pois meu avô (Giocondo Tagliari) morava aqui. Ele abriu um açougue na Rua Mato Grosso, e assim iniciamos nossa vida na bela e promissora Campo MourãoONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi em Campo Mourão, nós morávamos numa casa onde hoje se encontra o hotel do seo Antonio Klepa (Campo Palacae Hotel). Como não poderia deixar de ser, tinha um gramado ao lado da casa onde jogávamos bola. Desde pequenos ajudávamos o pai e a mãe no açougue. -Na imagem, Carlão e o seu pai Itacyr, em uma das muitas fotos históricas do esquadrão da Associação Tagliari.
Nós colecionávamos álbuns de figurinhas e jogávamos “bafo” para ver quem ganhava as figurinhas.
Também jogávamos bolinha de gude. Com aproximadamente 13 anos fui para o seminário, em Assis, no estado de São Paulo, onde fiquei por um ano.
Depois, fiquei mais um ano no seminário em Maringá, mas vi que minha vocação não era para ser Padre.
Foi nesse ano (1964) que fui convidado pelo Corinthians Mirim, de Maringá, fui a São Paulo para realizar amistosos com o time do Corinthians Paulista. Na minha infância, o futebol era praticamente vivido 24 horas por dia.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou abençoado por ter nascido numa família maravilhosa. Prezo muito os valores familiares e sou também muito religioso, acredito e confio muito em Deus e Nossa Senhora. Sou um batalhador e amante do futsal.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Estudei nos colégios Santa Cruz, Estadual e no Rondon. No seminário de Assis (SP) e Maringá (PR). Em Apucarana, no colégio São José, no internato (imagens do colégio em Apucarana nas décadas de 50 e 80.) Estudei até a quarta série ginasial. Fiz diversos cursos na área empresarial.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Iniciei com meu pai na firma Tagliari, na compra e venda de suínos, juntamente com o açougue, nesta época, trabalhávamos também com o transporte de suínos para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Aos 24 anos, iniciei no ramo do comércio, com a abertura da Casa Tapi de Materiais Esportivos, juntamente com o professor de Educação Física, Vicente Piazza Filho. Daí o nome TAPI - TA de Tagliari e PI de Piazza. Aproximadamente um ano depois comprei a parte do professor e continuei sozinho as atividades. A Casa Tapi já está há 37 anos no mercado, atendendo com tradição e muito carinho toda a cidade de Campo Mourão e região. Quero deixar aqui o meu agradecimento aos meus queridos pais, Itacir (in memoriam) e Ires, que muito me incentivaram. À minha querida esposa Lori e minha filha Carla, que são minhas companheiras na luta diária e que sempre me apóiam. Meu eterno agradecimento ao meu querido irmão Wanderley. Agradeço também a todos os meus funcionários, em especial a Josi e a Sandra, pelos anos de dedicação. Aos clientes e amigos que sempre nos prestigiam, o nosso Muito Obrigado! - Na imagem, Carlão com a camisa da Joper, na década de 80, sendo entrevistado por João Nereu, no rádio mourãoense.
NO ESPORTE: JOGOU ALGUMA MODALIDADE? Fui atleta de futebol de campo e salão. Eu também gostava muito de jogar ping-pong no Clube 10 de Outubro e em casa.
QUAL SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? QUAIS EQUIPES E CAMPEONATOS DEFENDEU? Iniciei no futebol de campo no São Paulinho de Campo Mourão(Imagem abaixo).
Em seguida, fui atleta da Associação Tagliari, no futsal, sendo campeão do 1º Torneio da Amizade (1969), do Citadino de Futsal na década de 60 e 70, do Torvetur, em Guaíra. Sou bicampeão da Taça Paraná de Futsal.
Fui Campeão dos Jogos Abertos do Paraná em 75, pela Seleção de Campo Mourão representada pela Associação Tagliari. Campeão pela Tagliari do 1º Jogos Abertos de Futebol de Salão do Paraná, em 1977.
No ano seguinte, em 1978, recebi da Federação Paranaense de Futsal, pela Associação Tagliari o diploma de “Disciplina Exemplar” dos últimos 7 anos. Disputei o Campeonato Brasileiro de Futsal Interclubes, no Rio Grande do Norte (1980) - foto abaixo em Currais Novos, no RN- e em Cuiabá (1981). Também através da Associação Tagliari participei da inauguração dos ginásios “Moringão” em Londrina, “Chico Neto” em Maringá, do “Lagoão” em Apucarana e em diversas quadras e ginásios, pois a Associação Tagliari era sempre convidada para as inaugurações.
Participei de amistosos no Paraguai, também pela A. Tagliari. Fui convocado e joguei pela Seleção do Paraná no Campeonato Brasileiro em Fortaleza, no Ceará.
Fui campeão do primeiro Campeonato de Aniversário da cancha Itacir Tagliari, pela Casa Tapi, em 1975. Campeão dos Jogos Abertos do Paraná em 1975, tetracampeão pelo DER, no futebol de Campo, na Liga de Futebol de Campo Mourão e pentacampeão pelo DER em 1976/77.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E ÍDOLO? Futsal. São dois os meus times do coração, Associação Tagliari e o Santos Futebol Clube. Meu pai Itacir (in memoriam) que foi um grande centroavante no futebol de campo e o Rei Pelé.
QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Associação Tagliari e Santos Futebol Clube.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO ESPORTE: CONSIDERA UM APAIXONADO OU FANÁTICO? QUEM FOI O “CULPADO”? Desde que eu nasci sou apaixonado pelo esporte. Acredito que os culpados foram “Seu” Itacir e a Dona Ires, que sempre nos incentivaram muito a praticar esportes. O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM CRAQUE? Uns já nascem natos, mas é necessário muita dedicação, perseverança, disciplina e muito treinamento.
QUAL O SEU PASSATEMPO E O QUE FAZ COMO HOBBY? Conversar com a minha filha Carlinha no MSN e navegar pela internet, sempre buscando novos conhecimentos.
QUAL CAMPEONATO MAIS GOSTOU DE JOGAR? POR QUÊ? Campeonato Paranaense de Futsal, Campeonato Brasileiro de Futsal, Copa Tibagi, Campeonato Amador de Futebol de Campo, Interclubes de Futebol Suíço e os amistosos que fazíamos para inauguração de quadras. Todos os campeonatos me emocionavam muito, tanto pelas jogadas, como pelas amizades e pelo conhecimento. Marcaram porque está no sangue, uma emoção muito grande.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.... ter uma esposa maravilhosa e uma filha Mestre em Educação Física”- Na imagem, Carlão em um momento histórico e maravilhoso em sua vida: em dezembro de 2000, no palco do Teatro Municipal de Campo Mourão, recebendo de sua filha Carla o troféu Tocando de Primeira, alusivo aos 25 anos da conquista do título de campeão dos JAP`s 1975, no futsal, em Paranavaí. Um evento, o "Oscar do nosso esporte", que nao imagino como fizemos e que jamais faremos um outro igual e memorável como àquele. Deus seja louvado. Você merece Carlão esses dois troféus. Viva!- E ter ainda comigo, uma mãe e uma sogra maravilhosa, bem como meus irmãos e irmã, sobrinhos e sobrinhas, parentes e amigos. O meu momento atual é o momento de ser feliz.

QUAL PROJETO QUE AINDA NÃO ACONTECEU QUE GOSTARIA DE REALIZAR? Realizar novos investimentos na Casa Tapi. QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? O casamento com minha esposa Lori, o nascimento de minha filha Carla bem como ser um atleta e fundar a Casa Tapi de Materiais Esportivos. QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Nenhuma, todas as atitudes tomadas foram oportunas para o momento em que aconteceram.
QUAL O TÍTULO MAIS IMPORTANTE? E POR QUÊ? Os títulos são diversos no esporte, todos muito importantes para mim porque disputávamos com muita garra e determinação.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Meu estimado irmão Itamar Tagliari; Paulo Gilmar Fuzetto e Adionir Ramos (o Ádio).
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Padre Ademar, Dilmar Daleffe (foto), por sua dedicação à Santa Casa, e Nestor Bisi.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... uma cidade maravilhosa para se viver.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Cidade de progresso.
OS TEMPOS DA ASSOCIAÇÃO TAGLIARI FORAM.... maravilhosos, de muitas conquistas, muitas alegrias. Foi um tempo em que se jogava por amor a camisa e ao esporte.
O GOVERNO NELSON TURECK É... desenvolvimento. O GOVERNO LULA É... assistencialista.
O BRASIL NA COPA DO MUNDO? Hexacampeão!!!
SAUDADES: DO QUÊ OU DE QUEM? Saudades de meu pai Itacir Tagliari e irmão Wanderley Antonio Tagliari (ambos in memoriam).
FUTSAL DE ONTEM EM CM FOI....... Brilhante, com muita garra e vontade de vencer.
E O DE AMANHÃ SERÁ.... a esperança de novas conquistas.
QUEM SUGERE PARA SER CELEBRIDADE AQUI NO BLOG NA ENTREVISTA DE DOMINGO? R: Itamar Tagliari, Ires Lorenzoni Tagliari (Na foto, dona Ires e Itamar), e Luizinho Ferreira Lima.
Nota do BLOG Luizinho Lima, um dos três melhores pivôs da história do nosso futsal (os outros dois são Ione e Carlão, na minha opinião), recebeu homenagem deste BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO em 13 de setembro de 2009. Entrevista pode ser conferida no http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/09/entrevista-de-domingo-luizinho-ferreira.html
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? Sinto-me muito feliz e honrado. Pois a história de cada um faz parte da historia de nossa cidade. Tenho muito a agradecer a você Ilivaldo por toda esta dedicação, principalmente para com a Associação Tagliari. Cada reportagem nos remete lembranças maravilhosas e cada citação dos momentos demonstra o carinho de todos que fizeram parte desta linda história.
Momento histórico em dezembro de 2000 no Teatro Municipal em Campo Mourão: Homenagem com o troféu Tocando de Primeira à família Tagliari e aos campeões do JAP`s 75. Comemoração dos 25 anos da conquista do primeiro título do futsal mourãoense na história dos Jogos Abertos do Paraná, em Paranavaí.
QUAL A SUA IMPRESSÃO SOBRE ESTE QUADRO NO BLOG: ENTREVISTA DE DOMINGO? Uma maravilhosa idéia de reavivar momentos e conhecermos melhor a trajetória de cada membro da história de nossa cidade.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Espalhem esta idéia a todos os seus amigos e conhecidos: Visitem o Blog do Ilivaldo. Deus abençoe a todos e que Nossa Senhora nos ilumine.

16 comentários:

  1. Ilivaldo a cada leitura uma nova emoção!!! Conhecer um pouco mais da história de meu Pai está sendo muito bom... As lembraças e as homenagens fazem correr as lagrimas de felicidade em saber o quão especial meu pai foi, é e sempre será!!! Um homem batalhador e que muito me ensina neste mundo onde muitos valores estão se esvaindo!!! Quero deixar aqui registrado o meu agradecimento para com você Ilivaldo por esta oportunidade e quero também agradecer ao meu Pai por TUDO que ele é e representa para mim, Carla e minha Mãe Lori, bem como para nossa família!!! Um verdadeiro exemplo a ser seguido!!! Obrigada Pai e Esposo, TE AMOMOS MUITO!!! Abraços e Beijos Carla C.
    Tagliari e Lori Tagliari

    "A palavra ajuda, o exemplo arrasta."

    ResponderExcluir
  2. Meu abraço ao "Carlão" Tagliari, que saudades da equipe de futsal da família, sob o comando do saudoso "seo" Itacir, acompanhei o tabalho desenvolvido pelos amigos Tagliari, que através do esporte ajudaram a impulsionar o nome de Campo Mourão. Parabéns e como você diz sempre Ilivaldo Viva e bola pra frente!!!
    Abraços PVeiga

    ResponderExcluir
  3. Quanta coisa boa aprendi com ele! Não lembro de nenhuma, NENHUMA atitude errada que o Carlão tenha tomado durante todos os anos em que tive o prazer de jogar com ele e com os demais companheiros do Tagliari e da Seleção Mourãoense.
    Parabéns Carlão! foi e será sempre um exemplo pra mim...
    Benção Dona Iris e abraços e em todos da família Tagliari.
    Luizinho Ferreira Lima

    ResponderExcluir
  4. Luis candido garcia silveira19 de junho de 2010 às 22:11

    Ola, quem poder este recado para o seu Carlos Tagliari , se ele jogava pingue-pongue ou tenis de mesa é porque aqui no Rio Grand nos jogamos o Ping Pong , vou deichar o meu e-mail , que encontrar ele dis para ele se ele tiver alguma foto do pingue-pongue mandar para coloca no Site do Pingue-pongue .

    WWW.PINGUE-PONGUE-RS.BLOGSPOT.COM
    WWW.PINGUEPONGUE.COM.BR

    ResponderExcluir
  5. valeu pode aguardar !!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ilivaldo!
    Isso é o resgate de muita história. Historia, que o tempo certamente não vai deixar apagar! Tempo, em que se viveu o esporte com muita intensidade.
    O Carlão merece, este é uma lenda viva do esporte mourãoense!

    Sucesso, Paz e bem!

    ResponderExcluir
  7. PARABENS CARLÃO POR MAIS ESSA HOMENAGEM...
    O Sr. MERECE...
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  8. Parabens CARLÃO, justa e merecida a homenagem a você pela sua trajetória e da família Tagliari, você é um dos baluartes que faz parte da história de Campo Mourão.
    Paranbens ao blog pela iniciativa.
    Forte abraço

    ARILDO NIZER

    ResponderExcluir
  9. Olá Ilivaldo! Parabéns pela coluna "Entrevista de Domingo!" e por ter escolhido meu cunhado Carlão para homenageá-lo.
    Tive a satisfação de vê-lo jogando e representando muito bem a cidade de Campo Mourão e também o Paraná.
    Sua matéria foi muito bem redigida e nos leva numa viagem ao tempo... relembrando dos amigos e colegas de esporte, assim como um pouco da história da família Tagliari.

    Parabéns Carlão! Você Merece!!

    Abçs
    Hamilton Casarin

    ResponderExcluir
  10. Valeu...Ilivaldo!!!

    Mais uma vez você foi muito feliz ao entrevistar este valoroso
    atleta que por muitos anos defendeu com muita galhardia, entusiasmo, garra e muita raça o futebol de salão de Campo Mourão nas decadas de 70 e 80.
    Carlão e irmãos sempre foram exemplos de discipina em todas competições que participaram.
    Parabéns Carlão, você merece, você foi nosso grande ídolo do futebol de salão, com certeza muitos se espelharam em você, inclusive eu!!!

    Gilmar Fuzeto

    ResponderExcluir
  11. Todos nós, que ja jogamos futsal, fazemos reverencia qdo encontramos o Carlao porque ele representa e é o simbolo da forca, da raca , da técnica, do amor, da amizade e sempre foi exemplo para todos, na quadra e fora dela, junto com todo a sua família, que orgulha a todos nós, mouraoenses. Qdo eu jogava fora de Campo Mourao, eu dizia com orgulho...sou da cidade dos Tagliari.
    Parabéns novamente, Ilivaldo e a vc , Carlao, um grande abraco e uma grande admiracao.
    Getulinho

    ResponderExcluir
  12. Nossa, parabéns Ilivaldo, ficou ótima essa entrevista. É incomensurável o quanto aprendi com meu tio Carlão e com toda minha família. E não podemos esquecer também dos amigos dos "Tagliari" através dos quais aprendemos muito. Digo isso por cada pessoa que meu pai, minha mãe, meus tios e tias, enfim, que todos me apresentaram. É incrível como são pessoas especiais.
    Um abraço especial pro meu tio Carlos que, apesar das minhas inúmeras "artes" (hehe), sempre me apoiou e me ensinou muito!

    "A palavra ajuda, o exemplo arrasta!"

    Itachir Tagliari Netto

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Ilivaldo pela brilhante entrevista.
    O Carlão é um exemplo de atleta e de pessoa. Ele representa o que de bom o esporte pode proporcionar às pessoas, tanto no aspecto físico quanto na personalidade e na conduta.
    O futsal e o esporte em geral de Campo Mourão devem muito ao Carlão e à família Tagliari.
    Parabéns Carlão
    Um abraço
    Carlos Koch

    ResponderExcluir
  14. Tio Parabéns pela brilhante história que o senhor tem,pela grande família que vocês são.Sou muito feliz e orgulhosa de poder ter conhecido todos vocês e vocês fazerem parte da minha vidaa!!!O senhor é um homem de muita garra é um exemplo a ser seguido!!Parabénsss

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Ilivaldo pela entrevista com o Tio Cate que é um exemplo de determinação, como dizia Chaplin “Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve...A vida é muito para ser insignificante.”; e Shakespeare em - O Menestrel – “...E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.”
    Um grande abraço,
    Itamarzinho.

    ResponderExcluir
  16. ilivaldo, a segunda foto de cima para baixo do aviao, foi eu que tirei ela do aeroporto de arapongas. obrigado por avisar que usaria viu.

    ResponderExcluir