2 de jun. de 2010

BANDA MUNICIPAL: Há meio século alegrando Campo Mourão



“Estava à toa na vida, o meu amor me chamou pra ver a banda passar, cantando coisas de amor. A minha gente sofrida, despediu-se da dor pra ver a banda passar ...” O trecho é um pedaço da canção “A banda”, do cantor popular brasileiro Chico Buarque. É apenas uma música, mas coincidentemente se confunde com o papel da banda municipal de Campo Mourão.

Esta matéria foi publicada domingo no jornal Tribuna do Interior, de autoria do jornalista e amigo Walter Pereira, que a publico aqui no Nosso BLOG pela sua qualidade.
Afinal quem é que nunca saiu à janela ao ouvir o som dos sopranos ou da zabumba soar? Quem é que nunca, ao escutar o hino do país tocado pelos músicos se imaginou dizendo: ‘sou brasileiro’ ou então sou mourãoense e a tristeza passou. Por este e inúmeros motivos, a banda comemorou nessa sexta-feira, 51 anos de fundação.
A data, que ficará para a história da cidade, foi celebrada com o lançamento de um DVD no teatro municipal professor Leone de Biaggio. A noite de apresentações e homenagens contou também com a entrada do mais novo integrante, Raphael Souza de 16 anos. Há mais de meio século tocando para Campo Mourão e toda a região, talvez grupo até hoje ainda não tenha o respaldo que mereça do público. Prova disso foi a “merreca” de pessoas que compareceu à homenagem. Mas para todos os 18 integrantes, tocar na banda municipal é o que mais gostam de fazer na vida.
“A música para mim é tudo”, resume o músico Etevaldo dos Santos, mais conhecido como Juarez. Ele toca zabumba exatamente há 51 anos no grupo. Inclusive foi homenageado pelo seu trabalho. Para Luiz Vieira de Moura, o maestro Lincon, também homenageado, a música é sua vida. “A música preenche meu ser”, diz. Moura rege a banda há 31 anos.
DVD
O DVD conta com músicas gravadas em
apresentações especiais no Teatro Municipal e contou com apoio da ABAM – Associação da Banda Municipal de Campo Mourão. Participaram das comemorações, o coordenador do Conservatório Municipal, Moisés Kumroww; o presidente da ABAM, Antônio Bringel; presidente da Associação dos Pioneiros Mourãoenses João Maria de Lara, entre outros.
ABAM
A Associação da Banda Municipal de Campo Mourão
presidida por Antônio Bringel, também é composta por Luiz Vieira de Moura “Maestro Lincon”, Celso Barnabé, Edson Aparecido Ferreira, Edson Luiz de Lourdes Santos, Hélio Borges Araújo, Luiz André Oliveira Padilha, Loão Malachias da Silva Neto, Marcelo Henrique Barbosa, Marta Luiza Ferreira, Ozéias Pereira Barbosa, Parailho Francisco Dutra, Paulo Roberto Custódio de Oliveira, Raphael Souza, Reinaldo Lourenço Ribeiro, Vanderlei Andrade Nassar, Ademilson de Oliveira e Etevaldo dos Santos “Juarez”.
Vidas dedicadas à música
A história de Lincoln e “Juarez” se
confunde. Ambos, desde muito novos, mais precisamente aos 10 anos já começaram a dar seus primeiros passos no mundo musical. A única diferença é o tipo de instrumento de cada um.
Vindo de família humilde, maestro Lincon começou a fazer da música sua profissão quando trabalhava de protético com seu tio. Por incrível que pareça nunca fez uma faculdade de música. A primeira apresentação de sua vida foi quando ainda estudava na quarta série. “Eu tinha uma banda com uns amigos e fizemos uma apresentação na escola”, detalha. Lincon afirma que sempre optou por instrumentos de sopro. Hoje ele toca um trompete.
Durante seus mais de 60 anos de carreira, o músico guarda muitas histórias. A mais marcante para si, foi quando viajou à Argentina e ficou “preso” por cerca de dois meses no país. Na época tocava com seus amigos numa banda em Cascavel. “Na verdade iríamos até o Paraguai, mas resolvemos nos mandar para a Argentina. Nosso azar é que era época de Quaresma, não tinha bailes para fazermos e nosso empresário desistiu de nós. Ficamos por dois meses nos apresentando na televisão e fazendo tudo o que aparecia até juntar o dinheiro para voltar ao Brasil”, conta aos risos.
Já “Juarez”, que hoje toca zabumba, tem uma família de músicos: todos os seus oito filhos tocam. “Fui influenciado a tocar pela família e hoje toda minha família está sendo influenciada por mim”, brinca. Brincadeiras a parte Etevaldo diz que a música exige dedicação. “Se não houver dedicação não adianta”, enfatiza, acrescentando que é preciso ter o dom. “Tem tanta gente que começa luta um monte e não consegue aprender”, justifica.
Como tudo começou
Com a emancipação do Município de Campo Mourão, em 1947, a comunidade sonhava com o surgimento de equipamentos culturais urbanos e dentre outras modalidades culturais a música se destacava como foco de interesse. Assim surgiu o embrião de um grupo instrumental, que teve seu primeiro ensaio em 18 de março de 1959, sob a regência do maestro Leone de Biaggio.
A iniciativa só ganhou corpo e em 7 setembro de 1959, quando a comunidade foi presenteada com a primeira apresentação da Banda Municipal no desfile comemorativo à Semana da Pátria. Desde este processo a Banda preenche o espaço da praça da igreja matriz, tornando-se referência obrigatória no coreto, animando e divertindo a população, realizando serenatas homenageando e participando da vida das pessoas e tornando-se presença obrigatória em festejos, inaugurações, bailes de carnaval, cerimônias cívicas e alusivas, e demais eventos da cidade e região. A partir de 1979, a regência ficou sob a responsabilidade do maestro Luiz Vieira de Moura, o maestro Lincon.
Oficialmente a Banda Municipal foi criada pela Lei Municipal N.º 484/85, de 05 de dezembro de 1985. O trabalho do grupo consiste em estudar repertório musical pesquisado e desenvolvido pelo maestro. A Banda oferece curso de formação musical, teoria da música, instrumentos de banda: sopro e percussão. Hoje são ao todo 18 componentes. Em 2009 a Banda já havia lançado um CD. Autor Walter Pereira, Tribuna do Interior.

2 comentários:

  1. Ilivaldo,

    Terça Feira é dia de MANIFESTO,18:00 Praça da Matriz de Campo Mourão.

    O Paraná vai mostrar ao Brasil o tamanho de sua indignação com o escandalo em sua Assembléia Legislativa.

    Participe. Eu estarei lá e o Rotary Araucária também.

    ResponderExcluir
  2. eu,luiz ney residente em curitiba-pr. sou filho de cecílio ney,que nos anos 70 o meu pai éra um dos integrantes da banda municipal de campo mourão e muitas vezês êle tocou no coreto em frente a igreja da praça,após a missa das 8 horas e também ele tocou no coreto da praça no lar paraná....é com imensa saudades que relato este fato ocorrido á muito tempo....SAUDOSO ´´CECÍLI NEY ``

    ResponderExcluir