2 de jun. de 2010

A 15ª EDIÇÃO DA ROTA DA FÉ: Peregrinação de graças, orações e bençãos


A pedido do BLOG, Rubem Moyan o, um dos coordenadores da Rota da Fé faz um relato de como foi a 15ª Rota da Fé realizada domingo, 30 de maio, por vários Municípios, próximos a Campo Mourão.
"A maior preocupação
da equipe organizadora da XV Rota da Fé realizada no domingo (30 de Maio), foi a previsão do tempo. Anunciava chuva para domingo. Rezamos à providencia divina que nos amparasse.
Seis e meia da manhã de domingo, dia 30 tomávamos o café da manhã e recebíamos a benção de São José, pelas mãos do padre Ademar, na praça da Catedral, sem chuva. Desta vez um grande número de crianças, adolescentes e jovens, que acompanhavam seus pais participarem da Romaria.
O primeiro trecho em ônibus, passamos pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida e recebemos a benção de Nossa Senhora, pelas mãos do Padre José Carlos, vigário Paroquial, até à Paróquia e Gruta de Santa Cruz. Fomos recebidos com profunda reflexão bíblica pelo professor Samoel Kozelinski.
O próximo destino foi Terra Boa, em trecho misto, parte em ônibus e parte a pé. A primeira procissão a pé, para chegar à Paróquia São Judas Tadeu fizemos sem chuva. Na Igreja, fomos recepcionados por um seminarista, acompanhado pelo grupo de jovens. Os romeiros participaram da Palestra de Motivação, proferida pelo Professor Amani Spachinski de Oliveira, com muita chuva.
De Terra Boa fomos em ônibus por terra, para contemplar a natureza, indo até Engenheiro Beltrão, também, sem Chuva. Fomos recepcionados pelo prefeito Elias e pelos padres José e Roberto, pároco e vigário paroquial, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, com a Imagem de Nossa Senhora da Rosa Mística.
A romaria saiu em procissão a pé, com a imagem. Fizemos a primeira parada em frente ao Cemitério Municipal, onde está sepultado o padre Jacob, primeiro pároco da região. Chegamos a Gruta do Lago, local de instalação da Imagem, restaurada pela Prefeitura, e recebidos pela comunidade da “Missão Pelicano”. Os romeiros acompanharam emocionados a pregação do fundador da Missão - Wilson Siqueira-. O tempo? Sem chuva.
Depois da visita ao Parque do Lago, nos dirigimos em ônibus, desta vez com chuva para o salão paroquial, onde fomos recebidos pela equipe da Prefeitura, liderada pelo prefeito, sendo servido delicioso almoço “Leitão a Pururuca” para mais de 500 participantes. Houve exposição e venda de artigos da agricultura familiar e artesanato.
O próximo destino foi à comunidade de Sussui, em ônibus, também, com muita chuva. Primeiro. uma visita à comunidade Luterana, sendo recepcionados pelo vice-presidente, que nos deu às boas vindas.
Depois, uma breve reflexão sobre Ecumenismo e a romaria seguiu a pé para a Capela de Nossa Senhora Aparecida e Santa Paula Elisabete Cerioli.
O próximo Município a ser visitado foi Peabiru. Na Paróquia São João Batista, os romeiros foram recebidos pelo pároco, padre Jerônimo, da Congregação Sagrada Família, que fez a acolhida em seu nome e do prefeito João Carlos Klein. O padre apresentou o histórico da Paróquia e da missão dos padres e das irmãs naquele município. Apresentou a arte da igreja, principalmente as esculturas talhadas em madeira por artista local.
Seguiu-se então uma reflexão sobre a importância da Rota da Fé, como ação concreta do Projeto de Turismo Religioso e Sustentável, implantado na Diocese, pela equipe da Fundação São José, liderada pelo coordenador geral professor Ruben Moyano.
Também a equipe parceira, da Santa Casa de Campo Mourão, fez uma explanação sobre a importância do cadastramento para a doação de órgãos. Em seguida aconteceu a celebração da Santa Missa, pelo Padre Jerônimo, e, finalmente, os romeiros foram recebidos pela equipe da Prefeitura, com um delicioso e suculento jantar. Foram homenageados os aniversariantes e pessoas importantes, como a de maior idade, mais de oitenta anos e criança menos de quatro anos.
Nesta Rota da Fé houve a participação de pessoas especiais, com mobilidade reduzida, deficientes visuais e auditivos, membros da imprensa, visitantes da “Caritas de Cascavel” e da PUC de Curitiba, irmãs religiosas, políticos, professores, escritores, profissionais liberais e empresários, entre outros.
Durante todo o trajeto, a comitiva foi precedida pela Cruz oficial da Rota da Fé, talhada em bambu, material usado para confecção dos cajados, da qual pende um lençol para simbolizar a Ressurreição de Jesus Cristo. A referida Cruz foi carregada, durante toda romaria, por uma romeira, senhora Elza, com mais de sessenta anos de idade, caracterizada como Santa Rita de Cássia. Toda a animação, com cantos e orações esteve a cargo de Toninho Aguilar e sua equipe.
Foi um dia magnífico dedicado à Nossa Senhora, onde aconteceram grandes demonstrações de fé e muitas graças espirituais. Mais uma vez, os participantes voltaram muito felizes e animados para casa, com o coração cheio de alegria e revigorados na fé. A XV Rota da Fé foi uma grande benção para as famílias que dela participaram. " Rubem Moyano.
NOTA DO BLOG: Obrigado Rubem Moyano, a você e todos oa conhecidos e anônimos, filhos do céu que fazem a diferença e pela Rota da Fé, um mundo melhorm, muito melhor. Viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário