15 de mai. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: José Nelson Botega, novo presidente da Acicam 2010/12


Da "Terra do Rei do Gado" para à "Capital do Centro-Oeste do Paraná". Esta é a história e trajetória de vida do andradinense e palmeirense, José Nelson Botega, o filho do seo Pedro Botega e da dona Angélica e esposo da Izilda, eleiro presidente Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão - Acicam- para 2010/12.
Botega é o convidado deste final de semana aqui no Nosso BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Ele chegou em Campo Mourão em junho de 1989, por ter parentes e conhecimento da cidade, e o desejo de voltar a residir no interior. Residiu na área rural até os 8 anos, indo depois para cidade, mas até os 18 anos estudou e trabalhou na área rural. Iniciou sua carreira aos 18 anos trabalhando em agência bancária em Andradina e depois foi para a capital paulista.
O novo presidente da Acicam conta um pouco da sua história de vida e manifesta alguns dos seus pensamentos sobre vários temas.
Na foto ao lado, Botega e sua mãe na sua formatura.
Esta é uma excelente oportunidade para os mourãoenses e leitores do BLOG, conhecerem um pouco o que pensa e o que faz este cidadão simples e batalhador, que valoriza muito a família e os amigos. "Não esperava ser presidente da Acicam, mas sei que pela minha participação e dedicação isso poderia vir a acontecer", relata Nelson Botega.
Uma excelente ENTREVISTA DE DOMINGO para você e
uma maravilhosa semana com as graças e bençãos de Deus.
Francisco Viúdes, Valdemar Danieli, Graziela Calderari e José Nelson Botega, na foto histórica de sua participação na edição 874 do programa Tocando de Primeira, no sábado(15/05/10) nos 850 KHZ da Rádio Colméia AM de Campo Mourão
ENTREVISTA DE DOMINGO
√ QUEM É JOSÉ NELSON BOTEGA?
Sou José Nelson Botega, filho de Pedro Botega e Angélica Saboto Botega. Casado, 56 anos, nascido em Andradina, SP, em 17 de julho de 1953, pai de Ana Paula Bianchi Botega, 26 anos e Andrey Bianchi Botega, 24 anos. Casado com Izilda Aparecida Bianchi Botega, 53 anos.
Cheguei em Campo Mourão em junho de 1989, devido ter parentes na cidade e conhecimento da cidade, tendo visão de crescimento da cidade, e pelo desejo de voltar a residir no interior.
√ ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Infância foi em Andradina, residindo na área rural até os 8 anos, indo depois para cidade, mas até os 18 anos estudando e trabalhando na área rural.
Nota do BLOG: A colonização de Andradina (SP) não surgiu ao acaso, foi idealizada desde 1932 quando o maior fazendeiro do estado de São Paulo, Antônio Joaquim de Moura Andrade (O eterno 'Rei do Gado'), planejou a construção de uma nova rota interligando o trecho entre as estações de Guaraçai e Paranápolis na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Seu desejo pela urbanização era tanto que encomendou ao engenheiro Benelow & Benelow a elaboração de um projeto para a urbanização da futura comunidade. Devidamente planejada, a cidade surgiu em 11 de julho de 1937, com uma área de 2.713 Km2, fundada, na época, por seu idealizador. Em homenagem a seu criador a cidade passou a ser conhecida desde então como a "Terra do Rei do Gado". Conta atualmente com mais de 53 mil habitantes e está localizada na mesorregioão de Araçatuba, no Noroeste paulista, bem perto da divisa com o estado do Mato Grosso do Sul e está distante 641 km de São Paulo.√ COMO O SENHOR SE DEFINE? Me defino como uma pessoa de raízes simples, humilde, valorizando muito a família, e buscando conquistar amigos, pois sabemos que isso é o essencial. Sendo também uma pessoa batalhadora, que sempre lutou para construir um futuro melhor para minha família.
√ ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Estudei em Andradina, até segundo grau completo. √ QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? DESDE QUANDO ESTÁ NESTE RAMO DE EMBALAGENS?: Iniciei minha carreira aos 18 anos trabalhando no banco noroeste em Andradina, sendo transferido pelo banco para São Paulo, capital. Após 1 ano fui para construtora Camargo Correia, na barragem de água vermelha, situada entre São Paulo e o estado de Minas Gerais. Em 1975 retornei para São Paulo para fazer cursinho para prestar vestibular para o curso de veterinária, onde comecei a trabalhar na Sondotecnica, que desenvolvia projetos rodoviários. Devido ao trabalho, pelo necessidade de deslocamento para outras cidades, acabei largando os estudos. Após 2 anos, fui trabalhar em outra empresa de projetos, Consultores gerais, também no mesmo ramo. Por algum tempo também participei de projetos realizados na Bolivia, onde participei do projeto para construção da ferrovia Noroeste do Brasil, entre Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra. Sendo o que faltava para ligar o porto de Santos (Brasil) ao porto de Arica (Chile), ligação entre Atlantico e Pacifico.
Após 1 ano, retornando ao Brasil participei de projetos rodovia Bandeirantes, entre São Paulo e Campinas, Anel viária de Sorocaba. Após isso fui proprietário de gráfica e também caminhão de transporte. Em 1982 inicei no comercio em são Paulo no ramo de laticínios onde fiquei ate 1988. Após isso fui para Gurupi, Tocantis, ser pecuarista, onde residi por 7 meses.
√ QUANDO O SENHOR INICIOU SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM CAMPO MOURÃO? Em junho de 1989 cheguei na cidade de Campo Mourão e instalei uma industria de embalagens plásticas na avenida Presidente Kennedy, sendo esta transferida para o Parque industrial, em prédio próprio. Em 1992, fundamos o comercio de revenda de embalagens, a Empresa Embalagens Campoplastic. Após 2 anos vendi a industria, permanecendo somente no ramo de varejo. Onde estou ate hoje.√ COMO É O MERCADO E A REALIDADE DESSE RAMO DE EMBALAGENS? O mercado atual é bastante competitivo, sendo muito amplo, propiciando oportunidades de diversificação de produtos, conseguindo assim se manter no mercado, atendendo as necessidades do nosso consumidor, e gerando empregos.
√ NO ESPORTE: JOGOU ALGUMA MODALIDADE? Na minha adolescência praticava futebol amador como todo jovem de minha época, com o passar do tempo, pela necessidade de praticar esporte fiz muita academia (RPM), hoje o que gosto mesmo é de correr,
√ QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E IDOLO? meu time de coração é o Palmeiras. inclusive, na época em que morei em São Paulo, eu e meus primos, torcíamos para times diferentes, todo o final de semana nos íamos assistir o clássico da rodada, (Pedro Rocha , Ademir Da Guia, Rivelino, final da carreira de Pelé e outros). Meu ídolo é Ademir da Guia. √ QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? O melhor time que eu já vi jogar foi a seleção brasileira de 1970, mas não me esqueço da academia, era um timaço. √ QUAL É A SUA PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE?Sou sócio do Rotary Clube Campo Mourão Verdes Campos, desde 1992, onde já exerci o cargo de presidente no período de 2000 – 2001, realizando serviços sociais voluntários.
√ QUEM FOI O “CULPADO” PELA SUA CANDIDATURA À ACICAM? ESPERAVA SER CANDIDATO ALGUM DIA? Quando fui convidado para presidência de Acicam, o que me disseram é que queriam uma pessoa do comercio, a principio relutei em aceitar, pois minha empresa consome muito de meu tempo mas com o passar do tempo e com varias pessoas sempre me cobrando resolvi aceitar, este convite partiu dos ex-presidentes e empresários associados a esta entidade. Não esperava ser presidente, pois sabemos que tem muitos associados em condições de assumir o cargo mas sei que pela minha participação e dedicação isso poderia vir a acontecer.
√ COMO TRATOU E CONVIVEU COM ESSA SITUAÇÃO DE CANDIDATO TENDO OPOSIÇÃO NO PLEITO? POR QUÊ HOUVE OPOSIÇÃO NESTA ELEIÇÃO? Como empresário, tive um desgaste por não ter envolvimento com situações como esta, pois sempre fui voluntario em tudo que fiz, sempre pensando em união. As pessoas não imaginam o estresse que passamos . Acredito que o bate-chapa ocorreu por pessoas que tinham idéias e propostas diferentes ao que vinha sendo executado, mas com nossa vitoria, com certeza vou procurá-los para que possam participar com suas idéias.
√ QUAL O LEGADO DESSE PLEITO DA ACICAM? Essa eleição veio fazer com que repensemos alguns conceitos, para que possamos desenvolver novos projetos para nossos associados, também faz com que visitemos outras associações para que possamos discutir assuntos que interessam a todos nos e com isso implantarmos novos projetos em nossa cidade.
√ QUAIS AS AÇÕES DA GESTÃO BISI QUE PRETENDE CONTINUAR E/OU APERFEIÇOAR NA SUA GESTÃO? Da gestão Bisi, pretendo dar continuidade ao projeto de qualificação dos nossos empresários, fortalecendo ainda mais nossa relação com todas as entidades parceiras. Mantendo também o projeto Acorda Comcam, e a participação no observatório social.
√ QUAIS METAS SERÃO PRIORIDADES NA SUA GESTÃO? Na minha gestão darei ênfase ao Copegem, que estimula a participação do jovem empresário. Pretendo também ampliar serviços oferecidos aos associados. Iremos realizar o planejamento estratégico, que será feito com a participação dos associados e um consultor da Faciap, que tem conhecimento de tudo que esta acontecendo de novo a nível de Brasil, nas associações comerciais. Pretendo também manter os associados informados sobre as realizações da Acicam, contactar alguns empresários de varias regiões da cidade, para que possam representar a associação onde estão suas empresas, fazendo com que a acicam fique mais próxima do associado.
√ COMO O SENHOR AVALIA A PARTICIPAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS NA GESTÃO DA ACICAM? PODERIA SER MELHOR? HÁ POUCO OU MUITO INTERESSE POR PARTE DELES? A participação dos empresários deixa um pouco a desejar, mas sabemos que se conseguirmos motivá-los, isso pode mudar. Acredito que o interesse existe, porém observamos que pela correria do dia a dia, a associação acaba ficando em segundo plano.
√ QUAIS OS PRINCIPAIS ENTRAVES OU PROBLEMAS QUE DEVERÁ ENFRENTAR NA SUA GESTÃO NA ACICAM? Acredito que nosso maior desafio será motivar os associados a participar com freqüência das reuniões.
√ COM O SENHOR ANALISA A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL, ACREDITA TAMBÉM COMO DISSE O PRESIDENTE LULA QUE O BRASIL PASSARÁ E NÃO SENTIRÁ NADA?
Eu vejo a crise mundial como a falta de controle dos gastos públicos. E acredito que o Brasil terá baixo impacto, por sua situação econômica estar ajustada, mas esta poderia estar melhor, se também controlasse seus gastos públicos.
√ O “ACORDA COMCAM” FOI UMA AÇÃO DA ACICAM EM PROL DO VOTO AOS CANDIDATOS DA NOSSA REGIÃO. NESSE ANO DE ELEIÇÃO, A ACICAM RETOMARÁ ESTE PROJETO DE CIDADANIA? Sim, o projeto Acorda Comcam, será feito com a participação de todas entidades representativas da Comcam, mas para que possamos atingir nossos objetivos se torna necessário que os partidos políticos façam sua parte.
√ O SENHOR É A FAVOR DA APROVAÇÃO AO PROJETO “FICHA LIMPA” TRAMITANDO NO CONGRESSO NACIONAL CUJO INTUITO É BARRAR CANDIDATURAS DE CONDENADOS PELA JUSTIÇA AOS PLEITOS ELEITORAIS? Quanto ao projeto ficha Limpa, sou a favor, pois acredito que como cidadão, merecemos que nossos representantes tenham credibilidade e seriedade em seus atos, hoje com tudo o que temos de informação é fácil ter acesso ao que esta acontecendo, pois todos estamos indignados com tudo que esta acontecendo em nosso pais.
√ O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.... O momento atual da minha vida é muito bom, pois tenho família, amigos e com o passar do tenho vamos mudando alguns conceitos que tínhamos pois valorizamos outras coisas, e chegamos a conclusão que a vida e muito simples e nós é que complicamos √ QUAL PROJETO PESSOAL OU PROFISSIONAL QUE AINDA NÃO ACONTECEU, QUE GOSTARIA DE REALIZAR? Como projeto de vida pessoal, pretendo deixar um bom legado para meus filhos e netos, proporcionando a eles uma melhor qualidade de vida, respeito ao cidadão e fazer o possível para que possam ter uma boa formação.
√ QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Se pudesse voltar no tempo, teria dedicado um pouco mais do meu tempo a minha família e meus filhos, e não tanto ao trabalho, pois dizem que aprendemos a ser filhos quando somos pais e aprendemos a ser pais quando temos netos isto eu concordo.
√ CITE TRÊSPERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO? Personalidades de Campo Mourão- Dona Jacira, Dr. Milton Luis Pereira, Aroldo Galassini, são pessoas que aprendemos a admirar pelo que fazem na vida pessoal e profissional, pela simplicidade e humildade não medindo esforços para com o próximo.
√ A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... é uma cidade que esta em desenvolvimento, porém tem suas dificuldades pela falta de representatividade política, mas se conversarmos com pessoas que vem a Campo Mourão de tempo em tempo, todos se impressionam com o desenvolvimento de nossa cidade, isto nos motiva ainda mais a lutarmos pela nossa cidade,pois a qualidade de vida aqui é muito boa.
√ A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? próspera, desde que a sociedade organizada se mobilize para que nos tenhamos líderes que possam representá-la, por isso é que desejamos dar uma ênfase muito forte ao Copejem, pois é onde pretendemos qualificar nossos jovens, fazer tudo o que for possível para valorizá-los e trazer informações a eles.
√ O GOVERNO NELSON TURECK É... um governo que deixa a desejar, pela falta de comprometimento e projeto de sua equipe, sabemos que tem bons secretários, mas acho que esta faltando um pouco de apoio aos mesmos, e dar uma melhor condições a eles.
√ O GOVERNO LULA É... um governo que não tem responsabilidade pelos gastos públicos, não tendo controle da maquina administrativa, levando a corrupção cada vez maior neste país, trocando bolsa família por votos, mas infelizmente as pessoas menos esclarecidas são facilmente enganadas, somente com investimento em educação é que teremos um país melhor, se o jovem soubesse a força que eles tem com tudo o que temos hoje de tecnologia (internet, email, torpedo, etc) mudariam o mundo em poucos minutos.
√ QUEM SERÁ O PRESIDENTE DO BRASIL: SERRA OU DILMA? Gostaria que fosse Serra, pois é uma pessoa que quando ministro trouxe coisas importantes para nosso país, pessoa inteligente e preparada com um alto grau de conhecimento que é o que é preciso para este cargo.
√ GESTÃO DE NESTOR BISI DE QUATRO ANOS NA ACICAM FOI .... foi excelente devido a maneira como conduziu a associação, baseado na ética e responsabilidade, pessoa que sempre lutou por todos os cargos onde passou, sendo muito competente em tudo o que fez. √ QUEM O SENHOR SUGERE PARA SER CELEBRIDADE AQUI NO BLOG E HOMENAGEADO NA “ENTREVISTA DE DOMINGO”? Sugiro Geraldo, da Fiorella, pois é um empresário atuante com muita visão, uma pessoa que tudo o que investe é em Campo Mourão, pessoa respeitadíssima que participa de varias entidades como voluntario.
NOTA DO BLOG: Geraldo dos Santos está na história deste BLOG como uma das mais de 50 personalidades homenageadas desde março 2009.
Para ler a ENTREVISTA DE DOMINGO com GERALDO DOS SANTOS acesse
http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/03/entrevista-de-domingo-geraldo-dos_22.html
√ QUAL PERGUNTA NÃO FOI FEITA QUE O SR GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Porque você acha que até hoje a construção da estrada boiadeira não foi concluída? Por que nossos representantes têm feito a opção de pedir apoio aos políticos da região de Maringá, jamais eles lutarão por isso, não é interessante a eles que isso aconteça, é só raciocinarmos um pouco, todos somos bairristas.
√ QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? Fico orgulhoso e lisonjeado por ter sido escolhido, jamais em minha vida imaginava que pudesse chegar até aqui, pois minha vida é muito simples, sou uma pessoa de ficar em casa, tenho dificuldade em me expressar com a imprensa, gosto de discrição, mas em determinado momento me empolguei com o que estava acontecendo e agora estou super animado, sei que se meus companheiros me incentivarem poderei fazer uma boa administração na Acicam.
√ QUAL A SUA IMPRESSÃO SOBRE ESTA COLUNA “ENTREVISTA DE DOMINGO” NESSE BLOG?Tenho a impressão de ser um blog bastante acessado pela credibilidade de sua pessoa, hoje as pessoas procuram ler coisas que venham a acrescentar experiências em suas vidas lendo coisas de pessoas que tem a responsabilidade de dirigir uma associação como a Acicam.
√ QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Deixo como recado que todos nós temos a responsabilidade de lutarmos para que a sociedade civil organizada se mobilize na campanha que será lançada por todos para mais um “Acorda Comcam”, pois sabemos que se conseguirmos um resultado positivo toda a Comcam sairá ganhando e com isso nossa região se desenvolverá ainda mais.

Um comentário:

  1. Parabéns Nelson Botega, com certeza você será outro grande presidente desta entidade.

    ResponderExcluir