26 de mai. de 2010

CULTURA: Banda Municipal celebra 50 anos e lança dia 28, sexta-feira, DVD especial no Teatro em CM


Para celebrar os 50 anos da Banda Municipal de Campo Mourão, a Secretaria Especial da Cultura e o Conservatório Musical Municipal “Professor Leone de Biaggio”, lançam nesta sexta-feira (28) às 20 horas no Teatro Municipal um DVD comemorativo.
A Banda foi criada em 1959, e sua primeira apresentação foi no dia 7 de setembro deste mesmo ano. Seu primeiro ensaio foi em 18 de março de 1959, sob a regência do maestro Leone de Biaggio.
Atualmente a regência está responsabilidade do maestro Luiz Vieira de Moura, o Maestro Lincoln - na foto com a secretária Sonia Maria de Castro Singer e o prefeitro Nelson José Tuureck- c onta com 18 componentes e realiza 15 concertos mensais, prestando em média 95.000 atendimentos por ano. Desde 2001 a Banda Municipal de Campo Mourão se organiza em associação, com estatuto e diretoria própria, recebendo o apoio estrutural e financeiro do Município, através da Fundação Cultural e, em 2004 ganhou sua sede própria, a Casa da Banda. Oficialmente a Banda Municipal foi criada pela Lei Municipal N.º 484/85, de 05/12/85, com o objetivo de ser um referencial da música e consolidar a animação das tardes de Domingo na praça central da cidade.
Uma das mais expressivas manifestações culturais locais a Banda é referência animando e divertindo a população, realizando serenatas homenageando e participando da vida das pessoas e tornando-se presença obrigatória em festejos, inaugurações, bailes de carnaval, cerimônias cívicas e alusivas, e demais eventos da cidade e região. Além de apresentações musicais o trabalho do grupo consiste em estudar repertório musical pesquisado e desenvolvido pelo maestro. Paralelamente aos ensaios e apresentações, a Banda oferece curso de formação musical, teoria da música, instrumentos de banda: sopro e percussão tornando-se um Núcleo de Formação Musical para a cidade e região, mantendo a tradição brasileira das bandas municipais.
A Banda Municipal é o elemento de sincronia de toda a cidade, forma, diverte e incentiva o jovem, traz belas recordações aos pioneiros, anima festas, cerimoniais, datas comemorativas, bailes e está diuturnamente presente em todos os momentos da vida da cidade, além de concertos em repertório especial no teatro Municipal.
Em 2009 a Banda lançou seu CD comemorativo aos seus 50 anos, agora em 2010, o lançamento do DVD é um presente que firma a marca do Cinqüentenário da História da Banda Municipal de Campo Mourão. Atualmente a ABAM tem na presidência o músico Antônio Bringel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário