22 de mai. de 2010

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Em busca do poder... sempre


Enquanto Lula busca mais poder na cena global, aqui no Brasil os políticos buscam manter-se no poder votando e aprovando reivindicações do povo. Sob pressão popular, o Senado aprovou nesta semana o projeto Ficha Limpa, que veta candidaturas de políticos condenados na Justiça. Mas uma mudança verbal abriu brechas na lei e sugere que ela só valerá para condenações futuras (salvam a própria pele...) - podendo excluir casos em jul gamento e os já julgados. Onde se lia sobre a não concessão de registro para "os que tenham sido condenados", o texto diz agora: "Os que forem condenados."

Para o relator do projeto no Senado, Demóstenes Torres, a lei não pode ser usada retroativamente para prejudicar ninguém e não vale para casos já julgados. Tradução: os fichas sujas continuam no poder... Já é um avanço mas a sociedade precisa continuar pressionando, como fizeram os aposentados. Em nova derrota do presidente Lula no Congresso, o Senado aprovou por unanimidade, em véspera de eleiçvões, a medida provisória que reajusta em 7,72% as aposentadorias acima do salário mí nimo.

O rombo para o INSS será de R$ 1,6 bilhão em 2010. Foi aprovado também o fim do fator previdenciário em 201,mas a tendência é que Lula confirme o reajuste e vete o fim do fator previdenciário alegando falta de verbas… Entretanto tem dinheiro para tantos outros gastos com cartões corporativos da Presidência, inchaço na folha dos funcionários comissionados do Planalto,do Senado, da Câmara, ajudas aos irmãos de Cuba, Venezuela, Grécia, empréstimo ao FMI …

Lula se empenha como mediador da paz e salvador do mundo, enfrentando até o todo poderoso EUA. Em Madri Lula fez críticas ao ceticismo com que foi recebida em alguns setores sua intermediação no conflito gerado pelo programa nuclear do Irã, particularmente nos EUA.


"Ninguém gosta de um novo ator. Mas onde está escrito que os Estados Unidos são o xerife do Oriente Médio e do mundo?" Após dois acordos não cumpridos pelo Irã e declarações do ditador que vai continuar enriquecendo urânio, não é natural este ceticismo do mundo?

Mais uma vez o presidente Lula busca um palco mundial como advogado de causas complicadas e questionáveis, defendendo ditadores que desrespeitam leis internacionais especialmente as que defendem os direitos humanos. E a diplomacia brasileira que deve ter independência do poder político e defender as aspirações da sociedade brasileira, mais uma vez é atrelada aos interesses e militâncias do poder político… Qual o interesse dos brasileiros em defender ditadores que se recusam a inspeções de órgãos internacionais e tiram a liberdade de seu povo como acontece agora no Irã, Venezula, Cuba? Também não nos interessa tantas causas políticas, econômicas perdidas pela nossa diplomacia para nossos irmãos da Bolívia, Paraguai, Argentina,Honduras…
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário