10 de abr. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Regina Lopes Pereira

A homenagem e a celebridade deste final de semana no Nosso BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO é a jornalista REGINA LOPES PEREIRA.
Formada pela UEL, Regina trabalha na assessoria de imprensa do Município de Campo Mourão há 23 anos.
Nascida em Umuarama, seu primeiro emprego foi no jornal Tribuna do Povo em 1985/1986. E no ano seguinte chegou a Capital do Centro-Oeste do Paraná para permanecer e realizar um trabalho profissional e elogiável.
“Para ser um bom jornalista é preciso ler muito e de tudo, gostar de escrever bastante, saber ouvir, ter foco e objetividade, respeito ao próximo seja ele quem for.”
Campo Mourão é a cidade que escolheu para viver e aqui ser feliz. Viver o dia a dia da cidade, seu crescimento, e saber que, direta ou indiretamente ajudei com muita coisa que está construída, me dá a certeza de que escolhi o melhor lugar para viver com minha família.”
Quando criança Regina acompanhava seu pai que era jogador de futebol nos anos 60 e ouvia jogos de futebol pelo rádio e convivia com esportistas.
“Foi assim que tomei gosto pelas competições e esportes em geral. Aqui em Campo Mourão, como jornalista acompanhei dezenas de competições, equipes e atletas defendendo a cidade, e passei de jornalista, a admiradora e torcedora”, conta.
Regina responde sobre temas importantes como censura, obrigatoriedade do diploma e qualidades para ser um bom jornalista.
Uma ótima leitura e uma excelente e abençoada semana a todos.
Valdir Bonete, Regina Lopes e Sid Sauer, em foto deste sábado (10/04/10) após participação na edição 869 do nosso programa Tocando de Primeira, na rádio Colméia AM de Campo Mourão.
QUEM É REGINA LOPES PEREIRA? Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, trabalha na Prefeitura de Campo Mourão há 23 anos.
Natural de Umuarama (PR), sou filha de José Antonio Lopes Pereira e Lucinda Lopes Pereira, divorciada, mãe de Daniel e Danilo.
DESDE QUANDO ESTÁ EM CAMPO MOURÃO? – Em 1987 vim para Campo Mourão, porque me casei com uma pessoa daqui. Um mês antes de casar-me comecei a trabalhar na prefeitura de Campo Mourão, três anos depois fui aprovada no concurso público para jornalista. No Clube Mourãoense Regina marcou presença em grande número de eventos
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA?- Nasci e cresci em Umuarama, numa família muito carinhosa, comerciantes de origem portuguesa, sou a filha e a neta mais velha. Desde criança trabalhava no comercio do meu pai, onde aprendi desde cedo a lidar com pessoas, aprendi a me expressar e a importância de trabalhar.
COMO A SENHORA SE DEFINE? Tranqüila, feliz, grata a Deus por que tenho e conquistei. Na foto, Regina e as colegas de trabalho na época Lenira e Simone com o artista Paulo Autran.

ONDE A SENHORA ESTUDOU? Fiz os estudos iniciais em Umuarama e depois Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, ao longo destes anos fiz vários cursos na área, visando especialmente a melhoria do desempenho profissional.

QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? O primeiro emprego foi no Jornal Tribuna do Povo em Umuarama em 1985/1986. Em 1987 ingressei no serviço público como jornalista da Prefeitura de Campo Mourão. Ao longo destes anos atuei em várias empresas como assessora de imprensa, produtora e redatora free lancer, de diversas publicações e de instituições e empresas como Jornal Correio de Noticias, Clube Mourãoense, Sindicato dos Bancários, Agencia Comunique-se, v8 Comunicação, entre outros.

QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Meu pai era jogador de futebol nos anos 60, na infância ouvia jogos de futebol no rádio e convivia com esportistas. Nos anos 70 no estádio Lucio Pepino (foto) assistia jogos do Umuarama onde meu pai era diretor de futebol.
ET: O jogo de estreia no "Lúcio Pepino" salvo engano, foi Umuarama 1 x 0 Flamengo em amistodo realizado dia 18/04/1974. O Mengão jogou com Cantareli, Aloísio, Rondineli, Luís Carlos, Rodrigues Neto(Nei), Liminha(Paulo Roberto), Zé Mario, Paulinho(Doval), Dario, Zico(Geraldo) e Arilson(Julinho)
Daí meu gosto pelas competições e esportes em geral. Quando estudava acompanhava de perto o handebol nas seleções de Umuarama e Londrina.
Em Campo Mourão como jornalista acompanhei dezenas de competições, equipes e atletas defendendo a cidade, e passei de jornalista, a admiradora e torcedora. Na foto abaixo, os Jocop´s em Roncador.NO ESPORTE, JOGOU ALGUMA MODALIDADE? Treinei vôlei e joguei futsal na juventude, mas como diversão, só!

QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO? Futebol, acompanho campeonatos nacionais, paulista, e a Copa. Sou São Paulo desde criança por causa do meu pai e hoje por causa do meu filho Daniel (o outro é Vascaíno, sabe Deus porquê). Gostei muito do Ayrton Senna, mas nunca foi um ídolo.

QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? As seleções masculinas brasileiras de futebol e de voleibol são boas referências, minhas preferências não chegam ao fanatismo, mas por questões muito pessoais me marcaram a Copa de 1994, com Taffarel, Bebeto, Romário e o Dunga, e as olimpíadas de 2004 com Giovane, Mauricio e Cia.
DESDE QUANDO É APAIXONADA PELO JORNALISMO? QUEM FOI O “CULPADO”? Sempre gostei de ler e de escrever, e quando adolescentes já fazia os informativos na igreja, na escola. Foi uma opção natural e na faculdade ou exercendo a profissão vi que só podia fazer isso, gosto muito do que faço e me sinto realizada.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM JORNALISTA? Ler muito e de tudo, gostar de escrever bastante, saber ouvir, ter foco e objetividade, respeito ao próximo seja ele quem for.

QUANTO TEMPO A SENHORA ATUA NO JORNALISMO? Atuo há 24 anos. Já cumpri pautas tão variadas, de assuntos simples, rotineiros a muito complexos, que é difícil apontar alguma, mas é sempre satisfatório ver a publicação do que você redigiu, que alguém leu e comentou.

QUEM É JORNALISTA EXEMPLO? Admiro os quem se pautam pela ética e o respeito. Gosto muito do Caco Barcelos (foto)e do trabalho que ele faz com jovens jornalistas, conheci ele quando ainda fazia a faculdade e ele sempre teve a mesma postura, isso é legal.

EM QUAL ESTÁGIO ESTÁ A IMPRENSA MOURÃOENSE? Penso que estamos em um momento de transição com vários profissionais chegando, especialmente os que passaram por uma faculdade, o que vai criar novos parâmetros para o exercício da profissão na cidade, o que hoje falta nos meios locais.
Parece que foi ontem: olha aí a Regina na sua formatura de Jornalismo pela UEL.
QUAIS SÃO OS ENTRAVES PARA A PRÁTICA DE UM BOM JORNALISMO? Falta de responsabilidade. Não é só pegar um microfone e começar a perguntar ou falar, como não é só escrever um texto. Para produzir uma noticia e veiculá-la tem que ter compromisso com o que o leitor, com o ouvinte, o expectador e pensar no que isso pode causar aos outros, à coletividade. A notícia tem uma função a cumprir que é de formar e informar as pessoas, isso é muito sério.

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A CENSURA IMPOSTA AO JORNAL ESTADÃO? Toda censura é um retrocesso, penso que um jornal que formou dezenas de gerações não pode ser punido por querer mostrar as coisas que acontecem nos meios políticos. A medida é inconstitucional e perigosa porque pode ser vir de exemplo para a volta da censura no País.

A SENHORA É A FAVOR DA OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA PARA EXERCÍCIO DO JORNALISMO?
Não, mas penso que a faculdade te dá os “parâmetros” que falei anteriormente. Com a fundamentação teórica, o aprendizado amplo sobre formas corretas de atuação, e como funcionam todos os meios, se estimula a pratica do jornalismo profissional, não só como meio de vida, mas de promover o bem comum.

EXISTEM BONS JORNALISTAS SEM GRADUAÇÃO? Com certeza. Vários que conheço e sei que tem vocação verdadeira para a profissão, estão sempre muito bem informados e comprometidos com as noticias e seu impacto na comunidade.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É....Feliz.

QUAL PROJETO AINDA NÃO ACONTECEU QUE GOSTARIA DE REALIZAR? Visitar com meus pais sua terra Natal, Portugal.
Regina, por enquanto fique com uma bela imagem da capital portuguesa....

QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? Vir para Campo Mourão.

QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Mesmo do que não foi como eu quis, tirei muitas lições.

CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Três é pouco: Itamar Tagliari (o maior de todos). Outros que admiro: Edson Hirata (China), Paulo Costa (Paulinho), Sérgio Ueda que valorizam Campo Mourão, entre outros que tem trabalho brilhante nas suas modalidades.
Professor Itamar entregando o troféu Tocando de Primeira a Amobasquete presidida pelo professor Edson "China" Hirata, em momento de gala do basquete mourãoense.

CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO? Fico com duas que são “quase” unanimidade:Nelson Tureck e Aroldo Galassini.

A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE: um dos melhores lugares para se viver.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Um pólo agregador de qualidade de vida com desenvolvimento econômico.
O GOVERNO NELSON TURECK É ...realizador.
Regina com o prefeito Nelson e a vice-prefeita Regina Dubay quando da homenagem como Servidora do ano.
O GOVERNO LULA É... competente.

QUEM A SENHORA SUGERE PARA SER CELEBRIDADE AQUI NO BLOG NA ENTREVISTA DE DOMINGO? Se ainda não foi, meu amigo Sid Sauer.
Nota do BLOG: O jornalista Sid Sauer foi Celebridade no BLOG DO ILIVALDO DUARTE na edição de 20 de setembro de 2009 e Celebridade do programa Tocando de Primeira, edição 771 em 26 de abril de 2008, na Rádio Rural AM - A entrevista do Sid no BLOG pode ser acessada pelo link ou digitação no google:
QUAL PERGUNTA QUE NÃO LHE FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? A pergunta é O QUE FEZ OPTAR POR CAMPO MOURÃO E QUAIS AS COISAS MAIS GOSTA NA CIDADE? Viver o dia a dia da cidade, seu crescimento, e saber que, direta ou indiretamente ajudei com muita coisa que está construída, me dá a certeza de que escolhi o melhor lugar para viver com minha família. Gosto da valorização que se dá à sua historia, as pessoas que a fizeram e o esforço de todos os que querem fazer uma cidade melhor.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? Uma emoção que me fez relembrar de coisas que vivi e o que ainda desejo para minha vida e para minha cidade.

QUAL A SUA IMPRESSÃO SOBRE A ENTREVISTA DE DOMINGO? Bacana, resgata a contribuição de muitos que quase anonimamente trabalham para fazer Campo Mourão uma cidade digna e justa.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Confiar e descansar em Deus, sempre. O melhor conforto!.
NOTA DO BLOG - O Verbete Umuarama, segundo o seu autor, professor Francisco da Silveira Bueno, significa “Lugar ensolarado, alto, de bom clima, para encontro de amigos”.
“A primeira forma que foi dada foi “Emburana” - explica o professor - de “embu”(lugar) “ara”(claridade, dia, sol), “ama”(sufixo com idéia coletiva).
Consultando o então presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Afonso A. de Freitas, de comum acordo, suavizamos, o vocábulo transformando-o em Umuarama (idioma indígena e significa Reunião de Amigos ).

- Em 1949, foi detectada a presença de índios desconhecidos, provenientes do Mato Grosso, na região da Serra dos Dourados (atualmente distrito de Umuarama). A primeira expedição para estabelecer contato foi organizada com a colaboração da Universidade do Paraná e do Serviço de Proteção aos Índios, em outubro de 1955.
Pela lei 4.245, de 25 de julho de 1960, criada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Moisés Wille Lupion de Tróia, o patrimônio de Umuarama foi elevado à categoria de município emancipado, com território desmembrado de Cruzeiro do Oeste.

3 comentários:

  1. aí é fera hein... Valeu Rê, obrigado pelos ensinamentos, pelo companheirismo e por todos os bons conselhos que você me passa dentro da profissão... Que teu sucesso seja sempre uma constante... Deus te Abençoe... Do seu amigo Diego Reis

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga!!!Merecida homenagem...Deus continue te abançoando sempre.
    Edina Simionato

    ResponderExcluir
  3. Conheço a Regina desde que cheguei a Campo Mourão em 1993. Ela é,sem dúvida, um exemplo de competência, seriedade e profissionalismo, além de uma grande pessoa. Parabéns pela homenagem.

    Um abraço do amigo Eloi Bonkoski

    ResponderExcluir