29 de abr. de 2010

COOPERATIVAS PARANAENSES apresentam reivindicações ao Ministro da Agricultura em Brasília


Em audiência ontem em Brasília com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski entregou um documento contendo uma série de reivindicações das cooperativas paranaenses.
O encontro foi acompanhado pelo deputado federal, Moacir Micheletto (PMDB/PR), pelo presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, pelo coordenador da Câmara Setorial das Culturas de Inverno e presidente da Fecoagro/RS, Rui Polidoro, pelo Secretário de Política Agrícola do Mapa, Edilson Guimarães, José Maria dos Anjos, diretor do Deagro/SPA e pelo superintendente do Mapa no Paraná, Daniel Gonçalves Filho.

Pleitos - Na avaliação de Koslovski, o ministro foi bastante receptivo as reivindicações apresentadas, afirmando que todas seriam analisadas pela equipe técnica do ministério para posterior posicionamento. Entre as reivindicações apresentadas por Koslovski e que de imediato o ministro respondeu, diz respeito a realização de leilão PEP (Prêmio de Equalização de Preços) para a cultura de milho. Já em relação ao trigo, o ministro disse que a realização de leilão PEP seria feita numa próxima Portaria juntamente com a cultura do algodão.

Plano Safra - Wagner Rossi também afirmou que em maio, durante o anúncio do Plano Safra 2010/2011, o ministério atenderá outro pedido que consta no documento e que já havia sido entregue ao ministro anterior, Reinhold Stephanes: criação do programa de recuperação de áreas degradadas no Arenito Caiuá, que abrange 106 municípios paranaenses numa área de 3,2 milhões de hectares de pastagens, lavouras, florestas e solos arenosos. Um antigo pleito das cooperativas da região Noroeste do Paraná.

DocumentoNo documento com 58 páginas entregue ao ministro Wagner Rossi estão os seguintes pontos: 1. Política para comercialização para o trigo; 2. Política para comercialização para o milho; 3. Proposta para política de câmbio; 4. Resgate da capacidade produtiva dos agricultores; 5. Contratos e certificação de armazéns; 6. Programa de recuperação de áreas degradadas; 7. Proposta do Prodecoop para o varejo; 8. Necessidade de alterações no Procap-Agro e 9. Proagro, ajustes no manual de crédito rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário