25 de mar. de 2010

COLUNA DO SHAPIRO: O real desafio da vida


Neste artigo, uma interessante metáfora lança clareza à visão sobre o real processo da vida e seu sentido. Corre-se o risco constante de estar centrado em coisas que não têm razão alguma. Leia, reflita e, se desejar, repasse a seus amigos.

Quem conseguisse subir ao último andar de um arranha-céu recebia uma espetacular recompensa. O único problema era chegar lá. Tinha que ser pelos degraus da escada. Cem andares é um longo caminho de elevador, mas a pé...

Dois amigos começaram juntos. Dez andares foram fáceis. Os vinte seguintes mais difíceis. Quando alcançaram o quinquagésimo, estavam ofegantes e suavam muito. 56, 57, 58, e eeles continuaram a subir. 75, 76, 77...

Quando chegaram ao octagésimo, ambos já não andavam. Estavam agora engatinhando com suas mãos e joelhos. No 89º. um deles desistiu e exclamou:

- "Chega! Não posso continuar. Terminei!"
- "Eu também não posso" – disse o outro, “mas não vou desistir!"

Cada osso de seu corpo doía. E ele continuou mais um andar. Olhou para o lado e viu uma placa à sua frente: "Andar 90". E logo abaixo, ele leu: "Se você chegou até aqui, pode usar o elevador a partir de agora. Congratulações!"

O elevador estava logo à sua frente, de porta aberta. Cansado, mas feliz, ele entrou e apertou o botão. A porta fechou e se encaminhou rapidamente para o topo do prédio e para o grande prêmio.

O propósito da vida e chegar ao topo. Alguns interpretam que "chegar ao topo" significa aparecer na TV, ganhar na Mega Sena ou ser o proprietário de uma companhia milionária de ações. Mas existe somente um "topo" que é realmente importante. É a sabedoria. E esta ladeira não é fácil subir. Poucos conseguem.

Às vezes parece difícil demais.

Muitos perguntam: "Por que se esforçar para subir, e subir?". Outros: "Por que não permanecer onde você chegou?" Aqui está a compreensão mais elevada deste processo. A vida é como uma escada rolante. Para permanecer onde você chegou é preciso continuar andando. Quem parar, automaticamente desce. Se quiser subir, terá de se esforçar muito, muito mais do que apenas andar. Terá de correr.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário