22 de mar. de 2011

UM ANO SEM Ostrowski!


Familiares e amigos de Antonio Carlos Ostrowski convidam a todos para a missa de um ano de falecimento que acontece nesta quarta-feira (23/03) às 19 horas na Catedral São José em Campo Mourão.
Publico novamente a homenagem prestada ao amigo, cidadão, gente fina Antonio Carlos Ostrowski, há exatamente um ano aqui no BLOG.
Ostrowski, um apaixonado pela ciência da vida!
"O Tempo de Deus é para sempre", canta o padre André Luna.

Na noite de ontem (terça-feira) quando começou a cair em Campo Mourão uma chuva mansa e calma, recebi a notícia do falecimento de um grande amigo e de um grande companheiro: faleceu o engenheiro agrônomo Antonio Carlos Ostrowski, o "Ostra" para muitos, supervisor de Assistência Técnica da Coamo Agroindustrial Cooperativa.

Ostra, com problemas de saúde estava lutando contra um câncer e na noite desta terça-feira (23) descansou e foi para junto de Deus. Seu corpo está sendo velado na Loja Maçonica Oliveira Zanini, na avenida João Bento, próximo ao Sesc, em Campo Mourão. O sepultamento será na tarde de hoje (quarta-feira) no Cemitério São Judas Tadeu.

Um "cara" alto astral, animado e otimista, extremamente dedicado, um guerreiro, um profissional acima de tudo apaixonado pela Agronomia - a Ciência da Vida.
Gaúcho de Passo Fundo, apaixonado pelo seu Colorado, Ostrowski completaria 48 anos em julho. Deixa esposa e três filhas, e uma grande legião de amigos em várias partes do nosso Paraná -

Ostra era um profissional atuante, respeitado e conhecido. Participou por muitos anos de diretorias da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão e do Estado do Paraná, e também do CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná.

Em 29 de janeiro de 2010 Ostrowski completou 24 anos de trabalho na Coamo. Antes de ser supervisor de Assistência Técnica atuou em várias unidades, inclusive na região de Mangueirinha, onde conheceu sua esposa Carmem, em Honório serpa, hoje Município no Sudoeste Paranaense.

Ostrowksi, descanse em paz amigo!
"O tempo de Deus é para sempre!"

32 comentários:

  1. Que a sua determinação,simplicidade,humildade e constante espirito de colaboração,lhe permitam traçar um lindo caminho no mundo espiritual.

    Eng. Agr. Andreia Faria
    Manoel Ribas

    ResponderExcluir
  2. Uma grande perda como o dessa pessoa querida, sempre alto astral e apaixonado pelo que fazia nos faz refletir sobre o que é realmente importante. Foi um cara batalhador que servirá de exemplo para muitos colegas. Descanse em paz.
    Eng. Agr.ª Ana Loise de Almeida Schwonka.

    ResponderExcluir
  3. A despedida é um momento de tristeza , em que corações se preparam para viver uma saudade.
    Eterno amigo "ostra", descanse em PAZ!
    Eng. Agr. Cesar dos Santos Ferreia e familia
    Barbosa Ferraz

    ResponderExcluir
  4. Ostrowski será uma das poucas pessoas que sempre guardaremos no "lado esquerdo do peito, mesmo que e o tempo e distância digam não, ..."
    Meus sentimentos a sua esposa e filhas.
    Engª Agrª Margorete Demarchi - SEAB/DERAL Curitiba - PR

    ResponderExcluir
  5. Grande "Poraco", amigo e companheiro de longa data. A ele a paz eterna e a família o amparo Divino para suprimir sua ausência.


    Edenilson Carlos de Oliveira - Caarapó/MS

    ResponderExcluir
  6. Antonio Carlos Ostrowski "Ostra"

    Além de deixar muitas saudades, deixou muitos exemplos a serem seguidos por nós.


    Esteja com Deus meu amigo.
    Hevandro César Fadoni
    Eng. Agrônomo Coamo - C.M.

    ResponderExcluir
  7. Embora não fôssemos amigos de todas as horas, mas o respeitava muito como profissional.Muito ensinou a todos nós.Que esteja sempre perto de Deus e até um dia...
    Jair.

    ResponderExcluir
  8. Antonio C. Ostrowski!
    Seus ensinamentos e exemplos de vida profissional e pessoal, estarão sempre presentes naqueles que tiveram a felicidade de compartilhar sua amizade e companheirismo!
    Eu tive essa felicidade.
    Descanse em paz grande "OSTRA"!

    Domingos C. Fontana - Coamo - Mangueirinha

    ResponderExcluir
  9. Caro Ilivaldo:

    Recebi a noticia do falecimento do Ostra aqui pelo gerente da Coamo de Manoel Ribas, no qual meu marido é agronômo. Depois acessei o seu blog no qual me deparei com mensagem que deixou, simples mas que expressa o que realmente era o Ostra.
    Trabalhei na Coamo no Projeto SOS SOJA por 4 anos, em vários contatos com o Ostra sempre me supreendeu com profissional e mais ainda como ser humano.
    Um dia disse para ele que era apaixonada por doença de planta, então ele me disse: "Menina corra atras de seu sonho e os agarre" !!!
    Foi o que eu fiz, me formei em Agronomia, entrei no Mestrado na UEL em Fitopatologia (trabalhei novamente com ferrugem) e certo dia em Londrina o encontrei no Consórcio Anti-Ferrugem. Ele numa simplicidade me disse:"Viu o destino nosso, somos nós que o fazemos!" Sempre que tenho um grande desafio pela frente me lembro de suas palavras sábias!
    Hoje já estou no Doutorado na UEM, fico triste em não poder lhe dizer o quanto suas palavras fizeram diferença em minha vida.

    Desculpalhe enviar este pequeno relato mas gostaria de reforçar o que escreveu no seu blog: "...Deixa uma grande legião de amigos em várias partes do nosso Paraná...."
    Atenciosamente
    Andreia Faria, Manoel Ribas (PR)

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Ilivaldo, pela mensagem do Ostra que você publicou.
    Estamos longe e em plena safra, portanto não podemos comparecer ao velório desse nosso amigo, porém sabemos que amigos não vão faltar nessa ultima reunião.
    Aqui em Mangueirinha nos reunimos para contar casos que tínhamos passado com o Ostra e foi só sorrisos e saudades.
    Marcelo Renato F. Marochio
    Eng. Agrônomo Coamo em Mangueirinha (PR)

    ResponderExcluir
  11. Minha pequena homenagem no meu Blog, para um grande amigo e grande homem: Antonio Carlos Ostrowski:
    acessem http://blogdojumadurski.blogspot.com/
    Juma Durski, Campo Mourão (PR)

    ResponderExcluir
  12. É com grande pesar que recebo esta noticia, de uma grande mestre, sempre preocupado com o andamento das atividades desenvolvidas pelos "suas gurizadas".

    Sandro Rodrigo Klein
    Engenheiro Agrônomo
    COAMO - Cantagalo/PR

    ResponderExcluir
  13. Com tristeza recebi notícia da passagem de meu grande e saudoso amigo e irmão " ostra " amigo de muitas festas e colega de trabalho dedicado. Há muitos anos não o vejo, mas carrego em minha memória o sorriso largo o abraço forte e a alegria contagiante que o acompanhava.
    Que o Grande Arquiteto do Universo acompanhe-o nesta nova caminhada, pelas veredas do nosso desconhecido e abrande sua falta junto aos seus entes queridos.

    Valmir Scapini

    ResponderExcluir
  14. a coamo perdeu um grand parceiro e um amigo,q deus abençoe ec grand homem,........

    ResponderExcluir
  15. Ana Paula disse...

    Desculpe aos outros pais, mas o meu pai era e sempre será o melhor pai que já existiu nesse mundo! O meu melhor amigo, melhor companheiro, melhor conselheiro, melhor contador de piadas, o melhor professor da vida, meu porto seguro, do melhor abraço, da melhor risada, de uma inteligência inexplicável, de uma educação, competência, determinação, organização, alegria, dedicação, garra, lealdade, respeito e humildade... sem igual! Fez tudo correto, SEMPRE, batalhou muito por tudo, SEMPRE! Sempre disposto a ajudar a tudo e a todos, mesmo não estando no seu melhor dia. Ele é a minha felicidade, a minha inspiração, meu MAIOR ORGULHO, meu ESPELHO.. e mesmo não estando presente fisicamente, tenho certeza que estará do meu lado em TUDO! Meu pai é "O CARA"! E por ser o melhor, Deus o quis junto Dele. Ele merece descansar! Não deixou nos faltar um só minuto de carinho, abraços, atenção, e o que foi mais importante.. o seu amor! Agora a vida te levou e nos deixou aqui... o que você me ensinou é o que me faz feliz! Que Deus te dê um ótimo lugar, e guarde um pra mim do seu lado... pois quando for a minha vez, nos encontraremos! Um dia todos nós voltaremos para casa, depois de terminarmos nosso trabalho aqui, como meu pai... e lá encontraremos quem amamos. Por enquanto eu não posso vê-lo, mas posso sentir! Ficaria horas, até dias, falando do meu pai aqui, de tudo o que ele fez, de tudo o que ele foi e sempre será para todos nós! Saudade eterna desse meu gurizão, que foi tudo pra mim, tudo e mais um pouco, enfim! Ele sempre estará conosco! EU TE AMO, PAIZÃO!

    ResponderExcluir
  16. Descanse em paz Ostra, com certeza Deus guardou um lugar muito especial para você, pelo simples fato de ser um pessoa maravilhosa e querida, a familia deixo meus sentimentos.

    Parabens Ilivaldo pela matéria.

    Fernando Bettini - Caarapó-MS

    ResponderExcluir
  17. Antonio Calos ostrowski.

    Um exemplo de profissional e amigo, e amigo é aquele que aconselha e da força para seguir em frente, e foi isso que ele sempre representou para mim um grande amigo, que descanse em paz, a familía meus sentimentos.

    Eng.Agr. Antonio Carlos de oliveira e Familia São João do Ivaí.

    ResponderExcluir
  18. O Ostra foi e será para sempre um grande exemplo de humildade, companheirismo, dedicação e competência.
    Considerado por muitos como um verdadeiro "Manual de Agronomia Ambulante", conhecia como ninguém as diversas áreas que envolvem a profissão, sendo dessa forma, um referencial para todos os agrônomos da Coamo.
    Além de um grande profissional, era também um grande amigo... e com certeza, vai deixar muita saudade!

    Daniel Scremin Carneiro
    Engenheiro Agrônomo
    COAMO Peabiru

    ResponderExcluir
  19. Assim que fui contratado pela COAMO, fiquei alguns dias no alojamento da ARCAM de Campo Mourão. Lá, dividia o grande quarto com o Ostra, recém-chegado de Mangueirinha (para onde eu iria)e ainda em fase de acomodação. Convivemos durante vários anos como colegas de empresa, nos encontrando nos eventos técnicos e festivos. Depois houve também a convivência em função dos assuntos da Associação de Agrônomos. Saí da COAMO em 2000 e, depois disso, poucas vezes nos vimos. Era um grande profissional, de uma safra de outros também grandes que passaram e/ou ainda estão por lá. E, além de tudo, uma pessoa sempre bem humorada e que gostava muito de futebol. Vai ver que Deus estava precisando de alguém para assessorá-lo em assuntos de agricultura e de futebol... levou o cara certo!
    Um grande abraço à sua família...

    Rogério de Rezende Gonzalez
    Suporte Consultoria Agronômica
    Pedro Afonso - Tocantins

    ResponderExcluir
  20. Bom Dia Ilivaldo,

    Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de escrever algo sobre o Ostra em seu blog. As palavras são muito bonitas e vejo, muito sinceras também.

    Gostaria de postar algo em homenagem a ele.

    "Vou me lembrar da sua acolhida... Da forma cordial, calorosa e humilde com que sempre me atendeu e falou comigo...
    Vou me lembrar das suas piadas...
    Do riso inevitável em momentos onde era proibido rir...
    Vou me lembrar da sua vontade de viver...
    Do brilho que tinham os seus olhos na última vez que te vi, dizendo que os momentos ruins eram passageiros e que, mais uma vez, tudo ficaria bem...

    Vou me lembrar da sua fé inabalável...
    Da forma verdadeira com que acreditava que o Pai Maior estava conduzindo os caminhos da sua vida e que você sabia que Ele te permitiria ficar mais uma vez...

    Meu querido amigo... O Pai Maior não permitiu que você ficasse mais uma vez... Mas, permitiu que você fique para sempre! Afinal de contas, bons momentos vividos ao lado de pessoas especiais, nunca morrem!

    Você é uma dessas pessoas que viverão para sempre, independente de não existir de uma forma que eu possa apertar a sua mão e te dar um abraço forte...

    Muito obrigada por ensinar a simplicidade e a humildade! Que a Luz Maior esteja com você e te acompanhe até que um dia a gente possa se reencontrar na eternidade..."

    Ilivaldo, mais uma vez, parabéns pela iniciativa!

    Cordialmente,

    Fabíola Lombardi Maldonado
    Analista de Recursos Humanos
    COAMO - Campo Mourão/ PR

    ResponderExcluir
  21. LEANDRO AMADORI - PALMAS-PR27 de março de 2010 às 22:55

    AMIGO OSTRA

    SUAS PALAVRAS E SEUS ENSINAMENTOS FICARAM PARA SEMPRE EM TODOS OS CORAÇOES DOS COLEGAS DA COAMO.
    QUANTO AMOR E DEDICAÇÃO DAS MILHARES DE PESSOAS QUE FICARAM,PARA HOMENAGEAR UM DOS MAIORES GUERREIROS DA CIÊNCIA AGRONÔMICA.
    QUANDO MINHA LUZ SE APAGAR QUERO QUE SEJA RECONHECIDA DA MESMA FORMA QUE VC ESTÁ SENDO.
    ME FALOU AO INICIAR NA COAMO: ABRACE O URSO ANTES QUE ELE O AGARRE...
    NUNCA TE ESQUECEREI, GRANDE AMIGO...CATARINA COMO ME CHAMAVA.
    DESCANSE EM PAZ.

    ResponderExcluir
  22. Luiz César - Campo Mourão - PR28 de março de 2010 às 12:10

    Bom dia Ilivaldo,

    Parabéns pelas Sábias e Belas palavras.


    AMIGO OSTRA.

    Gaúcho, Polaco e Colorado, assim sempre brincávamos.

    Homem de coração bom, profissional exemplar e com inteligência rarissíma.

    Você deixa uma marca fortíssima em uma legião de Engenheiros Agrônomos que trabalharam ao seu lado e outros tantos que te conheciam. Quem recebeu seus ensinamentos sabe muito bem do que estou falando....A você, nós todos recorriamos quando queriamos algo mais profundo....algo mais complexo....ou simplesmente algo mais....E você sempre pronto a ensinar...Mestre Ostra...Defensor ferrenho da classe Agrônomica, fosse no dia a dia, na Associação dos Agrônomos, no CREA ou onde quer que estivesse, defendia com "unhas e dentes"

    Sua familia que me desculpe a pretensão, mas além de suas 3 filhas e esposa - pessoas de quem ele sempre falava com muito orgulho -, você deixou dezenas, centenas ou milhares de orfãos....pois muitos tinham você como um PAIZÃO....Mas ficamos muito tranquilos, pois para onde fostes, serás muito bem acolhido pelo Pai Maior......

    Que o Nosso Senhor te receba, te guarde e permita que continues aí onde estás sendo o Mestre Ostra...e nós aqui te guardaremos para sempre em nossos corações.....

    FICA EM PAZ AMIGÃO.....GAÚCHO....POLACO....E COLORADO.

    Parabéns grande amigo Ilivaldo...Só poderia partir de você...


    Atenciosamente,

    Engº Agrº Luiz César de Souza
    COAMO - Campo Mourão - PR

    ResponderExcluir
  23. Conheci o Ostrowski ainda antes da faculdade. O convívio durante os estudos nos aproximou ainda mais. Em 1986 através dele, ingressei na COAMO, onde tive a oportunidade de, junto com outros dois colegas, dividir uma casa na unidade de Mangueirinha-PR. Fiquei por lá por somente 3 meses e retornei ao rio grande para abrir um escritório de planejamento agropecuário. Foram 3 meses de muito trabalho, mas também de muita alegria. Nos vimos pela última vez, se não me engano, em 1988 em visita que ele me fez em Passo Fundo.
    Nunca esquecerei o meu amigo "Gato", pessoa incrível: sempre de bem com a vida, preocupado com o bem estar dos colegas, agrônomo nato.
    Marcaste a tua passagem por aqui, meu amigo! Levarei sempre a tua imagem e a tua bandeira! Que Deus te abençoe!

    Eng° Agr° Luís Antônio Bonato de Moura
    Passo Fundo/RS

    ResponderExcluir
  24. Fui colega do Gato na Faculdade de Agronomia. Formávamos a "turma do fundão": muita alegria, mas muito estudo. Não consegui fazer muitos gols nele: sempre foi um ótimo goleiro. Vocês lembram daquela jogada que ele fingia pegar a bola rasteira com as duas mãos e acabava chutando em direção ao companheiro?
    Grande Gato... O "brabão" mais coração-mole que eu já conheci. Vai deixar saudades por aqui...
    Mas, daqui a alguns anos estaremos todos juntos novamente.

    Eng° Agr° Ricardo André Zorzato Caldieraro
    caldiera@terra.com.br
    Torres (RS)

    ResponderExcluir
  25. Me chamo ANTONIO CESAR FRAPORTI. Me criei junto com o CAIO. Eramos vizinhos e brincamos de carrinho, de bola, de bicicleta. Eu passei mais de dez anos ao seu lado. Hoje, ao tentar acha-lo na rede, soube que foi embora. Mas, fica a lembranca mais doce,ou seja, BRINCAMOS MUITO.
    Sou Dentista e resido em Novo Hamburgo RS.

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de agradecer as manifestações de apoio que recebemos,eu, Carmen Ostrowski, Ana Paula, Mariana e Juliana, seja neste blog, por iniciativa do amigo Ilivaldo; seja em qualquer lugar que estejamos.........deixarei claro que em nenhum momento ele, o Ostra, deixou de lembrar e preocupar-se se tudo corria bem.O seu sorriso nos acompanhará.Obrigada a todos, com muito carinho.
    Ilivaldo, no quadro de avisos,à minha frente, tem a foto dele do seu blog e a mensagem da bíblia que você nos mandou. Lemos todos os dias.Que Deus os guarde.

    ResponderExcluir
  27. Sergio Jose Alves - Londrina11 de abril de 2010 às 21:41

    Têm pessoas que deveriam permanecer muito tempo conosco.
    Iluminados, exemplos de ética, competência, compromisso, cidadania.
    Nos pequenos atos diários, demonstram sua grandeza.
    Talvez por isto, sejam convocados pelo Grande Arquiteto do Universo a iluminar outras paragens.
    Poucos tiveram sua passagem tão lamentada. Sinal de uma vida, que apesar de curta, valeu a pena. Ostra deixa um vazio difícil de ser preenchido para nós que continuamos presos a matéria. Mas o exemplo permanece e o espírito voa.
    Sérgio José Alves - IAPAR

    ResponderExcluir
  28. Ontem, conversando com meu amigo de infância,Ademir, ele me comentou do Ostra, trabalhamos juntos na Coamo em Mangueirinha, e apesar de tantos anos, ainda tenho na lembrança a sua maneira correta de ser,a sua alegria e brincadeiras, um ser humano que serviu de exemplo para todos.
    Ostra, temos certeza que voce cumpriu com dignidade a sua missão, e hoje está desfrutando junto com o nosso Pai Celestial.
    Para nós fica a eterna lembrança.

    Humberto Bontchak
    Londrina - Pr.

    ResponderExcluir
  29. Que deus e nosso grande arquite o ilumine onde ele estiver !

    ResponderExcluir
  30. Caro ILIVALDO.

    Falar do Ostra, de tudo que já falaram, não me resta muito... Meu colega de profissão e trabalho. Um gênio! Exemplo de Agronômo que deve ser lembrado e seguido por todos os profissionais da categoria agronômica do Brasil. Um dos agrônomos que mais conhecia da profissão em nível federal!!! Trabalhador, motivado, simples, umilde, entusiasta, companheiro, fonte de muitas consultas técnicas minhas... FOI UM PRIVILÉGIO IMENSURÁVEL DEUS PERMITIR TÊ-LO EM MEU CONVÍVIO.
    Ilivaldo: à voce, PARABÉNS pela brilhante idéia...

    ResponderExcluir