25 de jan. de 2010

A "TORCIDA" do Coritiba no interior paranaense


Lamentável o público reduzíssimo no jogo de ontem entre Aereb e Coritiba, no estádio municipal em Paranavaí, no Noroeste paranaense. O torcedor do Aereb não foi, mas e os simpatizantes do alviverde da região Noroeste?
As imagens mostradas pela RPC para todo o estado refletem o que há muito pe incontestável: a pequena torcida que os times da capital têm no interior e no caso em tela, do maior campeão paranaense de todos os tempos. Pode?
Sim, pois a cultura dos paranaenses no interior, principalmente nas regiões Norte e Noroeste é torcer para um grande time do futebol paulista, seja Palmeiras, Corinthians, São Paulo ou Santos, ou até dos cariocas Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.
A origem, a tradição e a mescla dos que aqui chegaram com os que aqui nasceram fazem esta realidade. Na família do meu pai, por exemplo, que veio do interior paulista só deu esmeraldinos e alvinegros entre os irmãos. E na sua família caro leitor se você for ou residir aqui no interior, dificilmente não será de torcida para algum time paulista. Sem contar que na Capital, o Paraná é um grande clube, mas deixa a desejar como time. Ontem, venceu o Paranavaí na Vila Capanema para um público de quase 3 mil pessoas.
Há de se levar em conta também que o Coritiba, Atlético e o Paraná praticamente ignoraram os torcedores do interior nas últimas décadas, bem diferente por exemplo do que fizeram e fazem a dupla Gre-Nal, que aparece em primeiro na mente dos torcedores nas regiões Oeste e Sudoeste, colonizada por gaúchos e catarinenses.
Vem a mente para corrobar com este pensamento a ideia do Paraná Clube em mandar jogos contra os grandes paulistas no WD em Maringá. Resultado: grande público e um pequeno número de paranistas que ficaram na curva do estádio maringaense.
Caso nada seja feito nas próximas décadas o cenário não será alterado e os grandes paranaenses terão as maiores torcidas somente na região metropolitana.

Um comentário:

  1. Olá Ilivaldo,vale lembrar que de acordo com a última pesquisa Datafolha realizada em dezembro,mostra o que se suspeitava a algum tempo,o Corinthians já tem a terceira maior torcida da capital,os dados em Curitiba são curiosos e preocupantes para os curitibanos.
    Curitiba é a capital brasileira que tem o maior percentual de pessoas sem time nenhum para torcer,30% não tem interesse por nenhuma equipe,enquanto 21% se dizem atleticanos,17% coxas e pasmem...em seguida aparece os corintianos com 7% e somente depois os paranistas com 4% seguido pelos são paulinos com 2%.
    Isso é preocupante porque com a migração em massa,a miscigenação e a crescente força dos clubes paulistas,os times da capital correm o risco de perder terreno em seu próprio território,visto que quase metade (30%) não tem sequer um time para torcer.

    ResponderExcluir