5 de jan. de 2010

PAPO DE AGENDA: Como você reorganiza suas atividades e aproveita melhor o seu tempo?


Como vai o seu tempo?
Você consegue viver de forma organizada ou vive numa correria danada com alto nível de estresse e frustração?
Pois bem, separar as atividades importantes das urgentes e circunstanciais, foi a dica apresentada por consultores domingo no programa Fantástico, da TV Globo, exibido no dia 3 de janeiro. O programa destacou em um dos seus blocos uma situação que aflige milhões de brasileiros. Brasileiros que no dia a dia vivem correndo e não sabem o que fazer para reorganizar suas atividades. Perguntas do tipo “São os ponteiros do relógio que estão passando mais rápido? O que está acontecendo com o nosso tempo? Por que cada vez mais temos a sensação de que as horas voam, se há poucos anos não era assim?” fizemos em 2009 e se não mudarmos nosso comportamento, correremos o risco de fazer novamente neste ano novo.
O consultor de planejamento pessoal Fernando Serra, entrevistado no Fantástico, disse que “ O celular e a internet funcionaram como um acelerador, só que sem limite de velocidade. Então, a sua vida passa a ser uma vida corrida porque você está em todo lugar, todo o tempo, sem contar o tempo que ficamos abrindo nossos e-mails”, explica.
AGENDA - Para o consultor Serra, é necessário ter uma agenda ou um bloquinho, para anotar quatro ou cinco coisas que você não quer deixar de fazer no dia seguinte, não esquecendo de colocar coisas pessoas e profissionais. “É preciso concentrar seu dia sem excesso de coisa para fazer, porque esse excesso de coisas vai te frustrar e você vai acabar não fazendo nada”, aconselha o consultor.
Pesquisa inédita resultado de entrevista com 30 mil pessoas, mostrou que o brasileiro usa apenas um terço do dia fazendo o que realmente é importante. “Você não precisa ter um dia de 30 horas, basta um dia de 24 horas se você souber usar bem essas horas”, ensina Christian Barbosa, que desenvolveu uma regra simples.
IMPORTANTE X URGENTE - “A palavra importante significa ter tempo para coisas que te trazem resultado. Então, atividades importantes são coisas que você gosta de fazer, coisas como ficar com seus filhos, ficar com os amigos com sua família, fazer coisas importantes dentro da empresa”, ensina. “As atividades urgentes são feitas quando o tempo acabou, você tem estresse, você tem pressão, você tem correria. No urgente, as atividades exigem que você faça imediatamente, diferente do importante que você tem tempo para fazer”, explica. ATIVIDADES CIRCUNSTANCIAIS - “As atividades circunstanciais são aquelas atividades que não trazem resultados para sua vida. São coisas que você faz obrigado por pressão social e vão contra a sua plena vontade. Por exemplo, aquela festa de um amigo que você nem conhece, mas é obrigado a ir”, ensina.
E você caro leitor,como está o seu tempo? Tranquilo ou aquela correria danada. Você sabe separar o que é IMPORTANTE, URGENTE ou CIRCUNSTANCIAL? Para uns pode ser fácil, para outros, impossível, já que em muitos casos os pedidos e as demandas são “sempre” urgentes, e tudo que é solicitado é para ontem e a pressão só aumenta. Mas será que quem pede com urgência é um bom administrador e Sabe planejar? Se não houver mudança na postura pessoal e organizacional, quem vive na correia vai continuar apagando incêndios e correndo o risco de acumular estresses e mais estresses, além é claro de graves problemas de saúde.
E Viva 2010, com muita saúde, paz, amor, melhor planejamento e tempo para fazer uma coisa de cada vez, inclusive, postar BLOG e é claro, ter tempo para Deus e para curtir e viver mais com sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário