23 de jan. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Osvaldo Guaiume


Pessoa simples, de boa conversa e muito sucesso, que tem um grande círculo de amigos e cliente, o apucaranense Osvaldo Guaiume é o homenageado do nosso BLOG nesta ENTREVISTA DE DOMINGO. Apaixonado por Campo Mourão, com visão empresarial e apoiando várias modalidades (Futsal masculino e feminino, só para citar um exemplo), Osvaldo revela que a vitória e o título do Corintians em 1.977 foi um momento marcante em sua vida.
"Agradeço a homenagem e desejo que o futuro do esporte em Campo Mourão nos reserve algo melhor, com iniciativas e compromissos por parte daqueles que dirigem, no sentido de buscar apoio junto a classe empresarial e outras instituições privadas, para um dia pelo menos voltar a representar nossa cidade como já foi",afirma.
Com o apoio ao esporte sua empresa tem conquistado a comunidade e nas quadras, seus times têm subido ao pódio e celebrado bons resultados. Uma ótima leitura.
QUEM É OSVALDO GUAIUME? Sou empresário no ramo de Segurança (Monitoramento através de Sensores e Imagens, Terceirizaçao de Serviços de portaria, Vigia, Limpesa e Conservação, e outros.), Filho de Carlos Guaiume e Clementina Morais Guaiume. (86 e 81 anos respectivamente).
Sou casado há 31 anos com Rosemary Silva Guaiume, pai de Marcelo Silva Guaiume (Administrador de Empresas), Daiane Silva Guaiume (Administradora de Empresas pós graduanda em Financeiro), Rodrigo Silva Guaiume (no último semestre do curso de Direito) e sogro de Jéferson Grandi - formado em Tecnologia da Informática, programador, mais alto profissional no sitema de Monitoramento por Imagem (CFTV).
ONDE O SENHOR NASCEU E COMO CHEGOU A CAMPO MOURÃO? Nasci na Cidade Alta de Apucarana (PR), em uma família de nove filhos que mudou se para Mamborê, por um período, para trabalhar na lavoura. Mais tarde, em 1.970 transferimos nossa residência para Campo Mourão, para possibilitar acesso aos estudos. Há 40 anos moro e trabalho nesta cidade, pela qual me apaixonei.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi em Apucarana até aproximadamente oito anos de idade, brincando pelas ruas, e ainda vendo ser aberto valetas para construção de asfalto no perímetro urbano da cidade. COMO O SENHOR SE DEFINE? Homem de perfil humilde, bom marido, bom pai, bom filho, Um dia, ao ver um jornal solto na rua, que o vento tocava para onde queria; pensei comigo: o ser humano é dotado por Deus de Dons de inteligência, podendo definir seu projeto de vida e buscando incessantemente com perseverança a sua realização. (Não se deixando levar pelo vento da falta da perspectiva) ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSO FEZ? Estudei dois anos de Teologia, Fiz o curso Contabilidade e outros importantes como: Marketing e Merchandising por uma instituição do Rio de Janeiro.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Ainda muito cedo, com 13 anos, morávamos em uma pequena chácara com uma casa pequena com cozinha original (isto é, de chão batido, não tinha piso) e precisava ajudar minha família. Comecei a trabalhar de entregador de gás com uma bicicleta "cargueira". Depois, trabalhei como balconista de lojas, em seguida fui contratado como vendedor de pneus na Hermes Macedo (HM), onde ao longo de 16 anos tive oportunidades de realizar dezenas de cursos pelo Brasil a fora. Adquiri conhecimentos e experiência profissional, e depois de vários cargos de chefia, cheguei na década de 80 a gerente da loja.
QUAL SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Na década de 70 comecei a frequentar a quadra esportiva da família Tagliari, na época, a única opção acessível para jogar uma bolinha. Marcávamos horário e realizava junto com alguns amigos um "racha" de perna de pau, percebi logo que não levava jeito, porém, mesmo nunca participando de torneios importantes joguei futebol de salão durante 30 anos. Associação Tagliari nos anos 70 com o comando do "seo" Itacyr
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO ESPORTE? QUEM FOI O "CULPADO"? Na quadra dos Tagliari, aconteciam muitas competições e algumas importantes. Comecei a ser um torcedor ativo gostando cada vez mais e admirando a técnica, a perfeição e a intimidade que o Itamar Tagliari e seu irmão Carlão (meus amigos), tocavam na bola. Eles eram verdadeiros artistas, verdadeiros craques da bola. Acompanhei a trajetória da equipe formada por esta família, verdadeiros vencedores, que levaram o nome de Campo Mourão para todo Brasil. Eles sempre merecerão destaque. Fui presidente por dois anos e diretor de Esportes por quatro anos da extinta Hermácia Esporte clube - foto- (Associação dos funcionários da Hermes Macedo),
NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADES JOGOU? Apenas o futsal, que tornou minha grande paixão. Hoje frequento aulas de hidroginástica, a qual recomendo.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E ÍDOLO? Esporte preferido é o futebol, especialmente o futsal. Sou Corintiano e Reverencio O Rei Jesus, e na terra, o maior ídolo é Pelé.
QUAL PROJETO QUE GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI?
Tenho muitos projetos que espero realizar, entre eles o de poder ampliar ajuda para crianças iniciantes nos esportes.
COMO É NA SUA OPINIÃO A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE EM CM? Infelizmente, nem time de futebol profissional temos, muitas situações poderiam justificar. Sabemos que o município não pode arcar com os recursos para uma equipe profissional. De outro lado, não existe apoio da parte dos empresários da cidade, que talvez não se conscientizaram do retorno que poderiam ter na parceria com uma equipe profissional ou com outras modalidades. Talvez faltem projetos de motivação através daqueles que dirigem o nosso esporte, como por exemplo: Um jantar ou um coquetel direcionado aos diretores e gerentes de empresas, através de convites e confirmação por pessoas de influência da elite do esporte com o apoio de empresas que já estão envolvidas, ministrando palestras direcionadas as parcerias.
Osvaldo e o professor Ferruginha com troféu de campeão da temporada 2009 no futsal feminino mourãoense
O QUE LEVOU O SENHOR A INVESTIR E APOIAR O ESPORTE MOURÃOENSE INCENTIVANDO ALGUMAS MODALIDADES? É POSSÍVEL MEDIR O RETORNO DESSES INVESTIMENTOS? Em primeiro lugar, a paixão pelo esporte, e depois a clara e evidente realidade de que não existe nada no mundo que divulgue o nome de uma empresa mais do que o Esporte em geral.
Futsal feminino, uma das modalidades apoiadas pela Guardian
QUAL SERÁ O FUTURO DO ESPORTE EM CM? Espero que o futuro nos reserve algo melhor para o esporte, com iniciativas e compromissos por parte daqueles que dirigem, no sentido de buscar apoio junto a classe empresarial e outras instituições privadas, para um dia pelo menos voltar a representar nossa cidade como já foi.
COMO SE SENTE SENDO HOMENAGEADO NESTE BLOG? Não me acho digno de ser homenageado, já que não faço nada de espetacular, apenas cumpro em pequena escala o meu dever para com a sociedade na área do esporte e alguma coisa na área de responsabilidade social. Porém, sinto-me orgulhoso, ao ver que alguém valoriza o que fazemos.
QUE ESPORTISTA É EXEMPLO? POR QUÊ? O Washington, atacante do São Paulo é um exemplo de superação e motivação, de alguém que mesmo passando por cirurgia vascular, negou-se a desistir de seu projeto de vida e o resultado está aí.
QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DA SUA VIDA? QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO JAMAIS TERIA FEITO? A vitória do Corintians em 1.977 saindo da fila com o gol do Basílio. A descisão que jamais tomaria hoje, com certeza, seria a de não entregar meu carro (um corcel ano 1972) no início da década de 70, nas mãos de um amigo menor que quase virou tragédia trazendo grandes transtornos em minha vida, com vitimas quase fatais, alem de ter que pagar 23 parcelas de financiamento sem ter o carro, que não teve recuperação.
ÉTICA EM UMA FRASE É......Caráter, moral. (O oportunismo não leva a lugar nenhum.)
A GUARDIAN É ..... Um projeto sonhado, e realizado. (A forma que Deus usa para nos dar o sustento para 120 funcionários).
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É......Não tenho muito que pedir a Deus, a não ser Sabedoria, e os seus cuidados no dia a dia; Mas muito à agradecer.
O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ QUE GOSTARIA DE FAZER? Tenho um projeto para maio de 2.011 de fazer um passeio de 18 dias em Israel (foto), na região da Palestina, para conhecer alguns lugares que nosso Senhor andou. QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Mais recente, foi o Barcelona, porém a melhor equipe formada para a pratica do futebol que vi jogar até hoje foi o Brasil da Copa do Mundo de 1.970 no México.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO?
José, do Joga 10, Pedro Cordeiro e Ferruginha
(Djeferson Rossano de Mattos).
CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CM?
Marcos Antonio Corpa (foto), Serginho da Casali e Itamar Tagliari.
AMIGOS DE CONFIANÇA......“Amigo é coisa pra se guardar
do lado esquerdo do peito”. Os meus amigos do Esporte e de minha Comunidade.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É......Majestosa,
e um lugar agradável de se viver.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ!! A Campo Mourão do futuro será aquilo que seu povo for. Uma Nação não muda um povo, mas um povo muda uma Nação.
O GOVERNO NELSON TURECK É....Um bom Governo, voltado para vontade popular.
O GOVERNO LULA É......Não acreditava muito no governo Lula, mas tem sido bom em alguma situação: É a primeira vês que acompanhamos um governo que não se intimidou com a crise, sempre com uma postura otimista, mesmo sendo chamado de louco e irresponsável pelos seus adversários; Aqueles oportunistas, que só pensam em fazer politicagem usando e denegrindo a imagem de outros. Nos governos anteriores ao menor sinal de crise, vivíamos o pesadelo dos pacotes, índice de reajuste mensal e outros absurdos. Ao contrario o Brasil tem sua economia estável, prova disso é o financiamento com valores fixo até Sessenta meses, alem de planos longos de pagamentos sem prévio índice de reajustes, estarem sendo todos os dias oferecidos nos mais diversos segmentos do Mercado. Ainda em relação ao Lula; Seu discurso inteligente, seus argumentos convencedor, no Evento da disputa pelas Olimpíadas de 2.016, foram decisivos na vitória do Rio 2.016.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? O sentimento é de Emoção, e de agradecimento, e nos deixa cheio de orgulho, porem, aumenta nossa responsabilidade, sabendo que somos acompanhados naquilo que fazemos. Alem disso não é uma homenagem comum, vem de pessoas ilustres, influentes, formadora de opinião. Muito Obrigado.
QUEM GOSTARIA DE LER SUA ENTREVISTA AQUI NO BLOG?Por tudo que acompanhei, desde o Camisa 10 até hoje, o esportista Pedro Cordeiro.
Nota do BLOG: Para o Osvaldo e os leitores: copie e busque o link abaixo para conhecer um pouco da vida de Pedro Cordeiro, em 23/08/2009.
http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/08/entrevista-de-domingo-pedro-cordeiro.html
QUAL PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? QUAL O VALOR DE UMA VIDA? Sabemos que a vida é um dom de Deus, só Ele pode encerrar este ciclo, no entanto, o que vemos com muita tristeza, é a total subestima, falta de apreço, menosprezo da parte dos homens que tem o poder para mudarem a lei, porém não temos força política suficiente, ninguém está preocupado em alterar uma lei falha e vergonhosa, que premia criminosos e bandidos. Também? Esperar atitude de respeito à vida de gente que tem o comportamento que hoje assistimos com indignação (" Os homens do Mensalão, Mensalinho, Dinheiro na cueca, e outros escândalos") Talvez o fato de nossa Assembléia e Senado passarem o tempo todo discutindo em causa própria, e sobre a assombrosa corrupção que assola nosso país justifique em parte a falta de tempo para pensar no anseio da população.O professor Ferruginha, Osvaldo e Ilivaldo Duarte em foto/encontro histórico
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? "
Ensina à Criança, o Caminho em que deve andar, e quando ela crescer, não se desviará dele. (Não são estas, minhas palavras, mas das Escrituras sagradas, inspiradas por Deus.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário