28 de jan. de 2010

CARNAVAL 2010: Cai Nessa homenagem aos 100 anos da Família Teodoro de Oliveira em CM


"Guerreiros", este é o tema do samba enredo do Bloco Cai Nessa para o Carnaval 2010 em Campo Mourão, em homenagem aos 100 Anos da Família Teodoro de Oliveira, que chegou a Campo Mourão capitaneada por Joaquim Teodoro de Oliveira (foto) que foi prefeito municipal durante vários meses no ano de 1951.
O carnavalesco Birão Rodrigues, presidente do Cai Nessa, informa a descrição da homenagem a Família Teodoro de Oliveira. Confira!
"Você deixaria
uma rica Fazenda de Café para buscar o sonho de uma vida melhor para seus filhos? Não, seria a resposta de muita gente.
Mas, em 1910, uma família que ficaria conhecida em toda a região, tomados pela fé e o desafio de uma nova vida, chegou em Campo Mourão.
Estamos falando da Família Teodoro de Oliveira e Custódio de Oliveira.
O Bloco Cai Nessa sente-se honrado em tentar contar a saga da Família Teodoro/Custódio de Oliveira na avenida. Como a história é longa, vamos tentar resumi-la.
Para definir o nome do enredo não encontramos outra palavra senão, Guerreiros. Porque os Teodoro/Custódio de Oliveira são Guerreiros, pela raça, pela força, pela habilidade, alegria e fé.
Em nossa pesquisa com membros da família e em livros, a Família Teodoro/Custódio de Oliveira é citada em todos os segmentos da vida mourãoense, seja na cultura, esporte, educação, turismo, política, agricultura e muitos outros.
Curiosamente, “Teodoro” não era o nome da Família que morava na região de Diamantina, em Minas Gerais. Depois é que a família mudou para o interior paulista na região de Santa Cruz do Rio Pardo.
A Família chamava-se Custódio de Oliveira, mas, quando nasceu um de seus filhos, o senhor José Custódio de Oliveira chamou uma rica fazendeira da região para batizá-lo. Essa mulher chamava-se Maria Teodora, isso mesmo, uma mulher é que deu nome a família, pois ela exigiu que ao batizar o menino, teria que colocar o seu nome ao do garoto, mal sabia ela que estava batizando um dos maiores nomes da história de Campo Mourão. Assim nasceu José Teodoro de Oliveira.
O senhor José Teodoro de Oliveira chegou em Campo Mourão em 1910 com seu filho Joaquim Teodoro de Oliveira recém nascido, mas foi difícil chegar aqui. Vindo do interior paulista, a região em que moravam ficava próxima a Londrina, mas a caravana teve que dar a volta por Ponta Grossa, porque no caminho por Londrina tinha muitos Índios e rios enormes, que eles não conseguiam atravessar.
A viagem foi dura, em cima do lombo de cavalos e a pé, ou de carroção. Na viagem tiveram que parar em Pitanga, pois muitas mulheres estavam grávidas e tiveram que parir lá mesmo, pois não conseguiriam seguir viagem. Foi em Pitanga que nasceu Antonio Teodoro de Oliveira que viria a ser prefeito de Campo Mourão de 1960 a 1963.
Ao chegar em Campo Mourão em 1910, a Família do senhor José Teodoro de Oliveira construiu suas casas na região onde é hoje o Anel Viário.
O tempo passou, o senhor José Teodoro de Oliveira, teve 9 filhos: Maria, Joaquim, Antonio, Ana, Eufrasina, João, Gabriel, Elisiria e Alfeu Teodoro de Oliveira.
Depois de algum tempo, os filhos constituíram novas famílias e dentre elas, a família de Joaquim Teodoro de Oliveira, vamos falar um pouco mais dessa família, pois foi justamente através dela que nasceu o Bloco Cai Nessa.
Para explicar essa história, começamos com os filhos do senhor Joaquim Teodoro de Oliveira que são 12: Adelaide, Leonir, Dilce, Nelson, Acir, Eleny, Diógenes, Alcione, Valmir, Josemar, José Carlos e Luis Carlos Teodoro de Oliveira.
Foi o José Carlos Teodoro de Oliveira, mais conhecido como Carlinho Teodoro que montou a Escola de Samba Acadêmicos do Country em 1984, onde nasceu o Bloco Cai Nessa. Foram alguns ritmistas da bateria da escola que montaram o Bloco Cai Nessa em 1988.
A história da Família Teodoro/Custódio de Oliveira foi construída e segue em frente, sempre com muita paixão por Campo Mourão.
A contribuição da Família Teodoro/Custódio de Oliveira para o povo mourãoense é muito valiosa. Muitos dizem que, se não fosse os Teodoro, Campo Mourão não seria o que é hoje. Se existe em nossa cidade alguma coisa, foi porque a Família Teodoro/Custódio de Oliveira construiu ou ajudou a construir. Carnaval, uma das festas mais populares no país
Como espaço é pequeno para tantas contribuições, vamos destacar algumas:
No Turismo
- Carneiro no Buraco - talvez a mais conhecida contribuição da Família Teodoro/Custódio de Oliveira, foram eles que fizeram o Carneiro no Buraco pela primeira vez em Campo Mourão.
Existem muitas lendas de como foi feito o carneiro no buraco. Mas a história verdadeira é contada por Adelaide Teodoro de Oliveira, pois foi ela quem ajudou a fazer o primeiro carneiro no buraco.
Em 1962 o senhor Saul Caldas e o Enio Queiroz, amigos do seu Joaquim Teodoro de Oliveira, assistiram um filme no cinema onde índios faziam um peixe em um buraco feito na areia. No dia seguinte, os dois foram na casa do seu Joaquim ouvir o jogo do Brasil na Copa de 1962. Após o jogo, os dois contaram a história ao senhor Joaquim e como o mesmo gostava de experimentar coisas novas, resolveram fazer o prato. Mas como peixe era muito complicado, resolveram fazer com carneiro que era abundante na região.
No dia seguinte, na casa do senhor Joaquim Teodoro de Oliveira, fizeram o buraco no chão e tentaram fazer o prato, mas não deu certo.
Só na terceira tentativa é que conseguiram fazer o prato, que ficou uma delícia.
Em 1991 foi criada a lei que instituiu o Carneiro no Buraco como Prato Típico de Campo Mourão, proposta pela mesa diretora da Câmara Municipal que tinha como presidente o vereador Carlos Stanizewski, Carlinhos Teodoro primeiro secretário e João Alves segundo secretário, que assinaram o projeto de lei.
Hoje a Festa Nacional do Carneiro no Buraco é a terceira maior festa gastronômica do Brasil e é realizada no segundo domingo de Julho.
Na Cultura
- Colégio Estadual - a Família Teodoro/Custódio de Oliveira ajudou na construção do Ginásio Estadual de Campo Mourão, que hoje é o Colégio Professor João de Oliveira Gomes.
- Clube 10 – o senhor Joaquim Teodoro de Oliveira quando era prefeito, cedeu o terreno para construção do clube, inclusive é o sócio número 3.
- Country Club – a atual sede social foi construída por João Teodoro de Oliveira Sobrinho, quando era presidente, onde foi fundada a Escola de Samba Acadêmicos do Country.
No Pioneirismo
- Bosque Municipal (Parque do Lago): a Família Teodoro/Custódio de Oliveira morava ao lado do terreno onde hoje é o bosque.
- Coamo Agroindustrial Cooperativa, Aeroporto, Sindicato Rural, Cooperativa de Eletrificação Rural – foi a Família Teodoro de Oliveira quem ajudou a fundar e construir todas essas entidades.
Na Política
Muitos integrantes da Família Teodoro/Custódio de Oliveira são destaques:
- Antonio Teodoro de Oliveira: prefeito de Campo Mourão.
- Joaquim Teodoro de Oliveira: prefeito e vereador de Campo Mourão.
- Alfeu Teodoro de Oliveira: prefeito de Janiópolis e vereador de Campo Mourão.
- Carlinho Teodoro: vereador de Campo Mourão.
- Nelson Teodoro de Oliveira: vereador de Campo Mourão.
- Maria Enilda Teodoro de Oliveira: vereadora de Campo Mourão.
- Olivino Custódio: vereador de Campo Mourão.
- João Teodoro de Oliveira: vereador de Campo Mourão.
- Eraldo Teodoro de Oliveira: atual presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão.
Outra história curiosa da Família Teodoro/Custódio de Oliveira é que, quando chegaram em Campo Mourão havia uma pequena igreja de madeira onde hoje é o Jardim Santa Cruz. Toda vez que tinha missa os fiéis acendiam velas para os santos, só que, ao irem embora para casa, esqueciam as velas acesas, resultado, a igreja pegava fogo. Por duas vezes tiveram que construir uma igreja nova.
Curioso também foi o primeiro esporte praticado pela Família Teodoro/Custódio de Oliveira em Campo Mourão. Como havia muitos Carros de Boi na região, o esporte nos finais de semana era ver qual Cocão cantava a roda mais alto (cocão era a ponta do eixo de madeira onde girava a roda).
No Carnaval 2010 o Cai Nessa pede força aos “Guerreiros” da Família Teodoro/Custódio de Oliveira para mostrar na avenida os 100 Anos de Vitórias e Conquistas dos Teodoro.

2 comentários:

  1. Oi sou filho de ambrosio ferreira dos santos e gostaria de saber,onde ele entra na historia pois meu pai e olivino custodio se davam bem e tinha muita amizade com os teodoros procure saber mais na regiao do barreiro das frutas! gostei da historia, estou em curitiba mas pretendo voltar sinto suadades da minha terra.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite eu vi aqui uma parte da história da família Teodoro e Custodio de Oliveira ,eu sou um Decendente desta família ,nasci no interior do Paraná e por parte da minha Mãe sou descendente desta família mais a minha Mãe nasceu no interior do Ceará.

    ResponderExcluir