30 de set. de 2009

BASQUETE DE CM vence e vai à semifinal no Jojup´s


Com a vitória por 78 a 67 sobre Astorga, na noite de ontem em Umuarama, o basquete mourãoense já está nas semifinais dos Jogos da Juventude do Paraná. Segundo informações do vice-presidente da Amobasquete, Nelson Pedro Martins, as parciais da vitória de Campo Mourão foram 15 a 12, 24 a 21, 18 a 23 e 21 a 11, que deu o primeiro lugar no grupo.
O técnico Daniel Wattfy -em foto exclusiva que registrei em jogo recente no JK- vibrou muito com a vitória afirmando que se a equipe jogar com a mesma garra e determinação
tem boas chances de disputar a final na sexta-feira.
Sem confirmar todos os resultados de ontem, a previsão era de que Campo Mourão jogaria amanhã contra Toledo, enquanto Astorga pegaria Londrina.
Boa sorte aos meninos do Juventude 2009 e muita superação nesta reta final.
Faltam só dois jogos para a grande final e os cuidados com os detalhes fazem a diferença e a vitória nesta reta final. Um título nos Jojup´s seria fabuloso para emvalar de vez o nosso basquete. Bom mesmo é ganhar e ser campeão é melhor ainda. E viva o nosso basquetebol!

NO KART, Ben-Hur vence de novo, desta vez em Maringá


O piloto mourãoense Ben-Hur de Souza venceu domingo mais uma prova em sua jornada no kart, desta vez em Maringá.
Ben-Hur, da equipe "Vento na cara" foi campeão absoluto da categoria Five speed A. O evento foi a 1ª Copa Race Park e realizado domingo, 27, na Cidade Canção.
Ele fez a pole position e venceu as duas baterias, confirmando a sua posição entre os melhores do estado.
Para fechar a temporada deste ano, restam ainda mais três provas, em Maringá, Cascavel e Pato Branco. Boa sorte Ben-Hur.

MANO, depois do Huck é o 2º com mais de 1 mi de seguidores


Mano Menezes é o segundo brasileiro a atingir 1 milhão de seguidores no Twitter. Este número consolida popularidade do treinador do Corinthians com torcedores. Com isso, ele já é praticamente uma celebridade na internet.
Depois do apresentador de televisão (e corintiano) Luciano Huck chegar a um milhão de seguidores no Twitter, ontem foi a vez do técnico Mano alcançar a expressiva marca, que aumenta ainda mais sua popularidade entre os torcedores.
Idealizadora da inserção de Mano Menezes no Twitter, a jornalista Camila Menezes é quem atua como mediadora do conteúdo que vai ao ar, sendo responsável pelo site oficial do técnico e pai
(www.manomenezes.com.br). Fonte: Globo Esporte (g1.globo.com)

MUDANÇA: Paradinha está com dias contados no futebol


A paradinha é irregular e está com os dias contados, disse o presidente da Fifa que chama o artifício que virou moda em gramados brasileiros de "jogo sujo" e espera punição dos árbitros com o cartão amarelo.
Ontem, no Rio de Janeiro, Joseph Blatter garantiu que o tema está na pauta da reunião da International Board - órgão que regulamenta as regras do futebol, no dia 20 de outubro, em Zurique, na Suíça. E depois vai ser emitida uma nota para todas as federações nacionais para que não aconteçam mais dúvidas ou interpretações sobre o caso.
"A paradinha é uma infração à regra do futebol", disse Blatter, acreditando que a partir de novembro deste ano, as federações receberão documento da International Board solicitando que a paradinha pare de ser usada em todo o mundo na hora da cobrança do pênalti.

LIBERADO debate entre candidatos na Web

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem a reforma eleitoral aprovada pelo Congresso e vetou a parte da lei que igualava as regras para debates entre os candidatos na web às regras da televisão e rádio. Com o veto do presidente Lula ao artigo que tratava das regras dos debates, apenas as emissoras de rádio e TV, que são concessões públicas, ficam obrigadas a convidar todos os candidatos que disputam um mesmo cargo para realizar debates.
Apesar de serem obrigadas a convidar todos os candidatos, as emissoras podem realizar debates com a concordância de até 2/3 dos concorrentes. A web está livre dessas regras, que entram em vigor na campanha do ano que vem. g1.globo.com

29 de set. de 2009

As 14 medalhas e o vice-campeonato do nosso atletismo feminino


Os melhores jovens em ação nos
Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s), na Capital da Amizade, em Umuarama. E o atletismo feminino novamente sobe ao pódio em várias provas e conquista um total de 14 medalhas e garante o título de
vice-campeão paranaense. Viva!
A atleta Bárbara Pospisil(foto nos Jogos Colegiais do Paraná) bateu o recorde dos Jojup´s com duas medalha de ouro nas categorias lançamento de dardo -recorde- e arremesso do peso, e foi também medalha de prata no lançamento do disco.
Viva três vezes a conquista da Bárbara.
O segundo lugar do nosso atletismo em
uma competição oficial como o Jojup´s consolida a excelente participação mourãoense com apoio da
Fundação de Esportes de Campo Mourão
(Fecam) e de várias empresas, contabilizando um total de
266 medalhas somente em 2009.
RESULTADOS NOS JOJUP´S
Barbara Pospisil
(1ªlançamento do dardo, recorde;
1ª no arremesso do peso e 2ª no lançamento do disco.)
Vanessa dos Santos
(2ª nos 400 metros rasos,
2ª no revezamento medley e 3ª nos 800 metros rasos.)
Samanta Bertolla
(2ª nos 100 c/barreiras, 2ª no revezamento medley.)
Diessika Vaz de Souza
(2ª no revezamento medley, 7ª nos 200 e 400 metros rasos.)
Karoline Tavares
(3ª no lançamento do disco e 4ª no lançamento do martelo.)
Noelia Cristina
(2ª no lançamento do dardo.)
Marla Stobbe
(2ª no revezamento medley
e 3ª no salto triplo.)

CATEDRAL SÃO JOSÉ pode ser patromônio cultural


A Catedral Diocesana de São José -na foto, uma imagem da década de 60- pode ser brevemente patrimônio cultural de Campo Mourão. Pelo menos é isso que o vereador professor José Pochapski PPS) está reivindicando e inclusive, já protocolou projeto de lei nesse sentido no Poder Legislativo..
Pochapski diz que a Catedral São José é um patrimônio cultural, sendo não apenas dos católicos, mas de todo o povo mourãoense.
"Com a sua imponência e arrojadas linhas arquitetônicas, o resultado da eleição realizada pelo Rotaract Campo Mourão ouvindo 2.847 mourãoenses não poderia ser outro: Catedral como símbolo da nossa cidade."

NO MUNICIPAL de futebol deu Aertcam no RB

A equipe alviverde da Aertmcam/Bar do Preto levantou no domingo o título do terceiro Campeonato Municipal de Futebol ao derrotar o Aeroporto, nos pênaltis, por 4 a 2, após empate por um gol no tempo normal. A Fundação de Esportes de Campo Mourão promoveu o evento que teve em terceiro lugar a Êxtase Wisqueria e em quarto o Raios X Marcos Corpa.
O goleiro menos vazado foi Raul Edson, do Aeroporto/Móveis São Carlos com 07 gols sofridos. O artilheiro foi o atleta Clodoaldo Ribeiro, do Cunhado Diesel, marcando 21 gols.
Festa alviverde também no estádio RB domingo em Campo Mourão

GOTAS de Misericórdia: Não tenhas medo!


"Não tenhas medo, não te deixarei sozinha(o)."
Diário de Santa Faustina (258) com palavras de Jesus.
Fonte: BLOG de Eliana Sá, site Canção Nova.

28 de set. de 2009

HOMENAGEM: Profª Eliane, uma "guerreira"


Eliane Alves da Silva, descanse em Paz! Saudades dos familiares, amigos, colegas de trabalho, conhecidos e anônimos das áreas de Educação e Esporte em Campo Mourão. A Educação e o Esporte perdeu uma jovem mulher de apenas 42 anos. Uma mulher empreendedora, alegre e de bem com a vida. Uma mulher dinâmica, digna e altamente compromissada com os trabalhos de orientação pedagógica na educação, atualmente na Escola Municipal Urupês - onde tive o privilégio de estudar os primeiros anos da minha vida escolar. Uma Escola que, há alguns anos vem se destacando também na iniciação esportiva com a criação da Escolinha de Futsal Urupês reunindo dezenas de meninos na prática do esporte e da cidadania, sob o dinamismo da sua diretora, a professora Elza Maria Campana - na foto abaixo, ao lado da professora Eliane - sua grande força neste projeto- na Taça Paraná Sub-11 este ano na AABB, em Curitiba.
"A Eliane era uma irmã para mim, convivia com ela havia 10 anos, fizemos muitos cursos juntas e ela representava muito aqui na Escola e na comunidade. A imagem que fica da mulher, mãe, professora e cidadã Eliane é de uma guerreira, que fazia tudo com muita alegria e amor, totalmente compromissada com tudo o que fazia. Deixa uma lacuna na educação e no esporte", disse a professora Elza Campana, na noite de ontem, a este blogueiro jornalista.
O Esporte perde aquela pessoa que cuidava dos detalhes, não aparecia muito e ficava longe dos holofotes, mas tinha uma grande importância na organização e sucessos dos eventos coordenados pelos professores Rinaldo "Gordo" Silva, seu marido, e também o Ronaldinho.
Eliane fazia o papel, juntamente com a professora Elza, de mãe dos atletas, a quem eram confiados sua orientação quando das viagens para os campeonatos de futsal fora de Campo Mourão.
Alguém que viveu, ajudou e lutou muito para a transformação da simples quadra da sua Escola em um ginásio de esportes, para a alegria de todos da família Urupês. Viva!
E quem sabe, se os dispositivos legais permitirem, o ginásio da Escola Municipal Urupês possa vir a ser chamado de Ginásio de Esportes Professora Eliane Silva. Quem sabe! Fica a sugestão para homenagear uma pessoa guerreira, que será lembrada para sempre.
Na foto abaixo, a equipe de futsal que representou Campo Mourão em maio na Capital do Estado na Taça Paraná Sub-11, na AABB - um dos muitos eventos e viagens da qual a Eliane participou.
Descanse em paz Eliane! Força família, amigos e colegas, pois como diz a letra de uma música "O tempo de Deus é pra sempre, eu vou viver, a Vida é eterna. Eu vou viver!"

E no link abaixo, uma foto de Eliane e seu marido, por ocasião do Dia dos namorados.
http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/06/papo-de-paixao-o-dia-dos-namorados.html

SHOW: "Cristo é Nosso Show" neste dia 1º, quinta-feira em CM


27 de set. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Paulo César Costa


O professor de Educação Física Paulo César Costa, o professor Paulinho do Atletismo é a Celebridade do nosso BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO. Maringaense de nascimento e vivendo em Campo Mourão desde 1991, quando recebeu convite do professor Itamar Tagliari.
Paulinho - na foto ao lado do medalhista Vanderlei Cordeiro de Lima- é o que se pode chamar de "Garimpeiro" e tem revelado dezenas de atletas ao longo dos últimos anos com projeção no cenário estadual e nacional. Ele diz que se fosse secretário de Esportes investiria ainda mais na base, criaria pólos esportivos e tentaria aumentar o orçamento da Fecam em todos os sentidos. Confira o que pensa este lutador vitorioso do nosso esporte, motivo de orgulho e celebridade do nosso esporte.
QUEM É PAULO CESAR DA COSTA? Sou uma pessoa que gosta de desafios, alegre e extrovertido. Filho de Dival Czelusniak da Costa e Vilma Santana da Costa, sou casado com Mariza de Moraes Lopes da Costa e pai de Ana Carolina (14 anos) e João Pedro ( 4 anos). Nasci em Maringá em 17/11/68 e vivo em Campo Mourão desde 1991.
Na foto abaixo, Paulinho e sua família.


ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância passei por varias cidades do Paraná , meu Pai era bancário e ficava dois em cada cidade. Passei minha em Formosa do Oeste , Guaraniaçu, Juranda, Roncador, Pitanga, Fênix, Bandeirantes e Londrina, gostava de jogar bola nadar em rio, de pescar, aproveitei muito minha infância.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Uma pessoa batalhadora , que gosta do que faz , amo meu trabalho .
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Como citei acima, foram inúmeros colégios, mas me formei em Londrina, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Já trabalhei em diversos empregos, fui engraxate, frentista em posto, trabalhei em lotérica e recreação nas praias em diversos hotéis pelo Brasil. Quando virei acadêmico gostava de arbitrar o atletismo por ser atleta, e foi quando me decidi me dedicar na modalidade de atletismo. Estou em Campo Mourão desde fevereiro de 1991 a convite do Itamar Tagliari para ser técnico de Atletismo e estou até hoje aqui nessa maravilhosa cidade. Na foto, Paulinho no início da sua carreira.
NO ESPORTE, JÁ JOGOU ALGUMA MODALIDADE? QUAL? Comecei no esporte muito cedo, treinei diversas modalidades como basquetebol e natação em Pitanga, futsal em Fênix, handebol e futebol em Bandeirantes, futebol, basquetebol e finalmente, o atletismo em Londrina .
O SENHOR PRATICOU ATLETISMO E PORQUE ESCOLHEU ESTA MODALIDADE PARA TRABALHAR? Sim, desde do meus 14 anos até aos 23 anos, a convite do meu professor de Educação Física (João Borges). Destaquei numa competição realizada no Colégio em Londrina. Naquele ano fui competir os Jogos Colegiais do Paraná da fase final em Ponta Grossa e fui convocado para Seleção Paranaense, aí não parei mais, simplesmente me apaixonei pela modalidade .
COMO E QUANDO NASCEU ESTA PAIXÃO PELO ATLETISMO E PELA EDUCAÇÃO FÍSICA? Já era atleta e meu professor João Borges me incentivou, tudo em diante foi mais fácil. Os empresários Tuta e Horlei Casali, em um dos eventos realizados pelo Atletismo.
COMO O SENHOR ANALISA ATUALMENTE O ATLETISMO MOURÃOENSE? Vive um excelente momento .
QUAIS OS GRANDES ATLETAS COM QUE O SENHOR JÁ TRABALHOU?
Vários como Rúbia e Robson, campeões sul-americano. Foi quando comecei a ficar conhecido no atletismo; Elizabete , Josiane , Jaqueline , Mariléia , Camila e Keila, todas campeãs Sul-Americanas Escolares; Rosemeire Vargas, campeã brasileira e 4ª Sul-Americana de Menores; Cleverson e Rodrigo, vice-campeão brasileiro; Flávia, 3ª colocada no Brasileiro de Menores; Sheila Juvelina, disputou o Pan-Americano no Rio e esteve no último mundial de atletismo; Lúzia, 5ª colocada na São Silvestre; Délcio, Campeão Brasileiro e vice-Sul-Americano Menores; Juliano, 4ª colocado no Troféu Brasil de Atletismo 2009; Rafaela, vice-campeã brasileira de menores; Bárbara, vice-campeão brasileira 2009; Michele, 3ª colocada no Brasileiro de Menores de 2008; e atualmente, Karoline Tavares, campeão brasileira na Olimpiadas Escolares Brasileiras e convocada para seleção brasileira para disputar as Olimpíadas Escolares Sul-Americanas em novembro, no Equador. Na foto, Paulinho no Torneio Sul-Americano de Menores na Bolívia em 1994.
OS PROBLEMAS DE DOPING QUE AFETAM O ATLETISMO. COMO O SENHOR ANALISA ESSA QUESTÃO? Foi desastroso para nosso esporte, esses atletas e técnico não precisavam desse reforço para conseguir resultados, todos tinham nomes e eram considerados os melhores do País.
QUAL É O NOSSO PRESENTE NO ATLETISMO MOURÃOENSE? E O FUTURO? QUAIS OS ATLETAS QUE PODEM BRILHAR DAQUI A ALGUNS ANOS? Conseguir uma grande resultado nos Jogos da Juventude do Paraná, temos hoje grandes promessas no atletismo surgindo que farão bonito em competições estaduais, nacionais e internacionais, como a própria Bárbara, Alisson, Diessika e Karoline -na foto ao lado do técnico Paulinho; Weverton , Michele , Noélia , Marla e Vanessa. Guardem bem esses nomes, entre eles teremos grandes surpresas. POR QUÊ NO ATLETISMO, A MAIORIA DOS ATLETAS SÃO PESSOAS SIMPLES E GERALMENTE DE PERIFERIA?
È um esporte fácil de praticar e tem que gostar muito, ele é individual, depende de cada um e são dessas camadas da sociedade que encontramos essas crianças que tem muito vontade de vencer na vida e vê o atletismo como forma de auto-estima e ser mais valorizado perante nossa sociedade.
QUAL O FUTURO DO NOSSO ATLETISMO? Em Campo Mourão tem uma excelente estrutura, graças a Fecam (Fundação de Esportes de Campo Mourão ) que há vários anos tem incentivado a modalidade e aos empresários mourãoense que tem um ótima visão em investir na modalidade tirando inúmeras crianças da rua. “INVISTA NAS CRIANÇAS , PARA NÃO PUNIR OS ADULTOS NO FUTURO” .
COMO SE SENTE SENDO UM PROFESSOR DE SUCESSO E UMA CELEBRIDADE DO NOSSO ESPORTE? Fico muito feliz e agradeço a todos que me ajudaram, principalmente aos colegas da imprensa.
ÉTICA EM UMA FRASE É: de honestidade e responsabilidade.
A SUA FAMILIA É tudo na vida de uma pessoa.
TRABALHAR COM ATLETISMO É..muito gratificante.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É...como o atletismo, tudo muito rápido.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE SE TIVESSE CONDICÕES GOSTARIA DE FAZER? Ver a sonhada pista de atletismo sintética em Campo Mourão e poder coordenar um projeto com mais de 500 crianças no atletismo com ótima estrutura.
CASO FOSSE SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES EM CM, QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Investiria ainda mais na base , criaria pólos esportivos e tentaria aumentar o orçamento da Fecam em todos os sentidos .
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO Meu esporte atletismo e meu time é o Palmeiras.
CAMPO MOURÃO PODERÁ TER UM NOVO GINÁSIO DE ESPORTES? Sim, com certeza.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? E QUAIS OS MELHORES DO ATLETISMO QUE JÁ VIU EM ATIVIDADE? Seleção brasileira na Copa do Mundo em 1982. Vi pessoalmente Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa, Elenilson, Maurren, Fabiane Muher. Sou um grande fã de Vanderlei Cordeiro de Lima, uma pessoa que tem meu grande respeito.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Personalidades hoje para mim são todas que trabalham no esporte com amor, mas de destaque para mim são Itamar Tagliari, Sergio Ueda (foto) e Mário Paulista, pelo que faz pelo futebol.
CITE TRÊS POLITICOS DE DESTAQUE? Álvaro Dias pelo que fez pelo esporte do Paraná, Professor José Pochapski e Nelita Piacentini - pelo esforço que está fazendo para trazer a pista sintética de atletismo para CM.
CITE TRÊS PERSONALIDADES DE CAMPO MOURÃO?
Para mim essas pessoas são personalidade pelo que fizeram por mim: professor Antonio Deoclécio, Valdeir Ferro (foto) e Mário Bertoldo.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: cidade que admiro.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ: que me trará grandes alegrias.
O GOVERNO NELSON TURECK É: popular.
O GOVERNO LULA É: Oportunista.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR SUA HISTÓRIA? Emocionante - Na foto Paulinho com o ex-jogador Fred Rincon, que estava no mesmo avião voltando da Colômbia em direção a São Paulo. Rincon jogava na época, no Santos. QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?
O dia mais belo? Hoje. A coisa mais fácil? Errar. O maior Obstáculo? O medo. O maior erro? O abandono. A distração mais bela? O trabalho. As pessoas mais necessárias ? A família.
A mais bela de todas as coisas? O amor.
“CAMINHO A GENTE ACHA , DESAFIO A GENTE ENFRENTA
DESEJO A GENTE MATA , VIDA A GENTE INVENTA
E SONHOS , BEM SONHOS , A GENTE REALIZA “

26 de set. de 2009

PLANTÃO DO BLOG II: N.S.ROSA, campeão da Copa Coamo 2009


A equipe Jóia do Oeste, de Nova Santa Rosa, do oeste paranaense - foto- venceu na tarde deste 26 de setembro, a Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço, edição 2009, após derrotar nos pênaltis o G.O-10 de Toledo por 3 a 2. A conquista é inédita para os novasantarosenses e foi muito comemorada no campo de jogo e no ginásio da Arcam.
O terceiro lugar ficou com o Rio do Meio, de Pitanga, que também venceu nos pênaltis, o Custódião, de Peabiru, por 4 a 3.
Foi uma festa muito bonita e elevado nível disciplinar, coroando o sucesso do evento, tradicional há 16 anos, desde 1993. E todos, do primeiro ao quarto lugar, premiados, devem celebrar a conquista de subir ao pódio na Copa Coamo, por ter ficado entre os primeiros num evento que contabilizou 500 equipes. Por isso, é preciso festejar e muito. Viva!
Na foto abaixo, mais flashes do evento.
Momento da última cobrança de pênalti, vitoriosa do N.S. Rosa, que este blogueiro registrou na Arcam

Madrinhas das delegações: beleza e desenvoltura.

PLANTÃO DO BLOG: SC foi tema da abertura da Copa Coamo 2009


cerimonial de abertura da Copa Coamo 2009 foi marcado pela beleza, criatividade e fortes emoções. A cada edição da copa Coamo um tema diferente é apresentado. Depois do “Rio Grande do Sul” em 2005 e do "Paraná" na anterior, neste ano a homenagem foi "Santa Catarina" que encantou nascidos ou não no estado catarinense: "Um estado com praias de areia branca, matas tropicais e serras nevadas. Pescadores açorianos, agricultores italianos e industriais alemães. Uma terra de belos e definitivos contrastes, e por isto mesmo, tão fascinante".
Mais de três mil pessoas prestigiaram a festa encerrada no dia de ontem em Campo Mourão, na sua décima edição reunindo os 33 campeões regionais representantes das etapas classificatórias nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Atrações - No cerimonial foi apresentado um cenário que serviu para mostrar a pita olímpica e várias imagens, como o litoral, a ponte Hercílio Luz, a mulher rendeira, figura tradicional catarinense da praia da Lagoa da Conceição, a figueira, árvore centenária e frondosa que deu origem ao nome do time Figueirense. Sem contar, as crianças representando Gustavo Kurten, esportista campeão; Vera Fischer (Miss Brasil 1969) e Paula Eduarda (Miss Brasil Mirim 2009); e suas indústrias localizadas em centros industriais diversificados. Também, foram atrações, as apresentações do Grupo Folclórico Volkstanzgruppe e o Coral do Grupo Amigo de Canto Alemão, que vieram respectivamente de Blumenau e Brusque, importanteds cidades catarinenses, formadas por descendentes de imigrantes.
O cooperado Danilo Schuelter - foto abaixo-, da equipe Castelo, de Manoel Ribas, conduziu a pira e o acendimento do fogo, enquanto Gilberto Griss, da equipe Linha Cascata, de São Domingos, proferiu o Juramento do Atleta.Orgulho - "A Copa Coamo é uma grande festa do cooperativismo, integra e fortalece a união e é orgulho da família Coamo. A abertura homenageando Santa Catarina foi emocionante e provocou uma alegria e emoção muito grande não só nos corações dos catarinenses, mas de todo o grande público", avalia José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.
Maior do país - Criada em 1993, o evento considerado o maior do gênero do Brasil, é considerado uma grande festa para os 7.500 cooperados que dela participam em suas sete fases regionais, antecedendo a finalíssima no ginásio da Arcam, em Campo Mourão. "Ao todo foram 500 times e o prestigiamento de um público superior a 25 mil pessoas, com um elevado nível disciplinar", informa Paulo Gilmar Fuzeto, coordenador geral do evento.
Fotos: Clodoaldo Bonette, Tribuna do Interior (C. Mourão).

RINALDO "MARRON" DE CM na mídia: Roman processa por danos morais

Suspenso pela CBF por 30 dias logo depois dos lances polêmicos da partida entre Cruzeiro e Palmeiras, realizada na quarta-feira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o árbitro Evandro Rogério Roman está envolvido em um processo na Justiça comum. O jornalista esportivo Rinaldo Rocha, o "Marron", de Campo Mourão, da TV Rural (em vermelho, grifo deste blogueiro) está sendo acusado por Roman por danos morais durante a narração de um jogo do Campeonato Paranaense de 2008 em uma emissora de TV online. O vídeo acabou sendo divulgado na internet. A indenização pedida é de R$ 325 mil.
Ontem, Roman sofreu o primeiro golpe. O árbitro tentou o bloqueio antecipado das imagens, mas o juíz Carlos Eduardo Stella Alves desatendeu ao pedido, já que entendeu que não há ofensa que justifique a censura. Alves considerou que as palavras proferidas pelo narrador, mesmo que não sejam socialmente adequadas, não destoam do contexto do futebol.
A partida entre Londrina e Engenheiro Beltrão aconteceu no dia 20 de janeiro do ano passado, em Londrina, mas a intimação só chegou nesta semana às mãos do réu. A ofensa aconteceu logo após o árbitro paralisar o jogo e interromper um contra-ataque dos visitantes. Rinaldo disse, durante a narração, que o juiz foi “safado” no lance em questão.
- Para mim ele influenciou no jogo. Um jogador do Londrina dividiu, ficou caído, ele passou do lado e não apitou. O jogo seguiu. Quase um minuto e pouco depois do Londrina ficar no ataque, a zaga roubou a bola. Quando começou o contra-ataque ele parou a jogada para atender o atleta caído. Falei que ele foi safado no lance e deixei uma pergunta no ar. Ele é professor. Será que, como professor, ensina safadeza? - disse Rinaldo, por telefone, ao site GLOBOESPORTE.COM.
O resultado desfavorável para o Engenheiro Beltrão fez com que Luiz Linhares, presidente do clube, entrasse na época com uma representação na Federação Paranaense de Futebol.
Sem ser punido na esfera estadual, o árbitro acabou suspenso pelo presidente da comissão de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, em duas partidas da Copa do Brasil do mesmo ano. Para o dirigente, a pena foi branda tanto no caso paranaense quanto no jogo do Cruzeiro pelo Brasileirão.
- A comissão de arbitragem do Paraná não fez absolutamente nada. A gente tentou avisar na época, e agora deu no que deu. Ele (Roman) aprontou com o Cruzeiro. A arbitragem no Brasil precisa começar a receber punições severas. Ele não apita mais jogo nosso. Se apitar, não entramos em campo. Ninguém no interior do Paraná gosta dele. Todo mundo vê que ele quer nos prejudicar, temos uma rixa antiga – revelou Luiz Linhares.
- A comissão de arbitragem do Paraná não fez absolutamente nada. A gente tentou avisar na época, e agora deu no que deu. Ele (Roman) aprontou com o Cruzeiro. A arbitragem no Brasil precisa começar a receber punições severas. Ele não apita mais jogo nosso. Se apitar, não entramos em campo. Ninguém no interior do Paraná gosta dele. Todo mundo vê que ele quer nos prejudicar, temos uma rixa antiga – revelou Luiz Linhares.
Tanto o narrador esportivo quanto o presidente do Engenheiro Beltrão ficaram surpresos com a insinuação de uma montagem.
- O vídeo tem partes inteiras. Ele pode pedir perícia, se quiser. Houve uma edição dos erros, não uma montagem – disse Luiz Linhares.
- Eu tenho o jogo inteiro gravado. Os assistentes também erraram junto com ele. Editei os lances em que ele prejudicou o time e coloquei no meu site. Esse vídeo parou em tudo quanto é lugar. Botei no ar na época, mas só agora chegou pra mim a intimação. Ele foi tão infeliz que fez isso justamente no momento dessa confusão na partida entre Cruzeiro e Palmeiras. Demorou tanto pra me processar e agora vai ficar trinta dias na geladeira – disse Rinaldo.
Evandro Rogério Roman e Sérgio Corrêa foram procurados pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM nesta sexta-feira, mas não foram encontrados.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/
notícia publicada ontem às 17h14 e atualizada às 19h13

FIM DE FESTA: CM Futsal joga último jogo na Chave Ouro 2009


Após o empate por 3 gols na rodada anterior em Francisco Beltrão, o Campo Mourão Futsal joga hoje às 20h30, em Peabiru, contra o Foz do Iguaçu no jogo de despedida da sua jornada na Chave Ouro 2009.
Desfalcam o time hoje em Peabiru o fixo Maringá, que está suspenso pela expulsão no Sudoeste e Gelsinho, que machucado, não encerra a participação mourãoense na Chave Ouro, mas pode ficar de fora o artilheiro Paulinho, contundido. Quem volta é o capitão Bjú.
O técnico Beto Souza (foto) disse a este blogueiro, que após o jogo de hoje, o time irá treinar para as disputas da fase final dos Jogos Abertos do Paraná, programados para Francisco Beltrão. As rádios Rural AM e Colmeia AM transmitem o jogo ao vivo a partir das 20 horas.
Na próxima semana iremos fazer uma avaliação da temporada com a participação dos leitores amigos do BLOG.

PAPO DE RÁDIO: Tocando de Primeira, ao vivo da Copa Coamo 2009


A final da Copa Coamo de Cooperados - Futebol Suíço- na sua 10ª edição tem o cerimonial de abertura às 8h30 no ginásio da Arcam, em Campo Mourão, com o desfile dos 33 times campeões regionais. A Copa Coamo será uma das atrações hoje a partir das 11 horas, no nosso programa Tocando de Primeira - um golaço no rádio brasileiro - pelos 730 KHZ da Rádio Rural AM.
A edição de hoje, 26 de setembro, de número 842, será apresentada ao vivo e direto da Arcam.
Nos dois tempos, estarei lá ao lado dos colegas Gerson Maciel, Roberto Soares (foto) e colegas da nossa imprensa, além de craques das equipes finalistas do maior evento rural esportivo do Brasil.
Além da Copa Coamo, também destaque para a Chave Ouro de Futsal, os Jogos da Juventude em Umuarama e o futebol suíço, entre outros destaques.

AMANHÃ TEM decisão no Municipal de futebol em CM


O titulo do Campeonato Municipal de Futebol de Campo será decidido neste domingo às 16 horas entre Aertmcam/Bar do Preto x Aeroporto/Móveis São Carlos, no campo da Aertcam. O terceiro lugar ficará com Raios X Marcos Corpa ou Êxtase Wisqueria, que jogam às 14 horas. Na foto, a equipe Destro, campeã da temporada passada.
O evento promovido pela Fundação de Esportes de Campo Mourão está na sua terceira edição e logo após as partidas será entregue a premiação aos três primeiros classificados, ao artilheiro e ao goleiro menos vazado.
Na disputa entre os melhores, o artilheiro é Clodoaldo Ribeiro, 21 gols, da equipe Cunhado Diesel. Entre os goleiros, na briga estão Raul Edson da Silva, 03 gols sofridos (Aeroporto), Everaldo Radael, 04 gols (Destro Acabamentos/Marm. Dilean) e Aleandro Alves de Souza 06 gols, (Raios X Marcos Corpa).
Os números do Campenato apontam um total de 240 gols marcados em 49 jogos, média de quase 5 gols por jogo.

COLUNA DA MARIA JOANA: Que filhos estamos deixando para o planeta?

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável. ”Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive... Essas são questões muito preocupantes e que tem merecido sucessivas reportagens nos meios de comunicação: a violência dos jovens e da própria natureza.
O que está acontecendo com mundo? É lógico que sempre aconteceram catástrofes na natureza e violência entre as pessoas, mas a cada ano assusta-nos o aumento de acontecimentos até então nunca vistos no Brasil, como foi o caso do tornado em Santa Catarina agora, a furação de anos atrás...
Também as atitudes agressivas dos jovens (e dos adultos) assustam-nos ainda mais quando incentivadas pela própria mãe como foi registrada nestes dias pela imprensa e já vista muitas vezes por todos. Quem nunca escutou o conselho dado por alguns pais “pacíficos” aos seus queridos filhos para não trazerem desaforo para casa e baterem nos seus amigos... Parece mesmo que o exemplo da novela “Caminho das Índias” mais do que serem “corretivos” ensinaram muitas formas novas de violência contra os colegas, os professores.
E que se pode esperar de uma geração que vem sendo deseducada com liberdade total, sem limites, sem respeito aos seres humanos que o cercam... Se não respeitam a si mesmo, à família, aos colegas, aos professores, a todos os que o cercam vão respeitar a Natureza?? Já estão recebendo um planeta cheio de problemas ambientais e estarão dispostos a algum sacrifício no seu estilo de vida para torná-lo melhor?
E os sinais do desequilíbrio da natureza estão ficando cada vez mais claro, constantes, assustadores. A força dos vendavais, das chuvas, tem aumentado e quem já passou pelo medo, fragilidade e impotência diante das forças da natureza temem pelo amanhã. A cada grau de aquecimento do planeta, acentuam-se a intensidade dos fenômenos.
Parece mesmo que estamos vivendo num mundo cada dia mais desequilibrado, sejam as pessoas, sejam os fenômenos metereológicos. Se não forem adotadas medidas urgentes de contenção do aquecimento do planeta talvez o filme “A era da estupidez”que está sendo lançado não seja uma mentira, mas uma “Verdade inconveniente”
O ano é 2055. Catástrofes naturais causadas pela mudança climática, seguidas de guerras, levaram ao colapso da civilização e à quase extinção da humanidade. Numa torre solitária, num Ártico livre de gelo, um sobrevivente reprisa vídeos do começo do século, quando as catástrofes começaram a acontecer. E se pergunta: "Por que não salvamos a nós mesmos quando tivemos a chance?"
É esse o argumento de "A Era da Estupidez", filme que pretende mobilizar a opinião pública para a crise do clima e para o novo acordo global contra os gases-estufa, a ser negociado dezembro em Copenhague. Meio ficção, meio documentário, o filme estrelado por Pete Postlewhaite explora as consequências do chamado cenário "mesmo de sempre", no qual as emissões de dióxido de carbono por atividades humanas continuam subindo sem parar. Algo precisa ser feito e podemos começar educando nossos filhos a partir do nosso próprio exemplo. Afinal, se não fizermos a nossa parte como podemos cobrar atitude, ética, valores dos outros?Ainda temos chance de nos salvar a nós mesmos e humanidade...
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

COLUNA DO NERY THOMÉ: A turma do “também quero”

Mais uma vez o tema da coluna que humildemente assino todos os sábados irá debater decisões dos nossos representantes no Congresso Nacional, embora desta vez sinta em dizer que as notícias não são boas como as da semana passada (quando abordamos o projeto de lei que garante liberdade do uso da internet no processo eleitoral).
Na última quarta-feira, 23, o Plenário do Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 58, que permite o aumento no número de vereadores em todo país, hoje, 52 mil, para 59 mil. O ponto mais polêmico da emenda, que já suscita debates sobre a possível inconstitucionalidade, diz respeito à possibilidade de que a emenda seja retroativa ao pleito do ano passado, ou seja, os suplentes poderiam assumir já este ano.
Conforme a Emenda, haverá 24 faixas de número de vereadores para cada município. Cidades com população entre 80 a 120 mil habitantes poderão ter no seu legislativo municipal até 17 vereadores, no que se enquadraria Campo Mourão, hoje com 10 legisladores.
Em enquete realizada por este jornal, até o momento em que esta coluna foi escrita, 91,7% dos leitores são contrários ao aumento do número de representantes no legislativo municipal; 5% são favoráveis, e 2,4% favoráveis desde que a decisão tenha validade apenas para o pleito de 2012.
Como a voz do povo é a voz de Deus, preciso concordar com o resultado da pesquisa, pois não ficou clara a finalidade de tal aumento e perguntar qual seria o impacto nas contas públicas dos municípios, entre outras dúvidas que nos assolam ao avaliarmos o tema. Há ainda a proposta de que a PEC seja retroativa, portanto, quem não obteve o número de votos necessários para conquistar uma cadeira no legislativo municipal e conseguiu ficar na suplência poderia, de uma hora para outra, assumir o seu lugarzinho ao sol.
Em tempo: em época de crise, ou do fim dela, como muitos preferem acreditar, aumentar o número de vereadores dos municípios e, consequentemente, os gastos do erário público, é algo, no mínimo, temerário, de quem não tem a mínima noção do quanto é pesada a carga tributária do país, peso necessário para que consigamos alimentar uma máquina de governo gorda e perdulária e que nós, brasileiros, carregamos corajosamente.
Ah, mais uma notícia típica de fim de crise para avaliarmos. Após a aprovação do Projeto de Lei que aumenta os salários dos Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e Ministério Público Federal, em efeito cascata para toda a categoria envolvida, os deputados também passaram a discutir a possibilidade de aumentar os vencimentos para o Legislativo e Executivo, sugerindo-se uma equiparação entre os poderes. É a turma do “também quero”. Seja uma vaga na Casa Legislativa para a qual não obtiveram mínimo necessário de votos para eleição, seja um aumento de salário que, mais uma vez, irá doer nos bolsos dos contribuintes, que terão que pagar a conta.

25 de set. de 2009

OS VETERANOS da Arcam e Vila Nova (Toledo)


O último domingo (20) foi diferente para os "craques" do futebol veterano da Arcam - Associação dos Funcionários da Coamo Agroindustrial Cooperativa, em Campo Mourão.
Ao invés do futebol suíço, o futebol de campo; do campo da Arcam, o tapete verde do estádio Roberto Brzezinski; do jogo somente entre associados da Arcam, um amistoso com os veteranos, do Grêmio de Vila Nova - um importante distrito muito bem organizado no Município de Toledo, no Oeste paranaense.
Na foto ao lado, os irmãos Fuzeto - Gilmar e Beline que, raramente, jogaram contra em suas jornadas de mais de três décadas de paixão pelo futebol e futsal. Desde os tempos de Marumbi, no Vale do Ivaí.
Foto oficial entre os Veteranos da Arcam (CM) e do Grêmio, de Vila Nova
O Grêmio de Vila Nova existe há 35 anos, fruto da fusão entre o XIV de Agosto e o Flor do Oeste. Como curiosidade, eles jogam praticamente o ano todo, sempre nos finais de semana e a média anual nunca é inferior a 30 partidas por ano. Se você considerar que cada ano tem
em média 48 sábados/domingos e descontar um mês de férias, então, os veteranos do Grêmio jogam de 2 a 3 partidas de futebol de campo por mês.
No time dos visitantes estava o folclórico e lendário do nosso futsal e futebol mourãoense, Antonio Admir Fuzeto, o "Beline". O "veío" Beline, o guerreiro, o xerifão de tantas glórias no nosso esporte - atualmente, ele é gerente da unidade da Coamo em Vila Nova, distrito de grande produção agrícola na região de Toledo..
Grêmio, de Vila Nova, na sua primeira partida em CM no RB

Veteranos da Arcam, que tradicionalmente batem a sua bolinha no meio de semana e aos domingos.
Beline, o terceiro da esquerda para à direita, ao lado de atletas, dirigentes e fundador do Grêmio
De repente, veio a lembrança dos bons tempos dos jogos de futebol de campo do time do Municipal, comandado pelo "seo" Haroldo Gonçalves Neto - nome do ginásio de esportes da Vila Urupês. Era jogo todo domingo, primeiramente em campo de terra onde hoje é o Mercadolar, no Jardim Santa Nilce e depois, no estádio RB.
Sim, meus amigos, bons tempos aqueles, eu era um guri, mas lembro bem do campo de terra rodeado por torcedores nas tardes de domingo. Um timaço que tinha o fantástico e elástico goleiro Maizena, o xerife Luiz Garcia na zaga; Cobrinha, João Maria, Lourival e Péroba, no meio de campo; Catarina e Mariano no ataque, só para citar alguns.
Ah! E tinha também, numa fase anterior, o meu pai Daniel na lateral e o meu tio Raul no meio de campo, além do próprio "seo Haroldo na zaga do segundo time do Mujnicipal.
Mas, voltando ao jogo entre Arcam e Grêmio de Vila Nova, o que menos importou foi o placar. Ficou a integração, a amizade e o delicioso carneiro no buraco servido na Arcam.
Mas, vai ter um segundo jogo, lá em Vila Nova, mas deve ser de futebol suíço.
Parabéns aos dirigentes e atletas das duas associações. E Viva o futebol que consegue unir e fortalecer as amizades e preservar a história, e principalmente quando se tem o privilégio de ter celebridades, em vida, vivendo e contando histórias. E que histórias, não é mesmo Gilmar, não é mesmo Beline?

O TOCANDO DE PRIMEIRA e o Prof. Paulinho na ENTREVISTA DE DOMINGO


O programa Tocando de Primeira, edição 842, será apresentado amanhã das 11 às 13 horas, ao vivo e em cores, direto da Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo (Arcam) na cobertura da fase final da Copa Coamo de Cooperados 2009. Estarei lá ao lado dos colegas Gerson Maciel, Roberto Soares e de tantos outros desportistas qye fazem a integração do maior evento rural esportivo do Brasil.
E no dia 27, um dia depois da final da Copa Coamo, postarei aqui no BLOG, a ENTREVISTA DE DOMINGO com o professor Paulo César Costa (foto). Maringaense de nascimento e mourãoense desde 1991, Paulinho, como filho de bancário, já morou em oito cidades e na infãncia gostava de brincar bastante, jogar bola, nadar no rio e em tanque, pescar.
Mais curiosidades e o que pensa este "garimpeiro" do nosso esporte, domingo, aqui no nosso BLOG.

JOJUP´S em Umuarama: CM vai com grande delegação


Umuarama será sede a partir de hoje da 23ª edição da Fase Final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s), que daqui a dois anos será na Capital do Centro-Oeste do Paraná. E por falar em Campo Mourão, a nossa cidade terá uma delegação de 250 pessoas, entre atletas, dirigentes e equipe de apoio. Na foto, Maurício Fabri, Gislaine Cândida, a "Gika" e Karka Tureck, da Fecam.
Campo Mourão estará nos Jojup´s disputando as modalidades de atletismo (m/f), basquete (m), ciclismo (m/f), futsal (f), ginástica rítmica – GR (f), handebol (m), judô (m/f), natação (m/f), tênis (m/f), tênis de mesa (m/f), voleibol (f), vôlei de praia (m/f) e xadrez (m/f), estas todas na divisão “A”. Na divisão “B”, a participação será no futsal (m), basquete (f), handebol (f) e voleibol (m).

GOTAS DE MISERICÓRDIA


"A maior miséria
não me impede de
me unir com a alma,
mas onde há
orgulho,
aí não estou Eu",
Palavras de Cristo,
no Diário de Santa Faustina
(D.1563)

24 de set. de 2009

TÊNIS DE MESA DE CM conquista sete títulos na etapa de PG


Após o sucesso dos mourãoenses na sediação e nos resultados do Campeonato Paranaense Intercolonial, o selecionado de Campo Mourão fez bonito domingo (20) na 5ª Etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa, organizada pela Federação de Tênis de Mesa do Paraná (FTMP).
O secretário da FTMP, Edilsonm Suetomi informa ao BLOG que na etapa de Ponta Grossa participaram 178 mesatenistas vindos de várias regiões do Paraná, representando 13 clubes. "A equipe da Sonibram/Fecam de Campo Mourão participou com 16 atletas, dos quais sete subiram ao pódio para conquistar o primeiro lugar e quatro sagraram-se vice-campeões. Esta boa performance é incentivo para Campo Mourão praticar um tênis de mesa de qualidade e lutar por mais medalhas e títulos a partir deste final de semana em Umuarama, na fase final dos Jogos da Juventude do Paraná", prevê Suetomi.
RESULTADOS DA SONIBRAM/C.M NA 5ª ETAPA DO PARANAENSE EM P.GROSSA
Mirim: 1º Guilherme M Suetomi - na foto ao lado, de camiseta azul.
Infantil: 3º Gustavo Padilha e 7º Henrique Sakurada.
Adulto: 1º Jiro Willian Kumagai e 2º Roberto Diquiqui.
Veterano: 3º Sérgio M. Ueda - na foto abaixo e central.
Absoluto B:2º Gustavo Garcia.
Absoluto A:1º Jiro Willian Kumagai e 3º Roberto Diquiqui Jr.
Juvenil: 5º Fabiana Mara Massaretto.
Juventude:1º Sarah Sayuri Tiemi Rodrigues e 2º Tassia Kiyoko Tanaka.
Adulto: 1º Viviane Mieko Nakasato e 3º Érika Tiemi Kimura.
Super Lady: 1º Hilda Endo.
Absoluto B: 1º Fabiana Mara Massaretto (na foto acima, a quarta da esquerda para à direita, de camiseta azul)
Absoluto A: 2º Érika Tiemi Kimura, 7º Hilda Endo e 8º Tássia Kiyoko Tanaka.

Viva o nosso tênis de mesa! Mais um orgulho para a Capital do Centro-Oeste!

JOÃO PAULO na Seleção Paranaense de Natação


João Paulo Kolovski Pedroso, nadador mourãoense foi convocado para a Seleção Paranaense de Natação e estará no 22º Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil de Natação, além do 35º Troféu Chico Piscina e o 15º Campeonato Internacional Infanto-Juvenil de Natação, entre os dias 08 e 11 de outubro, na cidade paulista de Mococa.
João Paulo vai competir nos estilos craw e costas. O atleta, na foto ao lado do técnico Marcelo Alfredo, quando esteve no nosso "Tocando de Primeira" edição 833 em 25 de julho, treina desde 2007 e disputará as competições nos estilos craw e costas, pela seleção do Paraná desde 2007. Destaque para o apoio que a natação recebe do Integrado Colégio e Faculdade, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e da Associação de Pais e Amigos da Natação de Campo Mourão (Apancam).
Valeu João Paulo, boa sorte. Torcemos por você fazer bonito pela Seleção Paranaense.

HORTÊNCIA, a estrela do Basquete, 50 anos!


A assessoria de imprensa do basquete de São José do Rio Pardo, time dirigido por Emerson Souza, técnico que teve boa passagem pelo basquete mourãoense na temporada passada, faz boa divulgação das notícias do time paulista.
E ontem, destacou os 50 anos de uma das maiores atletas do nosso basquete: Hortência Marcari, completado no dia 23. Na foto, a Rainha do Basquete está ao lado do técnico Emerson e dos dirigentes mourãoenses Itamar Tagliari e Edson "China" Hirata, na solenidade de premiação aos melhores do basquete paranaense, realizada em Curitiba.
E foi com a dirigente Hortência, que iniciei em dezembro de 2007 a série de entrevistas com "Celebridades" no nosso "Tocando de Primeira" pelas ondas médias da Rádio Rural AM. E depois da Hortência, outras celebridades do mundo esportivo foram entrevistadas e entraram para a história do rádio mourãoense.
Atualmente, Hortência é coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Basquete sendo responsável pelas Seleções Brasileiras Femininas, e coordenadora de projeto de iniciação e inclusão social aqui no Paraná.

MAIS DE 260 gols e média de 5,4 na Copa Casali


A Escolinha da Copel, categoria 97/98 (foto) é uma das dezenas de equipes que estão participando aos sábados da 2ª Copa Casali de Futsal no ginásio da Escola Urupês.
Pesquisei e informo que já foram disputados na competição 49 jogos, marcados 267 gols, o que perfaz a excelente média de 5,4 gol por jogo.
Para este sábado (26), por exemplo, estão programados mais 16 jogos nos períodos da manhã e a tarde, com a presença de equipes de Araruna em várias categorias.
Uma iniciativa que merece destaque com o apoio da Casali e a união dos dirigentes e professores das escolinhas de futsal de Campo Mourão e de Municípios da região.
O que a garotada quer mesmo é jogar, então de segunda à quinta-feira o futsal categoria menores acontece no Citadino e aos sábados tem a Copa Casali.
E viva o nosso salonismo, com jogos a semana toda, revelando talentos e preparando o futuro do nosso esporte.

23 de set. de 2009

JOÃO PAULO é convocado para Seleção Paranaense de Natação


O atleta mourãoense João Paulo Pedroso foi convocado para a Seleção Paranaense de Natação Infanto-Juvenil que disputará competições importantes como o XXII Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-juvenil de Natação, o XXXV Troféu Chico Piscina e o XV Campeonato Internacional Infanto-Juvenil de Natação. O evento, segundo informou ao BLOG, a secretária Especial de Esportes, Karla Tureck (foto) , será realizado de 08 a 11 de outubro deste ano em Mococa, no interior paulista. Karla está radiante, pela cidade ter mais um atleta convocado para integrar uma seleção paranaense, desta vez, a de natação. "As convocações dos atletas deixam todos felizes - atletas, pais, professores, dirigentes e a comunidade, que pode novamente ver a força do nosso esporte e da nossa cidade a nível estadual. Além de ser incentivo para que outros atletas das várias modalidades praticadas no Município possam ter este momento de glória", afirma Karka Tureck.
João Paulo Pedroso foi convocado na categoria Infantil Masculino e tem o apoio da Fecam, APACAM e do Integrado através da Lei de Incentivo.

FESTIVAL DE ATLETISMO com bom nível técnico e campeões


O Festival de atletismo de Campo Mourão encerrado na tarde de ontem na pista do Complexo Roberto Brzezinski teve bom nível técnico, revelou atletas e foi bem avaliado pelos dirigentes da modalidade e da Fundação Municipal de Esportes. Na foto, o técnico mourãoense Paulo César Costa e o medalhista olímpico Vandferlei Cordeiro de Lima, que estará hoje às 16 horas na Caixa Ecônomica em Campo Mourão partiucipando de evento juntamente com os "craques" do nosso atletismo.
Confira os resultados por categoria.
PRÉ-MIRIM – FEMININO – 96 A 98 -
60 metros rasos
CLASS / ATLETA / ESCOLA / RESULTADOo
01 Diessika Vaz de Souza C.Sta Cruz 8.34
02 Rafaela Mirela Alves Osvaldo Cruz 9.13
03 Eluana Santos Oliveira Cidade Nova 9.14
150 metros rasos
CLASS / ATLETA / ESCOLA / RESULTADOo
01 Diessika Vaz de Souza C.Sta Cruz 21.17
02 Luciana Barbosa Osvaldo Cruz 23.11
03 Rafaela Mirela Alves Osvaldo Cruz 23.81
600 metros rasos
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Jéssica Ap. Silva Ant. Teodoro 2.14.5
02 Jaqueline Ferreira da Palma Dom Bosco 2.21.43
03 Rafaela Mirela Alves Osvaldo Cruz 2.26.4
Salto em distancia
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Rafaela Mirela Alves Osvaldo Cruz 4.03
02 Luciana Barbosa Osvaldo Cruz 3.85
03 Alessora Chumoski Cidade Nova 3.70
Salto em altura
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Diessika Vaz de Souza C.Sta Cruz 1.20
02 Gabriela Macoski Cidade Nova 1.15
03 Eluana Santos Oliveira Cidade Nova 1.10
Arremesso do peso
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Maria Luiza dos Santos Ethanil 6.95
02 Luciana Barbosa Osvaldo Cruz 6.10
03 Vanessa de Oliveira Cidade Nova 5.55
Lançamento da pelota
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Maria Luiza dos Santos Ethanil 34.20
02 Eluana Santos Oliveira Cidade Nova 33.00
03 Aline dos Santos M.Bandeira 31.50

PRÉ-MIRIM – MASCULINO – 96 A 98
60 metros rasos
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Ozeias Antero Junior Estadual 8.05
02 Lucas Willian Silva Osvaldo Cruz 8.20
03 Diogo Schamberlant Estadual 8.91
150 metros rasos
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Ozeias Antero Junior Estadual 20.01
02 Lucas Willian Silva Osvaldo Cruz 21.22
03 Pedro Roberto Junior Dom Bosco 21.48
600 metros rasos
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Weverton Fidelis D.Costa 1.46.22
02 Pedro Roberto Junior Dom Bosco 1.48.47
03 André Camargo Estadual 1.55.56
Salto em distancia
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Lucas Willian Silva Osvaldo Cruz 4.77
02 Cristiano da Cruz Ethanil 4.66
03 Ozeias Antero Junior Estadual 4.50
Salto em altura
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Cristiano da Cruz Ethanil 1.25
02 Rafael Alves Pereira Ant. Teodoro 1.20
03 Mikael Antonio Jesus Dom Bosco 1.15
Arremesso do peso
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Diogo Schamberlant Estadual 7.70
02 Tiago dos Santos D.Costa 7.65
03 Gustavo H. Damar Osvaldo Cruz 7.60
Lançamento da pelota
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Cristiano da Cruz Ethanil 59.00
02 Lucas Willian Silva Osvaldo Cruz 52.05
03 Jonatan Alves Osvaldo Cruz 48.39

MIRIM – FEMININO – 94 E 95
75 metros rasos
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Vanessa dos Santos C.Sta Cruz 10.2
02 Ariane Monteiro M.Bandeira 11.9
03 Andréa Cristina dos Stos M. Bandeira 12.7
250 metros rasos
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Vanessa dos Santos C.Sta Cruz 35.7
02 Marla Stobbe C.Sta Cruz 37.3
03 Daniela Novaes Ferraz C.Sta Cruz 39.3
1000 metros rasos
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Daniela Novaes Ferraz C.Sta Cruz 3.46.2
02 Márcia de Oliveira C.Sta Cruz 3.47.4
03 x x x
100 c/barreiras
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Tânia Letícia Ivone Castanharo 25.2
02 Kátia Machado Ivone Castanharo 26.3
03 x x x
Revezamento 4 x 75
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Colégio Vicentino Santa Cruz 42.9
02 Col. Est.Ivone Castanharo 1.04.0
03 x x x
Salto em distancia
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Marla Stobbe C.Sta Cruz 4.74
02 Daniela Novaes Ferraz C.Sta Cruz 4.18
03 Eliane de Souza M.Bandeira 3.08
Salto em altura
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Marla Stobbe C.Sta Cruz 1.30
02 Tânia Letícia Stos I. Castanharo 1.15
03 Beatriz Kennedy I. Castanharo 1.00
Arremesso do peso
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Karoline Tavares C.Sta Cruz 8.98
02 Tânia Letícia dos Stos I.Castanharo 4.57
03 Beatriz Kennedy I.Castanharo 3.66
Lanç. Do dardo
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Karoline Tavares C.Sta Cruz 21.67
02 x x x
03 x x x

MIRIM – MASCULINO – 93 E 94
75 metros rasos
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Lucas Gabriel Neves Cidade Nova 10.3
02 Fabio Henrique Osvaldo Cruz 10.3
03 Marcos Verneke I.Castanharo 10.7
250 metros rasos
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Wellington Nascimento C. Estadual 32.7
02 Luiz de França D. Costa 38.7
03 João Victor Ribeiro Ethanil 40.2
1000 metros rasos
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Wellington Nascimento C. Estadual 2.55.7
02 João Victor Ribeiro Ethanil 3.26.9
03 Marcos Verneke I.Castanharo 3.31.2
100 c/barreiras
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Wellington Nascimento C. Estadual 17.5
02 Lucas José Curral C. Nova 23.0
03 x x x
Revezamento 4 x 75
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Col. Est.Osvaldo Cruz 45.6
02 Esc. Mun. Cidade Nova 46.9
03 x
Salto em distancia
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Lucas Gabriel Rodrigues M.Bandeira 4.75
02 Caio César de Souza M.Bandeira 4.61
03 Fernando Henrique Silva Cidade nova 4.60
Salto em altura
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Jonathan dos Stos Rodrigues D. Costa 1.45
02 Caio César de Souza M.Bandeira 1.40
03 Fernando Henrique Silva Cidade Nova 1.35
Arremesso do peso
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Tiago César Ciola N.Horizonte 12.29
02 Everton Cavalcanti nunes M.Bandeira 11.16
03 Rodrigo Vieira C.Nova 9.02
Lanç. Do dardo
Clas. Atleta Escola Resultado
01 Rafael de Oliveira C.Nova 33.58
02 Caio de Jesus Cardoso Osvaldo Cruz 31.25
03 Tiago César Ciola N.Horizonte 28.44

SE GANHAR hoje em Rolândia, CM pode se classificar para outra fase


O time mourãoense de basquete masculino pode se classificar com três rodadas de antecipação para a segunda fase do campeonato paranaense, caso vença na noite de hoje em Rolândia, o time local.O jogo é válido pela abertura do segundo turno e terá início às 21 horas.
O basquete mourãoense vem de duas vitórias e duas derrotas até agora no Campeonato Paranaense e terá na noite de hoje o que tem de melhor. Para o técnico Daniel Wattfy a defesa precisa melhorar, mas o otimismo é grande. “Nossa defesa precisa melhorar muito, mas estou otimista em relação ao jogo de hoje, pois estão todos conscientes da importância de garantir a classificação para a próxima fase”, explica.
O basquete mourãoense tem o patrocínio da Faculdade Integrado e Fecam, através da lei de incentivo ao esporte e conta com o apoio da Amobasquete, Fisioterapia Betel, Gelo Sapeka, Restaurante Minuano, Centro de Diagnósticos Marcos Corpa, Conti Frutas, Rádio Rural, TV Plug, Tribuna do Interior, Academia Trainer, Agroindustrial Contabilidade e Fibrafio.

22 de set. de 2009

KARATÊ mourãoense faz bonito e traz 30 medalhas do Sudoeste do PR

Os karatecas mourãoenses participaram da Copa Pato Branco e conquistaram no final de semana um total de 30 medalhas no Sudoeste Paranaense, sendo 10 de ouro, 13 de prata e 7 de bronze.O evento foi organizado pela Associação Goju-Kan e supervisionada pela Federação Paranaense de Karatê, reunindo 190 atletas de dez cidades (Campo Mourão, Pato Branco, Araucária, Maringá, Sarandi, Marialva, Francisco Beltrão, Cianorte, Curitiba e Ponta Grossa), nas disputas do Kata -luta imaginária- e Kumite -luta real por pontos-, que aconteceram no ginásio Dolivar Lavarda.
As medalhas mourãoenses na Copa Pato Branco foram: Carlos Cesar de Souza (2º lugar Kata Sênior); Erickson Allan Bine Razera (2º lugar Kata Junior e 3º lugar Kumite Junior até 65 Kg); Larissa Cavalcante (3º lugar Kata Juvenil B e 2º lugar Kumite Juvenil B + 59 Kg); João Bocardi Villar (2º lugar Kata Infantil A); Hericles Roberto Schepanski Petenusso (1º lugar Kumite Infantil B +50Kg); Beatriz Mercena da Luz (1º lugar Kata e 1º lugar Kumite Infantil B ate 35 Kg); Camila Alexsandra dos Santos (2º lugar Kata e 3º lugar Kumite Infantil B ate 40 Kg); Camila Martins Batista (1º lugar Kata Juvenil B); Murilo Ostapechen Lucena (1º lugar Kata e 2º lugar Kumite Infantil B de 30,1 a 35 Kg); Rodrigo Roder (1º lugar Kata e 3º lugar Kumite Juvenil + 76Kg); Ana Carolina Mendes Dias (3º lugar Kata e 2º lugar Kumite Infantil A até 50 Kg);
Ana Carolina Batista Silva (2º lugar Kata e 3º lugar Kumite Infantil A até 50 Kg); Odair Arcanjo dos Santos (1º lugar Kata e 3º lugar Kumite Infanto Juvenil B até 52 Kg); Lucas Mercena de Andrade (2º lugar Kata e 1º lugar Kumite Infantil B até 50 Kg); Renata Aparecida Firmino Costa (1º lugar Kata e 1º lugar Kumite Infantil A até 50 Kg); Gustavo Favaro Tosoni, Eduardo Santos (2º lugar Kata e 2º lugar Kumite A de 35,1 / 40 Kg);Jhonathan Francioli (2º lugar Kumite Infanto Juvenil até 52 Kg) e Geovanna Nunes Bilardo (2º lugar Kata Mirim A)O selecionado é treinado pelo professor Carlos Cesar de Souza, que conquistou o direito de disputar o Campeonato Brasileiro Sênior, em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 16 e 18 de outubro deste ano.

NA SINUCA, Adriano Correia volta a liderar ranking estadual


Com 64 inscritos, foi disputada nos dias 19 e 20 de setembro, no Clube Princesa dos Campos, em Ponta Grossa, mais uma etapa do Campeonato Paranaense Individual de Sinuca. O mourãoense Adriano Correia - de camisa branca na foto- foi primeiro lugar e voltou a liderança do ranking, a frente de Noel (Curitiba), Emidio(Maringá) e Aurélio (Curitiba). - Na foto, Aurélio, Adriano, Noel e Emídio.
As próximas etapas do Paranaense serão nos dias 3 de Outubro em Curitiba, no Clube Curitibano; dia 23 de Outubro em Londrina, no Salão 277; dia 27 de Novembro em Curitiba, no Clube Círculo Militar, contando pontos para o ranking paranaense.
Valeu Adriano, mais um mourãoense que subiu no pódio neste final de semana. Esta cidade vive e respira esporte, para todos os gostos e estilos. Viva!