30 de abr. de 2009

PLANTÃO DO BLOG:Criada na ditadura, Lei de Imprensa previa prisões e multas para jornalistas

A Lei de Imprensa derrubada nesta quinta-feira (30) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foi editada em 1967, durante o regime militar. Ela previa prisões e multas pesadas contra jornalistas e veículos de comunicação. Com o fim da lei 5.250/67, julgamentos de ações contra jornalistas passam agora a ser feitos com base na Constituição e nos códigos Civil e Penal, que preveem penas mais brandas para os crimes de injúria, calúnia e difamação, que eram punidos por até três anos de prisão.
Pelo Código Penal, por exemplo, as penas não passam de dois anos. Na antiga lei, se os três crimes fossem cometidos contra o presidente da República ou outras autoridades, as penas ainda eram aumentadas em um terço.
Jornalistas e veículos de comunicação também poderiam ser processados se publicassem algo que ofendesse “a moral pública e os bons costumes.” A pena era de três meses a um ano e a multa poderia ser de até 20 salários mínimos da região onde houve a publicação. A revogação da lei também altera a indenização prevista para crimes de danos à imagem e à honra. O artigo 51 previa valores entre dois e 20 salários mínimos (R$ 930 a R$ 9.300) para a indenização, enquanto o Código Civil e a Constituição Federal não estabelecem limites. Outra mudança diz respeito ao direito de resposta.
A Lei de Imprensa dizia que toda pessoa, órgão ou entidade pública que fosse ofendida em publicação ou a “cujo respeito os meios de informação veicularem fato inverídico ou errôneo” têm direito a resposta ou retificação. Além disso, o direito de resposta seguia regras: no caso de jornal ou periódico, o direito de resposta deveria ter dimensão igual ao do texto publicado anteriormente e no mínimo 100 linhas.
No caso das TVs, o direito de resposta deveria durar um minuto, mesmo que a reportagem que tivesse dado origem ao pedido tivesse menos tempo. Com a revogação da lei, os juízes terão de julgar caso a caso as ações de direito de resposta, baseados no artigo 5º da Constituição, que assegura “o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.”

PLANTÃO DO BLOG: Supremo Tribunal Federal revoga a Lei de Imprensa


O Supremo Tribunal Federal (STF) revogou nesta quinta-feira (30) a Lei de Imprensa, atendendo ação protocolada pelo PDT. Sete dos 11 ministros votaram pela revogação total da lei, editada em 1967, durante a ditadura militar.
Com a derrubada da lei, as penas de prisão específicas para jornalistas deixam de existir, e os juízes de todo o país estão proibidos de tomar decisões com base na agora extinta legislação.
Com isso, julgamentos de ações contra jornalista passam a ser feitos com base nos códigos Penal, Civil e na Constituição. A revogação também altera as formas de indenização e do direiro de resposta
Na foto, publicada no site g1. o ministro Marco Aurélio Melo.
Segundo o ministro Carlos Alberto Direito, que votou pela revogação, a legislação era incompatível com o sistema constitucional de 1988. “Os regimes totalitários podem conviver com o voto, jamais com a liberdade de expressão”, defendeu.
Embora a lei tenha sido revogada somente nesta quinta, muitos magistrados do país já haviam "abolido" a Lei de Imprensa de seus julgamentos, tomando como base os Códigos Civil e Penal, além da Constituição.
Desde fevereiro do ano passado, 22 dos 77 artigos da Lei de Imprensa estavam suspensos por força de uma liminar (decisão provisória) concedida pelo próprio STF.
Julgamento
O julgamento da Lei de Imprensa foi iniciado no dia 1. de abril quando apenas dois ministros votaram –ambos a favor da revogação da lei.
Na ocasião, o relator do processo, ministro Carlos Ayres Britto, defendeu que a Lei de Imprensa não foi aceita pela Constituição de 1988. Único a votar naquele dia após o relator, Eros Grau seguiu o entendimento. Nesta quinta (30), a análise foi retomada com o voto do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Para ele, “o preço do silêncio é muito mais caro que o preço da livre circulação das ideias”.
Na sequência, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso e Celso de Melo seguiram o entendimento, enquanto Joaquim Barbosa, Ellen Gracie e Gilmar Mendes votaram pela revogação parcial da lei.
Ellen pediu a manutenção de normas que tratam de propaganda de guerra e porturbação da ordem social, além de artigos que preveem penas específicas para jornalistas.
Barbosa, que participou de sua primeira sessão plenária após o bate-boca que travou no último dia 22 com o presidente do STF, Gilmar Mendes, votou pela manutenção de seis artigos. Entre eles, os que responsabilizam o jornalista por preconceito de raças e classes, por fatos falsos que perturbam a ordem pública e os que tratam da calúnia, injúria e difamação, por considerar que “a imprensa pode destruir a vida de pessoas privadas, como nós temos assistido nesse país”. Único a votar pela manutenção total da lei, apesar de defender “uma imprensa livre”, Marco Aurélio Mello sugeriu que fique a cargo do Poder Legislativo a formulação de uma nova legislação que substitua a Lei de Imprensa. Ele justificou que eventuais ajustes feitos na antiga norma poderiam causar "confusões jurídicas".
O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), advogado do PDT, defendeu que nenhuma lei poderia influir no conteúdo da informação. “Requeiro que toda essa lei seja banida do mundo das leis, que desapareça a possibilidade de aplicar pena a jornalista sempre que houver causalidade com o direito do povo e que nós possamos ter um país onde o povo possa controlar o Estado e não onde o Estado possa controlar o povo como temos hoje”, disse em plenário, no último dia1º.
Fonte: site g1.globo.com

PAPO COM SAUDADE: Amanhã, 15 anos sem Ayrton Senna, do Brasil



Como amanhã é feriado de 1º de maio e a grande maioria dos trabalhadores não trabalham, de forma justa e merecida para comemorar o seu dia, posto hoje esta homenagem ao Ayrton Senna - um dos maiores pilotos da historia do automobilismo brasileiro e mundial.
está um dos maiores ídolos do nosso esporte. Confesso a vocês que simplemente parei de dar a atenção que dava a Fórmula 1 após o passamento de Senna.
Quem não se lembra do "Tan tan tan......."! denominada de "Tema de Vitoria" que foi imortalizada durante esses anos todos. Música que é um verdadeiro hino e utilizo para homenagear e entregar os troféus no Tocando de Primeira, na Rádio Rural AM.
FAROL - E para não passar em branco, o amigo Gilmar Cardoso, de Farol, com muita propriedade e gentileza lembra a data. O seu Município é um dos poucos do Paraná que prestou uma homenagem a Ayrton Senna com uma praça pública com o nome do piloto brasileiro. O monumento foi inaugurado na gestão do prefeito Gilmar Cardoso no primeiro aniversário da morte do piloto, em 1995.
"A praça pública Ayrton Senna do Brasil, localizada no conjunto habitacional Cidade Nova, no Município de Farol – PR consta da relação de homenagens públicas através de logradouros que foram prestadas ao piloto pelo Brasil afora e são divulgadas através do Instituto Ayrton Senna no portal da Internet no ícone – memorial -", informa Gilmar.


"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que se deve começar, através da sua educação." (frase de Senna, inscrita na placa da praça pública em Farol)
Para encerrar, destaco pensamentos célebres de Ayrton Senna:
“Deus me dá força. A vida é um presente que Deus nos deu e que somos
obrigados a tratar com cuidado." "Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse." (Ayrton Senna)
Viva Ayrton Senna, do Brasil!

BASQUETE: decisão do Arcam Open será dia 9 de maio com uma grande final

A Arcam A - foto acima- fará a última e mais importante partida do 2º Arcam Open de Basquetebol, contra a equipe da V8 no sábado que vem, 9 de maio, no ginásio da Arcam, em Campo Mourão. Com todo o respeito que as equipes merecem, as duas finalistas repetirão a final do ano passado com méritos e mais uma vez invictas.
Mas, na final, uma delas será derrotada e a outra levantará a taça de campeã de 2009. E como curiosidade, na preliminar da decisão, Arcam B e Fisioterapia Betel/Aion Jeans, farão o jogo para apontar qual das duas equipes alcançará a primeira vitória na competição.
Brincadeiras à parte, na verdade todos os amigos do Basquete são vencedores e merecem estar jogando e batrendo aquele papo antes e após os jogos, num grande espírito de integração.
Viva o Basquete!

Nicola, Daniel, Ismar, Izidoro e Marco Tonon: Arcam Open é encontro de amigos que amam o basquete

PAPO DE OUVINTE: mensagem da Estela aos Amigos da Apae


O BLOG publica hoje a mensagem proferida por Estela Martin Cardoso, durante a homenagem à Apae no sábado durante o programa Tocando de Primeira, da rádio Rural AM. Obrigado a Estela, ouvinte atenciosa e participativa. Parabéns Apae.
"Resista mais um pouco!
Quem tenta mais terá, pela lógica das leis naturais, e estará mais próximo do sucesso do que aquele que abandona o seu intento.
Não deixe o medo afogar seu ideal;
não deixe palpites exteriores matarem seus sonhos;
não permita que ondas malignas venham tirá-los do nível;
não permita que um desvairado ou um ignorante venha afetar a atmosfera de seus ambientes de luta, de trabalho;
não deixe os minutos passaram assim a esmo;
persista um segundo a mais;
lute contra o mal e caminhe para a frente e faça força para não voltar.
LEMBRE-SE!
Há sempre duas portas abertas quando uma se fecha.
Lembre-se que a porta que se fechou para você não foi a que se abriu quando você veio ao mundo e nem será a que se abrirá para você sair dele.
Não se esqueça que no mundo real não existem portas.
Olha para o alto e para o mundo e verificará a amplidão sem limites que pertence
a mim, a você, e a todos os que quiserem vencer."

29 de abr. de 2009

ARTE: Grupo mourãoense estará em maio no Festival Curitibano de Circo


A foto ao lado, registrei na noite de ontem, no Sesc de Campo Mourão, com a trupe da empresa SOU ARTE, comandada pela professora Edilaine Maria de Castro, especialmente para esta quarta-feira no nosso BLOG.
Os artistas Maísa, Bruna, Naiara, Fabiano, Rodrigo e Eluano, ao lado de Edilaine, estavam ensaiando o espetáculo "Cotidiano" para participação em maio, de 14 a 17, na capital do estado, no 3º Festival Curitibano de Circo.
O evento cultural e esportivo é muito esperado e de grande relevância para a cultura e arte paranaense.
E conforme informado no site do festival, no
o evento "Promove a troca de informações entre profissionais e amadores, simpatizantes e interessados nas artes e práticas circenses, além de proporcionar ao público em geral o contato com a arte. O Festival reúne artistas de circo teatro de Curitiba, Maringá, Londrina, Campo Mourão entre outras cidades e de outros estados e países, difundindo a arte circense, promovendo a produção e difusão destes eventos e atuando como ferramenta propulsora do circo no país."
A Sou Arte é daqui de Campo Mourão. É uma empresa que agrega cerca de 30 artistas de circo, teatro e dança, desenvolve espetáculos, palestras, cursos, assessorias, treinamentos e eventos. A Sou Arte merece o reconhecimento e apoio da comunidade mourãoense, levando e elevando a nossa cultura e os nossos talentos da Capital do Centro-Oeste do Paraná para várias regiões do Paraná e do Brasil. Voltaremos em breve a este tema que encanta profundamente. Para quem quiser saber mais sobre a Sou Arte, de Campo Mourão: acesse o site http://www.souarte.com.br/ ou
entre em contato pelo fone (44) 3523.4046 ou
Na foto, Maísa, Bruna, Naiara, Fabiano, Rodrigo e Eluano, ao lado de Edilaine. Completa o grupo a professora Raquel, diretora técnica.

NOTA DO BLOG: foi um privilégio encontrar ontem no Sesc a equipe Sou Arte. Graças a oportunidade de assistir ao jogo do meu filho Ricardo pela Copa Plug de Futsal. Tem coisas que realmente não são meras coincidências, mas sim providências, não é mesmo Edilaine?
O BLOG DO ILIVALDO DUARTE também é cidadania, é cultura. É amigo da Cultura. Viva!

FUTSAL INFANTIL: grande movimentação no Sesc com a Copa Plug

O que a garotada mais gosta no futsal: treinar a semana inteira ou jogar muitas partidas em competições? Se você respondeu a segunda como a correta, acertou na mosca. E é isso que está ocorrendo em Campo Mourão com o futsal categorias menores.
Dois campeonatos em andamento - Copa Sesc com 59 equipes em 10 categorias e a Copa Plug reunindo 28 equipes em 4 categorias- movimentam dezenas e dezenas de futuros craques do nosso futsal.
Na foto abaixo, que registrei logo após o jogo entre Copel e Escola Ivone Castanharo (9 a 1 para a Copel), a prova da alegria da garotada na noite de ontem no Sesc.

Confira os resultados da Copa Plug, com os jogos de ontem, no Sesc, informados pelo professor Rafael de Oliveira Borges, que aparece na foto abaixo, quando o placar apontava vitoria da Copel por 3 a 1, diante da Escola Ivone Castanharo.

7ª RODADA DIA 28/04 3ª FEIRA.
20 – 18h15 – Cat – 99. EFAC “B” (02) x (03) EFAC “A”
21 – 19h00 – Cat – 97. CIC (01) x (09) EFAC “E”

6ª RODADA DIA 27/04 2ª FEIRA.
17 – 18h15 – Cat – 98. EFAC “A” (01) x (03) EFAC “D”
18 – 19h00 – Cat – 98. EFAC “B” (10) x (00) EFAC “C”
19 – 19h30 – Cat – 96. EFAC “A” (03) x (01) EFAC “B”
15 – 21h00 – Cat – 95. Ciber Conect ( ) x ( ) CIC - Transferido

5ª RODADA DIA 24/04 6ª FEIRA.
14 – 19h00 – Cat – 96. CIC (03) x (02) AMIEQ
16 – 19h30 – Cat – 95. Urupês Futsal/Casali (02) x (00) Vila Nova Futsal
4ª RODADA DIA 23/04 5ª FEIRA.
10 – 18h15 – Cat – 00. EFAC “B” (05) x (02) EFAC “A”
11 – 19h00 – Cat – 99. EFAC “B” (03) x (02) EFAC “C”
12 – 19h30 – Cat – 97. EFAC “A (06) x (02) M. Bandeira Futsal/Merc Souza
13 – 20h00 – Cat – 95. Proj. Educ. Cáritas (00) x (03) AMIEQ

3ª RODADA DIA 22/04 4ª FEIRA.
06 – 18h15 – Cat – 00. Urupês Futsal/Casali “A (07) x (00) Manoel Bandeira.
07 – 19h00 – Cat – 99. Manoel Bandeira Futsal (01) x (08) Urupês Futsal/Casali
08 – 19h30 – Cat – 96. Manchester Junior (00) x (00) Urupês Futsal – (Falta 2º tempo)
09 – 20h00 – Cat – 96. EFAC “D” (05) x (03) Col. Estadual de Campo Mourão

2ª RODADA DIA 17/04 6ª FEIRA.
03 – 19h00 – Cat – 97. EFAC “C” (01) x (01) Danferi
04 – 19h30 – Cat – 96. Ciber Conect (04) x (00) EFAC “C”
05 – 20h00 – Cat – 95. Criart Center (03) x (01) Danferi

1ª RODADA DIA 16/04 5ª FEIRA.
01 – 18h15 – Cat – 98. Manoel Bandeira Futsal (00) x (03) Danferi
02 – 19h00 – Cat – 97. AMIEC (03) x (06) Vila Nova Futsal

PRÓXIMOS JOGOS
8ª RODADA DIA 29/04 4ª FEIRA.
25 – 18h15 – Cat – 98. Urupês Futsal/Seriart ( ) x ( ) Danferi
26 – 19h00 – Cat – 97. Araruna Futsal ( ) x ( ) EFAC “B”
27 – 19h30 – Cat – 98. Peabiru ( ) x ( ) Araruna Futsal
28 – 20h00 – Cat – 96. Araruna Futsal ( ) x ( ) Col. Estadual de Campo Mourão

9ª RODADA DIA 30/04 5ª FEIRA.
29 – 18h15 – Cat – 99. Manoel Bandeira Futsal ( ) x ( ) EFAC “C”
30 – 19h00 – Cat – 98. EFAC “B” ( ) x ( ) Manoel Bandeira Futsal
31 – 19h30 – Cat – 97. Manoel Bandeira Futsal ( ) x ( ) EFAC “D”

10ª RODADA DIA 04/05 2ª FEIRA.
Jogo da Copa SESC de Futsal – Categoria 93
45 – 18h45 – Cat – 93. Unidade Pólo ( ) x ( ) CIC Semi Final
22 – 19h30 – Cat – 97. Peabiru ( ) x ( ) EFAC “D”
23 – 20h00 – Cat – 96. Peabiru ( ) x ( ) Ciber Conect
24 – 20h30 – Cat – 95. Peabiru ( ) x ( ) EFAC “A”
15 – 21h00 – Cat – 95. Ciber Conect ( ) x ( ) CIC
Equipe da Copel categoria 1997 que venceu na noite de ontem na Copa Plug

TRANSPARÊNCIA: Interação com os eleitores e a comunidade


Trata-se de uma excelente notícia e repercutiu muito bem na comunidade, a criação do BLOG DO PROFESSOR JOSÉ POCHAPSKI (http://www.profjosepochapski.blogspot.com/) , no ar desde segunda-feira (27). Na foto ao lado, estou junto com o vereador - também palmeirenese- quando da homenagem prestada a ele há exatas 26 semanas, no programa Tocando de Primeira, da rádio Rural AM. O professor José está com o troféu, que recebeu com o título de Celebridade do programa, em momento inesquecível e de muitas emoções.
Mas, voltando ao tema, são muitos poucos os vereadores que se preocupam em mostrar a sua atuação para os eleitores. Um grande número deles seja em Campo Mourão, em Curitiba ou em qualquer lugar do planeta que tenha vereadores, parlamentares, enfim, políticos eleitos com o voto direto, simplesmente viram as costas para o povo, pensando que "o povo é um simples detalhe". O professor José é diferente e quer ser diferente, para a satisfação dos seus eleitores e o respeito de quem mesmo não tendo votado nele, espera uma atuação digna e honrada, para o bem do povo visando a consolidação da democracia. Viva!
Então, o BLOG DO PROFESSOR JOSÉ POCHAPSKI é um excelente meio de ver, sugerir, observar e acompanhar as ações do vereador, e principalmente, saber das suas opiniões e manifestações em prol de uma comunidade mourãoense mais próspera, fraterna, humana e feliz. Eu já acessei o BLOG e inclusive, cadastrei-me como seguidor para não perder as ações do nosso Legislativo. Faça isso você também. E não veja o bonde passar, pois quem só vê o bonde passar e não faz a parte que lhe cabe, não é digno nem de fazer observações sobre a cor do bonde.
ET: fiz uma rápida pesquisa e constatei que ainda são raros os vereadores que tiveram a feliz iniciativa de postar suas ações via BLOG. Então, cabe a nós como internauta e cidadão, opinar e postar comentários coerentes e de bom senso para consolidar o processo democrático sob os princípios da transparência e publicidade. Viva!

INTERCLUBES: rodada do suíço sábado será na Arcam e no Clube dos 30


Atenção atletas, dirigentes e torcedores: saiba a programação dos jogos de futebol suíço neste sábado (02/05) pela segunda rodada dos Jogos Interclubes de Campo Mourão 2009, nos campos da Arcam e dos Clube dos 30.

LOCAL ARCAM – CAMPO 01
15:30hs ARCAM X AABB Livre Ch. A; 16:45hs CLUBE DOS 40 X AABB Sênior Ch. B

LOCAL: ARCAM – CAMPO 02
15:30hs CLUBE DOS 40 X ARCAM Máster Ch. A; 16:45hs ARCAM X COOPERMIBRA Veterano

LOCAL: ARCAM – CAMPO 03
13:45hs COOPERMIBRA X ASSERCAM-Livre-Ch. B. 15:15hs CAMPAGRO X AERTMCAM- Livre- Ch. B; 16:30hs CAMPAGRO X AABB - Master- Ch. A; 17:45hs CAMPAGRO X COOPERMIBRA -Sênior-Ch. B

LOCAL: CLUBE DOS 30 – CAMPO 02
13:45hs CLUBE DOS 30 X CLUBE DOS 40-Livre-Ch. A; 15:15hs CLUBE DOS 30 X COOPERMIBRA-Master- Ch. B

LOCAL: CLUBE DOS 30 – CAMPO 01
16:30hs CLUBE DOS 30 (foto acima) X ASSERCAM - Veterano; 17:45hs CLUBE DOS 30 X ASSERCAM - Sênior- Ch. A.

Folgam: ASSERCAM – Máster Ch. B, ARCAM – Sênior Ch. A, AABB – Veterano Chave Única

RESULTADOS DA 1ª RODADA FUTEBOL SUIÇO
CAMPAGRO 02 X 02 ARCAM Máster Ch.A
CLUBE DOS 30 01 X 02 ARCAM Sênior Ch.A
AERTMCAM 03 X 02 COOPERMIBRA Livre-Ch.B
ARCAM 01 X 00 CLUBE DOS 30 Livre Ch.A
CAMPAGRO 07 X 00 CLUBE DOS 40 Sênior Ch.B
CLUBE DOS 30 02 X 02 COOPERMIBRA Veterano
ASSERCAM 00 X 00 CAMPAGRO Livre
ASSERCAM 01 X 01 COOPERMIBRA Master
ASSERCAM 01 X 02 AABB Veterano
AABB 04 X 02 CLUBE DOS 40 Livre Ch. A
AABB 01 X 00 CLUBE DOS 40 Master Ch. A
COOPERMIBRA 07 X 02 AABB Sênior Ch. B

28 de abr. de 2009

O balanço do futsal paranaense na Chave Ouro


A presença do Cascavel, Marechal Rondon e Umuarama na Liga Nacional, disputada paralelamente a Chave Ouro, faz com que algumas equipes tenham mais e outras, menos jogos no certame até aqui.
Após sete rodadas, o Campo Mourão Futsal, que tem na comissão técnica o fisioterapeuta Spilka, e os professores Beto Souza e Fábio Ricardo (foto ao lado) , está na 10ª posição da Chave Ouro com 10 pontos, fruto de 3 vitorias, 3 derrotas e 1 empate - mesma campanha do Francisco Beltrão, que já fez oito jogos.
Na classificação da Chave Ouro 2009:
1) Umuarama com 17 pontos, 5 vitorias, 2 empates e nenhuma derrota, em sete jogos.
2) Marechal Rondon (Copagril) 17 pontos, 5 vitorias, 2 empates e também, nenhuma derrota, em sete jogos.
3) Cascavel com 15 pontos, 5 vitorias, 4 derrotas e nenhum empate, porém, já fez nove jogos.
4) Londrina tem 14 pontos, 4 vitorias, 2 empates, e ainda não perdeu nos seis jogos que disputou.
5) São Miguel do Iguaçu está com 13 pontos, 4 vitorias, 1 empate e 2 derrotas, em sete jogos.
6) Maringá com 12 pontos, 3 vitorias, 1 empate e 3 derrotas, nos seus sete jogos.
7) Foz, adversário de Campo Mourão neste sábado na fronteira, tem 11 pontos, 3 vitorias, 2 derrotas, 2 empates, em sete jogos.
8) Guarapuava tem 11 pontos, 3 vitorias, 2 empates e 2 derrotas, em sete jogos.
9) Francisco Beltrão tem 10 pontos, 3 vitorias, 4 derrotas e 1 empate, em 8 jogos.
10) Campo Mourão tem 10 pontos, 3 vitorias, 3 derrotas e 1 empate, em sete jogos.
11) Paranaguá, com 9 pontos, 3 vitorias, 3 derrotas e nenhum empate, em seis jogos.
12) Paranavai com 7 pontos, 2 vitorias, 4 derrotas e 1 empate, nos sete jogos.
13) Paraná Clube, 6 pontos, 2 vitorias, 5 derrotas e nenhum empate nos seus sete jogos.
14) Pato Branco tem 4 pontos, 1 vitoria, 3 derrotas e 1 empate contra Campo Mourão, nos seus cinco jogos.
15) Medianeira com nenhum ponto e acumulando sete derrotas em sete partidas.
16) Cianorte também com zero ponto e seis derrotas, em seis jogos na Chave Ouro.
A conclusão é sua, leitor e leitora do BLOG.
Amanhã, a Chave Ouro continua. Pela sétima rodada jogam Mal Rondon e Pato Branco; na quinta-feira: Medianeira x Cianorte.
E neste sábado: Foz x Campo Mourão, Maringá x Cianorte, Francisco Beltrão x Guarapuava, Londrina x Paranavai, Pato Branco x São Miguel, Mal Rondon x Paranaguá e Cascavel x Umuarama, este em jogo da 13ª rodada. Ufa!

Voleibol mourãoense esta semana no Paranaense Adulto Feminino em São Miguel do Iguaçu


Quando estava preparando esta nota no início da noite de ontem, recebi e-mail da professora Rosângela Pombo Koch - coordenadora do Projeto Voleibol Campo Mourão- entusiasta com a presença do selecionado feminino mourãoense a partir desta quinta-feira (30/04) no Campeonato Paranaense Adulto da modalidade, em São Miguel do Iguaçu. "Esta é a maior competição de voleibol do estado do Paraná e terá sete equipes, o que é um número recorde para a nossa modalidade. Vamos com muita vontade, garra e técnica para fazer uma boa performance nos jogos" disse Rosângela Koch, que na foto está a esquerda e a técnica da equipe,Roseli Cristiane à direita, e ao centro, a mourãoense Raquel Marins, Ponteira, pré-mirim 95, destaque na Copa Paraná disputada recentemente em Marechal Cândido Rondon.
O Paranaense de Voleibol termina no domingo (03/05) na quente São Miguel, que sedia nesta quinta-feira a primeira etapa do Estadual Adulto Feminino. Em quadra, o voleibol feminino de Campo Mourão, Araucária, São Miguel do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Unibrasil Paraná e Mal Cândido Rondon.
Os jogos de Campo Mourão na primeira fase do paranaense. Dia 30/04, no ginásio Walter Marcon - 18h30 Campo Mourão x Ponta Grossa; dia 01/05 - 10h30 Campo Mourão x Cascavel e às 20h30 Campo Mourão x São Miguel do Iguaçu. As fotos do nosso voleibol feminino serão postadas também aqui neste BLOG.
Apoiam o voleibol feminino e merecem registro aqui neste BLOG: Fecam, Colégio e Faculdade Integrado, Piacentini Seguros, Seriart Serigrafia, Athletic Sport, Supermercado São José, Shyna Restaurante, Panificadora e confeitaria Massa Dourada.

No destaque, uma das equipes mourãoenses na Copa Paraná em Mal. Rondon

Boa sorte meninas do voleibol. rumo a uma bopa temporada em 2009. Viva!

Mais voleibol : acesse http://www.voleibolcampomourao.blogspot.com/

IMAGENS DE CAMPO MOURÃO

Muitos e-mails foram enviados ao BLOG pedindo para inserir mais fotos da nossa cidade. Com apoio do orkut, do amigo Juma Durski, posto hoje mais algumas fotos da nossa terra. São imagens que é novidade para quem tem entre 40 e 50 anos de idade, da nossa terra.
Como canta o diácono Nelsinho Correia, da Canção Nova:"Só se tem saudade do que é bom, se chorei de saudade nao foi por fraqueza, foi porque eu amei. "
Viva! se você tem fotos antigas e quer vê-las publicadas aqui neste BLOG: envie para o
e-mail: tocandodeprimeira@gmail.com
e se gostaria de ver mais fotos aqui nesta coluna IMAGENS DE CAMPO MOURÃO,
acesse e poste seu comentário, mas não esqueça de assinar o seu comentário, porque é muito bom postar assinando suas opiniões, ideias e pensamentos.



Banda Municipal. Da esquerda para à direita: Leone de Biaggio, Botinha, Santo, Nogaroli, na fila do meio Tiburcio e João, atraz Tomé, Nei e Biruta. - 26/09/1960 - Foto enviada ao orkut do Juma Durski pelo seu amigo Antonio de Biaggio – Toninho.

Catedral Diocesana São José na década de 60

Catedral e Praça Getúlio Vargas em 1973, em Campo Mourão
Tempos modernos: Campo Mourão arborizada, com prédios e lavouras ao fundo. Imagem fantástica


NOTA DO BLOG: Obrigado Juma Durski, obrigado Pedro da veiga. Obrigado historiadores.

MOTIVAÇÃO: Dedicação, segundo Shiniashiki


Segundo o renomado palestrante Roberto Shiniashiki, dedicação é .....
" A capacidade de se entregar à realização de um objetivo. Não conheço ninguém que tenha progredido na carreira sem trabalhar pelo menos doze horas por dia nos primeiros anos.
Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá de se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para conseguir um resultado diferente da maioria, você tem de ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
Não se compare à maioria, pois, infelizmente, ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá de estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. A realização de um sonho depende da dedicação.
Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão. A ilusão não tira ninguém do lugar onde está. Ilusão é combustível de perdedores."
Roberto Shinyashiki - Médico psicanalista

27 de abr. de 2009

HOMENAGEM: Adionir Ramos, a Celebridade do Tocando de Primeira 821


Ninguém imagina o Clube dos 30 em Campo Mourão sem a figura e o comando de Adionir Ramos, o Ádio. Figura ímpar com uma vasta história em nossa cidade, seja no campo profissional na área de Contabilidade ou no campo da integração social, tendo sido durante muitos anos goleiro do futsal mourãoense na década de 70, e que tem no futebol, sua maior paixão e, é claro, preferencialmente, nos campos ou na sede do Clube dos 30, que em 2008 completou 30 anos de vida.
Ádio e o Clube dos 30 se completam, e vice-versa. "O Ádio é uma grande jogador sem jogar, o Clube dos 30 existe por causa dele", define o amigo Angelo Verci Sequinel.
E de maneira diferente, no sábado (25), dia de abertura do futebol nos Jogos Interclubes 2009 e véspera do Dia do Goleiro, prestei uma homenagem ao folclórico Adionir Ramos, no programa Tocando de Primeira, na Rádio Rural AM. Mas com um "pequeno" detalhe: sem a sua presença - E como é difícil levá-lo para uma entrevista ao vivo, heim?- mas, com as participações ao vivo na rádio dos amigos de ontem e de hoje Angelo Verci e José Tomadon -este, eterno embaixador do Clube dos 30; de Cláudio Telles Lima, o "Claudinho" da Assercam; Valdemir Lopes Carvalho, o "Peixinho", e agora também "Farelinho", da Arcam, e Maurício Fabri, da Fecam.
Tentei várias ligações para o celular do Ádio, mas sem sucesso. Então, fizemos a homenagem, a primeira sem a presença do homenageado, a qual entendo perfeitamente suas razões de anonimato.
Mas, a tarde, antes do Clube dos 30 entrar em campo, os craques estiveram reunidos e testemunharam o também folclórico José Tomadon entregar ao Ádio o merecido troféu Tocando de Primeira, no programa de número 821, como reconhecimento por tudo o que este catarinense de Xanxerê - palmeirense apaixonado, de 59 anos de idade e mourãoense desde 1952- fez e faz pela nossa cidade, pelo esporte e pelo Clube dos 30.
Parabéns Ádio, você merece não só o troféu e a homenagem, mas também a nova e belíssima camisa dos Amigos Palmeirenses da Arcam (Apa), que você, orgulhosamente veste na foto acima. Poderia escrever muito e muito mais sobre você e a sua historia, mas fico por aqui, com a certeza de que a homenagem é partilhada para todos os que fizeram e fazem a grandeza do Clube dos 30. Viva!

José Tomadon, à direita entrega o troféu Tocando de Primeira ao ex-goleiro e presidente eterno do Clube dos 30, Adionir Ramos, antes da estreia do time de veterano no Interlubes 2009

Momento único e para a historia: Ádio, ao lado de companheiros - dirigentes, amigos e atletas do Clube dos 30 - com o troféu Tocando de Primeira e a camisa esmeraldina, sábado (25/04) na AertcamAngelo Verci Sequinel, Adionir Ramos e José Tomadon

FUTEBOL: O show alvinegro na Vila e um passeio pelas finais dos Estaduais 2009


Na vila mais famosa do mundo, a "Belmiro", em Santos, diante do Rei do futebol Pelé, o Corinthians sobrou em campo e com show de Ronaldo, fez 3 a 1 no Santos e continua invicto no Paulistão 2009. E agora, para ser campeão, pode perder domingo por até dois gols de diferença, no Pacaembu.
Saindo de São Paulo, vamos passear por outros campeonatos estaduais.
No Paraná, o Coritiba que perdeu domingo passado para o frágil Iraty, derrotou o Atlético por 4 a 2 em plena Arena da Baixada. Como o J. Malucelli perdeu pela primeira vez no certame, em Rolândia, para o Nacional, agora o Atlético joga por uma simples vitoria sobre o Cianorte para sagrar-se campeão. O Coritiba terá que vencer em casa, o Nacional e torcer para tropeço do rubro-negro.
No carioca, empate por dois gols entre Botafogo e Flamengo. Domingo, novo jogo, quem gahar será campeão. Novo empate: prorrogação.
O Cruzeiro goleou o Atlético por 5 a 0 e agora pode perder até por quatro gols de diferença que leva o bicampeonato mineiro.
Pelo baiano, o Vitoria passou pelo Bahia por 2 a 1 e para ser campeão, pode perder até por um gol´de diferença.
No Catarinense, em Chapecó, a Chapecoense que já foi campeão em 2007, venceu em casa o Avaí por 3 a 1 e leva a vantagem do empate domingo em Florianólis para ser campeão novamente.

CONQUISTA: BLOG ultrapassa marca dos 100 seguidores


Quando crie este BLOG no dia 15 de fevereiro deste ano tinha o firme propósito de apresentar uma proposta diferente aos meus amigos e leitores, de longe ou de perto, conhecidos ou anônimos, para destacar e noticiar fatos e gente da nossa terra. As inovações foram surgindo, novas colunas também - como a bem-sucedida ENTREVISTA DE DOMINGO que ontem apresentou José Turozi-.
Mas, o compromisso e razão maior de todo comunicador e jornalista, e no caso em tela, deste blogueiro - quando que há alguns anos imaginava que estaria escrevendo em um blog, heim?- é com o leitor e a leitora. Por isso, muito obrigado a você pela companhia e audiência, e também comentários e observações, com muita interação e sugestões. Viva!
E para minha felicidade, a qual partilho com vocês, sábado, no momento em que apresentava na Rural AM o Tocando de Primeira com a edição 821 - isso mesmo, 821 sábados no ar- este BLOG recepcionava o seguidor oficial de número 100 - Roberto Carlos Guarido (foto). Ele é engenheiro agrônomo e professor do Cies, participante da nossa sociedade que, ouvindo o programa sábado e ligadindo na internet, não titubeou e marcou um golaço, sendo o centésimo seguidor oficial do BLOG DO ILIVALDO DUARTE. Obrigado Roberto: a você e a todos os seguidores. E na noite de ontem, o jovem Eder Aguiar posicionou-se como o 101º seguidor deste BLOG. Bem-vindo Eder e a toxdos os que querem postar seus nomes e fotos como seguidores. Viva!
POSTAR COMENTÁRIOS - Para facilitar a postagem dos comentários ao final de cada matéria, oriento para que o interessado seguindo o que pede o Blog, clique na última opção "Anônimo", para agilizar a sua postagem. Mas, não esqueça ao final de escrever o seu texto de colocar seu nome, para que a mensagem não fique realmente anônima, o que não será permitido neste Blog.
Aguardo seus comentários, contribuindo para destacar e valorizar ideias, projetos e pessoas da nossa terra. Viva!

26 de abr. de 2009

PLANTÃO DO BLOG: Luzia de Souza Pinto vence no MS e lidera ranking brasileiro


A atleta Luzia de Souza Pinto (foto, quando esteve no programa Tocando de Primeira, edição 815, em 14 de março, na Rural AM), que nos últimos anos correu defendendo as cores de Campo Mourão em várias provas do país, venceu neste domingo (26) a 2ª etapa do Circuito Caixa de Corridas, no Mato Grosso do Sul. Na foto abaixo, quando da vitória sexta-feira (24) no Rio de Janeiro, quando conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Corridas de Pista.
Na prova, de 10 km, disputada neste domingo na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Luzia foi novamente vitoriosa, ela fez a distância em 35:06, tempo 41 segundos melhor que o da 2ª colocada, Conceição de Oliveira, campeã do Ranking de Corredores de Rua 2008. E lidera o ranking brasileiro de corridas de rua no feminino.
"Não forcei o ritmo, porque tinha corrido os 10.000 m no Brasileiro de Pista na sexta à noite", explicou Luzia. "Mas ninguém se aproximou e abri vantagem", completou a fundista, que recebeu prêmio de R$ 2.400,00, pela vitória.
A prova teve um padrinho especial: Vanderlei Cordeiro de Lima. Ganhador da medalha de bronze na maratona nos Jogos de Atenas 2004, ele estreou como novo integrante do Programa Caixa Heróis Olímpicos, da Confederação Brasileira de Atletismo. Desde sexta-feira na cidade, Vanderlei deu palestras em escolas e fez a premiação na prova deste domingo. "Não conhecia a cidade e Campo Grande me impressionou", disse o medalhista olímpico. "Estou feliz por participar do Programa", afirmou.
A prova teve 900 corredores, entre atletas de elite e não federados. E a próxima prova do Circuito será disputada em Goiânia, em 17 de maio. As provas do Circuito somam pontos para o Ranking CAIXA CBAt de Corredores de Rua, na temporada.
Classificação Feminino1º Luzia de Souza Pinto - 35:062º Conceição de Oliveira - 35:473º Maria Lúcia do Nascimento - 35:524º Marizete Rezende - 35:585º Maria Sandra da Silva - 37:02
Valeu Luzia, viva!

Luzia, na vitória de sexta-feira no Rio de Janeiro, lidera o ranking feminino brasileiro






ENTREVISTA DE DOMINGO: José Turozi



Neste domingo, 26 de abril, JOSÉ TUROZI, londrinense de nascimento e mourãoense de coração há mais de 20 anos, que pela primeira vez preside a Federação das Apaes do estado do Paraná, é homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO do BLOG DO ILIVALDO DUARTE.
No início do ano de 1976, ele veio trabalhar na Acarpa, hoje Emater-PR. Em 1986 fui convidado por um grande amigo (in memorian) José Wierchon, presidente da Apae na época, para ser seu vice-presidente. Fizemos o projeto da Apae ubana, e no final de 1990, assumi a presidência da Apae e o José Wierchon, era o Vice.
Confira a ENTREVISTA DE DOMINGO para saber o que pensa este mourãoense de coração, que fez e faz uma bonita historia a frente de uma das Apaes mais estruturadas do interior do Paraná, que atende diariamente mais de 250 pessoas na sede urbana, sem contar a Apae Rural, para mais 140 pessoas na área de Educação Profissional.
Um ótimo domingo, excelente reflexão e um Viva Especial a todos aqueles que colaboram e se dedicam direta ou indiretamente para o sucesso da Apae Campo Mourão.
ENTREVISTA DE DOMINGO
Quem é José Turozi? Nasci em Londrina em 15/03/1950, tenho 59 anos, sou filho de agricultores (Artur Turozi e Letícia Bonadio). Residi e trabalhei em um sítio até a adolescência no município de Cafeara e depois em Lupionópolis. Sou casado com Marilda e tenho duas filhas (Flávia e Fabíola) e um filho (Alexandre). Mudei para Campo Mourão em 1976, vindo trabalhar na Acarpa, hoje Emater Paraná, na função de Gerente Administrativo do Escritório Regional da empresa.
Turozzi ao lado da esposa e dos filhos
Onde o Senhor estudou e iniciou sua vida profissional? Iniciei meus estudos primários em Cafeara onde morava e trabalhava no sítio de meu pai; depois mudei para Lupionópolis, continuando os estudos e trabalhei na agência do Banco da Província do Rio Grande do Sul. Formei-me Técnico em Contabilidade, e em 1969 fui trabalhar em Londrina. Em 1971 iniciei o curso de Economia na UEL que conclui em 1974. Trabalhei em várias empresas e também com contabilidade pública e privada na cidade de Londrina.
O que o Senhor faz hoje profissionalmente? Hoje estou aposentado pela Emater, mas após cumprir meu mandato na Federação das Apaes, quero concluir meu curso de Direito (tranquei matrícula), e abrir meu escritório.
Como foi o início de tudo e essa relação com a Apae? Iniciei minha participação na Apae em 1986, quando fui convidado por um grande amigo (in memorian) José Wierchon (presidente da Apae na época), para ser o seu vice-presidente. Fizemos o projeto da Apae Urbana, e no final de 1990 assumi a presidência da Apae e o José Wierchon era o vice. Era para que nós ficássemos trocando de cargo, para não sobrecarregar um ao outro. Entretanto o José Wierchon veio a falecer num trágico acidente na estrada para Curitiba, e assim continuei presidente até o ano de 2002. Fui Delegado Regional das Apaes e ajudei na fundação das Apaes de: Mamborê, Barbosa Ferraz, Iretama, Roncador, Nova Cantú, Janiópolis, Fênix, Luiziana, Mato Rico e Altamira do Paraná. Em 1997 compramos uma chácara com aproximadamente 80.000 m2 a qual denominamos Apae Rural.
Anteriormente não conhecia a Apae, mas depois que comecei a participar da diretoria, fui arrebatado por um sentimento de amor e de paixão pela causa e que poderia com minha experiência administrativa e financeira ajudar aquelas pessoas especiais.
Encontro na Apae de Bom Sucesso do Sul
Qual o seu esporte preferido? Qual o seu time do coração e o maior ídolo desse time? Gosto de Futebol como todo brasileiro, torço sempre para nossa seleção brasileira, mas também aprecio o Basquete, pois o meu filho foi jogador em Campo Mourão. Sou torcedor do Santos, mas não fanático, pois o maior ídolo deste time é o Pelé. Gosto muito também de pescar. Como era a estrutura da Apae em anos anteriores? E hoje? Na época, a estrutura da Apae era apenas uma casa pré-fabricada de aproximadamente 60 m2, emprestada do DER, (uma daquelas casas para os empregados da construção de rodovias.) Hoje, temos uma estrutura excelente (ApaeUrbana) se comparada com a anterior; com mais de 2,5 mil metros quadrados de construção, quadra de esportes, auditório, fisioterapia, consultório dentário, consultório para médicos, para fonoaudiólogas, psicólogas, sala para fisioterapia, cozinha, refeitório, laboratório de informática, parque infantil, sede da administração, onde atendemos diariamente 250 pessoas, além da Apae Rural, onde atendemos outras 140 pessoas na área de Educação Profissional.
Por quê a ideia de trazer para Campo Mourão uma Olimpíada Estadual das Apaes? Resolvi promover o evento em Campo Mourão, pois nunca aconteceu isso, ou seja um evento desta natureza. Também foi para mostrar à nossa comunidade a necessidade de valorizar as pessoas com deficiências. Estas pessoas podem e fazem a diferença muito embora alguns com limitações físicas e mentais, se superaram, e isto faz com que também elevem sua estima.
Alguns dos atletas campeões mourãoenses na Olimpíada Estadual das Apaes 2009
Equipe da Apae na Olimpíada: Equipe 100%
Dedicação e amor, fazem a diferença para um mundo melhor
Em sua opinião, há muito preconceito com relação aos alunos especiais? E o que pode ser feito? Ainda há preconceitos, tem pessoas ainda que dizem ter dó ou pena delas. Não é desta forma que temos que reconhecer as pessoas com deficiências. Há que conscientizar as comunidades acerca do direito e da oportunidades que temos que dar a elas. Todos os anos (fazemos isto há mais de 30 anos) lançamos uma campanha em nível nacional para despertar a consciência das pessoas acerca destas pessoas especiais. Este ano a campanha te o tema: “Quebre a resistência e tome uma atitude: Construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”. Assim, esperamos que nos próximos anos e no futuro poderemos mudar esta realidade.
Os alunos especiais merecem todo o respeito, carinho e consideração da sociedade
O que o Senhor não fez como dirigente da Apae que, se tivesse oportunidade, ainda gostaria de fazer? Como dirigente da Apae de Campo Mourão, tenho um sonho que vou partilhar com os amigos. Vamos construir na Apae Rural, com o apoio da comunidade: um Centro Dia, para atender as pessoas com deficiências severas, uma piscina coberta e aquecida para trabalhos de hidroterapia, uma nova fisioterapia, uma quadra de esportes coberta para que também sirva para diversos eventos, e ainda uma casa lar ou abrigo para as pessoas especiais órfãos, para terem um amparo na sua velhice.
Como cidadão de Campo Mourão quais os principais problemas hoje em nossa cidade? O problema da segurança hoje, que toda a mídia fala é apenas a falta de planejamento de ações educativas de há muito tempo atrás, lá nos idos de 1990, quando no Conselho da Criança e do Adolescente falávamos que teríamos que priorizar a Educação Integral das crianças em situação de risco social. Isto não foi feito, e hoje aquelas crianças são as pessoas que estão praticando a violência em nossa cidade. Estamos colhendo os frutos malignos pela omissão da sociedade. Por isso temos que investir maciçamente na Educação, pois é a única solução dos nossos problemas.
O trânsito de Campo Mourão precisa ser melhorado principalmente na área Central da cidade, identificando e disciplinando o estacionamento para motos em todas as quadras, e implantar o Estacionamento Pago.
Quais foram as ações do vereador José Turozzi que sejam motivo de orgulho? Como vereador no mandato 2001/2004, fui Presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento e segundo Secretário da Mesa Executiva. Entre os projetos de leis que foram feitos juntos com o amigo professor Ide, destaco:
P.L (Projeto de Lei) do Passe Livre no transporte coletivo para as pessoas portadoras de visão subnormal; P.L. instituindo o Teste da Orelhinha (Acuidade Auditiva) em bebês recém nascidos (para prevenir doenças e surdez); P.L.que institui o pagamento de meio ingresso a pessoas portadoras de deficiências nos estabelecimentos públicos municipais; P.L.que instituiu a Campanha Municipal do Livro Infantil;
P.L.de Incentivo fiscal para projetos esportivos do município de Campo Mourão; (Lei do Incentivo ao Esporte), P.L. que institui os jogos municipais das pessoas portadoras de deficiências; P.L. da Coleta Seletiva de Lixo Tóxico; P.L.que institui o Prêmio Ambiental Estudantil denominado Bem-Te-Vi; P.L.que estabelece pesquisa nutricional de crianças de Zero a 6 (seis) anos ;
P.L. COMUDE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiências. P.L. que dispõe da colocação de Lixeiras de reciclagem nas escolas da rede municipal e local de grande concentração de pessoas; P.L.do Plantio de espécies do cerrado na arborização urbana de Campo Mourão; P.L.de Lei que institui o pagamento de meio ingresso para doadores de sangue nos estabelecimentos públicos municipais. Fiz o que pude em termos de legislação, porém para implementar um projeto de Lei precisa de vontade política, e às vezes isto é muito difícil...
Como é ser presidente da Federação das Apaes do PR? O que faz um presidente? É gratificante, pois nas minhas constantes visitas às Apaes do Paraná, sou recebido e tratado como muita atenção e carinho, pelos membros das Diretorias das Apaes, pelas Diretoras, professoras das Escolas e ainda pelos nossos alunos especiais. O presidente da Federação das Apaes é o representante de todas as Apaes do Paraná, junto às esferas do governo do Estado, principalmente atuando permanentemente junto às Secretarias de Estado da Educação, Saúde, Trabalho e Assistência Social. Através de um Planejamento Estratégico, elaborado com as Apaes, a Federação atua em promover e articular ações de defesa de direitos das pessoas com deficiências representando todo o movimento Apaeano, junto aos diversos órgãos públicos e privados, objetivando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social das pessoas atendidas.
O presidente da Apae de Campo Mourão e da Federação das Apaes do Paraná, ao lado do senador Flávio Arns, em encontro em Brasília
Ética em uma frase é... Ética é um princípio que não deve ter fim.
Ser amigo dos excepcionais é...Ser altruísta e idealista.
Política é....Trabalhar para o povo para o bem comum, e não legislar em causa própria, como vemos nos dias de hoje.
Cite três personalidades esportivas de Campo Mourão? Ary Matheus, Professor Matsumi e Sergio Ueda.
Cite três personalidades mourãoenses? Dona Jacira, Elza Hannel, personalidades que admiro pelo belo trabalho social que fazem e José Aroldo Galassini, pela capacidade e empreendedorismo, que projetou Campo Mourão no cenário Municipal, Estadual, Nacional e Internacional.
Cite três políticos de destaque... Milton Luiz Pereira, Renato Fernandes Silva, Professor Idê.
A Campo Mourão do presente é.......A cidade do meu coração.
A Campo Mourão do futuro é........Acabar com as vaidades pessoais e políticas e pensarmos em um projeto comum de valorização de nossa cidade e trabalhar-mos para o bem comum da população. É investir maciçamente na Educação e na Cultura.
Qual o seu recado aos leitores do BLOG? Fazer filantropia e ajudar ao próximo não é nada excepcional, a atitude contrária é que impresiona. Como dizia Charles Chaplin: “mais do que máquinas, precisamos de humanidade”. Quero agradecer a você Ilivaldo, pela oportunidade de divulgar nosso trabalho e pelo apoio que sempre tivemos de você.
Envio um grande abraço a você e a todos os leitores e seguidores do BLOG DO ILIVALDO DUARTE.
NOTA DO BLOG: No programa Tocando de Primeira apresentado ontem (25/04) com a edição 821 na Rádio Rural AM, tive a oportunidade e a fecilidade de prestar duas homenagens justas e merecidas. Foram momentos de grande emoção e uma valorosa lição de vida. Agradeço a eles por esta oportunidade. Demaneira especial à Apae de Campo Mourão pelos seus 35 anos de existência, completados durante a 18ª Olimpíada Estadual.....

A diretora da Apae CM - Vanessa Piassa recebeu com muita alegria e emoção, o troféu Tocando de Primeira "Apae 35 anos", do senhor João Ciça, pai de dois alunos especiais, que estudam na Apae.

.... e homenagem a José Turozzi, idealizador da sediação da Olimpíada Estadual das Apaes em Campo Mourão, que foi muito bem organizada e cujos resultados denrto e fora das quadras foram celebrados pela equipe da Apae e das entidades, e comunidade envolvida e comprometida com esta bela causa.

.... A professora Vínia fez a entrega do troféu Tocando de Primeira a José Turozzi, que mesmo não tendo nenhum filho especial, dedica há muitas décadas boa parte do seu tempo as causas da Apae......................
Participantes ao vivo do Tocando de Primeira, no sábado 25/04: Vanessa Piassa, o aluno Lucas e sua mãe Terezinha, a aluna Alessandra e seu pai João, professora Vínia e José Turozzi.

25 de abr. de 2009

PLANTÃO DO BLOG: Resultados da 1ª rodada do futebol suíço nos Jogos Interclubes 2009


Este BLOG publica e agradece a gentileza do diretor de Eventos da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) , Maurício Fabri, os resultados da primeira rodada do futebol suíço disputada na tarde de hoje válida pelos Jogos Interclubes de Campo Mourão - 2009, que aconteceu nos campos da Assercam e da Aertcam.
CATEGORIA MASTER: Campagro 02 x 02 Arcam, Assercam 01 x 01 Coopermibra, AABB1 x 0 Clube dos 40
CATEGORIA SÊNIOR: Clube dos 30 01 x 02 Arcam (foto acima), Campagro 07 x 00 Clube dos 40, Coopermibra 07 x 02 AABB
CATEGORIA LIVRE: Aertmcam 03 x 02 Coopermibra, Arcam 01 x 00 Clube dos 30, Assercam 00 x 00 Campagro, AABB 04 x 02 Clube dos 40
CATEGORIA VETERANO: Clube dos 30 - 02 x 02 Coopermibra e Assercam 01 x 02 AABB.
A segunda rodada do futebol suíço será no próximo sábado, 2 de maio, com jogos nos campos da Arcam e da Campagro.
Participantes do segundo tempo do Tocando de Primeira deste sábado 25/04, no segundo tempo, para falar do Interclubes 2009: Cláudio Lima, da Assercam; Angelo Verci Sequinel, do Clube dos 30; Valdemir Carvalho, o "Peixinho", da Arcam; José Tomadon, dos 30; e Maurício Fabri, da Fecam.

PLANTÃO DO BLOG: Mais de 130 gols e bom futsal no Torneio da Escola Urupês neste sábado


Com certeza, teremos uma boa geração de craques no futsal mourãoense nos próximos anos. O torneio com as categorias menores promovido neste sábado pela Escola Estadual Urupês sob a coordenação das professoras Elza e Eliane, e do professor Rinaldo "Gordo", é uma prova dessa esperança.
Ao todo, foram realizados 31 jogos nos períodos da manhã e tarde, com arbitragem do "árbitro promissor" Eder Aguiar (foto a abaixo e à direita). Foram marcados exatos 131 gols e houve apenas um empate sem gols. Isso mesmo, no jogo entre Roncador e Ivomaq/Urupês.
Na categoria 98/99, o campeão foi a Copel/Urupês (foto acima) que venceu na final a Seriart/Urupês, por 3 a 1. Na 96/97, a vencedora foi a Copel/Urupês venceu a Copel/Urupês por 3 a 1. Após as finais, entrega de medalhas e troféus, como manda o cerimonial.
Parabéns a todos os organizadores, dirigentes, atletas e torcedores presentes no evento que, mais uma vez, foi muito bem organizado.
Este blogueiro que lá esteve pela manhã e no encerramento, e registrou fotos para este PLANTÃO DO BLOG e próximas edições, agradece a gentileza e o carinho da organização pelo envio dos resultados. Obrigado, juntos somos muito mais fortes. Viva!

Abaixo, os resultados do torneio nas duas categorias.
TORNEIO DE FUTSAL ESCOLA URUPÊS - 2009
Professora Elza coordenando o cerimonial de encerramento do torneio na tarde deste sábado no ginásio da Escola Urupês

Jogos/chaves do torneio e categorias
Danferi/FECAM 0x2 AMIEQ - B - 96/97
Vila Nova Futsal 1x5 Azul Copel - A - 96/97
Mercado Tomatão/Monteiro 2x3 Verde Copel/Urupês - C- 96/07
Urupês/Copel Bordo 2 x 0 Vila Nova Futsal -A-98/99
Copel5 x 2 Danferi/FECAM - B-98/99
Seriarte/Urupês 2x0 Ivomaq/Urupês-C-98/99
Roncador 1x0 AMIEQ -C -98/99
Peabiru 1x 5 Copel - A - 96/97
Mamborê 0 x 5 AMIEQ - B - 96/97
Roncador 0 x 5 Copel / Urupês - C - 96/97
Mamborê 0 x 6 Urupês/ Copel -98/99
Peabiru 1 x 4 Copel - 98/99
Roncador 0 x 2 Seriart/Urupês - C - 98/99
AMIEQ 2 x 1 Ivomaq/Urupês - C - 98/99
Peabiru 4 x 1 Danferi/FECAM - A - 96/97
Mamborê 1 x 1 Vila Nova Futsal - A - 96/97
Roncador 2 x 3 M. T. /Monteiro - C - 96/97
Mamborê 1 x 0 Vila Nova Futsal - A - 98/99
Peabiru 1 x 1 Danferi/FECAM - B - 98/99
Roncador 0 x 0 Ivomaq/Urupês - C - 98/99
AMIEQ 0x6 Seriart/Urupês - C - 98/99
Copel 4 x 1 Monteiro 96/97
AMIEQ 0 x 2 Monteiro- 96/97
Copel / Urupês 3 x 1 Vila Nova Futsal - 96/97
Copel / Urupês 9 x 0 Peabiru - 98/99
Copel 2 x 1 Roncador - 98/99
Seriart/Urupês 6 x 0 Mamborê - 98/99
Copel 5 x 2 Peabiru - 96/97
Urupês/Copel 2 x 1 Copel - 98/99
Final - Copel/Urupês 3 x 1 Copel/Urupês - 96/97
Final - Seriart/Urupês 1 x 3 Copel/Urupês - 98/99

José Turozzi amanhã na ENTREVISTA DE DOMINGO


Atenção amigos e leitores do BLOG DO ILIVALDO DUARTE: o entrevistado deste domingo da coluna ENTREVISTA DE DOMINGO será o londrinense de nascimento e mourãoense de coração, José Turozzi, presidente da Apae Campo Mourão e da Federação das Apaes do Paraná.
Turozzi contará como foi a sua vida profissional, a paixão e o trabalho com a Apae, como era e como está hoje a estrutura da Apae e seus sonhos a frente da Apae.
Ele conta também sobre os principais problemas da nossa cidade, cita as personalidades esportivas e as personalidades de Campo Mourão, e enfoca também como é a Campo Mourão do presente e como deveria ser a nossa cidade no futuro.
Até amanhã com a ENTREVISTA DE DOMINGO.