10 de dez. de 2009

STJD confirma: julgamento do Coritiba para dia 15 de dezembro no Rio de Janeiro


O Coritiba Football Club enfrenta na próxima terça-feira (15) a primeira batalha para tentar minimizar as punições que irá sofrer por causa do tumulto na partida contra o Fluminense. Ao final do jogo, que decretou o rebaixamento do time alviverde para a Série B, torcedores do clube invadiram o gramado atirando objetos em direção ao trio de arbitragem, jogadores e até policiais
A defesa do Coxa será feita pelo advogado José Mauro do Couto Filho, atual vice-presidente jurídico do Botafogo. A ele caberá a árdua missão de tentar minimizar as punições que o Coritiba deve sofrer. - Ficamos sabendo que o julgamento será nesta terça. Vamos preparar nossa defesa para tentar a absolvição. Nosso intuito é tentar mostrar que o Coritiba não teve responsabilidade sobre o que aconteceu. Se não der para sermos absolvidos, pelo menos tentaremos reduzir a pena – afirma o presidente alviverde, Jair Cirino.
POSSIBILIDADES DE PUNIÇÕES - o Coritiba poderá ser punido com vários enquadramentos nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O artigo 211 (deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização) prevê multa e, quando for o caso, a interdição do local até que sejam satisfeitas as condições de segurança exigidas.
Já o artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desportos), prevê multa e perda de mando de campo de um a dez jogos. O valor total das multas pode chegar a R$ 210 mil. Caso a sentença não lhe seja favorável, o Coritiba ainda poderá recorrer da decisão do julgamento desta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário