22 de dez. de 2009

PAPO DE NATAL com Agnaldo Feitosa


"Reflexão sobre o Natal" é o título do "Papo de Natal" de hoje com Agnaldo Feitosa - escritor titular da cadeira número 04 da Academia Mourãoense de Letras e apresentador do programa Momento de Fé, na Rádio Musical FM.
Na edição de amanhã (23), a coluna "Papo de Natal" será com o escritor Osvaldo Broza.
"Um Natal sem a presença de Deus que veio estar conosco só pode ser um Natal sem graça. Os que não estão nem aí para Jesus dizem: o Natal deste ano vai ser bom, com mais dinheiro na praça e comes e bebes mais em conta. São as pequenas alegrias da superficialidade de ver a felicidade na facilidade de ter mais. Natal sem a presença de Jesus não é Natal.
A figura do Papai Noel tem sua origem em São Nicolau, um bispo do século IV que levava presentes às crianças pobres. Os enfeites do natal comercial podem esconder o sentido da festa para muitos, mas também ajudam a lembrar o dia da chegada do Salvador, dia de festa para todos, até mesmo para quem festeja o aniversário sem lembrar o aniversariante.
A Igreja nos convida a preparar o aniversário de Jesus com o tempo do Advento que nos faz lembrar o tempo anterior à vinda do Salvador. O Natal é festa de presentes, pequenos gestos de amor. Para lembrar o maior momento da história da humanidade, o grande acontecimento da manifestação do amor de Deus que veio estar conosco, se fez presente para nós.
Celebrar o Natal é reconhecer que Deus visitou o seu povo. Tal reconhecimento não se pode efetivar somente com nossas palavras. A visita de Deus quer atingir o nosso coração e transformar-nos desde dentro. A tão desejada transformação do mundo, a superação da fome, a vitória da paz e a efetiva fraternidade entre os homens dependem, na verdade, da renovação dos corações.
As Novenas de Natal são uma bela experiência de pastoral popular no Brasil. Bem em sintonia com o tempo litúrgico do Advento, elas estimulam a conversão aos caminhos do Senhor, despertam para a espera vigilante e dispõem a acolher com alegria o Deus que veio, que vem continuamente e que ainda virá, conforme Jesus prometeu. Prepare-se para ter um bom Natal.
Senhor Jesus, ao iniciar este caminho para o Natal, pedimos que nos ajude para que ao celebrar teu nascimento cada um de nós possamos nos aproximar mais de Ti. Que nos renovemos em tua Palavra, que sejamos sinceros e autênticos, que o Senhor nos dê a graça que precisamos para celebrarmos bem este Natal.
Senhor, derrama em cada um de nós tua graça e teu amor para que saibamos corresponder ao teu amor e cheguemos a ti com um coração sincero. Senhor, ajuda-nos a voltar a ti. Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos da a verdadeira felicidade. Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de tua presença e do teu amor.
Menino Jesus, Tu que és descendente de Davi, de Abraão, o Filho de Maria. Tu que na plenitude dos tempos, quiseste nascer de uma mulher e ser um de nós, para nos demonstrar o grande e lindo valor que é ter uma Mãe, uma família, com quem partilhar a vida, sendo queridos e apoiados, imitando a tua família. Dai-nos um Natal de luz.
Menino Jesus, Tu que tiveste uma família, abençoa a nossa, e faz que nela os pais tenham sentimentos de entrega de amor e carinho, de interesse e sensibilidade, que se queiram e vivam um para o outro, e que os filhos sintam o amor que Tu nos tem por meio do amor dos pais. Menino Jesus, abençoa cada família e encha-as de amor e ternura, como o tiveste Tu de tua Mãe e de José.
No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. Os relatos mais antigos que se conhecem acerca da Árvore de Natal datam de meados do século XVII. Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento do Senhor Jesus Cristo levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que na neve permanece verde. A “Árvore de Natal” é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda do Senhor Jesus.
A estrela na sociedade humana esteve sempre ligada como “bússolas naturais” das pessoas. Eram elas que indicavam a direção, o sentido, o porto seguro. A estrela guiou os três reis magros Baltazar, Gaspar e Melchíor, desde o oriente até o local onde nasceu Jesus para que pudessem presenteá-lo com ouro, incenso e mirra, é lembrada hoje pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal. E Jesus Cristo é a Estrela Guia da humanidade. Ele é o caminho, o Sentido, a Verdade e a Vida.
Eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém perguntando: ‘onde está o Rei dos Judeus, que acaba de nascer? … viemos adorá-lo, ‘… Eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia-lhes à frente até parar sobre o lugar onde estava o menino e o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra. O evangelista Mateus expressa por esses símbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis (daí o ouro), é filho Deus (o incenso) encarnado (a mirra).
Um dos símbolos mais comuns no Natal é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus. O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica, do mistério de Jesus Cristo que nasce na pobreza, na simplicidade. São Francisco, então, celebrou uma missa em frente deste presépio, inspirando.
Natal: do latim 'natális', significa nascer, ser posto no mundo. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas - italiano 'natale', francês 'noël', catalão 'nadal', em português 'natal'.
NOTA DO BLOG: Obrigado Agnaldo Feitosa pela sua mensagem de Natal aos nossos leitores.

Um comentário:

  1. Desejo ao estimado amigo Ilivaldo Duarte, seus familiares e seguidores deste prestativo Blog, um Natal com a Luz do Menino Jesus!

    Feliz Natal
    Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir