3 de nov. de 2009

A HISTORIA DO Cedus e os benefícios para centenas de pessoas


A historia do Cedus foi construída tijolo por tijolo, tanto no aspecto físico, na ampliação do número de atendidos, quanto na qualidade do atendimento. Esta afirmação é da presidente da entidade, Elza Moreira Hanel, na foto com o seu marido e apoiador Névio Hanel.
Na ENTREVISTA DE DOMINGO neste BLOG que vale a pena ser conferida acessando http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/11/entrevista-de-domingo-elza-hanel.html
Elza conta um pouco da trajetoria e dos benefícios proporcionados a centenas de pessoas beneficiadas pelo Cedus.
Reproduzo abaixo, parte de uma de suas respostas sobre o Cedus.
....Lutamos contra a falta de espaço, a falta de comida, a falta de recursos financeiros e humanos, mas nunca nos conformamos com a idéia de fazer daquela instituição apenas um abrigo de crianças. O atendimento integral às necessidades da criança sempre foi nosso diferencial.
Quando iniciei minha gestão à frente da diretoria da então Creche Santa Rita de Cássia, atendíamos apenas 30 crianças de 0 a 6 anos, sendo que o número de atendidos foi crescendo a cada ano. Com o passar do tempo nos demos conta que muitas das crianças que saiam da creche e ingressavam no ensino regular, permaneciam sozinhas em casa, antes ou ao término do horário escolar, em função das mães trabalharem fora, ou então, ficavam na rua expostas a seus perigos e acabavam abandonando a escola.
Foi então que em 1986, decidimos implantar um programa de contra-turno, para crianças de 7 a 12 anos, programa este em que a criança fica na entidade no período em que não está na escola. Foi uma atitude pioneira em nosso município, que muito nos envaidece.
Em 2002, implantamos o programa Adolescente Aprendiz - na foto, Elza com adolescentes do programa- também uma atitude inovadora, para atender os adolescentes de 14 a 18 anos, visando prepará-los profissionalmente e inseri-los no mercado de trabalho. Muitos adolescentes já cumpriram ou estão cumprindo, contrato de aprendizagem de 02 anos, nas empresas mourãoenses.
Atualmente o Cedus beneficia 348 crianças e adolescentes e suas famílias. Desenvolve programas na área da Assistência Social, organizados para atender as necessidades de desenvolvimento de cada faixa etária. Estes programas em geral têm como objetivo, contribuir com estas crianças e adolescentes para um desenvolvimento saudável, no que diz respeito aos aspectos físicos, cognitivos e emocionais, possibilitando a ampliação do seu universo cultural e do seu conhecimento geral.
O Cedus se preocupa em apoiar a criança e o adolescente na descoberta de suas potencialidades, bem como, no desenvolvimento de novas habilidades. Nossa missão é... Amar, promover e proporcionar às nossas crianças e adolescentes o Direito de Sonhar e Ser Feliz.....

2 comentários:

  1. Parabéns, ELZA HANEL pelo trabalho que vc desenvolve em beneficio das crianças e adolescentes de Campo Mourão.
    Tenho a sastifação de fazer parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes, e lá tenho aprendido muito com vc.
    Sebastião Galdino
    Associação Mourãoense de karatê-do Tradicional.

    ResponderExcluir
  2. É realmente fantástico o trabalho que a Elza Hanel desempenha no CEDUS. É um modelo a ser seguido.


    Mateus R. Gozer
    Rotaract Club de Campo Mourão

    ResponderExcluir