17 de out. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Odenir Montezino


UM SONHADOR e apaixonado por tudo o que faz. Agitado, ativo, sensível, trabalhador e um mourãoense de coração que acredita na sua terra e que a educação é o caminho para resolver os problemas e buscar a fraternidade no mundo. Este poderia ser o perfil do professor Odenir Montezino, homenagedo hoje aqui neste BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Formado em Administração na Fundescam, hoje Fecilcam (1979-1982), Licenciatura em Disciplinas Técnicas na Unioeste, Presidente Prudente em 1987 e em Licenciatura em Matemática na Unipar, Paranavaí em 2000, Odenir é diretor geral do Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira (ATO) e tem atuação respeitada e destacada na educação e junto a comunidade.
Ontem (17/10) tive o privilégio de entrevistá-lo no nosso Programa Tocando de Primeira, de número 845, na Rural AM. Na foto, Odenir com o troféu Tocando de Primeira que recebeu ontem, sendo a mjais nova Celebridade do programa.
Na pesssoa do Odenir, a homenagem, deste BLOG a todos os professores e professoras, heróis que fazem e continuarão fazendo a diferença para um mundo mais justo, humano e fraterno. Viva, com as bençãos de Santa Tereza de Jesus, Padroeira dos Professores.
Uma ótima leitura e bom domingo.
QUEM É ODENIR COLCHON MONTEZINO? Nasci em Lupionópolis, Norte do Paraná em 09/06/1958, sou filho de Joaquim Colchon Montezino e Viriginia Guirro Montezino (ambos falecidos). Sou solteiro e resido em Campo Mourão desde janeiro de 1959.
Família reunida nas Bodas de Prata do vcasal Joaquim e Virgínia, em 1982. Um momento inesquecível.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Em Campo Mourão,no início, na Rua Roberto Brzezinski entre as avenidas Goioerê e Comendador Norberto Marcondes, e dos oito anos de idade em diante na Rua Mamborê, próximo ao estádio RB.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Bastante ativo, agitado, trabalhador, sempre apaixonado pelo que faço, amigo e, acima de tudo, crente em Deus.
Odenir, ao lado dos seus sobrinhos. "Família é tudo."
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Ensino Primário no Colégio Cristo Rei (Irmãs Ucrânianas) de 1965-1969. Ginásio no Colégio Estadual de Campo Mourão (1970-1974), sendo que um ano (1973) no Ginásio Santo Antonio em Ubiratã. O segundo grau, hoje ensino médio, no Colégio Estadual Prof. João De Oliveira Gomes (1975-1977). Fiz três cursos superiores, Administração na Fundescam, hoje Fecilcam (1979-1982), Licenciatura em Disciplinas Técnicas na Unioeste em Presidente Prudente em 1987 e Licenciatura em Matemática na Unipar, em Paranavaí, 2000. Sou pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Paraná, 2006.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? E SUA ATUAÇÃO SOCIAL?Iniciei minha carreira profissional na Agência de Rendas de Campo Mourão aos 12 anos de idade, trabalhava meio período. Em Ubiratã, trabalhei na Agência de Rendas também. De volta a Campo Mourão, trabalhei na Transportadora Bosca, Organização Globo, ETEL(empresa que supervisionou a contrução do Asfalto de Campo Mourão até Cascavel), Imobiliária Trivelato e Pismel Maringá, de de onde sai para ingressar na Educação.
Socialmente falando, fiz parte da diretora do saudoso Clube Recreativo Mourãoense, por aproximadamente, 16 anos. Iniciei como diretor jovem, participei da formação da Escola de Samba Fuzarka, fui diretor Social por muitos anos, presidente por 02 anos (1980-1982), vice presidente e encerrei minha atuação por lá como membro do conselho Fiscal em 1985, quando assumi a Direção Geral do Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira, onde atuo até hoje.
Passei pela diretoria da APP Sindicato. Participei da Fundação da sub-séde da APADE (Associação Paranaense dos Administradores Escolares) em Campo Mourão (1996) na qual faço parte da diretoria local, como tesoureiro e Estadual(Curitiba) como segundo secretário. Representando-a, sou o Coordenador Municipal do Comitê Gestor do Programa Leite das Crianças desde 2007.
DESDE QUANDO NA EDUCAÇÃO, QUE DISCIPLINA LECIONOU? Iniciei em fevereiro de 1984, no Col.Est.Prof.João De Oliveira Gomes, como professor de Matemática, tendo trabalhado com diversas disciplinas do curso de Cantabilidade. Obtive meu primeiro padrão, na disciplina Contabilidade Geral, através da Lei 10529, promulgada pelo então Governador Roberto Requião. Assumi meu segundo padrão por concurso em Administração Geral no municipio de Goioere, mas nem atuei naquela cidade, trouxe-o para Campo Mourão, para vice direção do Colégio Est. Pref.Antonio Teodoro de Oliveira (ATO) em junho
de 1984, e assumi a direção geral do ATO em fevereiro de 1985.
Quanto a minha reeleição para o triênio 2009-2011 no ATO, certamente foi pela forte confiança e credibilidade que tenho perente os pais de alunos por um trabalho de dedicação e preservação da educação construída através de valores voltados para família, caráter, religiosidade, humanismo entre outros.
NO ESPORTE, JÁ JOGOU ALGUMA MODALIDADE? Devo confessar que fui um mal praticante de esportes quando menino, só consegui participar da "pelada" se a bola do jogo fosse a minha, no período de escola. Só na Faculdade que tentei aprender voleibol, mas também me saí mal. Mas sempre gostei de estar presente no que se refere a esportes, gostava de organizar campeonatos e no Clube Mourãoense sempre participei da organização dos eventos esportivos, como campeonatos de diversas modalidades, Maratonas esportivas, gincanas esportivas, recreativas, cuturais e sociais, bem como na organização de diversas etapas do Interclubes em seu tempo áureo.
COMO E QUANDO NASCEU ESTA PAIXÃO PELA EDUCAÇÃO? Ao concluir o curso superior fiquei sem o que fazer no período noturno durante todo ano de 1983. No início de 1984, a Professora Lole (Uma grande amiga) - na foto-, passou no concurso da Faculdade e como era contratada pelo Estado e lecionava no Colégio Estadual, deixou tais aulas e me indicou para o seu lugar. Então, a diretora Professora Tamara Zaleski me fez o convite e lá fui eu. Juro que nem imaginava que poderia ser um professor, mas me identifiquei tanto que por lá fiquei até o final daquele ano trabalhando de dia na Pismel Maringá e lecionando a noite, mas no ano seguinte, não exitei, pedi demissão e passei a me dedicar somente a educação.
QUAIS AS PRINCIPAIS CONQUISTAS NA ÁREA EDUCACIONAL COMO PROFESSOR E DIRETOR? Minha realização profissional e pessoal e poder fazer parte daquela família...a FAMÍLIA ATO.
QUAL PROJETO GOSTARIA AINDA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI? Ter a quadra poliesportiva no colégio totalmente concluída e também, construir o refeitório.
Ao lado da vice-diretora do Colégio ATO, professora Fátima
A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL É......tratada com interesses políticos e não como deveria: Educação como fator de desenvolvimento, de formação de valorização do ser humano.
SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS É....difícil, mas realizante.
A CLASSE DE PROFESSORES É UNIDA? TEM SIDO RECONHECIDA PELOS GOVERNOS? Pouco unida e pouco reconhecida pelos governantes.
COMO SE SENTE SENDO UMA CELEBRIDADE NESTE BLOG? Importante!!!! ÉTICA EM UMA FRASE É....Conjunto de regras e valores ao qual se submete o ser humano.
A FAMILIA COLCHON MONTEZINO É... amor, lealdade, cumplicidade!!!!
Odenir, ao lado dos irmãos Fernando, Orovaldo e Jomária.
TRABALHAR NA EDUCAÇÃO É ...realizante como ser humano e cidadão que acredita no amanhã melhor!!!
SAUDADES DO CLUIBE MOURÃOENSE: grande....foi uma fase demasiadamente boa na minha vida.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Família, trabalho e lazer sempre que possível.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE SE TIVESSE CONDICÕES GOSTARIA DE FAZER?Conhecer o nosso país, Este Brasil de muitas belezas. de Norte a Sul, de Leste a Oeste.
CASO FOSSE SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Empenhar-me em devolver para família, a sua real função na educação dos filhos, deixando para escola o papel na formação do aluno como cidadão participativo e crítico na formação de sua história.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO?
Gosto de diversos, em especial, Futebol, futsal, vôlei, atletismo e automobilismo. SANTOS FUTEBOL CLUBE. Ídolos no esporte: Rei Pelé, Aiton Senna, Robinho e o nosso Técnico da Seleção Dunga.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? Seleção de 1970.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? no passado:Família Tagliari; na atualidade: Professor Paulinho, Marlene Reis e o Professor China (Edson Hirata) na foto.
CITE TRÊS POLITICOS DE DESTAQUE? Da história: Tancredo Neves e o Polêmico Getulio Vargas e da atualidade; Obama.
CITE TRÊS PERSONALIDADES DE CAMPO MOURÃO? Padre Ademar (foto) - tenho um respeito e um carinho muito grande por ele; Professor João Luiz Conrado e a Enfermeira Dona Jacira - o trabalho dela é impar.
AMIGOS DE CONFIANÇA.... Meus irmãos, Orovaldo, Fernando e Jomária e os três amigos de longa data: professora Lole, Decyr Modesto (que trabalha na Sapataria Paulista) e o Nestor Ocimar Bisi, em especial. Mas, tenho muito mais alguns certamente.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É... Cidade em fase de crescimento em todos os sentidos mas acentou no que se refere a educação; É hospitaleira, amiga um ótimo local pra se morar, trabalhar... enfim...viver!
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ... Forte polo industrial, em especial no setor alimentício, e educacional.
O GOVERNO NELSON TURECK É...... bom, acredito na capacidade do Nelson, pricipalmente pelo seu jeito brincalhão e bastante dado com a população especialmente nos bairros.
O GOVERNO LULA É..... tenho minhas dúvidas, pois ele nunca sabe. Não sou seu fã.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? Emocão, alegria e prazer em partilar...Obrigado pelo seu carinho.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DESTE BLOG? Vale a pena passar um bom tempo por aqui. Tem muita informação boa.. Hehe...e vao poder me conhecer ...risosssssss)
Odenir, ao lado dos professores Ismar Kath e Rosa Matos, ao final do programa Tocando de Primeira de número 845, ontem (17/10) na Rádio Rural AM, quando foi homenageado e recebeu o troféu "Tocando de Primeira".
Dia do professor – 15 de outubro
O professor e o mestre
Professor é profissão; mestre é vocação.
Professor ganha por aula; mestre ganha sonhos.
Professor tem horário; mestre não tem.
Professor lê livros; mestre desvenda universos.
Professor corrige prova; mestre aponta caminhos.
Professor dá aula; mestre constrói conhecimento.
Professor aponta para o futuro; mestre indica a vida.
Professor dá a resposta certa; mestre partilha a estrada.
Professor tem currículo; mestre tem sabedoria.
Professor faz planejamento; mestre faz projeto.
Professor tem alunos; mestre tem discípulos.
Professor dá bronca; mestre pensa no assunto.
Professor tem colegas; mestre tem parceiros.
Professor tem coragem; mestre tem perseverança.
Professor tem paciência; mestre tem tenacidade.
Professor fica cansado; mestre fica muito mais.
Professor trabalha muito; mestre trabalha mais.
Neste dia, que todo professor se lembre de ser mais mestre do que professor,
mais maduro que seus alunos, mais amigo do que funcionário, mais construtor do que ensinante; mais aprendiz do que especialista.
E como Jesus recomendou que a ninguém chamássemos de mestre, que tentemos todos ser como Ele. Nosso único e verdadeiro Mestre.

24 comentários:

  1. ODENIR APARECIDO COLCHON MONTEZINO17 de outubro de 2009 às 20:52

    Prezados leitores e Ilivaldo, permita-me uma correção, onde disse que cursei minha pós grudaduação na Universidade Estadual do Paraná, leia-se UFPR - Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Prof. Odenir, esqueceu apenas de dizer na entrevista que foi um dos MELHORES organizadores de concursos de beleza em nossa cidade, pela seriedade e comprometimento com a sociedade mourãoense. parabéns pela entrevista, não esperava nada menos do que isso. Forte abraço, meu eterno professor. Lucilene de Araújo \0/

    ResponderExcluir
  3. Professor Odenir

    Sempre admirei seu trabalho, e não ter como deixar de perceber que este é realizado com profissionalismo, dedicação e amor.

    Foi um prazer receber uma homenagem como esta na sua pessoa. Que faz com que continuemos acreditando que a educação escolar é o caminho para um mundo mais justo e fraterno
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. adorei está homenagem , uma pessoa maravilhosa admiro está pessoa como proficional e como amigo, parabéns meu amigo , uma vez vi uma entrevista no Faustão onde um grande artista disse , que as homenagens são importantes sim mais são gratificantes quando podemos sentir está senção e está emoção em VIDA ... e nunca mais esqueci disso ...UMA GRANDE ABRAÇO..

    TÂNIA MARIA BENASSI SILVA

    ResponderExcluir
  5. SOU SUSPEITO EM FALAR SOBRE ODENIR POIS SOU MUITO PRÓXIMO DELE,MAIS POSSO DIZER QUE FOI UMA GRATA SATISFAÇÃO EM MINHA VIDA CONHECÊ-LO, POIS PESSOA MELHOR NÃO HÁ E QUE DEUS CONTINUE SEMPRE ILUMINANDO-O ABRAÇOS E PARABÉNS PELA ENTREVISTA.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ilivaldo Duarte, parabéns pela escolha do homenageado deste sábado.
    Não poderia ter pessoa melhor para nos representar nessa semana dedicada ao profissional da educação, se não o Profº Odenir.
    Ele é antes de mais nada uma pessoa muito competente e dedicada ao seu trabalho, muito amigo e companheiro.
    Estamos muito orgulhosos de tê-lo como nosso representante frente a direção do Colégio ATO, ou melhor, como ele mesmo diz "A FAMÍLIA ATO".
    Profº Odenir, tenho maior orgulho em dizer que sou sua amiga e admiradora de tanta bondade para com os amigos.
    Parabéns voce merece essa homenagem.
    Um forte abraço...

    Profª Rosiane.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a Homenagem...
    E digo... Exemplo de : Solidariedade, Alegria, Paz, União, Caracter, Esforço, Dedicação... Parabéns Primo... Tu merece...
    Agradeço a Deus... por ter dado está graça a mim.. ter nascido.. em uma familia como a nossa... e ainda mais... ter pessoas como tu nela...
    Quão Grande és minha felicidade...
    E quão grande és meu orgulho.. ter um primo assim como tu...
    que Deus abençoe-te...
    e assim como hj... podes ter certeza... que muitas vezes foi homenagiado... e muitas vezes será... pois tu merece... e tu sabes... que são suas ações que o fazem assim...
    Parabéns pelo hj...

    De: seu primo que te admira muito... Dieison Colchon da Rosa...

    ResponderExcluir
  8. Tenho muito orgulho em tê-lo como amigo, gosto de tua atuação como cidadão e formador de opinião, adimiro o Professor, Diretor e o Profissional que és. Em síntese, vejo em ti, um ser humano acima da média.

    Um grande abraço

    MARIA ANGELA BARBOSA
    MARINGÁ - PR

    ResponderExcluir
  9. Muito legal, amigo. Sua garra e determinação eram notórias desde adolescente, quando nos conhecemos aqui em Nova Esperança. Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. É muito importante e gratificante saber que alguem tão especial como Odenir, meu querido amigo foi homenageado. Fica aqui os meus parabéns para esse professor tão especial e competente administrador que faz brilhar o seu trabalho e faz ser reconhecido o ambiente onde ele vive com amor.

    beijos
    Eliane Denker Kamke

    ResponderExcluir
  11. Parabéns primo. Não há muito o que dizer, sua competência, fala por si só!
    Grande abraço e mais uma vez parabéns!
    Ah, e parabéns ao Ivaldo também, pela entrevista.

    ResponderExcluir
  12. Oi amigo..adorei a homenagem , você mereçe, por ser uma pessoa maravilhosa que você é... Parabéns amigo !!! Resumo tudo em três palavrinhas...VOCÊ É DEZ!!!

    PARABÉNS....BJOSSSSS

    Rejane Maia

    ResponderExcluir
  13. Esta homenagem que recebeste meu querido amigo
    são bem merecidas, pois trabalhamos juntos e voce sempre esteve ligado em uma tomada mas de atitudes, sabe agir, e não para mesmo , voce tem algo a fazer e pressa a concluir, pois se na tua mente já esta sendo concluido um, já tem fila esperando .Olha de coração ,irmão na educação, voçê faz acontecer
    vejo em ti um ser humano,que, abraça as causas humans.
    Um grande abraço Amigo

    ResponderExcluir
  14. Esse mestre é digno, caráter excepcional, e deve ser respeitado em todas as áreas de sua vida. Tenho “ORGULHO” de ser prima, amiga do Odenir. Essa homenagem é muuuiitooo merecida. Ele é tudo isso, e mais um pouco, sem modéstia, pois é um homem com integridade impar, tudo o que faz é com determinação e serve de exemplo a muitos educadores e até mesmo políticos desse país.
    Em minha profissão que é o Rádio, ele foi um dos incentivadores para realização desse objetivo. Parabéns pela escolha do homenageado.

    Ser “Educador” com as poucas oportunidades e respeito nos dias atuais não é nada fácil! Falar do Odenir é fácil, difícil é ser ele com tantas virtudes! Te amo, admiro e respeito. Beijossss

    ResponderExcluir
  15. Hanúcia, Junior, Thômas e Douglas!!!!19 de outubro de 2009 às 10:08

    Ola Meu querido Amigo Odenir!!! Você sabe que te admiro muito...eu e minha família toda...só temos muito a te agradecer, pelo Grande Mestre que você...Bjosssssss Te amamos muito!!!!

    ResponderExcluir
  16. OLA AMIGO, QUE BOM SABER UM POUCO DA SUA VIDA PROFICIONAL,E MUITO BOM SABER O QUANTO VC FOI ESTA SENDO E SERA SEMPRE,UM EDUCADOR EXEMPLAR,QUE DEUS TE PROTEJA SEMPRE E QUE VC CONTINUE COM ESSE TRABALHO MARAVILHOZO,NAO DEVE TER SIDO FAÇIL CHEGAR ATE A ONDE VC CHEGOU, MAIS TENHO CERTEZA QUE VALEU A PENA,VC MEREÇE TUDO DE BOM UM GRANDE ABRAÇO DE MIM E DE TODA A MINHA FAMILIA QUE TAMBEM TE ADIMIRA TANTO,PARABNES PELA A LINDA HOMENAGEM..ABRAÇÃO...

    ResponderExcluir
  17. Sou suspeita em traçar comentários ao Odenir pois sou sua fã incondicional... mas adorei a entrevista; parabéns ao Ilivaldo pela escolha não poderia ser melhor. Odenir só tenho que agradecer pelo grande amigo que vc é aliás amigo e padrinho de casamento rsrsrs vc merece todos esses elogios com grande louvor.. Fique com Deus.
    Maria Isabel (Belzinha)

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Prof. Odenir,
    Fui aluno do ATO e sei do seu empenho e comprometimento com a educação.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Prof. Odenir admiro vc desde que eras um bebe, sempre confiei na tua capacidade, conheço bem este teu lado fraterno, correto e exigente.Se tivessemos muitos e muitos (professores ou pessoas) como voce, pode ter a certeza que a Educação neste país seria exemplo para outros países. Um beijo em teu coração. Quanto orgulho e saudades reviver com vc o passado e participar do teu presente,no futuro estarei sempre te ....Aplaudindo.....aplausos com todo carinho..Parabens!!!!...

    ResponderExcluir
  20. Adorei a reportagem,e fiquei muito feliz pela homenagem,vc merece pois é uma das pessoas muito especiais que fazem parte da minha vida...Parabéns...

    ResponderExcluir
  21. BEM PARABÉNS ODENIR!!! PELA ENTREVISTA,PENSO QUE TUDO E QUALQUER COMENTÁRIO QUE EU VENHA FAZER SOBRE O VC MEU AMIGO E O MESMO QUE CHOVER NO MOLHADO, AFINAL VC E UMA PESSOA: DO BEM,QUERIDO,AVENTURADO,LUTADOR,GUERREIRO E TUDO DE BOM QUE LHE VEM DE ENCONTRO POR QUE VC O FAZ POR MERECER E SABE MUITO BEM COMO SE DEVE AGIR PARA QUE TUDO DE BOM E CORRETO ACONTEÇA ... DISTRIBUINDO EDUCAÇÃO,CONFIANÇA E RESPEITO AQUEM LHE CERCA SEM FALAR NA VALIOSA AMIZADE E FIDELIDADE,COMPANHERISMO A TODOS,FELICIDADES AMIGO PARABÉNS NOVAMENTE VC MERECEE DAR ORGULHO EM SABER E TER VC COMO MEU AMIGO.!!!!
    UM GRANDE E FORTE ABRAÇÃO
    Marcos Antonio de Foz do Iguaçu.

    ResponderExcluir
  22. PARABENS PROF.ODENIR.. MERECEDISSIMA HOMENAGEM..POIS VOCE SEMPRE FOI ´´MESTRE´´NA VERDADEIRA CONCEPÇÃO DA PALAVRA. SEMPRE FOI MAIS ALEM EM TUDO QUE FEZ E FAZ, EM CONHECIMENTO, COMPANHEIRISMO,DEDICAÇÃO E PRICIPALMENTE COMO SER HUMANO QUE É, SEMPRE SE DOA POR INTEIRO DIANTE DE TUDO QUE SE PROPOE A FAZER...
    MEUS COMPRIMENTOS TAMBEM PELA ENTREVISTA AO ELIVALDO..
    E VOCE SEMPRE SOUBE DA MINHA ADMIRAÇÃO E CARINHO POR VOCE...
    ISABEL C. MARTELLI- PRES. PRUDENTE -SP.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Odenir!!! Tudo que esta escrito aqui com certeza é consequência de muito trabalho e dedicação, essa homenagem sera uma de muitas que virão, pois você merece, representou muito bem a família tenho orgulho de você...Parabéns mais uma vez...Bjssss

    ResponderExcluir
  24. Parabéns professor Odenir - sou seu primo e um admirador seu pelo que você faz e pela sua importância perante a sociedade e igualmente para com a família e seus primos distantes que nunca esquece. justa homenagem essa que você recebe e outras virão, além de primo sou também admirador do professor Odenir, e me orgulho de recebe-lo em minha casa em presidente prudente por ocasião de seu doutorado na unoeste. um abraço meu primo - Valdir Guirro - presidente prudente-sp logo acima a isabel martelli também de presidente prudente, esta coberta de razão.

    ResponderExcluir