11 de out. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Nelson Tureck

Catarinense de Rio Negrinho, nascido no dia 11 de novembro de 1951, Nelson José Tureck, primeiro prefeito de Luiziana e prefeito duas vezes do Município de Campo Mourão é o homenageado deste dia 11 de outubro, na ENTREVISTA DE DOMINGO. Ele conta um pouco da sua história de vida relatando como era e quais as dificuldades enfrentadas para estudar. Chegou em Campo Mourão no ano de 1963 para trabalhar, inicialmente em uma retificadora. Esportista nato e carismático, Nelson Tureck contabiliza diversos títulos como jogador e dirigente nos bons tempos do Luiziana. Nesta Entrevista, conta como foi o iniciou da sua militância na política, quais as conquistas e os sonhos da sua administração, e também relata algumas frustrações. Nelson Tureck, na foto, com o troféu Tocando de Primeira, recebido na rádio Rural AM em 10/10/2009, homenagem alusiva aos 62 anos de Campo Mourão.
No dia seguinte aos 62 anos de Campo Mourão, o prefeito da Capital do Centro-Oeste é a Celebridade do nosso BLOG. Uma boa leitura, bom domingo e excelente feriado com as bênçãos da Padroeira do Brasil. Viva!
QUEM É NELSON JOSÉ TURECK? Nascido em Rio Negrinho, estado de Santa Catarina, em 11 de novembro de 1951. Rio Negrinho -fotos abaixo- foi fundado em 24 de abril de 1880 e tem sua colonização formada por alemães, italianos, portugueses e poloneses. Conta com mais de 40 mil habitantes, está localizado no Planalto Norte, à 89 km de Joinvile e 250 km de Florianópolis.
Filho de José Tureck e Otília Tureck, Nelson Tureck é casado com Rita Carlinda Xavier Tureck (foto), pai de Marla Aparecida Tureck Diniz, Karla Maria Tureck e Márcia Otília Tureck, avô de Reidra, Rafaela, Antonio Nelson e José Cláudio. Desde 1966 radicado em Campo Mourão.
ONDE E COMO FOI A INFÂNCIA DO SENHOR? Minha infância foi em família em Rio Negrinho. Sempre na igreja, fui coroinha e minha avó queria que eu fosse padre. Percorria oito quilômetros a pé todos os dias para chegar até a escola. Sempre ajudei minha mãe no serviços domésticos e não posso negar que aprendi muito. Vivi em Rio Negrinho até os 13 anos.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Como um servidor, um amigo que sempre se preocupa em fazer o bem. Na foto ao lado da filha Karla Tureck, após a participação no programa Tocando de Primeifra de 10/10/2009 - Curiosidade: foi o primeiro programa na mídia mourãoense em que pai e filha participaram juntos.
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Em Rio Negrinho, na escola Marta Tavares e depois na Escola Professor Ravache; Escola Botelho Mourão, Colégio Estadual Marechal Rondon; Colégio Estadual Dom Bosco; Colégio Estadual e cheguei a estudar na Fecilcam – Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Vim para Campo Mourão para trabalhar na Retificadora Mourão, do meu tio Mário Kwitshal. Trabalhei com mecânica de 1963 a 1972, quando iniciei as atividades de contabilidade. Fui proprietário do Escritório Contábil Estrela em Campo Mourão e Luiziana, onde também fui professor no Colégio Estadual Adaucto da Silva Rocha. Nelson, Cidadão Honorário do Município de Altamira do Paraná.
NO ESPORTE, QUAL MODALIDADE JÁ PRATICOU? Sempre fui atuante no esporte, sendo atleta campeão amador pelo Grêmio União Mourãoense; atleta da Associação Tagliari, atuante da Copa Tibagi de Futebol de Salão; atleta da Seleção Mourãoense de Bolão; atleta da Seleção Mourãoense de Bocha; atleta e dirigente do Luiziana Futebol Clube, quando fomos pentacampeões na Liga Regional Amadora de Futebol de Campo Mourão e atleta e dirigente do Luiziana Futebol Clube, que foi vice-campeão Amador do Estado do Paraná.
COMO E QUANDO NASCEU ESTA PAIXÃO PELA POLÍTICA? QUEM FOI O "CULPADO"? Getúlio Ferrari e Augusto Carneiro foram em Luiziana me convidar para que fosse candidato a vereador em 1982. Eu achava que não estava preparado e eles insistiram muito. Lembro que o radialista Ely Rodrigues (foto) também me incentivou muito. Ele me convidava para entrevistas e dizia que eu falava como um deputado federal.
QUAL A EMOÇÃO DA SUA PRIMEIRA ELEIÇÃO?Foi na eleição de 1982, quando fui eleito vereador pelo PDS obtendo 983 votos. Eu sabia que seria eleito pelo trabalho realizado no então distrito de Luiziana. Foi muito difícil, pois o voto deveria ser vinculado e senti naquele momento uma grande afinidade com a população. Na foto, Tureck, na época prefeito de Luiziana.
QUAL FOI A ELEIÇÃO MAIS DISPUTADA EM SUA VIDA? Foi a de 2004 quando fui eleito prefeito de Campo Mourão para o primeiro mandato.
A POLÍTICA PARA O SENHOR É MEIO DE SOBREVIVÊNCIA? E O QUE O SENHOR PENSA DAQUELES QUE SÓ VIVEM DE CARGOS ELETIVOS E, A QUALQUER CUSTO TENTAM SE MANTER NO PODER? Para ser um bom político, um bom administrador tem que se dedicar em tempo integral. Ao iniciar a carreira pública eu não dependia de política. Tinha escritório, profissão e era agricultor. Tive que deixar tudo para poder ter sucesso na política. O dia que eu deixar a política, tenho uma profissão, volto a trabalhar com contabilidade.
QUEM DOS POLÍTICOS DE HOJE SERVEM DE INSPIRAÇÃO? São muitos, a minha inspiração vem de líderes e da própria comunidade. Admiro muito a ações positivas das pessoas.
E A CORRUPÇÃO NA POLÍTICA BRASILEIRA, COMO O SENHOR ANALISA ESSA QUESTÃO? Nem tudo o que se publica é corrupção. Muitas vezes uma boa intenção por problemas de trâmites legais é interpretada como corrupção e o político acaba sendo penalizado mesmo fazendo um benefício para a população. Na política você pode ser penalizado por uma agulha. Se o administrador público não obedeceu um trâmite legal, mesmo garantindo um lucro de R$ 1 milhão para o município, vai tem que responder para a Justiça. Existem dois tipos de corrupção, sendo atos de boa intenção com problemas burocráticos e atos de má intenção, feitos por pessoas mal intencionadas que entram na política só para prejudicar .
QUAL É O PRESENTE E O FUTURO DA NOSSA POLÍTICA MOURÃOENSE? O presente é o Projeto da Industrialização que cria o Polo Brasileiro de Alimentos em Campo Mourão. Já o futuro é a consolidação do novo perfil econômico com toda a infra-estrutura de uma cidade cada vez melhor. Agora sim Campo Mourão reniciou o desenvolvimento.
QUAIS NOVOS CIDADÃOS PODEM SER NOVIDADES NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES? Todos aqueles que apresentarem propostas concretas, reais, consistentes e vitais para Campo Mourão e região, com políticas verdadeiras, que reflitam a comunidade em geral, através de ações de trabalho trazendo recursos em todas as áreas para o fortalecimento da região da Comcam.
ÉTICA EM UMA FRASE É.... ser verdadeiro, e não como muitos que pregam ética e na realidade são falsos, usando dois caminhos de discursos e sempre quer estar com a razão. Ética é assumir a responsabilidade e não querer aparecer ás custas dos outros, mostrando que é capaz e obtendo a credibilidade nas esferas municipal, estadual e federal.
A SUA FAMILIA É ... É minha sustentação na política que me dão todo o apoio e o conforto de amor e paz nas horas mais difíceis. Quem tem uma família não morre jamais.
Na eleição para deputado estadual em 1994, Nelson ao lado dos familiares e dos pais.
SER PREFEITO DE CM É....Muito bom. É responsabilidade no trabalho de direcionamento do potencial agrícola que representa o centro do Paraná no crescimento do nosso Brasil. Campo Mourão orgulho do Brasil e como você diz Ilivaldo, Capital do Centro-Oeste do Paraná.
AS EMOÇÕES VIVIDAS NA FESTA DA COPA COAMO 2009 foram... Uma emoção inesquecível que vai ficar registrada até os últimos dias da minha vida. Uma organização invejável, de muita competência e bom gosto, dos funcionários da maior Cooperativa do Agronegócio da América Latina, a Coamo, em homenagem ao estado produtor e transformador de riquezas que é Santa Catarina. Parabéns ao Doutor José Aroldo Galassini, que é uma das pessoas mais importantes no processo de desenvolvimento de Campo Mourão.
Na foto, imagem da homenagem ao estado de Santa Catarina na Copa Coamo 2009.
A POLÍTICA MOURÃOENSE É...Tem muitas pessoas que entram na política para trabalhar pensando no bem comum da coletividade. Mas muitos pensam somente no grupo ou no partido político e não pensam na colaboração, na união e se esquecem que o maior partido se chama Campo Mourão.
QUAIS SÃO OS GRANDES PROBLEMAS DE CAMPO MOURÃO? Os principais problemas atuais, representam a base de um trabalho que estaremos realizando com projetos para melhorar cada vez mais a infra-estrutura de segurança pública; melhorias nos atendimentos e tratamentos de saúde e construção de casas populares (habitação).
O MOMENTO ATUAL DA VIDA DO SENHOR É.... De muita glória, de agradecimentos à população mourãoense, principalmente pelo carinho de todos por onde ando e em função da vitória nas últimas eleições municipais, onde a população avaliou a transformação que estamos fazendo em Campo Mourão, com reflexos em toda a região.
QUAL É O SEU FUTURO POLÍTICO? SERÁ CANDIDATO A DEPUTADO?
Depende da população. Tudo acontecerá conforme o meu trabalho prestado.
QUAIS AS REALIZAÇÕES NA SUA ADMINISTRAÇÃO QUE SÃO MOTIVOS DE ORGULHO E AS QUE O FRUSTARAM POR NÃO TER SIDO APROVADAS OU CONCRETIZADAS? A criação do Pólo Brasileiro de Alimentos, através do Polo Avícola, gerando muitos empregos e que hoje é uma nova realidade com a industrialização. A criação da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com novos cursos; construções de escolas de Educação Fundamental; restruturação das demais; as políticas públicas para as crianças, adolescentes, jovens, idosos e mulheres, através da Secretaria da Mulher, onde Campo Mourão é referência em nível estadual e federal. Também conquistamos o primeiro lugar no Paraná e o terceiro do Brasil em investimentos no setor cultural; arrumamos as estradas da cidade que eram bastante deficitárias; melhoramos a iluminação pública em praticamente todos os bairros e principais avenidas, trazendo a qualidade de vida, embelezamento e segurança.
A frustração é por não ter feito algumas obras que já deveriam estar prontas, como recapemanto de vias, asfalto nos bairros; viabilizado a incubadora para a produção de sete milhões de pintainhos por mês e o matrizeiro. A Tyson do Brasil já gerou mais de mil empregos e se tivesse sido inaugurada em 2007 como era previsto, já teríamos dois mil empregos gerados. Pensem nisso.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDICÕES GOSTARIA DE FAZER? Um novo e moderno Ginásio de Esportes; duplicação da BR 158, saída para Maringá; conclusão da estrada Boiadeira (foto); conclusão de asfaltamento dos bairros e mais barracões industriais, bem como mais casas populares; implantação da Guarda Municipal e reurbanização do sistema viário central, com a implantação de Zona Azul e Zona Verde e monitoramento por câmeras. Tudo isso já está sendo projetado.
E NO ESPORTE, QUE PRIORIDADES NÃO GOSTARIA DE DEIXAR DE FAZER NESTE SEGUNDO MANDATO? Como respondi na pergunta anterior, um ginásio moderno com capacidade para cinco mil pessoas ; Ginásio de Esportes no Jardim Aeroporto; Ginásio de Esportes no Jardim Santa Cruz e Modelo; Quadra de Esportes no Conjunto Capricórnio e mas investimentos nos bairros com a construção de campos de futebol Suiço com alambrados, iluminação e vestiários. A reforma do grande Ginásio de Esportes Belim Carolo que realizaremos com apoio do Governo Federal.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO? Meu esporte é o Futebol de Campo; meu time do coração é o Botafogo e meu ídolo eterno é o Garrincha.
O SENHOR PROMETEU EM CAMPANHA UM NOVO GINÁSIO DE ESPORTES E NÃO SE FALA MAIS NO ASSUNTO. ELE VAI SER REALIDADE EM CM? Com certeza, já temos o terreno e o projeto está em elaboração para ser iniciado em 2.011. Será um moderno Ginásio de Esportes qual vamos sugerir o nome de Itacir Tagliari (na foto, ao lado do filho Carlão, na década de 70), em homenagem a família que fez muito pelo esporte de Campo Mourão, como bicampeão Brasileiro. O ginásio com capacidade para cinco mil pessoas deverá ser construído no Jardim Copacabana II, junto a Estação Rodoviária.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL QUE JÁ VIU JOGAR? Santos e Botafogo, os dois melhores times do mundo em 1958 e 1962.
QUAL O MEU MELHOR TIME EM QUE JÁ JOGOU? Muito bom. Luiziana Futebol Clube - 1983. Na foto, um dos bons times de futsal de Luiziana com Toquinho, Nelson e Wilson Tureck; Agenor, Clorivaldo "Neguinho" e Valdir C amargo "Di".
QUAIS OS PRINCIPAIS TÍTULOS DA SUA CARREIRA? E O MAIS IMPORTANTE? Campeão Amador – sete títulos. O mais importante foi em 1983 porque o time decidiu o título paranaense, com o Fanático de Campo Largo.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO?
Itamar Tagliari (foto) ; João Carlos “Tiguera” (jogador da Mourãoense) e Ademir Lima. Se puder mencionar uma quarta personalidade esportiva, lembro do Flavinho Marques, que também foi demais e marcou muito o esporte de Campo Mourão.
TRÊS POLITICOS DE DESTAQUE. Presidente Luis Inácio Lula da Silva, na esfera nacional; governador Roberto Requião, em nível de estado e da região cito o ex-prefeito de Araruna Antônio de Jesus Rorato, que industrializou seu município.
CITE TRÊS PERSONALIDADES DE CAMPO MOURÃO? José Aroldo GalLassini, que teve muita influência no desenvolvimento de Campo Mourão; Francisco Claudino, grande investidor da área médica e o Padre Ademar Oliveira Lins, um filho da região que se tornou um grande líder religioso. Na foto, Gallassini e padre Ademar, em evento no Município de Farol. - O padre Ademar foi Celebridade do Blog em agosto deste ano. Para ler a entrevista, acesse http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/08/entrevista-de-domingo-com-padre-ademar.html
CITE TRÊS PERSONALIDADES QUE GOSTARIA DE LER SUA HISTÓRIA AQUI NESSE BLOG? As três personalidades que citei na pergunta anterior.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ.... Campo Mourão do progresso, do desenvolvimento, onde prospera a alegria, a felicidade, a união e a vontade de cantar e dizer bem alto: “VIVA CAMPO MOURÃO”.
O GOVERNO NELSON TURECK É... Popular, de propostas, com projetos ousados para a melhoria da vida das pessoas. Com Tureck eleito o povo virou prefeito e me orgulho muito disso.
O GOVERNO LULA É... É um governo que preocupou em melhorar o poder aquisitivo da classe trabalhadora. Vem fazenda a diferença.
QUAL PERGUNTA NÃO FOI FEITA QUE O SENHOR ESPERAVA OU GOSTARIA DE TER RESPONDIDO NESSA ENTREVISTA? Acho que nenhuma, foram muitas perguntas bem elaboradas que me fizeram refletir sobre Campo Mourão.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA?
É gratificante poder participar dessa sessão de perguntas semanal, que ultimamente vem fazendo parte da vida de muitos mourãoenses. Sinto-me homenageado juntamente com Campo Mourão em seus 62 anos. Eu amo essa cidade.

José Eugênio Maciel (Professor, sociólogo, advogado e membro dfa Academia Mourãoense de letras), Karla RTureck (Secretária de Esportes), Nelson Tureck (Prefeito de Campo Mourão), Luiz Carlos Jarurais (Radialista, músico e cantor) e Jair Elias (Assessor Parlamentar, historiador, escritor e membro da Academia Mourãoense de Letras), em pose para este BLOG ao final do programa Tocando de Primeira de 10/10/2009 na Rádio Rural AM. Assunto: Campo Mourão, 62 anos.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG DO ILIVALDO DUARTE? Que continuem acompanhando o blog e ouvindo o programa Tocando de Primeira todos os sábados. Agradeço a oportunidade e a comunidade mourãoense. Quero pedir a Deus para que derrame saúde, harmonia, tranquilidade para todas as famílias. Desejo a todos muito sucesso e reitero que estou sempre a disposição.
Agradecimentos do BLOG à chefia de Gabinete e à Assessoria de Comunicação do Município de Campo Mourão.

2 comentários:

  1. eu vi esse homem jogando futebol .
    ainda nao vi no futebol amador um time melhor que o de luiziana na época de nersao , claudiao, virsao, e compania .
    bons tempos!!!

    parabens !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nelson o melhor time que você jogou foi em 1983, com Toquinho, Nelson, Nilson, Di, Valdir, Agenor, esse time foi varias vezes campeão vc esquece do seu grande artilheiro Valdir Subtil,,,,,,

    ResponderExcluir